quinta-feira, 11 de março de 2010

TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA PARA INICIANTES (INTRODUÇÃO)

Teologia Contemporânea é o estudo de Deus contextualizado com o nosso tempo e a evolução dos dogmas e dos pensamentos formados a respeito das doutrinas bíblicas frente aos desafios de nossos dias. A Teologia segue a História e, pelo menos historicamente, subdivide-se tal qual os períodos conhecidos. Para conhecermos melhor, devemos vasculhar na história da Teologia os fundamentos da Teologia Contemporânea, ou seja, percorrer os caminhos, os rastros ou pistas que formam o escopo da teologia do período em questão.

Um Pouco de História Antes de Kant
Teologizamos desde o Éden, mas para delimitarmos um ponto de partida é louvável que comecemos com a Teologia Patrística, isto é, a teologia desenvolvida pelos pais da igreja, os discípulos dos apóstolos e seus escritos indo até Agostinho.
Durante esse período a teologia era incipiente, com alguns erros crassos, por outro lado, dogmas que foram desenvolvidos nessa época dão sustentação, até hoje, às doutrinas mais fundamentais do Cristianismo. Nascida da necessidade de combater as heresias orientais no que diz respeito, principalmente à doutrina da Pessoa de Cristo, Sua Divindade e Sua Obra, foi responsável pela elaboração dos credos que defendiam a fé cristã, bem como pela exclusão dos hereges. Foi o berço da teologia cristã e um dos períodos áureos do saber teológico.
Mais tarde veio o papado e deu-se início ao período conhecido como Idade Média ou Idade das Trevas, como preferem alguns, porque pouco ou quase nada se descobriu na área do conhecimento científico. A Igreja tornou-se a detentora do poder religioso e temporal, logo todo saber estava sob seu controle e dizia o que era certo ou errado, como detentora do conhecimento.
Podemos dizer que Tomás de Aquino foi o mais importante teólogo da Idade Média. Usando a lógica aristotélica, procurou sintetizar os princípios da fé e da razão e provar pela razão a existência de Deus, valendo-se de argumentos racionais. Aquino entendia que o homem poderia encontrar Deus pela razão e assim desenvolveu uma teologia natural ao casar a teologia com a filosofia. Na realidade, Tomás de Aquino foi um monstro do saber e até hoje sua doutrina é utilizada pela cúria romana.
Nos tempos de Tomás, os intelectuais eram clérigos, quer dizer, tinham formação nas Universidades Católicas (um dos legados da Idade Média), logo a Europa tinha uma formação católica e nada parecia ameaçar a hegemonia da igreja do papado, pelo contrário, estava consolidada a civilização cristã, com reis e príncipes sujeitos ao bispo de Roma. Mas, não por muito tempo. A sociedade estava mudando e a igreja desse tempo não acompanhou as mudanças, ou como diz Jonh Landers: “não descobriu recursos para manter-se diante das novas realidades”. O sistema feudal havia surgido durante as invasões bárbaras, é nesse período que houve um esvaziamento nas cidades, o comércio quase desapareceu e as pessoas viviam em condições de subsistência agrícola.
A sociedade feudal era composta por três classes: nobres (cavaleiros que protegiam os lavradores e as terras), clérigos (a igreja) e camponeses (lavradores).
Com a volta da paz, as cidades voltaram a crescer e com elas os comerciantes, os artesãos. Os novos moradores da cidade não eram nem nobres, nem camponeses. Nasce então a classe média. Os comerciantes tornaram-se ricos, mas não tinham título de nobreza. Precisavam ter reconhecida sua superioridade, mas a igreja não abria as portas das universidades, senão para os clérigos, daí então, a resposta aos problemas foi: “humanitas”. Os humanistas pretendiam desenvolver toda a capacidade do indivíduo e por isso esse novo estilo de educação veio a chamar-se humanismo. Onde poderiam encontrar um currículo mais humanizante? Entenderam que Roma, que havia declinado, teve seu momento de ouro, e se retornassem aos escritos dessa era áurea poderiam reviver os dias gloriosos do Império Romano, em outras palavras alcançariam o conhecimento dos antigos apesar de pagãos.
Buscando conhecer os escritos de Virgílio, Sêneca, Cícero, Ovídio e outros, denominaram o seu próprio tempo de Renascença, em contraste com o período de mil anos de trevas de onde acabavam de emergir. Contudo, em sua busca pelos clássicos, não encontraram um modelo para a moral e a religião, mas modelos para a arte e literatura. É interessante observar que os humanistas não rejeitaram o cristianismo e a religião, e isso fez com que eles também buscassem indagações sobre a Bíblia nos originais. Descobriram pelos estudos que os padres de seu tempo não conheciam o grego e o hebraico e “mal rezavam a missa em latim”, e mais importante, descobriram que havia uma lacuna, uma distância muito grande entre o Cristianismo apresentado no Novo Testamento e a prática religiosa de sua época.


