sábado, 10 de julho de 2010

BRUNO, O LEVITA E O VALOR DA VIDA

A Bíblia conta a história de um levita, em Juízes 19, que saiu errante com sua concubina e tendo chegado em  Gibeá, passou ali a noite. Depois de permanecer na praça, um homem velho efraimita que morava em Gibeá lhe deu guarida. Porém, os moradores daquela região cercaram a casa,  insistiram e tomaram sua companheira (do levita) e abusaram dela sexualmente até ao amanhecer. Não resistindo, veio a falecer. Seu companheiro a esquartejou e enviou pedaços de seu corpo às doze tribos. O ocorrido causou grande indignação dos filhos de Israel para com os habitantes de Gibeá e houve guerra entre eles. Alguns, hoje, advogam que aquele levita estava fora do plano de Deus e por isso tudo aquilo sobreveio a ele. Nossas teologias igrejeiras têm a teimosa mania de relacionar toda as tragédias aos pecados das vítimas. Esquecem que o contexto (capítulos 17 a 21) fala de um período de apostasia, de um povo que servia a Deus, mas deixou-se corromper pelos costumes pagãos e enfoca a violência de uma gente sem rei e sem lei (v.1). Naquele tempo todos faziam o que queriam porque Sansão teve o seu ministério encurtado por conta de sua desobediência e foi ceifado cedo, antes de cumprir seu tempo de juiz.  O peregrino não queria passar a noite em cidades que não fossem de Israel, por isso escolheu aquela cidade, mas infelizmente Gibeá estava tomada da violência e crueldade, típicas dos antigos moradores cananeus. Em Lucas 13.1-5, o Senhor Jesus mostra claramente que homens bons e maus morrem de igual modo, e todos devem se arrepender igualmente. Ele próprio não tinha pecado e morreu tragicamente numa Cruz para nos salvar. E o que dizer dos apóstolos, cuja história relata que morreram todos martirizados? E Estevão? E Paulo? E Policarpo? e Jonh Huss?

Assisti, no Jornal Hoje, um lamentável levantamento de quanto o jogador Bruno, goleiro do Flamengo, clube carioca, poderia acumular de riquezas se continuasse jogando. Disse o especialista que se permanecesse no Brasil, acumularia 40 milhões de reais e se fosse transferido para o exterior poderia chegar aos 100 milhões. Esta é a realidade da sociedade e do mundo em que vivemos. Em pleno processo investigativo, onde o esportista é suspeito de haver mandado matar uma ex-namorada, a rede Globo de Televisão teve a brilhante ideia de calcular quanto o homem perderá em dinheiro. Alguém na emissora citada poderia citar quanto vale a vida da Eliza? A dor dos pais dela? As consequencias sobre a vida da criança que hoje completa cinco meses de vida? Os resultados psicológicos na vida dos participantes desse crime bárbaro, como o adolescente que presenciou toda a cena e confessou que não consegue deixar de ver Eliza?

Quanto vale a vida? Quanto vale uma alma para o Reino de Deus? Ou vamos brincar de determinismo agora e dizer que foi assim porque não era para ela ser salva mesmo, afinal era uma "modelo" ou que participou de filmes adultos e por isso mereceu esse tipo de morte? Morte descrita com requinte de crueldade, nem mesmo visto nos filmes de Mel Gibson. Disse o delegado que as últimas palavras da moça teriam sido: "Eu não aguento mais apanhar". Ninguém diz isso sem antes ser maltratada como um verme, um bicho. Li nos muitos jornais de nosso país que os criminosos teriam desossado o corpo (como um animal, um boi de frigorífico), dado sua carne para cães de raça rottweiler e depois concretado os ossos para não serem descobertos.

A investigação ainda corre, mas quero chamar a atenção para o que o ser humano sem Deus é capaz de fazer. E agora não importa tanto se o Bruno foi abandonado pelos pais quando bebê e criado pelos avós. Conheço muita gente abandonada em portas de casas de estranhos que crescem e são pessoas de bem. Os calvinistas estão certos quando falam de depravação total ou os arministas quando alegam que foi parcial? E por que a Igreja é tão omissa enquanto o assunto comove a nação inteira e não se pronuncia contra ou a favor? Alguém pode alegar que não pediram nossa opinião e por isso não nos metemos em questões que não nos dizem respeito. 

