sábado, 30 de outubro de 2010

ANGELOLOGIA: DOUTRINA DOS ANJOS - INTRODUÇÃO

Anjo em uma catedral da igreja armênia no Irã
Há em nossos dias um crescente interesse pelo estudo dos anjos no meio cristão, assim como no meio espírita, esotérico, ocultista e nas chamadas religiões de mistério. O movimento New Age (Nova Era) tem encabeçado a lista das religiões interessadas nos anjos e suas atividades: anjo protetor, anjo da guarda, anjo da fortuna, anjo da sorte, entre outros tipos de anjos inimagináveis. Além, claro, das recentes novidades típicas da "teologia" emergente das igrejas neopentecostais, a troca de um anjo fraco por um mais forte. 
                                       
 O ecumenismo, para onde caminham todas as religiões, é uma faceta ou veículo da religião que dominará o mundo nos últimos dias.

Em 13 de outubro de 2002, no caderno “Mais”, o diretor da “Folha de S. Paulo”, Otávio Frias Filho, descreveu a religião de nossos dias e do futuro nos seguintes termos:

“1. Todos os deuses, todas as crenças, todos os sistemas religiosos serão aceitos ao mesmo tempo. Como os antigos romanos, toleraremos todos exatamente por não acreditar a fundo em nenhum deles. 2. Nossa fé se reduziu à crença numa energia cósmica qualquer, uma "força". [...] 4. Gnomos, espíritos, magos, anjos, duendes, demônios – um cortejo de quimeras extintas pela luz elétrica – ressuscitam, assim, no ecletismo da nova religião, a mais relativista que já houve, apta a admitir quaisquer fantasias e ignorar contradições entre elas”.

Em todos os tempos, desde os primórdios das religiões, os anjos exercem verdadeiro fascínio sobre os homens. Um estudo inadequado, sem base bíblica cristã, teológica, ou seja, uma interpretação errônea da natureza e atividade dos anjos poderá, como comprova a história das religiões, levar à fundação de vários movimentos religiosos anticristãos como Mormonismo, Adventismo do Sétimo Dia, Islamismo, Cabala, Espiritismo, etc. Paulo já advertia aos colossences acerca de “culto aos anjos” (Cl. 1.18) e declarou aos gálatas que se “um anjo do céu” anunciasse outro evangelho além do que ele já havia anunciado fosse considerado anátema.

              Poderíamos tecer os mais diversos comentários sobre muitas outras religiões e seitas que por terem uma doutrina errada sobre os anjos, têm uma visão equivocada do Criador. 

Porém, uma correta interpretação e um estudo adequado acerca desses seres espirituais nos levarão a crer em sua existência, entender sua natureza e atividades, e acima de tudo, compreender a sua organização sob o governo de Deus e sua submissão ao Único Senhor nos céus e na terra.

Hebreus 1.4: “Feito mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles”.

Hebreus 1.6: “E quando outra vez introduz no mundo o Primogênito diz: E todos os anjos de Deus o adorem”.

Hebreus 1.13, 14: “E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés? Não são, porventura, todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?”.

Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos.

9 comentários:

ROBSON SILVA disse...

A Paz do Senhor, meu prezado Pr. Guedes.

Se isso é só a introdução, faço idéia o que está por vir...

Parabéns! Um belíssimo texto; muito tempestivo e oportuno...

Há muito tenho andado "enfadado" de ver e ouvir incautos e neófitos (alguns antiiigos) a dizer: "olha ele aí; olha ele acolá". "Receba a bandeja; olha o rolo sendo desenrolado; é o varão do renovo...". Ahff!

Se ao menos o povo de DEUS se dispusesse a estudar um pouco mais... buscar de DEUS através da oração e de um estudo da Sua Palavra, certamente não teríamos ainda hoje os tais "culto aos anjos"... LABASSURIONDERRÁ!

Que o ETERNO tenha misericórdia de nós!

Abraços fraternos,

N'ELE,

Robson Silva
Prossigo para o Alvo... Fp 3:14

Pastor Guedes disse...

Prezado Robson, a paz do Senhor!

Já andava com saudades de seus comentários por aqui.

Esse tipo de coisas que você comentou, realmente acontecem e fazem parte da teologia empírica e igrejeira desenvolvida em nosso meio.

Infelizmente, há muitos "cultos aos anjos" disfarçado de movimento pentecostal fervoroso mais do que deveria ser. Fanatismo e cristianismo não combinam. Penso que é da natureza do cristianismo essencial o equilíbrio entre Graça e Conhecimento.

Não some não! Estou devendo uma visita ao Prossigo para o alvo e vou pagar.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Anônimo disse...

Muito boa sua introdução a angeologia. Sei que chegarás a comentar, mas como citou Hebreus gostaria de comentar sobre a heresia dos chamados testemunhas de Jeová que acreditam que Jesus é um anjo e por isso traduzem Hebreus 1.8 assim: "mas a respeito do filho diz: Deus é o teu trono" o que é PERVERSÃO CLARA do texto verdadeiro que diz: "mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre". As profecias sobre o ecumenismo são claras e verdadeiras, como são verdadeiras as revelações que o corpo de Cristo não aceitará servir a dois senhores, mas morrerá servindo ao Senhor dos senhores e ao Rei dos reis. E portanto, "Aquele que perseverar até o fim será salvo"
Na paz e no amor de Jesus.

Rô Moreira disse...

Ja vi muito destes cultos aos anjos, é cada coisa que só a graça. Paz!

Pastor Guedes disse...

Rô,

Eu também.
Já vi um irmão em uma vigília chamando (gritando) pelo socorro de Gabriel e outras coisinhas mais...

Paz!

Rô Moreira disse...

kkkkkk

Pastor Guedes disse...

Prezado Cláudio,

Agradeço por enriquecer a discussão. A Tradução Novo Mundo é uma infâmia clara e perversa das escrituras. Eu diria: a pior coisa que aconteceu em termos de tradução.

O Ecumenismo reputo como um caminho sem volta pelo fato de está escrito, mas não podemos nos calar e aceitar o que chamo de Reforma às avessas.

Grande abraço meu amigo.

No Amor de Cristo!

Pastor Guedes disse...

Rô,

De que você riu? Do irmão pedindo o socorro de Gabriel? kkk

Você não viu nada: conheço o "testemunho" de uma irmã velhinha que se dizia acompanhar por de um anjo da perna quebrada.

Paz!

Rô Moreira disse...

Tem aquele que esta no meio da pregação e atende o celular dizendo no celular para o Gabriel pra esperar que ele vai dar a benção e só depois falará com ele. kkkkkk

Pr. Guedes, este povo é místico demais!