A Reforma
Com as invasões dos bárbaros e a queda de Constantinopla (1453), marcou-se o início do período da história chamado de História Moderna. Tempo das grandes navegações e conquistas de portugueses e espanhóis, tempo dos descobrimentos, tempo do renascimento artístico, literário e avanço em todas as ciências como matemática, física, entre outras.
Com o declínio de Roma, os reis que estavam sob seu cetro começavam a rejeitar a autoridade do papa como representante de Deus na terra e contestavam seu domínio temporal sobre suas terras. Dentre as muitas arbitrariedades, a venda de indulgências foi a gota d’água que faltava para eclodir a reforma.
Mas, foi do estudo das Escrituras que surgiu a Reforma Protestante. A teologia dos reformadores era também um retorno aos escritos antigos, as Escrituras. O período de Tomás de Aquino ficou conhecido como Escolasticismo ou Tomismo (sec. XIII e XIV), quando defendiam uma teologia natural onde o homem poderia encontrar Deus pela razão. A Reforma Protestante rompeu com a filosofia escolástica e voltou à Palavra. O lema dos reformadores foi: Sola Scriptura, Solus Crhistus, Sola Fide, Sola Gratia e Soli Deo Gloria! Após a reforma o período de 1618 a 1648 ficou conhecido como Guerra dos Trinta Anos. Somente entre os alemães, calcula-se que morreu um terço da população. Começa-se então a questionar o valor da religião. Depois de “mil anos de trevas”, a tentativa de restauração desencadeia um genocídio jamais visto numa sociedade dita cristã. Inicia-se uma busca para solucionar o problema da guerra, contudo, a essa altura o mundo já havia mudado o suficiente para estabelecer uma idéia antropocêntrica, capaz de mudar a história e dar novo rumo à humanidade, sem Deus.

Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos.

12 comentários:

Natanael Lima disse...

Meu caro amigo! Paz do Senhor Jesus!

Que bom esse artigo. Muito esclarecedor e pertinente. Não desmerecendo os outros temas, mas os estudos e artigos de TEO são a sua "a sua cara".
Abs,
Nata.

Pastor Guedes disse...

Caro Nata,

Obrigado por suas palavras de carinho. Seu blog também tem artigos excelentes!

Da próxima vez deixa o endereço de seu blog.

Abraço.

ROBSON SILVA disse...

Nobre Pr. Guedes,

Quero rogar publicamente que me perdoe pelo deslize de manter vosso nome e endereço do blog na lista dos que aderiram à campanha pela UNIDADE NO CENTENÁRIO das ADBs.

A bem da verdade vosso blog foi uma indicação pessoal minha, tendo-lhe inclusive encaminhado pelo menos uma dúzia de e-mail até a publicação oficial.

Por fim, no meio de tantos e-mails que iam e vinham confirmando a adesão, devo ter-me destraído com relação a vossa abstinência.

Lamento profundamente tê-lo envolvido nisso sem a vossa anuência.

Estarei removendo imediatamente o vosso nome da lista. Desejando o irmão poderei ainda publicar um retratação em meu blog e encaminhá-la também por e-mail aos demais companheiros.

Não tive a intensão de comprometê-lo.

Certo de que este lapso não abalará a nossa amizade,

Despeço-me no amor fraternal que convém aos santos de Deus em Cristo.

Pb. Robson Silva
Prossigo para o Alvo... Fp 3:14

Pastor Guedes disse...

Caro Robson,

Somos irmãos e nos conhecemos já há algum tempo para sabermos que tratou-se de um pequeno equívoco, e como disse o Pr. Geremias: uma falha de comunicação.

Por favor não se dê ao cuidado de tocar no assunto novamente, seja em seu blog ou no meu (ou em outra esfera), posto que tudo está perfeitamente esclarecido e resolvido. Espero continuar gozando de sua amizade, assim como dos demais obreiros e blogueiros onde essa polêmica chegar.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Pastor Geremias Couto disse...

Caro pastor Guedes:

Nosso contato permitiu-me a chance de conhecer um excelente blog, que luta por causas pelas quais também luto. Valeu a pena.

Parabéns. Virei aqui outras vezes e já me tornei seguidor.

Abraços!

Anônimo disse...

Prezado Pastor Guedes,

Fico maravilhado com a disposição de vidas como a sua, esmerando-se para proporcionar excelente conteúdo de edificação à todo povo de Deus.

Pastor Guedes disse...

Prezado Pr. Geremias,

Deus tem caminhos distintos dos nossos!

Sinto-me muito honrado por seu comentário, por suas palavras elogiosas e também por tê-lo em meu quadro de seguidores.

Fico feliz por sua amizade.

Abraço
No Amor de Cristo.

Pastor Guedes disse...

Prezado Anônimo,

Obrigado pela visita e por seu comentário muito simpático!

Caso eu consiga o esmero que você vislumbrou (e expressou), serei um homem realizado teológica e ministerialmente.

Que Deus lhe abençoe.

Abraço.

Anônimo disse...

Deus o abençoe Pastor! O convido também para conhecer o meu blog: http://freelives.wordpress.com

Um grande abraço e Deus abençoe!

Pastor Guedes disse...

Prezado Free,

Obrigado pela visita e terei o maior prazer em visitar seu blog.

Abraço.

THIAGO JESUS disse...

Paz do Senhor,Pr.Guedes !

Bom Artigo,e ajuda a entrarmos pelo caminho correto da teologia contemporânea.

Deus Abençoe !!

Abraços !!

THIAGO JESUS

Pastor Guedes disse...

Caro Thiago,

Obrigado pela visita. Já estou com saudades!

A Paz!