Sou muitíssimo a favor de que a igreja ore pelo mundo, pelas pessoas, pela salvação, pelas autoridades, pelos reis da terra, pela paz de Israel e de Jerusalém, mas também sou a favor de que a igreja vá a público para dizer que é contra esse tipo de violência, contra o pecado, contra a corrupção, contra as fichas sujas dos políticos e das convenções das igrejas evangélicas, inclusive. Não uma igreja que sai às ruas para fazer movimento com som de trio elétrico para chamar atenção para sua denominação e sua suposta influência na sociedade, enquanto seus líderes são presos não por amor a Cristo, mas por outras causas desprezíveis. Não sou a favor de uma igreja que marcha de um lado para o outro da cidade, mas não marcha para o Céu.

Neste ano de eleições, infelizmente, temos que reconhecer que boa parte de nossos políticos nada fazem para o bem-estar da sociedade. A maioria deles defende os interesses de suas denominações, dá títulos de cidadania a pastores que estão em eminência e coloca nome de cristãos destacados, segundo seus interesses particulares, em ruas de suas cidades, enquanto deveriam criar e votar leis mais justas, contra a violência e a desigualdade social. Quanto custa um mandato político? Quanto custa ser eleito? Quanto vale um voto? Quanto vale a vida da concunbina do levita errante? Quanto vale a vida da Eliza? Quanto vale a vida do nenen? E a do menor infrator? E a do Bruno? Quanto vale a vida dos executores? Quanto vale uma alma?

Eliza não era mais pecadora que qualquer outro cidadão para merecer uma morte bárbara. O ser humano é mau desde sua mocidade e é capaz de praticar os crimes mais hediondos e inimagináveis. Somente o Evangelho de Jesus poderia converter os moradores de Gibeá. As leis não vão extinguir o pecado, mas com certeza vão impedir o avanço da barbarie. E quem sabe as emissoras de televisão e os formadores de opinião teriam um coração mais humano, mais solidário, e repensassem o ser humano em termos de vida e não de valores.

Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos.

21 comentários:

Marcello de Oliveira disse...

Shalom!

Amado Pr Guedes, parabéns pela lucidez com que escreveste este texto. Infelizmente, os valores estão sendo pisoteados, a família banalizada, o amor ultrajado, a vida descartada.

Precisamos de uma igreja impactante. Hj a igreja é grande, mas não causa impacto. Ela tem extensão, mas não tem profundidade. Ela parece sal no saleiro!

Uma pérola: "Uma igreja que não evangeliza, precisa ser evangelizada"

Nele, Pr Marcello

Veja o impactante vídeo que postei no meu blog: O Guerreiro Massai.

Pr. Flavio Constantino disse...

Querido Pastor Guedes,

A Paz do Senhor,

Muito inteligente sua reflexão. Que Deus continue lhe abençoando.

Um grande abraço,

No Amor de Cristo,

Pastor Flavio Ferreira Constantino.

Pastor Guedes disse...

Prezado e Amado Pr. Marcello,

A Paz do Senhor!

Há muito que venho escrevendo e falando acerca do crescimento da igreja em regiões específicas de nosso país, principalmente nos grandes centros, mas que não traz impacto e mudança social.

Gostei de sua expressão de que a igreja tem expansão, mas não tem profundidade. Muito bom.

Fique tranquilo, vou visitar seu blog. Sou "fã" de seu trabalho e de seu excelente espaço na blogosfera.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Pastor Guedes disse...

Prezado Pr. Flávio Constantino,

A Paz do Senhor!

Agradeço por seu comentário e por sua visita. Quero lembrar-lhe que visito sempre seu blog e também tenho me deleitado com a importância dos assuntos e sua clareza nos tópicos.

Forte Abraço!
No Amor de Cristo.

Pr. Gualter Guedes disse...

Caro Pr. Guedes,

Corroboro com o Marcello, quando ele diz de sua lucidez ao escrever este texto. Excelente, e muito bem colocado.

Um abraço.

Pr. GG

Pastor Guedes disse...

Prezado Pr. Gualter,

A Paz do Senhor!

Agradeço por sua visita e comentário.

Além do sobrenome, temos amigos, preferências e conceitos em comum. Não somente o Pr. Marcello, mas o Pr. Flávio Constatino e o senhor são pérolas raras na blogosfera.

Sinto-me muito honrado com sua visita.

Abraço.
No Amor de Cristo!

Blog Durval disse...

Parabéns pelo texto e pelo blog - já tá add.
É pena, Pr Guedes, que o Bruno apareceu numa foto com uma Bíblia na mão, dentro do camburão. Se estivesse com a Bíblia uns 2 meses antes do crime, este não teria acontecido. Parece que ele pegou na Bíblia tarde demais - misericórdia pra ele e outros tanto quanto, porque para a moça morta...
Visita nosso blog, Pr, e um grande abraço,
Pr Durval.

