terça-feira, 29 de março de 2011

A MORTE DO ISAÍAS E A TEOLOGIA DO GONDIM

Deus está no controle (Isaías 40.21-24)

Há pouco mais de uma semana, estive no velório de um jovem senhor. Já deveria ter escrito esse texto, mas por respeito à dor de sua família, resolvi aguardar. Com 26 anos de idade e casado havia apenas quatro meses, o filho do irmão Roberto, faleceu de modo trágico e inesperado. Foi grande a comoção em nossa igreja na Lapa. Por ocasião da cerimônia fúnebre percebi que o pai cantava os hinos e, fechando os olhos, levantava as mãos adorando a Deus. Em meio a dor, a família enlutada mesclava o silêncio angustiante com o louvor esperançoso de que um dia verão seu ente querido outra vez, como dizem as Escrituras, entregando tudo nas mãos de Deus.

Nesse ínterim deparei-me na internet, nos blogs de amigos, no twiter e em emails que me enviaram com os questionamentos do Sr. Ricardo Gondim, pastor da Assembleia de Deus Betesda, homem que aprendi a admirar no passado, justamente por sua defesa à ortodoxia cristã. Todavia, começo a notar que a insistência do referido pastor em criticar os pilares da fé ortodoxa, está indo além dos limites, uma vez que chegou mesmo a dizer que um Deus que intervém, mas que não pode fazer nada contra as tragédias humanas, não é um Deus, mas um demônio.

No Cemitério do Jaraguá pude ver pessoas simples, crentes comuns, que nunca ouviram falar de Clark Pinnock ou Teologia Relacional, Teologia do Processo, Ricardo Gondim ou René Kivtz, tampouco leram os argumentos da abertura do teísmo ou conhecem as obras de Calvino, Lutero ou Armínio. Todavia, cantavam ao Deus Soberano e louvavam a Deus sem perguntarem: “Por que Deus não pode evitar” ou “Onde estava Deus nessa hora?” ou ainda: “Deus poderia ou não evitar a morte do Isaías?” Um pastor amigo que ficou até o final, disse-me que, enquanto o corpo era sepultado pelos funcionários do cemitério, o pai fez um discurso emocionado e deu glória a Deus, citando Jó: “Deus deu e Deus tirou, bendito seja o nome do Senhor!”. Todos choravam, mas ninguém questionava se Deus podia ou não impedir, se estava ou não no controle, se estava na vida dele ou ao lado deles, a família.

Ricardo Gondim Rodrigues cai cada vez mais em meu conceito e no conceito dos evangélicos de um modo geral com suas heresias acerca da Soberania e Onisciência de Deus. Ora, senhor Gondim, chamar o Deus da ortodoxia, que o senhor tanto defendeu, de “demônio” é ir longe demais. Começo a creditar no que o senhor Caio Fábio falou recentemente em vídeo sobre sua bipolaridade (do Gondim): ora agindo (ou agia) de acordo com o "pentecostalismo adoecido" do Jimmy Swarggatt, ora como personagem que pretende figurar na elite pensante evangélica, inclusive defendendo a Verdade através da beleza estética na escrita. Disse mais o senhor Caio: “Ele pensa que pensa, mas é raso como uma praia sem águas”.

Não ignoro (como disse o reverendo Valdir do Espírito Santo, um amigo, que como eu, conheceu o Ricardo de outrora), que ele tenha se machucado na lida e esteja indignado com tudo que viu em igrejas ou convenções, mas nada justifica suas palavras insensatas e cegas. Deveria medir suas expressões ao se dirigir ao Deus que antes defendia. Holocaustos, tsunamis, tragédias nacionais ou individuais sempre existiram e ainda existirão, e podem se abater sobre  nós no Brasil ou sobre nossa família, porém isso não muda a minha convicção de que há um Deus Soberano que tem o controle sobre todas as coisas, que está escrevendo a história e não perde o controle por nada, apesar do Open Theism.

Oro para que o Deus Amoroso, o Pai Bondoso, Criador dos céus e da terra, Onipotente, Onisciente, Onipresente, Transcendente e Imanente, Infinito, Imutável, Eterno, Único Senhor Soberano, que tem o controle sobre todas as coisas nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, dê descanso ao Isaías, console a sua família e tenha misericórdia do Gondim, dando tempo para arrepender-se.

Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos. 

10 comentários:

Eduardo Medeiros disse...

pastor guedes, tudo bem?

quero destacar três ideias tiradas do seu enfático relato.

1 - a ignorância teológica é uma benção? apenas por que as pessoas ali no enterro nunca tinham ouvido falar dos personagens e teses que você citou elas seriam mais felizes? afinal, quem não conhece não pode criticar(no bom sentido da palavra)

2 - caio fábio, infelizmente, acha-se agora no direito de dizer o que os outros tem que pensar e quem não pensa igual a ele é bundão.

3 - se deus está literalmente escrevendo a história, ele é um péssimo escritor.

bem, me desculpe, guedes, não estou criticando(no mal sentido) a fé ortodoxa, estou apenas pensando e refletindo. afinal de contas, eu queria ser ignorante(no sentido de ignorar) mas infelizmente, li muito...(assim como você também mas você está conformado com a não-resposta, já que "deus é soberano e pronto" acabou-se a discussão).

eu gostaria de entender aonde um deus "imutável" ou impassível pode refletir o deus que se arrepende, que se ira, que ama, que busca, que sente ciúmes e que se deixa persuadir por um moisés a não matar todo o seu povo.

o deus imutável e impassível não é o deus da bíblia. assim me parece.

abraços, e por favor, tenho o maior apreço pela sua pessoa e tudo aqui que eu falei, falei no campo das ideias de quem não gosta da ignorância (não conhecer)

Eduardo Medeiros disse...

guedes, faltou eu dizer que por outro lado, na hora da angústia, da tragédia sem sentido, do caos e da desesperança, acreditar que tudo isso é plano de deus e logo, logo, talvez no além iremos ser recompensados e esclarecidos, pode de fato, confortar aqueles que assim creem.

pode-se crer que "tudo coopera para o bem dos que amam a deus e que são chamados segundo os seus decretos(ou propósitos)" e isso, de fato, traz paz ao coração de quem se entrega a essa compreensão.

mas perceba que para paulo, as coisas más só podiam cooperar para aqueles "predestinados" ou "eleitos" segundo a soberania de deus.

não consigo (teologicamente falando) separar a predestinação do tipo calvinista da soberania de deus. nisso, os calvinistas são mais lógicos do que os arminianos que creem também que deus é soberano mas que está limitado diante do livre-arbítrio humano.

então, de fato, para aqueles que estão fora da escolha divina, as tragédias podem não ter nenhum sentido prático.

aliás, não foi jesus quem orou pedindo que a vontade do pai fosse feita na terra como no céu?
ou seja, jesus tinha consciência que na terra, deus não era soberano, ou seja, sua vontade não era feita na terra como no céu.


desculpe o tamanho dos comentários. peco sempre por escrever demais...rssss

abraços

Ezequias Lourenço disse...

A paz do Senhor Jesus Cristo.Tudo bem? Espero que sim. Qurido pr, realmente não podemos ser extremistas. Todo polo é perigoso. Aliás, o equilíbrio é um desafio para todos nós.
Gostaria de sugerir que o sr. abra um espaço em seu blog para debates. Acho que moveria bem a massa crítica.


Ainda espero sua visita a meu blog.

Em Cristo,

Natanael Lima disse...

Belo meu amigo!
Deus lhe abençoe,

Nata.

Pastor Guedes disse...

Caro Eduardo,

Você é sempre bem vindo!

Dependendo do ponto de vista a ignorância teológica é uma bênção sim! No caso do Ricardo Gondim se ele não tivesse conhecido a Teologia Relacional, hoje não estaria defendendo essas heresias todas.

Agora, quem falou em ignorância foi você! Meu texto fala em crentes comuns, pessoas simples! Achei suas palavras um tanto ácidas e quase preconceituosas com relação à grande massa de crentes que não têm o seu grande conhecimento teológico. Responda-me, você nasceu na fé com todo esse conhecimento? Creio que não!

O que eu quis dizer é que eles são felizes sim, confiando em um Deus que tem o controle da história. E para isso não precisam conhecer os grandes teólogos que falaram de forma sistematizada sobre o assunto. Está na Bíblia (Sola Scriptura)!

