quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

NATANAEL RINALDI, MEU PRIMEIRO MESTRE DE TEOLOGIA, PARTIU PARA A ETERNIDADE.

Resultado de imagem para natanael rinaldi
É com profundo pesar, que comunico a entrada nas mansões celestiais, do amigo, professor e Mestre, Pr. NATANAEL RINALDI, aos 89 anos, o maior ícone entre os apologistas da Igreja evangélica brasileira.

Natanael Rinaldi, faleceu hoje - 24.02.2016, às 4,30h desta madrugada, em Santos - SP, onde residia, exatamente uma semana após a partida da sua querida esposa, irmã Paulina Camargo Rinaldi.

O Brasil perde um evangelista nato, desde o início da sua fé cristã, apologista dedicado, intenso e suas atividades até o fim da vida.

Apesar da idade avançada, e o pedido dos médicos para que reduzisse seu rítimo de trabalho, Pr. Natanael Rinaldi simplesmente não parava, evangelizando, produzindo e apresentando seu Programa de rádio "Consultando a Bíblia"em diversas emissoras de rádio e TV, ensinando em seminários e conferências, evangelizando pessoalmente, e ainda ministrando nos cultos da Igreja Evangélica da Paz, na cidade de Santos, igreja que ajudou a fundar, junto ao seu filho, Pr. Natanael Rinaldi Filho.

Pessoalmente, perdi um Mestre. Fui apresentado ao Senhor, quando do meu nascimento, pelas mãos desse servo de Deus, ainda na Assembleia de Deus - Ministério de Santos, quando meus pais com ele congregavam. Desde a infância, aprendi o trabalho e a necessidade de a Igreja se envolver e praticar o evangelismo e o combate às seitas heréticas com ele.

Pr. Natanael Rinaldi não somente ensinava a Igreja a praticar o evangelismo e o combate as seitas heréticas, mas dava o exemplo indo à frente do rebanho.

Teólogo respeitadíssimo, com uma carreira de mais de 60 anos na defesa da fé cristã. É o autor e revisor da grande maioria das notas de rodapé da "Bíblia Apologética de Estudo" e também na revista "Defesa da Fé" editada por pelo amigo e pastor Jamierson Oliveira. Entre sua vasta produção e pesquisas, apostilas, livros, vídeos e artigos, Rinaldi é co-autor com o pr. Paulo Romeiro na obra "Desmascarando as seitas" (CPAD), considerada um marco na literatura evangélica. Foi pesquisador e Presidente por vários anos do lCP - lnstituto Cristão de Pesquisas

Entendo que o trabalho clássico e evangelização e o combate intensivo e incansável às seitas heréticas perde um combatente, um guerreiro que cumpriu a sua missão, mas o céu ganhou no dia de hoje.

Que o Eterno conforte o coração dos familiares, da Igreja e de todo o mundo evangélico brasileiro.

Natanael Rinaldi cumpriu a sua missão, cumpramos nós agora a nossa parte.

Vi no Blog: Pointh Rema

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

PROBLEMAS NA IGREJA E A NECESSIDADE DE UMA PSICOLOGIA CRISTÃ


A atuação da Igreja tem sido voltada durante centenas de anos para a evangelização e missão entre os povos. Não está errado esse modo de ver a ação daquela que é a agente e porta-voz do Reino. Em uma nação considerada evangelizada, cuja igreja consegue andar com seus próprios pés, sem a ajuda missionária, ou seja, passada aquela fase de estruturação em bases sólidas, a igreja tende a cuidar de seus próprios problemas e enviar missionários. Esse novo período abre os olhos da igreja para os problemas espirituais e sociais ao seu redor e abre espaço para uma crítica social: É válido ganharmos o mundo e perdermos os nossos filhos? Li em um livro que Luis Palau, depois de pregar em uma prisão, veio uma multidão tão grande de homens à frente que, em menos de uma hora, deparou-se com um novo problema: o nascimento de uma igreja enorme. O pregador começou a chorar e a perguntar-se: “E agora, quem cuidará dessas almas?”.

A igreja brasileira cresceu antes do tempo previsto e os líderes não se deram conta de seu crescimento, tendo hoje um problema estrutural. Basta ver os templos das Assembleias de Deus ontem e hoje. Ontem, templos pequenos, para 200 pessoas no máximo, com dois banheiros e uma salinha para secretaria e tesouraria. Mais tarde, não tendo mais para onde crescerem, inventaram as galerias. Ainda não haviam salas para Escola Dominical, aconselhamento, berçário, fraldário, estacionamento, etc. Assim como não nos preparamos para essa realidade, igualmente não nos preparamos para o crescimento vertiginoso que o movimento evangélico está experimentando no Brasil. Hoje os templos são construídos para milhares, estacionamentos amplos, com salas para todos os departamentos, inclusive escolas teológicas, o que era visto com maus olhos, principalmente no meio pentecostal.

