sexta-feira, 1 de abril de 2011

OS AFRICANOS SÃO MALDITOS?

O Pastor e Deputado Federal Marcos Feliciano

Não votei em Marcos Feliciano, mas não imaginei que o nobre deputado levaria suas "pregações e estudos" para o parlamento, contudo, alguma coisa me dizia que o nosso irmão, que é uma "celebridade" e está longe de ser um intelectual ou doutor em teologia como pretende, faria alguma coisa espalhafatosa, bem ao seu estilo! Aliás, estamos bem de parlamentares: Tiririca (que anda bem comportado), Bolsanaro, defendendo a ditadura militar e a tortura, Jean Wyllys, aliado de Marta Suplicy, que comprou briga direta com as igrejas (tinha que ter um alvo para atirar), entre outros, estão protagonizando um dos piores níveis do debate parlamentar na história da política brasileira. Além do mais, nosso representante está sendo acusado de ficar horas no twitter às custas do contribuinte, enquanto deveria estar trabalhando para elaborar e votar leis. Quero afirmar claramente que não comungo com o pensamento do pastor Marco Feliciano e por isso resolvi publicar o post abaixo. O texto a seguir é do meu amigo Gutierres, do Teologia Pentecostal.

Por Gustavo Gutierres

O pastor-cantor-vendedor-apresentador e deputado Marco Feliciano andou bem ativo nos últimos dias no Twitter. Depois de “amaldiçoar” aqueles que discordam dele, ele resolveu teologar. E quando Marco Feliciano resolve fazer teologia saí de baixo que lá vem coisa! Leia as duas mensagens abaixo:

Africanos descendem de ancestral amaldiçoado por Noé. Isso é fato. O motivo da maldição é a polemica. Não sejam irresponsáveis twitters rsss (sic)

A maldição q Noe lança sobre seu neto, canaã, respinga sobre continente africano, dai a fome, pestes, doenças, guerras étnicas! (sic)

Feliciano lê a Bíblia como eu lia o gibi da Turma da Mônica. A interpretação de Gênesis 9.25 é risível e trágica. Durante anos tal texto foi usado para justificar a escravidão, assim como Mateus 27.25 foi usado para justificar o anti-semitismo.

Veja, por exemplo, o comentário do texto pelo erudito inglês Frank Derek Kidner, que foi professor de Antigo Testamento em Cambridge:

O fato de que a maldição recaiu sobre Canaã, o filho mais novo do ofensor (Gn 10.6), que também era o filho mais novo, salienta sua referência à sucessão de Cão, em vez de à sua pessoa. Por sua violação da família, a sua própria família iria fracassar. Portanto, desde que isto limita a maldição a este único ramo dentre os camitas, aqueles que julgam que os povos camitas em geral estão condenados à inferioridade entenderam mal tanto o Velho como o Novo Testamento. Também é provável que o domínio de Israel sobre os cananeus tenha cumprido suficientemente oráculo (cf. Js 9.23; 1 Rs 9.21). [DEREK, Kidner. Gênesis: Introdução e Comentário. 1 ed. São Paulo: Edições Vida Nova. p 97.]

Ou seja, era uma maldição bem específica sobre aquela família. O motivo de tal maldição é uma questão em aberto, já que o pecado foi cometido por Cam, o pai de Canaã. E no que consistia essa maldição? Ora, era a submissão de Canaã pelos filhos de Sem. No reinado de Saul e Davi, por exemplo, Israel dominou a terra de Canaã, assim como Josué na era dos juízes.

Além de teologia e interpretação bíblica, o nobre deputado carece de geografia bíblica. Mesmo seguindo o raciocínio brilhante dele, não há nenhum nexo:

Cam (ou Cão) gerou Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã (Gn 10.6). Segundo o relato bíblico a maldição caiu somente sobre Canaã. Onde Canaã e os seus descendentes habitaram? Na Arábia e na Mesopotâmia e não na África. Ora, fora os demais filhos de Cam que habitaram no norte do continente africano. Mesmo seguindo o raciocínio absurdo do Feliciano, como se essa maldição fosse eterna, hoje tal “maldição” estaria bem fora da África. E os descendentes de Canaã, segundo a arqueologia, não eram negros e sim brancos.

Não generalizem

Há uns “pensadores” por aí que julgam todos os evangélicos pela mentalidade fértil do Marco Feliciano. Sou da mesma denominação do referido pastor, mas não aceito suas declarações absurdas. Aliás, desde sempre via barbaridades em suas pregações. Não só eu, bastar ir no Facebook e no Twitter de muitos crentes para ver a mesma indignação. Portanto, nada de generalizações.