Pastor Guedes disse...

Prezado Irmão Durval,

A Paz do Senhor!

Agradeço por sua visita e comentário.

Assistindo as entrevistas dá para perceber que sua avó e mãe adotiva parece crente (da Assembleia), mas é mesmo uma pena que tenha pessoas que só lembram da Bíblia na hora da prisão. Nunca vi o Bruno falando um "a" das Sagradas Letras, mas nunca é tarde. Também tenho verificado que muitas pessoas deixam para buscar o Senhor quando a tragédia bate à sua porta. Foi assim com Jairo, o Régulo e também do Centurião de Cafarnaum.

Deus abençoe sua vida.

Obrigado por seguir este humilde blog e tenha certeza que seguirei também o seu.

No Amor de Cristo!

Mulher Samaritana disse...

Pastor, nem sei o que dizer sobre a loucura que o ser humano, embriagado pelas riquezas e capaz de fazer. Entretanto creio que todos os envolvidos, participando do esquartejamento dessa moca, da agressao violenta ou so assistindo a tudo, tem agora nas maos a chance de olhar pro ceu, se arrepender por ser um monstro e se encontrar com o perdao de Jesus, sem interferencias. Creio que sem a participacao de movimentos gospel, esses homens estao tendo sua experiencia com o Senhor. So Ele para reconstruir essas pessoas. Com certeza o Bruno nao esta pensando no que ele perdeu financeiramente. Ele esta pensando no que ele fez com a Elisa. Ele deve estar mais perto de Jesus do que algum famoso jogador de futebol crente. Ele deve estar sendo alcancado pela graca da Cruz de Jesus. Sem isso tudo, de que forma o Bruno conheceria o Poder do Perdao de Jesus. O paraplegico no telhado teve seus pecados perdoados. A partir do arrazoamento dos ouvintes e que Jesus explicou que Ele tem Poder pra perdoar pecados e para prova-lo curou-o de forma maravilhosa. Quanto a Elisa, nao sabemos o que acontece na morte de alguem, seus misterios com O Criador. Eu oro pela pessoa que me levou a Igreja e que veio a suicidar-se 6 anos depois. Oro pelo meu pai que tinha odio de mim. Oro pela Elisa. Que nos ultimos minutos da vida deles, que o Senhor tenha conversado com eles e os levado para si, porque sao pessoas que eu amo e nao aceito a minha falha em ser mais madura, crista, orado mais por eles. Esses misterios pertencem ao Senhor. Quanto a nos, ficam as inumeras licoes que Elisa nos deixou: nao sermos demasiadamente loucos para nao morrermos fora do nosso tempo. Sem saber nada de Biblia, eles deram a Elisa uma morte digna de Jezabel. Nao sei se ela estava sendo sentenciada pelo Senhor. Mas, se uma pessoa como ela se chega a Jesus, Ele nao a mataria, com certeza. Quanto a Globo, isso mostra que o crente que conhece a Biblia deveria nao assistir essa emissora. E uma prova viva do unico valor que o ser humano tem para eles: sua conta bancaria. E quando vejo times evangelicos assinando contratos com o interesse obvio desse grupo, depois de anos construindo seus ministerios sem ajuda da Globo, e se mascarando pra ter mais exposicao de alcance aos perdidos, so lamento. E uma roda de escarnecedores. Nao sei se vale a pena. Muitas licoes disso tudo. Oremos pelo Bruno. Oremos pelo arrependimento de todos eles. Em Jesus. Amem.

Pastor Guedes disse...

Prezada Mulher Samaritana,

A paz do Senhor!

Obrigado pela visita e pelo comentário.

Sem dúvida que há esperança para o Bruno e os demais partícipes ou não partícipes (se provada a inocência) desse crime hediondo, todavia, muitos têm usado a Bíblia em julgamentos ou aparições públicas para demonstrar suposto arrependimento visando abrandar o coração da opinião pública e dos jurados em futuros julgamentos. Porém, entendo que o poder regenerador do Espírito pela Palavra está ao alcance de todo pecador, o mais vil.

Sem dúvida alma do Bruno é preciosa ao olhos do Senhor. Para quem perdoou o rei Manassés no A.T., A Mulher Adúltera, o Ladrão na Cruz, Maria Madalena no N.T. e a Mim...Nunca é tarde para se arrepender e ter um encontro com Ele. Mas, a alma da Elisa não era menos preciosa...

