segunda-feira, 6 de julho de 2009

MAIS ABSURDOS DO CHAMADO MERCANTILISMO EVANGÉLICO

Fiquei estarrecido com o que li, há pouco, no blog Manhã com a Bíblia, do estimado Pr. Geremias do Couto. O conhecido escritor revela, em um texto curto, sua indignação com mais um disparate dos "levitas" de nossos tempos, para não dizer celebridades da fé.

A festa de aniversário da cidade de Teresópolis, Rio de Janeiro, contava com a presença de um "cantor" evangélico, que o pastor e blogueiro carioca prefere não revelar o nome. Os organizadores da festa decidiram mudar o local da reunião, que seria em um ginásio, uma vez que a celebridade evangélica não poderia comparecer devido a alta soma que teria pedido. Pasmem, nosso pseudo-irmão, muito generoso, teria cobrado "apenas" R$ 25.000,00 para se apresentar e os promotores, claro, cancelaram o evento no ginásio. O que mais me chamou a atenção e a do estimado articulista também, é que nós, evangélicos, para lotarmos um ginásio precisemos desse tipo de atração. Incrível! A igreja está crescendo horrores, estamos construindo templos com 10.000 assentos e fala-se até em locais de reuniões para 30.000 pessoas, somos cerca de 50 milhões no Brasil (ou quase isso), temos a maior igreja pentecostal do mundo (1) e não conseguimos encher um ginásio se não tivermos um astro entre nós?!

De quem seria a culpa por esses "cachês" tão altos? Daqueles que fomentam esse tipo de espetáculo em suas igrejas e festas, seja de jovens, de circulo de oração, aniversários de templos, etc, isto é, a culpa é dos que alimentam essa modalidade de louvor que não exalta a Deus. Ficamos à mercê de uma dúzia de gente que promove emocionalismos e sensacionalismos baratos, louvores mântricos, ocos e sem propósito de exaltarem a Deus.

Não quero bancar aqui o "Zé do Apocalipse", mas estamos no fim. Esse tipo de comportamento é inaceitável em nosso meio. Não faz muitos dias, li também na internet, que um pastor evangélico estaria oferecendo cinco milhões de reais pelas madrugadas do SBT e detive-me no comentário de um irmão que dizia: "Já exitem muitos programas de igreja na TV (...) porque não investem em obras sociais?". Nunca pensei que um dia concordaria com esse tipo de pensamento, pois sou um dos defensores de que a igreja deve usar a mídia para evangelizar o mundo. Porém, o que estamos vendo é que os chamados tele-evangelistas não estão promovendo o Reino de Deus, e sim seus interesses próprios e seus pequenos reinos aqui na Terra. Investem cinco milhões de reais porque sabem que irão arrecadar outros vinte. Não estão pensando em almas, nem em mudar a condição espiritual e social de nosso povo tão sofrido. A visão é marketeira e a situação é mercantilista e absurdamente abusiva, principalmente no que diz respeito a pedirem ofertas descaradamente, fazendo inclusive caras e bocas de piedade para comoverem e convencerem os telespectadores a contribuirem. Frases como: "Gente, vocês não sabem, como é difícil manter um programa de televisão no ar", me enojam. Se não podem sustentar o programa não entrem no círculo televisivo e não envergonhem o Evangelho. Alguns pastores assembleianos também estão usando do argumento da "semente", levando, astuciosamente, outros para testemunharem em seu favor, dizendo "plante no programa de fulano" e você vai ser muito abençoado. E os crentes incautos deixam de contribuir com suas igrejas locais para contribuirem com esses aventureiros. Outros têm usado os testemunhos de milagres como fonte de renda, para promoverem uma campanha, que é uma verdadeira cruzada em território nacional, para obterem um milhão de dizimistas. Bons tempos aqueles em que os verdadeiros evangelistas sonhavam com um milhão de almas.