Embora nossos pastores estejam fazendo o melhor para suas comunidades no que diz respeito às acomodações, estamos diante de um problema talvez ainda maior. Os divórcios, os relacionamentos e a saúde psíquica dos membros de nossas igrejas são de causar espanto! Nunca se viu tantos casamentos desfeitos, lares desestruturados, crentes estressados, carregados de ansiedade, hipertensos, com síndrome de pânico, transtorno bipolar, depressão e problemas cardíacos. A correria de nosso tempo, as angústias e frustrações por não terem alcançado seus objetivos na vida, tem levado muitos crentes aos tribunais, às terapias de casais, às clínicas psicológicas e psiquiátricas como nunca.

Precisamos acordar para os benefícios trazidos pela Psicologia para a realidade das igrejas. Não que deva substituir a ministração da Palavra nos cultos e nas reuniões terapêuticas, não é isso! Não é desprezar o dom de Deus, a consolação do Espírito, as clínicas que já existem nas igrejas, as formas de aconselhamento e terapia ou os núcleos de reabilitação familiar, mas ousar e antecipar-se aos fatos, fazendo com que os pastores das igrejas atuem ao lado de pastores-psicólogos e estes últimos tenham espaço em nossas atividades pastorais para resgatar a auto-estima do povo de Deus, aplicando não puramente princípios freudianos ou junguianos, mas bíblicos: cristológicos, paulinos ou aqueles encontrados nos livros sapienciais e nos profetas.

Ouvi por esses dias um sermão interessante: “Correr Menos e Confiar Mais”. Muitos cristãos perdem tempo e se desgastam com coisas frívolas, e correm tanto como se fossem salvar o mundo e colocar todas as coisas em ordem – não vão! Quantos pastores estressados hoje porque deram mais de suas vidas para as igrejas que pastorearam e menos para si e para sua família; deram-se além dos limites humanos e hoje sofrem angústias, andam depressivos e confessam: “Se tivesse que fazer tudo de novo, eu faria, mas de outro modo, de um modo mais inteligente: valorizaria mais a vida, a família, as pessoas e menos as instituições”.

Temos tempo para consertar tudo isso, se encararmos o problema de frente e investirmos mais no aconselhamento na área familiar e criarmos uma clínica pastoral, inclusive para o pastor e sua família; se investirmos mais na área bíblica-psicológica; se considerarmos mais os relacionamentos frente ao individualismo e a concorrência, inclusive dentro das igrejas; se apreciarmos mais as pessoas que as coisas e mais a família que os projetos humanos; se olharmos as aves dos céus e os lírios do campo (Mt. 6.25-34) e fugirmos da correria da modernidade; se frequentarmos e descansarmos mais no divã de Deus; se valorizarmos mais os indivíduos que as construções de concreto; se preferirmos o amor ao próximo à frieza dos códigos estabelecidos e perpetuados pelo tempo (Mt. 23.4). Falamos muito sobre doenças psicossomáticas em nossos púlpitos, somos dados a interpretar sonhos, mas temos medo de aprofundarmos a questão e perdermos o carisma, porém se entendemos biblicamente que o homem é pneuma, e psiquê, e soma (I Tss. 5.23), devemos ajudar e procurar salvar (curar) o homem todo.

Creio que todo cristão está justificado posicionalmente em Cristo (Rm. 5.1,2; II Co. 5.17), que será salvo todo aquele que invocar o nome do Senhor (Rm. 10.13) se permanecer até o fim (Rm.11.20,21). Mas, também creio que Deus quer salvar e curar almas com um passado trágico (Jo. 4), desesperadas, beirando o suicídio (At. 16.27-31). Podemos levá-las à sanidade, ao equilíbrio e vida plena, pela Palavra e pelo Espírito, com a ajuda de todas as ciências que Deus disponibilizou para o nosso bem estar para viverem em abundância de vida (Jo. 10.10). Nada melhor que aproveitarmos o tempo da expansão da Igreja para cuidarmos melhor de nossos filhos na fé. Temos espaço físico e aparelhos para fazê-lo, basta despertarmos para essa nova realidade. 

Acabei de receber um email de uma moça que se afastou da igreja e em uma relação com o namorado, engravidou. Com medo do que pudesse acontecer no futuro, abortou e hoje não dorme direito com a consciência em crise, com pesadelos, com choro contínuo e depressão, pois sabe que cometeu um assassinato, posto que conhecia a verdade. Com medo do futuro, tomou uma decisão errada e hoje o passado a atormenta. E agora?! Alguém dirá: “Vamos orar!”. Perdoem-me se pareço descrente do poder da oração, porém a Bíblia diz que “a oração de um justo pode muito em seus efeitos” - mas não que pode tudoEssa irmã precisa mais que oração, precisa de acompanhamento psicológico, de abraço, de afeto, de carinho, de ajuda médica, caso contrário será o próximo caso de depressão profunda a dar entrada nas estatísticas das clínicas psiquiátricas ou mais um caso de cristão suicida.

Maranata. Ora Vem Senhor Jesus! 
Deus abençoe a todos.