domingo, 31 de outubro de 2010

ANGELOLOGIA PARTE I - A EXISTÊNCIA DOS ANJOS


Obra: Padre Eterno. Deus rodeado de anjos. Séc. XVI, 1a. metade.



A EXISTÊNCIA DOS ANJOS


Quando estudamos as Doutrinas Bíblicas, é natural surgir uma pergunta: Dentro do Plano de Deus e sua criação, qual ou quais foram as primeiras ações de Deus?  Ou podemos questionar também: houve alguma outra ação de Deus antes que Ele criasse o mundo e o homem? (usamos a expressão “primeira” porque estamos considerando o tempo como linear).
A resposta que a Bíblia nos apresenta é que, antes que Deus criasse o mundo e todas as coisas, Ele criou alguns seres, dotados de grande inteligência, força e formosura, a quem a Bíblia chama de anjos (Jó 38.6,7). A escola de Alexandria, que adotava o modo de interpretação alegórico, via em Gn. 1.1, a criação dos céus como sendo a criação das coisas espirituais. Isto é, as criaturas espirituais teriam antecedido as corpóreas e físicas. Assim, quando diz “no princípio criou Deus os céus”, está se referindo aos seres celestiais, e quando diz “e a terra”, está fazendo referência ao mundo físico.
Nosso interesse em estudar a Doutrina dos Anjos é porque estamos interessados em conhecer toda a revelação que Deus nos concedeu através de sua Palavra.
A existência dos anjos na Bíblia pode ser constatada em ambos os testamentos. Eles aparecem como “espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação” (Hb. 1.14).

PODEMOS ESCLARECER A ORDEM DA CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS DA SEGUINTE MANEIRA:

- ANTES DE TODAS AS COISAS – DEUS, O CRIADOR;
(PERFEITO EM SI MESMO, CONTEMPLAVA-SE A SI MESMO, MAS CHEIO DE AMOR, QUIS ESTENDER SEU AMOR, JUSTIÇA, SANTIDADE E PERFEIÇÃO PARA OUTRAS CRIATURAS).

- PRIMEIRO: O MUNDO ESPIRITUAL – OS SERES CELESTES EM SUAS ORDENS PRÉ-ESTABELECIDAS POR DEUS;

- SEGUNDO: O MUNDO FÍSICO – O UNIVERSO, A TERRA, OS ASTROS, IGUALMENTE PRÉ-ESTABELECIDOS POR DEUS;

- TERCEIRO: A VIDA SOBRE A TERRA – OS SERES VIVOS, (INCLUSIVE, O HOMEM É UM MISTO DE COISAS ESPIRITUAIS, INVISÍVEIS, INCORPÓREAS COM COISAS FÍSICAS, MATERIAIS E CORPÓREAS).


Anjos ( hb.mal’ak  -  gr. angellos ).

               A palavra “anjo” significa “mensageiro”. O termo anjo no sentido literal sugere a idéia de ofício – ofício de mensageiro – e não da natureza do mensageiro. Trata-se de uma palavra usada não apenas para os seres angelicais, mas também para os mensageiros humanos (I Re. 19.2; Lc. 9.52). Foi Jerônimo, na tradução da Vulgata Latina, quem primeiro fez a diferença entre mensageiros humanos e celestiais, usando a expressão “nuntios” para mensageiros humanos. Porém, seu uso, quando se tratando desses seres, indica que eles são enviados sempre como mensageiros, ou, como que designados a cumprir determinada missão.

- É uma verdade revelada na Bíblia (Jo. 1.51);
- A existência dos anjos é ensinada em pelo menos 34 livros da Bíblia;
- A expressão “anjo” (mensageiro) ocorre cerca de 275 vezes nas Escrituras;
- Cristo falou claramente sobre a existência dos anjos (Mt. 18.10; 26.53).

Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos.

2 comentários:

ROBSON SILVA disse...

A Paz do Senhor, nobre amigo Pr. Guedes.

Que negócio é esse de injustiça? Onde é que já se viu? A sua visita ao nosso blog e os comentários alí postados já são por si só a prova de que temos feito (ainda que limitadamente) um trabalho a altura da vossa atenção... Para mim é muito mais que uma "recomendação", é uma chancela!

Parabéns mais uma vez pelo brilhante iniciativa de nos por a par de um estudo tão importante, principalmente no presente momento, em que o "ministério angelical" tem sido deveras deturpado pelo neopentecostalismo...

Um forte abraço, e minha sincera gratidão pela recomendação.

N'Ele,

Robson Silva
PPA

Pastor Guedes disse...

Nobre Amigo Robson,

A Paz do Senhor!

kkkk Escrevi injustiça porque não acho justo você divulgar meu blog entre os seus recomendados e eu não fazer o mesmo. Sinto-me honrado com sua visita também!

Obrigado por acompanhar esse estudo sobre os anjos e, por favor, fique à vontade para acrescentar textos ?ou opiniões.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!