Qual seria o porquê desses pastores de palco não falarem na Cruz de Cristo e na salvação pela fé, na vinda de Jesus, na renúncia diária, na doutrina da santificação? Por que os novos cantores evangélicos têm variado tanto seus repertórios com uma música de cada rítmo: rock, lambada, axé, salsa, merengue, forró e até samba? Seria para se contextualizar e evangelizar ou para atender todos os gostos e assim venderem mais cds? Sem citar nomes, o que se vê é uma disputa acirrada por espaços na mídia e nada de visão de Reino.

Por esses dias visitei muitas páginas e percebi que sobraram farpas para todos os lados e a maioria delas recaiu, principalmente, sobre a cabeça de um cantor cuja música está fazendo muito sucesso. Mas nossas músicas, de um modo geral, são muito desprovidas de conteúdo e inspiração bíblica. Não apenas o que está tocando em todas as rádios deve ser alvo de nossas críticas, mas toda a gama de novos cantores que se dizem evangélicos. Além da má qualidade, a forma mercantilista como tratam seus "ministérios" - é assim que eles nominam - tem envergonhado a igreja na mídia e no mundo secular.

Quero concluir com duas expressões do Senhor Jesus, o Mestre dos mestres: "De graça recebestes, de graça dai" e "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus"!
Maranata, ora vem Senhor Jesus!

Deus abençoe a todos!

(1) A Assembleia de Deus no Brasil é considerada a maior igreja evangélica pentecostal no mundo. Claro está que trata-se de uma referência à reunião de todos os ministérios e, portanto, convenções que levam esse nome.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

MICHAEL, AS "CELEBRIDADES" EVANGÉLICAS E A ETERNIDADE

Li, com a admiração de sempre, mais um texto do meu amigo Pr. Ciro e o título da postagem me chamou a atenção. Aliás, sugiro a todos a leitura do blog do estimado pastor. Mas, ao contrário do amigo lapeano, nunca nutri qualquer simpatia, nem mesmo em minha adolescência no mundo, pelo cantor que ontem partiu para a eternidade. A vida do ícone pop, sua conduta, aparições polêmicas e controversas, principalmente nos últimos tempos de sua carreira, marcada por escândalos, afastaram-me ainda mais do hoje chamado rei do pop. Incrível como o mundo é carente de um rei e por isso elege tantos reis: do rock, do pop, do baião, do futebol, das quadras, das pistas, entre outros.

Assistia na tv e na mídia de um modo geral, sua ascensão, fama e queda vertiginosa, com escândalos que iam de suspeitas e acusações de pedofilia a relacionamentos frívolos e falência financeira, até culminar com a fatídica parada cardíaca. De família adepta ao Russelismo, veio a se converter recentemente ao Islamismo, seguindo os passos de Cassius Clay (Muhammad Ali) e Mike Tyson - a nova mania das celebridades de misturar fama e religião, como Madona e seu judaísmo nada-ortodoxo.

Aqui no Brasil temos muitos artistas que, falidos na indústria fonográfica, ante o crescimento da fatia evangélica na pizza do gráfico social e das cifras do neo mercado evangélico, sucumbiram ao fascínio de se tornarem ídolos, ainda que para um número menor, e ganharem destaques em retorno triunfal. Cantores e atores cujo comportamento levanta suspeitas sobre uma verdadeira mudança de vida e por isso sua "conversão" dura somente até ao próximo convite para voltar à mídia secular. Usam os evangélicos como palco e picadeiro para não caírem no esquecimento e trampolim para retornarem à fama. Como não sou dado a generalizações, creio que existam conversões autênticas. Um pequeno número é verdade.

Ainda fazendo alusão ao texto do estimado amigo e à pergunta onde o Miguel (Michael) passará a eternidade, lembrei-me das plásticas e máscaras usadas em nosso meio pelos "reis" da música evangélica (pop?) e dos "ícones" dos crentes ávidos por sensacionalismo. Minha discussão é quanto ao lugar reservado na eternidade aos artistas evangélicos metidos a celebridades.