Você deve conhecer a obra de Rudolf Otto e deve saber que o Tremendum Mysterium et Fascinans não se aprende ou se ensina, mas é despertado pelo espírito e é comunicado de psiquê para psiquê através da experiência religiosa e que ele ao estudar o lado racional e irracional da religião estava combatendo 200 anos de excesso de dogmatismo, ou seja, o racional se sobrepôs ao irracional durante todo esse tempo, eliminando a possibilidade de milagres e coisas dessa natureza.

Quanto ao Caio Fábio, não acho que ele é referencial, mas ainda fala muita coisa coerente, embora não goste do seu linguajar vulgar como você citou de chamar as pessoas de "b..".

Quanto a Deus escrever a história e ser um péssimo escritor. Isso é porque já deixou a ortodoxia de lado.É só olhar para a Bíblia e ver que Deus estava no dilúvio, na destruição de Sodoma e Gomorra, na destruição de Nínive (100 anos depois de Jonas), que o Verbo encarnou, morreu e ressuscitou como estava previsto nas Escrituras (I Coríntios 15.3,4), que Judas se desviou segundo as Escrituras, etc. Analisar que o retorno de Israel como nação ao cenário mundial foi mais que um esforço americano e britânico por questões diplomáticas e compreender que estava previsto no Livro de Isaías, etc.

Para mim, Deus é imutável, mas não é impassível, sente, ama, se ira e intervém quando quer! Por exemplo, ele não interveio para que você não nascesse (rssrsrs) e eu entendo o nascimento, casamento e morte como processos naturais. Eu posso morrer de uma morte horrenda! Jesus morreu de uma morte trágica (e não tinha pecado)! Deus não interveio nas mortes dos muitos irmãos pelas mãos dos césares! E aí, vou dizer que Deus não estava no controle porque não livrou Paulo, Pedro, Policarpo, Blandina, JOão Huss, entre outros? Ora Eduardo, veja que as coisas não parecem tão simples assim como você descreve.

Deus não tem prazer na morte do ímpio, mas tanto o justo como o ímpio estão aqui para a morte (seja trágica ou não) e os tsunamis, os terremotos, as grandes tragédias, inclusive provocadas pelos homens (lembra das Torres Gêmeas?) fazem parte de nossa história, mas em nenhum momento podemos afirmar que Deus não intervém (nunca) e que por isso esse Deus é um demônio.

Quanto ao Deus impassível, um dia eu nasci pronto para ir para o inferno, mas Ele teve misericórdia de mim, interveio e me deu o Céu. Sabe como ele interveio? Cristo na Cruz!

Deus lhe abençoe!

Pastor Guedes disse...

Prezado Ezequias,

A Paz do Senhor!

Prometo pensar com zelo sobre sua proposta.

Vou visitá-lo sim!

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Pastor Guedes disse...

Prezado e Amado Nata,

A Paz do Senhor!

O que aconteceu? O gato comeu sua língua? Quanta economia nas palavras! Logo você que é mestre em discorrer sobre os mais diversos assuntos?

Obrigado pela visita!

Forte Abraço.

Carlos Carvalho disse...

A paz do Senhor Jesus,
Excelente esta postagem, e o conteúdo deste abençoado Blog !
Já estou seguindo com certeza, e já indiquei para alguns amigos e vou continuar a divulgar. Vai ser vitórias para todos!

Aproveito a oportunidade
Para lhe convidar para ser
Mais um amigo da “ROCHA”

www.afamilianarocha.blogspot.com
www.cristinaalvescantora.blogspot.com

Fique com Deus!

Pastor Guedes disse...

Prezado Carlos Carvalho,

Agradeço por suas palavras.

Desculpe por demora a postar seu comentário, mas estive ocupado com outros assuntos extra-blog.

Com certeza vou visitar seus espaços.

Forte Abraço.

Pastor Guedes disse...

Caro Eduardo,

Permita-me não publicar seu segundo comentário, não porque tenha algo que não deva publicar, mas não fica bem dois irmãos, como nós, ficarem debatendo sem fim um assunto que já escolhemos o lado.

Proponho debatermos via email, topa?
meu email é pastorguedes@gmail.com

Forte Abraço.