Infelizmente, há um público cativo, que verdadeiramente idolatra o pastor Feliciano. Há até quem imita suas orações e depois reproduzem isso nos cultos. Eu já vi isso. Eu já vi também um que imitava a roupa e rodada de 360 graus no púlpito, que Feliciano costuma fazer nas suas pregações de autoajuda.


Pelas bobagens ditas, agora ele virou assunto na imprensa: http://blogs.estadao.com.br/radar-politico/2011/03/31/via-twitter-outro-deputado-faz-comentarios-contra-a-gays-e-africanos/

Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos.

36 comentários:

Pastor Geremias Couto disse...

Se me permite, meu caro pastor Guedes, aplausos, aplausos, aplausos!!!

Previ em um dos meus textos no blog, no ano passado, que o mandato do Deputado Marco Feliciano poderia ser uma decepção. Ela chegou cedo.

Espero que a Frente Parlamentar Evangélica o enquadre para o bem dos próprios deputados evangélicos e para evitar que bobagens como essa não atrapalhem o combate a projetos de lei que, se aprovados, cercearão a nossa liberdade.

Abraços em Cristo!

Xavier disse...

Textos como esse quando interpretado erradamente e por homens tão '' conhecidos como é, - É um absurdo.

Que Deus nos guarde desses homens que pensam ser alguma coisa , e talvez nem Deus aprava o que fazem.

Gilberto disse...

Pator parabens pelo post!Sou gay, luto pelos direitos civis, tenho muitos amigos evangélicos que adoro. Acho que o parlamento é para se tratar de política, e nas igrejas é para pregar a palavra. Eu sempre respeitei sua religião, mas não respeito pessoas que não respeitam outras pessoas e infelizmente há evangélicos que mancham a imagem dos bons evangélicos. Os pecados que estão na bíblia não são para serem pregados para transformar as pessoas no parlamento e sim nas igrejas.
Parabens

beto disse...

Pastor parabens pelos comentários, sou gay e respeito os evangélicos, mas aqueles evangélicos que pregam o ódio no congresso são uma vergonha!

Parabens

Anônimo disse...

a paz pastor guedes

e dificio ate comentar esse asunto ainda em se tratar de marco feliciano, uma coisa que me indignou foi ver a lista de pastores parlamentares que fotaram comtra o almento do salario minimo, sendo que os mesmos deveriam lutar pelos menos favorecidos,
nao ha justificativas por que para eles foi um almeto absurdo e na calada na noite , esse e o brasil em que vivemos infelizmente

sempre vi as pregaçoes do marco f, e tinha o mesmo como um referencial , ate ele começar a ser polemico, e mudando seu visual nao diferenciando com um mundano, nao querendo ser uma pessoa que julgue mais, e dificio, um homem de Deus que faz subranselhas, chapinha no cabelo, pinturas no rosto,etc,etc eu tenho certeza a onde congrego ele nao pega no microfone nem pagando indepedente se e famoso ou nao, na verdade essa e minha opiniao
o marco feliciano preisa ter um encontro com jesus dinovo.

Pastor Guedes disse...

Caro Pr. Geremias do Couto,

A Paz do Senhor!

Quanta honra acolher seu comentário aqui!

Sua previsão era profética (apesar de não precisar ser profeta para saber de antemão que alguns de nossos parlamentares evangélicos meteriam os pés pelas mãos) e mais uma vez vemos um erro estratégico da bancada evangélica ou de alguns de seus membros.

Primeiro, na minha opinião, demoramos a debater o assunto (como sempre) esperando no que ia dar; segundo penso que o momento não é para um debate acirrado com acusações e deselegâncias no parlamento, mas discutir com inteligência e diplomacia; e terceiro, a melhor resposta da igreja para o movimento gay, para a sociedade e para o debate acadêmico é investir na família, falar dos valores da família e fortalecer as famílias cristãs!

Forte Abraço, amigo e irmão!
No Amor de Cristo!

Pastor Guedes disse...

Caro Xavier,

A Paz do Senhor!

É um absurdo supor que a Bíblia traz em suas páginas uma doutrina preconceituosa e racista como esta. Somente poderia vir de um pregador que passou a maior parte de sua vida em cima dos púlpitos (sem compromissos com igrejas), inventando coisas absurdas acerca das Escrituras com uma "hermeneutica" que transgride todas as normas da Hermeneutica Bíblica.