Onde passarão a eternidade os cantores evangélicos que cobram cachês para se apresentarem em nossos púlpitos e que cobram ingressos para assistirem seus shows? Ao insistirem na famigerada nomenclatura de culto de louvor, pioram mais a situação porque cobram para os "adoradores" terem acesso aos "seus louvores inspirados". E o que dizer dos cantores que no início de sua "carreira gospel" pediam aos pastores simples das igrejinhas pobres, na periferia das grandes cidades e nos interiores, uma oportunidade para louvarem ao Senhor com sua primeira gravação ("que o Senhor me concedeu", alegavam eles) e hoje só aceitam cantar nas grandes catedrais, cobrando adiantado e fazendo com que os dirigentes das igrejas assumam o compromisso de garantirem antecipadamente a venda de 200, 300 ou 500 Cds? Tudo isso para terem o privilégio de sua presença imprescindível. E mais: ninguém tem acesso à sua pessoa, pois quando alguém liga, quem atende é uma secretária que não tem autorização para passar a ligação para a estrela.

Onde estarão na eternidade os pregadores que maquiam suas agendas em favor das igrejas grandes que têm oferta maiores e cobram uma fortuna que eles chamam de "oferta de amor" ("só vou se me der tanto", dizem eles)? E os doutores que não sobem nos púlpitos sem o "seu" no bolso e que cobram até R$ 3.000,00 para darem uma palestra de uma hora, sem contar passagens aéreas e hospedagem? Concordo que a igreja que convida deve custear as despesas do convidado, mas daí fomentar e sustentar o estrelismo dos novos "reis" que o mundo evangélico elege é outra coisa.

Onde viverão eternamente os pastores que acham que vale tudo pelo poder e, que por perderem uma eleição, expõem a Convenção Geral ao ridículo e isso na mídia secular? Onde passarão a eternidade os pregadores metrossexuais com cabelos lisos, sobrancelhas feitas, lentes de contato e que exigem tratamento de superstar? Onde ficarão os manipuladores dos púlpitos que usam de astúcia em nossas igrejas e que barganham quando o assunto é dinheiro, tendo preferência pela oferta do último dia da festa, porque nos dois primeiros dias fazem o povo rir, entregam uma mensagem que massageia o ego dos ouvintes/contribuintes e sabem que no último culto da festa o templo estará lotado, o povo auto-sugestionado, disposto a contribuir, e fazem um apelo emocional para arrancar dinheiro do povo de Deus?

Não me considero radical ou fanático. Sou apenas uma voz, um blogueiro que louva a Deus por esse espaço, onde posso expressar com veemência toda a minha indignação contra a hipocrisia dos que manipulam a fé cristã em proveito próprio. Ainda que no deserto, como João Batista, tenho esperança de que um dia esse grito será ouvido na cidade e ecoará nos palácios.

Os Jacksons dos evangélicos estão por aí e só Deus sabe onde estarão na eternidade, mas vale lembrar as palavras do Senhor Jesus no Sermão da Montanha. Esse sim, um pregador! E que sermão!: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome não expulsamos demônios? E, em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade".

A Todos, a Paz!

sábado, 16 de maio de 2009

O QUE É TEORIA DA LACUNA?




“No princípio, criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” (Gn. 1.1,2). A.R.C


Devido às últimas descobertas arqueológicas e o crescente interesse pela ciência nas últimas décadas, vem ganhando força em nosso meio e nos círculos teológicos, a chamada Teoria da Lacuna. Essa teoria foi defendida em 1876 por C. H. Pember em sua obra As Idades Mais Remotas da Terra e a Conexão delas com o Espiritualismo Moderno e a Teosofia. Outro defensor foi o Dr. Artur Custance, autor do livro Sem Forma e Vazia. Chambers a tornou popular utilizando-se das notas da Bíblia de Referência Scofield (1917). No Brasil, tornou-se conhecida através da obra de N. Lawrence Olson, O Plano Divino Através dos Séculos.

