quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

ENQUANTO ISSO NA SÍRIA... NINGUÉM SE IMPORTA.

Menina síria emociona ao clamar por paz: 'Por favor, nos salvem' (Reprodução)

"Não vos comove isto a todos vós que passais pelo caminho? Atendei, e vede, se há dor como a minha dor, que veio sobre mim". Lamentações 1.12a. 


Enquanto aqui na esfera sul do planeta as pessoas debruçam-se sobre assuntos tais como, futebol e praia, celebridades e BBB´s, no outro lado do mundo, na Síria, milhares de pessoas morrem ou sofrem os horrores da guerra, aumentando as estatísticas já desastrosas de um conflito que parece não ter fim.

Não desconhecemos as causas e os interesses políticos de nações envolvidas indiretamente no conflito, mas ser cristão e não se importar com a dor do seu próximo é agir com farsa e máscaras religiosas, como significa a palavra hipocrisia em seu contexto cultural.

Bem, é isso mesmo, interpretamos papéis de bons moços, porém, não nos comovemos com a dor dos homens, das mulheres, dos jovens e das crianças sírias de todas as idades, sob o pretexto – como pensam alguns – de que esse país é inimigo de Israel e, por isso, não devemos nos importar, porque é a mão de Deus pesando sobre eles.

Jamais haverá alguém como Jesus de Nazaré, que ensinou seus discípulos a amar o seu próximo e até mesmo os que são seus inimigos. Nós, cristãos, deveríamos nos envergonhar de apoiar ou fazermos vistas grossas ao que acontece àquele povo. Quantos de nós oramos pela Síria, pela paz na Síria, pelo fim da guerra?! Mas, oramos pela paz em Israel. As guerras são inevitáveis, dirá alguém, mas nem por isso devemos nos isentar de orar pela paz!

Está se tornando cada vez mais comum ouvirmos e vermos pessoas dando de ombros para situações como essa. Não se importam porque não está acontecendo em sua cidade. As bombas não estão caindo no seu quintal e, assim, vão seguindo a vida, torcendo pelo seu time e anelando pelo momento da novela ou do BBB começar. Lamentável.

Como o ser humano tem se desviado dos propósitos e das intenções de Deus de sermos uma grande família de irmãos… Temos movimentos por todos os segmentos e até pessoas que valorizam mais a natureza em si e os animais abandonados que o seres humanos, levantado a bandeira, por exemplo, do Green Peace ou da Sociedade Protetora dos Animais.

Não temos visto nenhum líder religioso evangélico brasileiro, americano ou de outra nacionalidade, engajado, vindo às mídias, pedindo por orações por esse povo, essa gente. Na verdade, alguns acreditam mesmo que Deus os está expurgando e que está prestando um grande serviço à humanidade.

Vimos, hoje pela manhã, um vídeo de uma moça, ainda muito jovem, pedindo socorro e gritando aos quatro cantos do mundo: “Salve-nos”. Ou seja, “por favor, importem-se conosco...”. Que o grito dessa menina e suas lágrimas possam comover os corações empedernidos das outras nações e, se não pudermos ajudar com dinheiro, mantimentos ou diplomacia, que possamos nos dispor a orar por aquela população aflita. Afinal, eles se parecem muito conosco, não?! Não parecem seres humanos?! Não têm as mesmas aspirações que nós?! Não têm direito a um futuro melhor?!

A solução ainda é orar. Incrível como alguns de nós oramos com tanto vigor e fé para obtermos portas de emprego abertas, saúde para os nossos familiares, êxito para nossos empreendimentos, crescimento ara nossas igrejas, entre outros motivos, e não temos a mesma fé para orar pelo fim de uma guerra.

Que os nossos corações se comovam com os gritos de socorro de nossos irmãos sírios...

“A oração de um justo pode muito em seus efeitos”. Oremos, pois, pelos habitantes da Síria.


Deus abençoe a todos.

9 comentários:

Cleidiana Goes disse...

Amém, Pastor! A tempos me faço esses questionamentos...onde estão os lideres religiosos que não fazem um clamor por essas vidas, que não estimulam, não ensinam os membros a orarem por esses, que com o poder de influenciadores não trazem aos púlpitos esse tema, pois infelizmente ainda temos aqueles irmãos com pouco conhecimento que se quer sabem do que ocorre ao seu redor. Eu particularmente a muito tempo oro por esses, choro ao me colocar no lugar das mães que perderam seus filhos, das crianças que estão desamparadas. Que todos que se denominam igreja lembre-se desse povo em suas orações.

Cleidiana Goes disse...

Pr.Guedes obrigada por compartilhar esse texto conosco e Parabéns ao Miss.Mauricio Zagari por expor tantas verdades, algumas delas me questionei esses dias se as igrejas sérias não estão exagerando nas críticas, agora repensando melhor, percebo que nossas igrejas (Brasileira) estão copiando a modernidade de igrejas Americanas que não possuem moral para ensinar. É com pesar que concordo com cada palavra.

Pastor Guedes disse...

Cleidiana, a Paz do Senhor.

Obrigado pelos seus comentários em meu blog. Sabe o que mais me intriga? a hipocrisia daqueles que usam textos bíblicos isolados, já cumpridos, para justificar o massacre que está acontecendo na Síria. Ainda que fosse o cumprimento fiel de um texto do AT (o que não é), nada justifica nada sentirmos e não orarmos pelas vidas que lá estão sofrendo e morrendo. Todos: adultos, homens, mulheres e crianças, merecem a nossa compaixão e oração, afinal são nossos próximos, ou será que dentre todas as nações, somente os sírios não são nossos semelhantes?!

Ainda que Deus estivesse "destruindo a Síria para sempre", (mas, não é isso!) não poderíamos ser insensíveis, como vejo muitos cristãos, silenciando a respeito do massacre imposto àquelas pessoas. Isso chama-se hipocrisia religiosa. E o amor que Jesus Cristo nos ensinou, até mesmo pelos inimigos, onde fica?

Abraço.

Juliana Serpa Orlamunder disse...

Que nosso coração possa se dispertar pelo senhor e por nossos irmãos da Igreja perseguida

Flávio da Cunha Guimarães disse...

Muito pertinente o seu artigo e concordo plenamente com você Pastor Guedes. Não só orar, pois é o mínimo que podemos fazer, mas denunciar o pecado da violência travestido de guerra. Um abraço em Cristo.

Pastor Guedes disse...

Amém, querido Flávio.

Acabei de visitar seu blog e tornar-me um seguidor.

Deus lhe abençoe.

Abraço.

Pregadores Aline disse...

Que nós venhamos se conscientizar e dar valor á esse evangelho.

baixar bíblia de estudo disse...

Muito bom pastor ganhou mais uma seguidora do blog.

DVD Dominando o PPRA disse...

Meu Jesus Cristo! Que Deus tem misericórdia das nossas vidas.