Deus lhe abençoe.

Obrigado por participar com seu comentário.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Pastor Guedes disse...

Prezado Gilberto,

Você é sempre bem vindo aqui e terá sempre sua palavra assegurada. Isso não significa que eu concorde com o homossexualismo e o defenda, mas defendo que os homens devem ser tratados todos iguais perante a lei.

Concordo com você. No parlamento, leis; no púlpito, a Palavra. Mas o debate no parlamento não exclui a Palavra e as mensagens nos púlpitos não podem ser totalmente apolíticas. O debate social faz bem à igreja e à sociedade. O que não pode haver é preconceito generalizado de nenhuma das partes.

Entendi claramente seu ponto de vista e creio que você também entendeu o meu.

Forte Abraço.

Pastor Guedes disse...

Caro Beto,

Penso que você é o mesmo Gilbeto, estou certo?

Caso seja a mesma pessoa, já respondi com o comentário acima.

Forte Abraço.

Pastor Guedes disse...

Caro Hélio Costa,

A Paz do Senhor!

Quanto ao voto de nossos parlamentares para o aumento do mínimo, lamento dizer que eles votam de acordo com o partido, o que é uma pena, que um homem de Deus, ainda que queira votar por uma lei mais justa se submeta à direção partidária e a interesses outros. Infelizmente, estou conformado com isso!

Quanto à chapinha, as lentes de contato do Marcos Feliciano e a mudança de visual, penso que temos o direito de fazê-lo, mas devemos obedecer a alguns critérios éticos e estéticos. No caso dele, ficou muito claro que queria tornar-se uma celebridade do mundo gospel. Lembro-me das palavras de João Batista em João 3.30 "Importa que Ele cresça e eu diminua". Não é isso que estamos vendo em nosso meio.

Forte Abraço.

Unknown disse...

Parabens meu Irmão, Amigo, e Pastor, ainda bem que temos homens de Deus sabios e verdadeiros conhecedores da santa palavra de Deus para combater estas "BOBAGENS" que este rapaz diz e escreve, que Deus continue te abençoando.

Abraços

Pastor Guedes disse...

Querida Irmã Maria José,

A Paz do Senhor!

Fico muito feliz com seu comentário, mas preciso fazer jus à autoria do texto. Escrito da minha "pena" foi somente o que está em letras azuis. O texto maior é do Gutierres, meu amigo e editor do blog Teologia Pentecostal.

Deus lhe abençoe muitíssimo e muito obrigado pela visita e comentário.

Em Cristo.

Pr. Gualter Guedes disse...

Meu bom amigo Pr. Guedes,

Tive conhecimento das declarações de Marcos Feliciano, e confesso que andamos para trás em tão pouco tempo. Estou em dúvidas com nossa bancada evangélica no congresso. E quando soube dos "grandes" Deputados eleitos, fiquei estarrecido. Agora, de Marcos Feliciano eu não espero nada. Estamos com uma gama de homens que se dizem Evangélicos, só para ganharem um espaço na sociedade. Meu amigo!! EU NÃO AGUENTO.

Um abraço

Pr. GG

Izaldil Tavares de Castro disse...

Caríssimo Pr. Guedes,a Paz do Senhor Jesus.
Excelente postagem relativamente ao Sr. M. Feliciano. Não há dúvida em mim de que ele não age com a discrição necessária a homens separados para o Santo Ministério. Isso, então é uma vergonha! Agora, a minha pergunta: por que ele é mantido nessa condição e mantém as prerrogativas pastorais? M. Feliciano não se porta como pastor assembleiano (nem como pastor de outra qualquer denominação séria). Fica evidente que ele se prevalece do que alcançou (por descuido de alguns) para auferir vantagens pessoais. Agora ele se apresenta como O MAIOR PREGADOR AVIVALISTA (?) DO MUNDO!
Chega, não? Eu, de minha parte não me calarei com relação a isso. Peço desculpas, mas já postei a matéria, por achá-la importante.
Um grande abraço do
Evangelista Professor Tavares.

Anônimo disse...

Prezado Pr. Guedes.

Oremos para que esses absurdos sejam banidos da sociedade. Para que tenhamos pessoas que representem a Deus com serenidade e não com infantilidade.

Deus o abençoe.

moises jacob disse...

