Imagem de uma figueira seca |
Habacuque: 3:17-19 - "Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas”.
Quando lemos o Livro do Profeta Habacuque, temos a nítida impressão de estarmos diante de um escritor inteligente e ao mesmo tempo sensível. Seu diálogo com Deus nos capítulos 1 e 2 nos faz enxergar um patamar de intimidade com o Divino pouco visto nas Escrituras. Sua postura frente aos pecados de Judá e seu questionamento ante o método usado por Deus para trazer justiça ao seu povo, revelam um caráter moldado pela oração, um ministério envolto no canto e na adoração. O último capítulo é um cântico de louvor e exaltação a Deus por compreender Seu processo para trazer a paz.
Quantas vezes não entendemos o modo de Deus agir e, por vezes, não sabemos o porquê de Ele permitir a doença, o desemprego, a angústia, o problema na vida conjugal e até o desespero frente aos problemas que julgamos insolúveis. Todavia, no diálogo com Deus, ou seja, na oração, Habacuque encontra a resposta para suas dúvidas e questionamentos. À espera de Deus na Torre de Vigia, ele pôde ver o fim do ímpio e do justo, e compreender que Deus é Soberano e que está no controle de todas as coisas. Ainda que não entendamos o processo de Deus, devemos nos colocar em oração em nossa torre e esperar a resposta para nossas causas, pois servimos a um Deus fiel e bondoso.
Portanto ainda que não haja explicação médica convincente e solução para o quadro clínico anunciado, ainda que os problemas se avolumem sobre nossas cabeças nos tirando a paz, ainda que não entendamos o problema da escassez ou a ausência do melhor amigo, ainda que o desemprego bata nossa porta, e o medo do futuro queira nos fazer descrer da Promessa, creremos em NEle e nos colocaremos humildes em oração até que passem as tempestades e as calamidades, e venham os tempos de bonança e refrigério pela resposta de Deus. Ainda que mudem as leis e os tempos, creremos NEle e O exaltaremos por Sua grandeza e bondade (Sl. 46. 2,3; Jó 13.15; Sl. 23.4).
Ainda que a pobreza e a miséria nunca venham a ser erradicadas; ainda que a violência e o grito de suas vítimas sobreponham-se ao louvor das igrejas; ainda que o ímpio governe, decrete leis injustas e persiga a Igreja; ainda que muitas denominações não honrem o nome do cristianismo histórico e blasfemem das doutrinas ortodoxas; ainda que as heresias proliferem no seio do cristianismo hodierno, creremos NEle e exaltaremos o Deus de nossa salvação.
Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos.
8 comentários:
Paz amigo!
Devo ressaltar a inspiração de sua parte ao escrever essa breve meditação. Sabemos não ser fácil passar por momentos difíceis, mas realmente a Palavra de Deus é superior a todas as mazelas que possamos enfrentar como seres humanos e servos de Deus!
Deus lhe bendiga sempre!
Abraço!
Nata.
natanaellima.blogspot.com
Caro Nata,
Agradeço por sua nobre visita e por seu comentário indispensável.
Quero parabenizar por seu blog que ultimamente sofreu melhorias, aprimorando o que já era muito bom.
Ainda indico seu blog para os amigos!
Forte Abraço.
No Amor de Cristo!
Paz!
Eba, mais um blog otimo para eu seguir.
orar , é sempre a melhor solução para\ tudo, no deserto e na prosperidade.
quando tiver um tempinho, me faz uma visita.
abraço
Pamela, a Paz!
Que bom que você gostou do meu blog, tenho certeza que gostarei do seu também.
Obrigado pela visita e comentário.
Deus lhe abençoe.
Olha só, depois de muito tempo, volto a visitá-lo e a ler uma postagem positiva.
Esse sim é o bom e velho Pastor Guedes, ao qual eu admiro e peço porção dobrada de seu espírito e conhecimento.
Parabéns pelas sábias palavras. Que Deus continue a abençoar e usar a sua vida para transmitir mensagens edificantes aos cristãos e não-cristãos, ao invés de inúmeras linhas de críticas ao trabalho de outros irmãos.
Afinal, como o senhor mesmo expressou neste texto, temos uma visão limitada sobre o agir de Deus em nossas vidas.
;)
Ano que vem volto pra teologia.
Bjokas.
Nathy,
Agradeço por sua visita.
A crítica ao "trabalho" de outros "irmãos" também faz parte do esforço teológico, principalmente quando o assunto é apologia: defesa da fé.
Fico feliz por seu retorno ao curso teológico.
Deus lhe abençoe.
O livro de Habacuque é muito inspirativo! Sem dúvida, orar, ficar na torre de vigia é o que sempre devemos fazer.
Grande abraço, em Cristo Jesus,
Regina Helena
http://destilardosfavos.blogspot.com/2011/09/ta-dificil-demais.html
A ELE e, somente a ELE, toda Glória e toda nossa adoração!!! Soli Deo Gloria!!!
Cara Irmã Regina,
Agradeço por sua vista e comentário.
Aproveito para pedir suas orações.
A Paz!
Postar um comentário