terça-feira, 29 de abril de 2014

NÃO SOU MACACO, SOU SER HUMANO, IMAGEM DE DEUS!





O que não faz uma campanha de publicidade!

Bastou um "ídolo" do futebol aparecer nas redes sociais ao lado de seu filhinho com uma banana na mão para toda uma nação aderir a uma frase infeliz: "Somos todos macacos". Todos sabemos que o Neymar foi orientado por publicitários para lhe dar maior destaque, além que o já obtido em sua carreira meteórica. A intenção é boa e os que reverberaram o anúncio o fizeram de boa vontade, entendendo que estavam contribuindo com o fim do preconceito e do racismo, demonstrando toda sua indignação. Nada mais nobre. Contudo, do ponto de vista legal e racional, um ser humano não pode e não deve ser comparado de forma pejorativa a nenhuma forma de animal irracional, posto que isso diminui a dignidade humana. Li na Folha de São Paulo um artigo do Dr. Hédio Silva Júnior, que nos faz lembrar que, em um tempo não muito distante, os judeus foram comparados a ratos pelos nazistas, e que o código civil brasileiro de 1850 tratava os africanos como animais.

Não podemos nos esquivar do fato de que a propaganda "simpática e bem humorada" do craque brasileiro na internet aponta ainda para um viés muito contestado pelos cristãos criacionistas: o da evolução darwinista. Somos todos macacos soa, aos meus ouvidos, como "somos todos originados de uma mesma espécie". O livro "Origem das Espécies", de Charles Darwin, lhes diz alguma coisa?

Resolvi escrever esse post para aderir a uma campanha levantada pelo meu amigo Xavier Campos, membro da Assembleia de Deus em Lins, interior de São Paulo. De origem angolana, é um negro bonito que sente orgulho de sua cor e de sua raça, não se envergonhando de sua origem africana.

Caro Neymar e celebridades, parabéns pela engenhosa campanha bem intencionada que ganhou o mundo, mas: Eu não sou macaco; se os outros o são, eu não! Quero destoar desse discurso que apequena o homem e declarar que sou Humano; sou coroa da criação de Deus; fui criado à imagem e semelhança de Deus; perdi essa condição na queda, em Adão, mas a vi restaurada em mim, por Cristo através de Sua Obra na Cruz (Rom. 8.29).

Nada contra os macacos. Gosto dos bichinhos. São parte da grande obra da criação de Deus e merecem nosso carinho. Porém, nem sou macaco e nem dele derivei. Sou ser humano que procedeu das mãos do Criador e mereço respeito, sendo negro ou branco, rico ou pobre, macho ou fêmea, livre ou não (Gl. 3.28). Por favor, não me rebaixem, pois tenho intelecto, emoções e vontades, fé, consciência e liberdade de escolhas, sendo criado bípede e ereto para olhar para o céu, pois é de lá que vem a minha redenção (Lc. 21.28).

Quem quiser que seja macaco. Sou humano e devo respeitar os outros serem humanos como iguais a mim. E sei que Jesus aprova meu procedimento, pois Ele disse: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Amai a Deus com toda a sua força, inteligência, alma e coração e ao próximo como a si mesmo".

Deus abençoe a todos.

Abraço.

Maranata, Ora Vem Senhor Jesus.

5 comentários:

Xavier Campos Joaquim disse...

Pastor Guedes meu grande amigo, parabéns pelo texto maravilhoso. E muito obrigado por aderir a campanha.

Existem mentiras que soam como verdade e todo mundo aceita pelo status de quem a disse. Foi o caso aqui dessa infeliz frase de #Neymar e companhia. Mas graças a Deus #NãoSomosMacacos.

Forte abraço!

Sempre em Cristo,
Xavier

Rodney Lessa disse...

Concordo plenamente pastor!
Não devemos ser coniventes com qualquer forma ou meio de manifestação preconceituosa ou até mesmo racista.
A causa é sempre justa, e defendê-la também, mas os meios nem sempre são os meios adequados.
Forte abraço

Rodney Lessa disse...

Concordo plenamente pastor...
Não devemos ser coniventes com nenhuma forma ou meio de manifestação preconceituosa ou até racista.
A causa é justa, mas o meios devem ser sempre os mais adequados.

Forte abraço

Valdenia Ferreira disse...

Nao sou macaco sou criacao de Deus o altissimo o todo-poderoso aquele que a de vir buscar os salvos.

ministerioinfantil disse...

Concordo plenamente e vou postar isto em nosso face!