Pastor Guedes, o grande desejo do referido pastor é sempre estar em evidencia, a vaidade dele é tão grande que não respeita os limites de seus comentarios. Quantas vezes ele foi até a africa levar o pão que alimenta a alma e o pão que alimenta o corpo? hoje, certamente não é do seu interesse pois quem iria pagar o seu show? que Deus guarde o seu povo pois se depender de alguns "pastores" muitos não chegarão a terra prometida, ficaram no meio do caminho! MARANATA!!!

Pastor Guedes disse...

Caro Pr. Gualter Guedes, meu amigo!

A Paz do Senhor!

Nosso congresso passou uma renovação considerável e sabemos que alguns têm seu valor, todavia, pressinto que teremos muito problema com a opinião pública devido ao despreparo de muitos de nossos parlamentares. Não posso generalizar, mas a coisa anda meio feia.

Ainda há tempo para os bons mostrarem sua competência e é por isso que eu torço.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Pastor Guedes disse...

Prezado Ev. Prof. Tavares,

A Paz do Senhor!

Comungo com sua opinião. Quero apenas fazer uma ressalva. O distinto pregador não faz mais parte da Convenção Geral das Assembleias de Deus e parece ter fundado sua própria igreja e convenção.

Deus lhe abençoe.

Forte Abraço.

Pastor Guedes disse...

Prezado Irmão Juarez,

A Paz do Senhor!

Seja bem vindo e obrigado pela participação.

Vamos orar para Deus nos dá Graça e a eles também!!!

Abraço.

Pastor Guedes disse...

Caro Pr. Moisés, meu amigo!

A Paz do Senhor!

Acabei de ler no Facebook que estão querendo chamá-lo no Conselho de Ética sob acusação de racismo. Acho que racista ele não é, apenas interpretou mal um texto bíblico, que aliás, diga-se de passagem foi-lhe ensinado assim e esse é o problema de não avaliarmos segundo a verdadeira Hermenêutica e aceitarmos tudo o que se nos ensina. Mas, acho que não seria bom para a Igreja ter um pastor no Conselho de Ética ou ser cassado por questões dessa natureza. Todas as igrejas saem perdendo.

Forte Abraço.

Gutemberg Maciel disse...

Caro Pasto Guedes,

Que o Eterno Deus Continue lhe Abençoando grandemente. Parabéns pelo blog e pelas verdades contida no mesmo. E um prazer ser um seguidor do seu blog.

Nos Laços do Cálvário

Pr.Gutemberg Maciel

Pastor Guedes disse...

Caro Pr. Guttemberg Maciel,

A Paz do Senhor!

Eu é que me sinto honrado em ter o Amado como seguidor (do blog) e aproveito para agradecer por suas palavras simpáticas, que julgo serem sinceras por partir de um coração bondoso como o seu.

Deus abençoe sua vida e sua casa!

Forte Abraço.

Unknown disse...

Olá Pastor. São atitudes como esta,de não se omitir do bom debate,que iremos reverter esta idéia de que nós evangélicos temos mentalide fértil. Temos que ter a vossa postura, de tornar público aquilo que erroneamente, é citado por alguém que se denomina evangélico. Mostrar para todos que não temos medos de revelar eventuais mal entendidos,oriundo do nosso meio. Como da mesma forma, não medimos restrições para divulgar as verdades bíblicas.
Deus te abençõe.

Dallyne Andrade disse...

Visitei o seu Blog Pastor, e achei muito interessante sobre essa colocação!
Ultimamente tenho visto vários artigos e comentarios sobre o assunto "Feliciano".
Creio que maior é DEUS e ELE não deixará que seu povo e seu servo seja enganado e confundido - mesmo o mundo tentando tanto envergonhar e confundir o meio gospel!
Lamentável essa postura do Pr. Marco Feliciano. Digamos que foi até um "equívoco" muito grande da parte dele. Tbm não concordei com a postura tomada por ele!
Acho que mais que discutir sobre esses termos na mídia, deveria-se pregar um pouco mais o evangelho do SENHOR JESUS!.

amém?
Que DEUS Abençoe ricamente sua vida...a Graça e a Paz!

(Estou seguindo seu Blog, aki - visita o meu Projeto em: http://teconhecerei.blogspot.com/
)

Anderson Ferreira disse...

Marco Feliciano é um grande exemplo de pessoas simples que se deixam levar pelas "novas teologias" e que se perdem no "glamour" da fama de pregadores internacionais.E o que já está ruim pode ficar ainda pior...Sinceramente, entre comprar uma mensagem de Marco Feliciano e comprar um AAS, é melhor comprar o remédio.Faz melhor pra saúde....