Também conhecida como Teoria do Caos, Teoria do Intervalo ou Teoria da Ruína-Restauração, representa uma aproximação entre criacionismo bíblico, darwinismo, cosmogonias (mitologia) e cosmologias modernas. É contestada por boa parte dos estudiosos em teologia pelo fato de tentar harmonizar a revelação da criação com as descobertas de outra teoria: a da evolução – embora Pember não fosse um evolucionista. Penso que, embora a Bíblia não seja um livro científico, mas religioso, não devemos temer a ciência, contudo, onde a ciência tentar sobrepor-se às Escrituras, devemos ficar com a Revelação, posto que a Revelação é a maior das ciências. Não é por menos que a teoria em discussão seja contestada pelos teólogos, visto que está repleta de erros, bíblica e teologicamente falando. Os defensores da teoria da ruína-restauração ensinam acerca de um pré-mundo habitado pelos anjos e por uma raça pré-adâmica, que esses teriam se rebelado com satanás e por isso teriam recebido o juízo de Deus através de uma grande inundação, conhecida como "o dilúvio de lúcifer" - onde raça pré-adâmica, leia-se homens pré-históricos e era dos dinossauros. Como se não bastasse, ainda tentam explicar a origem dos demônios, como uma classe diferente dos anjos, ao afirmarem que a raça anterior a Adão seria os espíritos desincorporados dos homens que se uniram à rebelião luciferiana. Todos sabem que a teoria da evolução é uma visão naturalista que pretende excluir a idéia de um Deus Criador Pessoal, explicando a origem de todas as coisas através de acontecimentos que teriam levado bilhões de anos. Ou seja, para eles as coisas aconteceram naturalmente. Muitos cristãos, mesmo alguns fundamentalistas, se deixaram levar por essa associação equivocada entre criação e evolução para defenderem a proposta de que Deus apenas teria dado o toque inicial e daí em diante passou a ser um supervisor da ordem evolutiva – isso mais parece deísmo. Mas a Bíblia afirma em Gn. 1.1: “No Princípio Criou Deus os Céus e a Terra” e os versículos seguintes mostram Deus como o sujeito em toda a obra criadora do universo.

De acordo com os defensores dessa teoria, a terra teria sido criada perfeita para ser habitada, mas devido ao juízo de Deus sobre a civilização anterior a Adão, o mundo veio a se tornar caótico e desabitado. Então, dizem eles, isso explica o fato de haver desordem e caos em Gn. 1.2. Todavia, o texto de Gênesis está nos ensinando que Deus criou todas as coisas e que o escritor está fazendo alusão ao primeiro estado da matéria. Se “bara” (verbo criar no hebraico) e “kitzo” (no grego) estão associados aos atos criativos de Deus ou ao que somente Deus pode fazer, visto que são ações impossíveis aos agentes humanos (Gn. 1.21, 27; 2.3,4; Dt. 4.32; Jó 38.7; Sl.51.10; Is. 40.26, 28; 42.5), temos por outro lado no latim a expressão creatio ex nihilo que, igualmente, nos conduz à noção do criado a partir do nada. Não é demais lembrarmos aqui as palavras do autor do livro aos Hebreus: “Pela fé entendemos que os mundos pela Palavra de Deus foram criados, de modo que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente” (Hb. 11.3). Portanto, o mundo foi criado pela Palavra a partir do nada e Deus não se valeu de matéria pré-existente ou modelos anteriores, nem mesmo no mundo espiritual como pretendem alguns, mas a Bíblia revela que a primeira matéria era informe e que o Espírito de Deus movia-se sobre a matéria recém-criada dando forma ao informe, enchimento ao vazio e ordenando o caótico.

Os “lacunistas” dizem que a expressão de Gn. 1.2 contendo “waw”, que corresponde à nossa conjunção “e”, permite a mudança do verbo do perfeito para o imperfeito. Assim, “era” pode ser traduzido por “tornou-se” ou “veio a ser” – alguns estudiosos do hebraico negam essa possibilidade, entre eles, Frederick Ross e Bernard Northrup, mas outros afirmam positivamente. Citam ainda, os defensores da teoria do caos, Is. 45.18 “... o Deus que formou a terra e a fez; ele a estabeleceu, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada...”. Para mostrarem que a terra foi habitada anteriormente, apresentam citação isolada, tirada de seu contexto e, portanto, nada podem provar. O contexto aponta para a devastação da terra na região onde Ciro ampliava suas conquistas(1) e os teóricos da matéria em questão intencionalmente esquecem ou evitam o que está escrito no versículo 12a: “Eu fiz a terra e criei nela o homem”. Igualmente, a gramática da língua hebraica não permite, nessa estrutura frasal, que haja intervalo algum entre essas expressões do capítulo primeiro de Genesis.

