![]() |
Obra: Padre Eterno. Deus rodeado de anjos. Séc. XVI, 1a. metade. |
A EXISTÊNCIA DOS ANJOS
Quando estudamos as Doutrinas Bíblicas, é natural surgir uma pergunta: Dentro do Plano de Deus e sua criação, qual ou quais foram as primeiras ações de Deus? Ou podemos questionar também: houve alguma outra ação de Deus antes que Ele criasse o mundo e o homem? (usamos a expressão “primeira” porque estamos considerando o tempo como linear).
A resposta que a Bíblia nos apresenta é que, antes que Deus criasse o mundo e todas as coisas, Ele criou alguns seres, dotados de grande inteligência, força e formosura, a quem a Bíblia chama de anjos (Jó 38.6,7). A escola de Alexandria, que adotava o modo de interpretação alegórico, via em Gn. 1.1, a criação dos céus como sendo a criação das coisas espirituais. Isto é, as criaturas espirituais teriam antecedido as corpóreas e físicas. Assim, quando diz “no princípio criou Deus os céus”, está se referindo aos seres celestiais, e quando diz “e a terra”, está fazendo referência ao mundo físico.
Nosso interesse em estudar a Doutrina dos Anjos é porque estamos interessados em conhecer toda a revelação que Deus nos concedeu através de sua Palavra.
A existência dos anjos na Bíblia pode ser constatada em ambos os testamentos. Eles aparecem como “espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação” (Hb. 1.14).
PODEMOS ESCLARECER A ORDEM DA CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS DA SEGUINTE MANEIRA:
- ANTES DE TODAS AS COISAS – DEUS, O CRIADOR;
(PERFEITO EM SI MESMO , CONTEMPLAVA-SE A SI MESMO, MAS CHEIO DE AMOR, QUIS ESTENDER SEU AMOR, JUSTIÇA, SANTIDADE E PERFEIÇÃO PARA OUTRAS CRIATURAS).
- PRIMEIRO: O MUNDO ESPIRITUAL – OS SERES CELESTES EM SUAS ORDENS PRÉ-ESTABELECIDAS POR DEUS;
- SEGUNDO: O MUNDO FÍSICO – O UNIVERSO, A TERRA, OS ASTROS, IGUALMENTE PRÉ-ESTABELECIDOS POR DEUS;
- TERCEIRO: A VIDA SOBRE A TERRA – OS SERES VIVOS, (INCLUSIVE, O HOMEM É UM MISTO DE COISAS ESPIRITUAIS, INVISÍVEIS, INCORPÓREAS COM COISAS FÍSICAS, MATERIAIS E CORPÓREAS).
Anjos ( hb.mal’ak - gr. angellos ).
A palavra “anjo” significa “mensageiro”. O termo anjo no sentido literal sugere a idéia de ofício – ofício de mensageiro – e não da natureza do mensageiro. Trata-se de uma palavra usada não apenas para os seres angelicais, mas também para os mensageiros humanos (I Re. 19.2; Lc. 9.52). Foi Jerônimo, na tradução da Vulgata Latina, quem primeiro fez a diferença entre mensageiros humanos e celestiais, usando a expressão “nuntios” para mensageiros humanos. Porém, seu uso, quando se tratando desses seres, indica que eles são enviados sempre como mensageiros, ou, como que designados a cumprir determinada missão.
- É uma verdade revelada na Bíblia (Jo. 1.51);
- A existência dos anjos é ensinada em pelo menos 34 livros da Bíblia;
- A expressão “anjo” (mensageiro) ocorre cerca de 275 vezes nas Escrituras;
- Cristo falou claramente sobre a existência dos anjos (Mt. 18.10; 26.53).
Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos.
A Paz do Senhor, nobre amigo Pr. Guedes.
ResponderExcluirQue negócio é esse de injustiça? Onde é que já se viu? A sua visita ao nosso blog e os comentários alí postados já são por si só a prova de que temos feito (ainda que limitadamente) um trabalho a altura da vossa atenção... Para mim é muito mais que uma "recomendação", é uma chancela!
Parabéns mais uma vez pelo brilhante iniciativa de nos por a par de um estudo tão importante, principalmente no presente momento, em que o "ministério angelical" tem sido deveras deturpado pelo neopentecostalismo...
Um forte abraço, e minha sincera gratidão pela recomendação.
N'Ele,
Robson Silva
PPA
Nobre Amigo Robson,
ResponderExcluirA Paz do Senhor!
kkkk Escrevi injustiça porque não acho justo você divulgar meu blog entre os seus recomendados e eu não fazer o mesmo. Sinto-me honrado com sua visita também!
Obrigado por acompanhar esse estudo sobre os anjos e, por favor, fique à vontade para acrescentar textos ?ou opiniões.
Forte Abraço.
No Amor de Cristo!