segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ORAR AINDA É O MELHOR RECURSO DO CRENTE

Imagem de uma figueira seca
( Breve reflexão sobre a oração do profeta Habacuque )

Habacuque: 3:17-19 - "Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas”.

Quando lemos o Livro do Profeta Habacuque, temos a nítida impressão de estarmos diante de um escritor inteligente e ao mesmo tempo sensível. Seu diálogo com Deus nos capítulos 1 e 2 nos faz enxergar um patamar de intimidade com o Divino pouco visto nas Escrituras. Sua postura frente aos pecados de Judá e seu questionamento ante o método usado por Deus para trazer justiça ao seu povo, revelam um caráter moldado pela oração, um ministério envolto no canto e na adoração. O último capítulo é um cântico de louvor e exaltação a Deus por compreender Seu processo para trazer a paz.

Quantas vezes não entendemos o modo de Deus agir e, por vezes, não sabemos o porquê de Ele permitir a doença, o desemprego, a angústia, o problema na vida conjugal e até o desespero frente aos problemas que julgamos insolúveis. Todavia, no diálogo com Deus, ou seja, na oração, Habacuque encontra a resposta para suas dúvidas e questionamentos. À espera de Deus na Torre de Vigia, ele pôde ver o fim do ímpio e do justo, e compreender que Deus é Soberano e que está no controle de todas as coisas. Ainda que não entendamos o processo de Deus, devemos nos colocar em oração em nossa torre e esperar a resposta para nossas causas, pois servimos a um Deus fiel e bondoso.

Portanto ainda que não haja explicação médica convincente e solução para o quadro clínico anunciado, ainda que os problemas se avolumem sobre nossas cabeças nos tirando a paz, ainda que não entendamos o problema da escassez ou a ausência do melhor amigo, ainda que o desemprego bata nossa porta, e o medo do futuro queira nos fazer descrer da Promessa, creremos em NEle e nos colocaremos humildes em oração até que passem as tempestades e as calamidades, e venham os tempos de bonança e refrigério pela resposta de Deus. Ainda que mudem as leis e os tempos, creremos NEle e O exaltaremos por Sua grandeza e bondade (Sl. 46. 2,3; Jó 13.15; Sl. 23.4).

Ainda que a pobreza e a miséria nunca venham a ser erradicadas; ainda que a violência e o grito de suas vítimas sobreponham-se ao louvor das igrejas; ainda que o ímpio governe, decrete leis injustas e persiga a Igreja; ainda que muitas denominações não honrem o nome do cristianismo histórico e blasfemem das doutrinas ortodoxas; ainda que as heresias proliferem no seio do cristianismo hodierno, creremos NEle e exaltaremos o Deus de nossa salvação.

Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos.

8 comentários:

Natanael Lima disse...

Paz amigo!
Devo ressaltar a inspiração de sua parte ao escrever essa breve meditação. Sabemos não ser fácil passar por momentos difíceis, mas realmente a Palavra de Deus é superior a todas as mazelas que possamos enfrentar como seres humanos e servos de Deus!
Deus lhe bendiga sempre!
Abraço!
Nata.
natanaellima.blogspot.com

Pastor Guedes disse...

Caro Nata,

Agradeço por sua nobre visita e por seu comentário indispensável.

Quero parabenizar por seu blog que ultimamente sofreu melhorias, aprimorando o que já era muito bom.

Ainda indico seu blog para os amigos!

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Pamela de Jesus disse...

Paz!
Eba, mais um blog otimo para eu seguir.
orar , é sempre a melhor solução para\ tudo, no deserto e na prosperidade.

quando tiver um tempinho, me faz uma visita.

abraço

Pastor Guedes disse...

Pamela, a Paz!

Que bom que você gostou do meu blog, tenho certeza que gostarei do seu também.

Obrigado pela visita e comentário.

Deus lhe abençoe.

Nathalia Leite disse...

Olha só, depois de muito tempo, volto a visitá-lo e a ler uma postagem positiva.
Esse sim é o bom e velho Pastor Guedes, ao qual eu admiro e peço porção dobrada de seu espírito e conhecimento.
Parabéns pelas sábias palavras. Que Deus continue a abençoar e usar a sua vida para transmitir mensagens edificantes aos cristãos e não-cristãos, ao invés de inúmeras linhas de críticas ao trabalho de outros irmãos.
Afinal, como o senhor mesmo expressou neste texto, temos uma visão limitada sobre o agir de Deus em nossas vidas.
;)
Ano que vem volto pra teologia.
Bjokas.

Pastor Guedes disse...

Nathy,

Agradeço por sua visita.

A crítica ao "trabalho" de outros "irmãos" também faz parte do esforço teológico, principalmente quando o assunto é apologia: defesa da fé.

Fico feliz por seu retorno ao curso teológico.

Deus lhe abençoe.

Regina Helena disse...

O livro de Habacuque é muito inspirativo! Sem dúvida, orar, ficar na torre de vigia é o que sempre devemos fazer.
Grande abraço, em Cristo Jesus,
Regina Helena
http://destilardosfavos.blogspot.com/2011/09/ta-dificil-demais.html

A ELE e, somente a ELE, toda Glória e toda nossa adoração!!! Soli Deo Gloria!!!

Pastor Guedes disse...

Cara Irmã Regina,

Agradeço por sua vista e comentário.

Aproveito para pedir suas orações.

A Paz!