Ora, a suma do que se pretende dizer é que a terra em seu estado primeiro, a primeira substância, era sem forma (heb. “bohu”) e vazia (heb. “wabohu”), e isso dá uma dimensão da obra criadora de um Deus Pessoal, que tem intelecto, sentimento e vontade, e por isso ordenou todas as coisas com inteligência, beleza e amor. Outro fator importante no relato da criação é a posição do escritor do Gênesis em sua confrontação com as narrativas existentes, negando as concepções mitológicas de seu tempo ou anteriores a ele. A Bíblia revela que houve um princípio, quando a matéria era ainda um caos, e o Deus Criador, por sua Palavra deu forma ao informe e encheu o vazio de vida e beleza, ordenando todas as coisas em seu lugar e estabelecendo leis perpétuas. Uma das definições que encontramos de Deus é: "Deus é Espírito Pessoal, perfeitamente bom, que, em santo amor, cria, sustenta e dirige tudo"(2). O adorno do Espírito Santo qual ave-mãe chocando um ovo (essa é a idéia no original) diz muito acerca do labor afetivo da Trindade para criar o universo e o homem.

(1) Ridderbos, J. - Isaías, Introdução e Comentário, p. 378.
(2) Langston, B. - Esboço em Teologia Sistemática, p. 33.

Fontes:
Derek Kidner - Genesis Intr. e Comentário.
Esdras Bento - Teologia e Graça.
Rev. Walter Lang - Criacionism.org

sexta-feira, 8 de maio de 2009

COMPARAÇÕES DA UNIÃO - SALMO 133


Texto: 1 OH! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. 2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. 3 Como o orvalho de Hermom, que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre (Salmo 133).

Introdução: O Salmo 133 faz parte dos salmos dos peregrinos ou dos salmos de romagem, também conhecidos como Cânticos dos Degraus. Os salmos que se enquadram nesse grupo vão do número 120 até o salmo de número 134. Aprendemos com os peregrinos, entre outras coisas, que o culto não começa no templo. De igual modo o culto cristão não começa dentro das quatro paredes. Para alguns o culto começa quando os hinos congregacionais são entoados pela Igreja, para outros quando toca o seu instrumento ou quando o pregador começa a explanar a Palavra de Deus, mas o verdadeiro culto tem sua origem no nosso coração quando nos predispomos a irmos à casa de Deus. O anelo do coração de Deus é expresso pelo salmista no salmo 133, e este anelo é a doce e boa comunhão entre os irmãos da Igreja, não importando raça, origem ou classe social. A Bíblia nos diz que somos todos um na pessoa de Cristo.
O salmista compara a união dos irmãos a três coisas:

I - Oferta Agradável - No livro de Levíticos, temos uma série de tipos de ofertas que podiam ser oferecidas ao Senhor (Lv. 1-7). Uma delas era a oferta de Manjares. Na oferta de Manjares era possível se ofertar grãos na espiga ou farinha (massa) e isso mostra dois tipos de crente, o crente que sempre se considera individualmente, que é arrogante, presunçoso e orgulhoso. Este tipo de crente é comparado ao grão, uma vez que preserva suas características naturais, mas é necessário que o grão seja moído para que haja farinha e seja deitado à farinha o óleo para que se possa fazer o bolo. Em Gl 3.28 a Bíblia nos diz: “Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus”, é necessário que deixemos as diferenças e, moídos, formemos uma só massa, para que o Espírito nos una com o óleo precioso e nos transforme em oferta agradável e de cheiro suave! (Rm 12,1,2).