Deus lhe abençoe.
No Amor de Cristo!

Unknown disse...

Paz do Senhor, Pr. Guedes.
Fico muito honrado de tê-lo como amigo. É até redundante dizer que seu texto é de sempre de extrema inteligência e coragem.
Que Deus continue-lhe abençoando.

Abraços de seu humilde seguidor.

Eduardo Silva

“Se soubesse que o mundo se desintegraria amanhã, ainda assim plantaria a minha macieira. O que me assusta não é a violência de poucos, mas a omissão de muitos. Temos aprendido a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas não aprendemos a sensível arte de viver como irmãos.” Martin Luther King

Pastor Guedes disse...

Prezado Eduardo,

A Paz do Senhor!

Eu é que tenho a honra de ter você como amigo! E agradeço suas palavras de carinho.

Não quero mudar o mundo e nem o Brasil, mas se mudarmos algumas cabeças, ou melhor, se despertarmos algumas cabeças, já é o suficiente!

Ainda mais: fiquei sabendo que você é admirador do Rev. Martin Luther King Jr., que reputo o homem mais lúcido do Cristianismo das últimas décadas. Ninguém falava como ele, inteligente, eloquente e, esse sim, cheio de coragem e convicção pelos seus ideais de paz.

Grande Edu,
Fica na Paz!
No Amor de Cristo!

Hermes C. Fernandes disse...

Pastor Guedes,

Quero parabenizá-lo pela lucidez e discernimento com que tratou o tema. Tomei a liberdade de republicá-lo em meu blog. Espero que não se incomode.

Abraço.

Pastor Guedes disse...

Querido Hermes,

A Paz!

Agradeço por seu comentário simpático e visita ilustre.

Que grande honra a minha, ter um artigo meu em seu blog! Quero que saiba que admiro muito seu trabalho.

Fique à vontade para republicar este e outros textos.

É sempre bom ter você por aqui.

Forte abraço.
No Amor de cristo!

Tiago disse...

A paz do Senhor Pr Guedes,
para mim foi uma benção ter conhecido seu blog, peço sua permissão para sempre poder usar seus textos que são de grande edificação.

Que a imerecida graça do Eterno continue abundando em sua vida.

Um abraço.

Pastor Guedes disse...

Querido Irmão Tiago,

A Paz do Senhor!

Bênção é você para mim. Está autorizado querido irmão e que Deus continue abençoando sua vida. Visitei seu blog e gostei muito do que li.


Fica na Paz!
Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Elídia :) disse...

Parabéns, Pastor,um dos melhores textos que já li sobre o assunto até o momento, comentei-o no blog do Pr. Hermes pois não o conhecia. É raro formadores de opinião hj em dia dentro da AD, da qual faço parte. Obrigada pela sua visão ampliada e por favor, não a mude.

Lucas de Oliveira disse...

Pr. Guedes,
Paz!

Pela vida da Eliza que já se foi não há muito que se fazer. Mas pela família que a perde basta-nos a súplica pelo seu conforto.
Pela vida do Bruno, oremos pra que se cumpra o que o apóstolo Paulo sugeriu aos fornicários de I Coríntios 5 (não por ser o mesmo caso), mas que “seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.”, ou seja, que pague pelos seus atos, porém, tenha a oportunidade de conhecer O DEUS DE TODA A SALVAÇÃO. Ele, o Bruno que se encontra na situação de Efésios 2 v 3, encontre o Deus de Efésios 2 v 4.
Amém!

Pastor Guedes disse...

Prezada Irmã Elídia,

A Paz do Senhor!

Agradeço por sua visita e por seu comentário sintético e simpático.

O blog do Hermes é uma bênção e essa "ponte" já me trouxe muitos frutos, como, por exemplo, sua visita e comentário. Obrigado pelas palavras de incentivo.

Deus abençoe sua casa!
No Amor de Cristo!

Pastor Guedes disse...

Prezado Lucas,

A Paz do Senhor!

Agradeço por sua visita e por seu comentário.

Visitei seu blog e achei que a sua poesia é de muito valor. Continue sendo bênção para todos que lhe visitam.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Lucas de Oliveira disse...

Obrigado Pastor,

Tenho algumas poesias que julguei interessante pra postar no Blog a fim de apresentar o nosso Deus aos que não o conhecem, mostrar o que Ele tem feito aos que o conhece e, por fim, adorar a esse Deus todo poderoso, por Jesus Cristo.
Pelo seu comentário no meu blog, obrigado pela honra.

Paz!