Pastor Guedes disse...

Prezado Non Nathus,

A Paz do Senhor!

Concordo com suas palavras e agradeço o carinho com este espaço.

Deus lhe abençoe.

Forte Abraço.

Pastor Guedes disse...

Cara Irmã Llyne,

A Paz do Senhor!

Que bom que você encontrou meu blog e gostou!

Obrigado por participar do debate sadio que aqui se instalou.

Já conheci seu blog e também tornei-me seu seguidor.

Deus lhe abençoe.

Pastor Guedes disse...

Caro Ev. Anderson, meu Amigo!

Que bom ter o seu comentário aqui!

De fato nunca nutri admiração pelo pregador Marco Feliciano e nem pelo estilo, mas respeito quem o admira e por isso o elegeu para a Câmara Federal.

Bom ter notícias suas.

Preciso visitar seu blog e cumprir o que prometi.

Forte Abraço.

Pastor Jesiel Padilha disse...

Parabéns, vc realmente e teólogo, diferente dos fundamentalistas estribados num conservadorismo que apoiou guerras, racismo, invasão de países com ofereceis fraudulentos dos que se dizem protestantes imperalistas

Pastor Guedes disse...

Pr. Jesiel Padilha,

A Paz do Senhor!

Que honra ter o Amado por aqui!!!

Agradeço suas palavras e sua visita. temos um amigo em comum a quem muito estimo, o Pastor e Doutor Flauzilino de Araújo.

Deus lhe abençoe.

Forte Abraço.

Anderson Ferreira disse...

Pois é Pr. Guedes, vc está me devendo mesmo....rsrsrsrsrs

Pastor Guedes disse...

Ev. Anderson,

Estou mesmo, mas vou pagar rrsrsrsrsrsrsr

Abraço.

Itamara disse...

Olá! Sabe o que mais me deixa triste entre pessoas que se declaram "servos do Senhor", "critãos"...ficam tentando entender e justificar a Bíblia pelos olhos carnais...se não for pelo Espírito aconteçe isso, muita discussão teológica e pouca fé! Se os cananeus foram amaldiçoados ou não, não cabe a nós discutir.Além de que, a pobreza está em toda parte, cabe a nós ahudarmos uns aos outros.!! Temos que crêr no que está escrito e não esqueçer de que os que lêem a Palavra de Deus buscando explicaçõe além do que o Senhor deixou pra ser entendido irão perder tempo, e não podemos esqueçer que a sabedoria do mundo é loucura para Deus!!!Mais visão Espirítual..precisamos disso!!

Pastor Guedes disse...

Prezada Itamara,

Sinto muito desapontar você, mas o que está em jogo aqui é que uma interpretação errônea da Bíblia pode levar o mundo a pensar que Deus é preconceituoso ou racista, amaldiçoando somente os africanos (maioria negra). Penso que você não entendeu o que está sendo discutido aqui e sua profundidade.

Abraço.

José Jocely disse...

Marco Feliciano é um despreparado para qualquer função de ordem pública. Todo sujeito que pauta sua filosofia de vida em dogmas radicais da religião, torna-se por demais extremista, incapaz de observar a vida por outra optica, se não unicamente pelo prisma da religiosidade alienadora e doentia. Tal despreparo salienta-se por seus pontos de vista sempre muito equivocados e acobertados por um manto negro de soberba "espiritual". As palestras deste rapaz, revelam uma personalidade nascisísta, presunçosa, ambiciosa e intolerante... Este tipo é muito suceptivel aos problemas de esquiziofrenia. Se os evangélicos insistem em assumi-lo como representante, logo, resta admitir que a referida classe é totalmente sem noção e sem compromisso com causas políticas e socias, pois qualquer pessoa que possua o mínimo de bom senso, saberá muito bem diferenciar assuntos religiosos das demais coisas. Creia no que você quiser seu Marco, mas por favor, não despeje seus dejetos religiosos sobre quem não compactua de suas sandices. O povo brasileiro não é privada!

José Jocely Silva Araújo - Pastor Batista.

Pastor Guedes disse...

Prezado Pr. José Jocely,

A Paz!

Agradeço por sua visita e comentário. Volte sempre!

Compartilho com seu comentário, principalmente, quando discorre sobre o aspecto narcisista do pregador e deputado Marco Feliciano. Também do despreparo para vida pública e teologia.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!