II - Óleo Precioso (Unção) - O Salmista também compara a comunhão e a união dos irmãos como o óleo precioso que desce sobre a barba de Arão. Arão foi confirmado pelo Senhor como sacerdote do povo, quando Deus fez a vara florescer e dar frutos. Em Nm 17, a Bíblia nos conta como a vara de Arão floresceu e deu frutos. A vara que floresceu é um tipo de Jesus Cristo, que viveu, morreu, mas ressuscitou ao terceiro dia! Buda, Confúcio e todos os demais líderes de outras religiões morreram, mas somente Jesus ressuscitou e está vivo, exaltado à destra de Deus. Somente Ele floresceu e deu frutos! Deus deu ordem a Moisés para que se fizesse um óleo para que ungisse a todos os sacerdotes. Este óleo era tão precioso que ninguém podia fabricá-lo para o seu uso pessoal ou comercializá-lo. Não podia ser banalizado, pois, era símbolo da unção do Espírito Santo em nossas vidas. A Bíblia fala que o óleo era derramado sobre a cabeça de Arão e descia por todo o corpo até as orlas dos vestidos, ou seja, isso nos remete a Cristo que é a cabeça da Igreja. A unção foi abundante (Jo.3.34). Deus ungiu a Jesus com seu Santo Espírito e por conseqüência também fomos ungidos! (Is.61.1; Lc. 4.18;At.10.38 e Is.9.6).

III - O Orvalho do Hermom - O Monte Hermom é o Monte mais alto da Palestina, com cerca de 2.800m acima do nível do mar. Também Jesus recebeu um nome que está acima de todos os noemes (Fp. 2.9). No topo do monte há sempre uma coroa de neve que alimenta as nascentes do Rio Jordão e Ap.1.14 diz que Jesus glorificado tem sua cabeça e cabelos brancos como a neve. No verão, que vai de Abril a Outubro, o vento norte sopra (Ct. 4.16; Ez.37.9; Jo.20.22 e At.2.1,2) sobre o monte fazendo cair o orvalho sobre os montes de Sião, regando toda aquela região e trazendo renovo diário de vida. Ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Assim é a união dos irmãos!

Conclusão: A união do povo de Deus é comparada a uma oferta agradável de cheiro suave. Que cheiro tem a sua oferta? (Jo. 12.3). O óleo precioso é um tipo da unção do Espírito que veio sobre Jesus, o Cabeça, e o transbordar sobre o seu corpo, a Igreja (Is.9.6). Somente Ele tem a tríplice unção: Profeta, Rei e Sacerdote e a deu à Igreja. O orvalho de Hermom fala de renovo, reverdecimento, restauração, doação de vida e ordenação de bênçãos. Se sua vida está seca, o orvalho do Senhor vai reverdecê-la e trazer bênçãos dos céus!

quarta-feira, 29 de abril de 2009

O PAPEL NA BOCA

Por Dr. Flauzilino Araújo dos Santos*

Conta uma antiga lenda que na Idade Média um homem honrado foi injustamente acusado de haver assassinado uma mulher.
Na realidade, o verdadeiro assassino era uma pessoa muito influente do reino e por isso, desde o primeiro momento, se procurou encontrar um bode expiatório para encobrir o verdadeiro culpado.
Assim que o homem honesto e inocente foi preso e levado a juízo, conhecendo-se de antemão que teria escassas ou nulas oportunidades de escapar ao terrível veredicto: morte por enforcamento.
O juiz cuidou, não obstante, de dar ao julgamento todo o aspecto de justiça, e por isso ele disse ao acusado:
- Conhecendo a sua fama de homem justo e devoto a Deus, vamos deixar em suas mãos o seu destino. Nós vamos escrever em dois papeis separados as palavras culpado e inocente. Você escolherá uma, e a sua escolha será a mão de Deus para que decida o seu destino.
Por óbvio, os assistentes corruptos do juiz haviam escrito nos dois papeis a mesma palavra culpado, e a pobre vítima ainda sem conhecer os detalhes, se dava conta de que o sistema proposto era uma trama para condená-lo à morte.
Não havia escapatória!
O juiz ordenou ao homem que pegasse um dos papeis dobrados.
O homem respirou profundamente, ficou em silêncio por alguns segundos com os olhos fechados e, quando a sala de julgamento começava a impacientar-se pela demora, ele abriu os olhos e com um estranho sorriso fez sua eleição: tomou um dos papéis e, levando-o à sua boca, o mastigou e o engoliu rapidamente.
Surpreendidos e indignados os presentes protestaram iradamente: - Por que você fez isso? E agora? Como vamos saber o veredicto?
- É muito simples, respondeu o homem. É questão de ler o papel que ficou e saberemos o que dizia o papel que eu escolhi.
Com resmungos e raiva mal dissimulada tiveram que liberar o homem e jamais puderam voltar a acusá-lo porque no papel que ficara sobre a mesa estava escrita a palavra culpado.

Caríssimo amigo: Quando tudo parecer perdido, use sua imaginação. Quando parecer que não existe uma única luz no fim do túnel, use a sua imaginação.
Albert Einstein disse uma frase lapidar: "Nos momentos de crises, somente a imaginação é mais importante que o conhecimento”.
Com efeito, você pode alcançar o conhecimento por meio de estudos, de pesquisas e da observação. Todavia, pela sabedoria ultrapassamos as fronteiras do conhecimento humano e adentramos numa dimensão de saber sobrenatural pela iluminação de nossas mentes, a ponto de encontrarmos soluções imediatas para situações que julgávamos insolúveis; para situações que julgávamos sem saída. Refiro-me à sabedoria divina.
“Como é feliz o homem que acha a sabedoria...” (Provérbios 3:13).
A pergunta que se propõe é a seguinte: - Como podemos alcançar esse patamar de saber sobrenatural?
A Bíblia responde: Um de seus escritores - São Tiago – revela uma fórmula singela para se adquirir sabedoria que vem do alto, senão vejamos o que ele disse: "Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor, pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz" (Tiago 1.5-8).

Caríssimo(a) Amigo(a): Ao encerrar esta mensagem eu peço que o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, o nosso Pai glorioso, dê a você o Dom da Sabedoria para que, em primeiro, você amplie o seu conhecimento de Deus e possa interagir com Ele no seu dia-a-dia.
Peço também a nosso Deus e Pai que os olhos de seu coração – os olhos de sua mente – sejam iluminados com o conhecimento de Deus a fim de que você encontre as saídas e soluções sobrenaturais para todos os problemas, sejam eles pequenos, ou grandes.
É real que Deus está com as suas mãos estendidas para suprir todas as nossas necessidades, sejam elas espirituais, emocionais, intelectuais, financeiras, de saúde enfim, quaisquer que sejam. Pela fé em Cristo Jesus receba esse favor de Deus sobre a sua carreira profissional, sobre a sua família, sobre os seus negócios e sobre todas as áreas de sua vida.
Se você puder, por favor, diga agora em voz audível: “Meu Deus e Pai que está nos céus, obrigado por me buscar e me encontrar. E agora, pela fé no nome de Jesus Cristo, eu recebo a Tua sabedoria sobre a minha vida. Amém. Amém”.

SE VOCÊ QUISER LER OU OUVIR MENSAGENS COMO ESTA DO PR. FLAUZILINO, ACESSE www.telepaz.com.br

* Pastor Flauzilino Araújo dos Santos é pastor da Igreja Assembleia de Deus em Vila Nova, Campinas , São Paulo, e responsável pelos sites www.assembleia.org.br e www.telepaz.com.br

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

SONETO DA FELICIDADE

Esse blog é uma homenagem à minha filha Sara Monalisa, que ainda encontra-se no ventre de sua mãe, mas que em breve desfrutará comigo o prazer de amar a Deus e a família, gostar de Bíblia, música e poesia, e quem sabe, teologia.

Seja bem vinda Sarinha. Papai te ama.

E para iniciar nosso blog, o Soneto da Felicidade:


De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.


Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento


E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama


Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.



Vinícius de Moraes