domingo, 24 de novembro de 2013

CAIO FÁBIO LIBERA SEXO ANTES DO CASAMENTO E ACHA "NATURAL" SE AS PESSOAS SE GOSTAM

Sexo antes do casamento pode? Caio Fábio diz que sim!


Caio Fábio divulgou mais um vídeo insano, para não dizer polêmico, a ponto de até alguns dos seus seguidores estranharem suas declarações a respeito do sexo antes do casamento. No vídeo, o psicanalista clínico e escritor, que se intitula pregador do Evangelho da Graça de Jesus, defere uma declaração antibíblica, frouxa, liberal, ao se omitir perante a prática da relação sexual antes do matrimônio e nas entrelinhas deixar claro que para ele não há problema algum.

Assista ao vídeo abaixo:




Nunca escondi que acompanhava o Caio Fábio, até escrevi sobre a possibilidade de conviver com algumas de suas percepções de mundo. Francis Shaeffer sugere em sua obra “A igreja e o mundo que a observa” que oremos pelo clã dos teólogos liberais e que saibamos conviver com eles em amor, porém sem abrir mão da Verdade e do discurso que desmascara mentira. Contudo, de uns dias para cá o tal “Caião” anda melando tudo e eu não quero me sujar, nem por osmose!

Sua Teologia humanista e liberal é destrutiva, deixa tudo solto, a gosto do freguês – nada mais parece ser pecado, tudo é relativo!

O blogueiro Rodrigo Ribeiro revoltado com a visão do Caio registrou: “Eis o ministério deste lobo: deixar pecadores tranquilos em seus pecados. Um dia dará contas a Deus!”

FONTE: VI NO BLOG DA RÔ.

31 comentários:

Newton Carpintero, pr. e servo. disse...

Caro pr. Guedes,

Paz amado!

Creio que está visível em todos os sentidos a máscara de Caio Fábio - quem eu considerava há muitos anos quando da sua posição diante de Deus como aquele que pregava o Evangelho da Verdade.

Sinto a tristeza em vê-lo desta forma deprimente e inconsistente diante da fé que um dia abraçou.

Triste vê-lo perdido em um caminho sem graça e sem a VERDADEIRA GRAÇA de Deus.

Os sintomas são muitos desde que entrou por um vendaval de atalhos produzidos por sua consciência, esta, já dilacerada pelo conhecimento humano e sem as referências da consistência bíblica e real ao verdadeiro evangelho.

Que sirva ao menos de exemplo, aos que não vigiam, ou não se cuidam, e se desviam quando acreditam possuirem suas próprias verdade e interesses pessoais.

O Senhor seja contigo, nobre pastor,

O menor.
O Senhor seja misericordioso com o Caio Fábio

Anônimo disse...

DEIXO TAMBÉM ESTE PENSAMENTO SOBRE O TEMA, ANALISEM !:

http://www.youtube.com/watch?v=3623neA7lNw

PaBliTo disse...

Cresci ouvindo isso:
"Sexo antes do casamento é pecado."
Casamento aí seria o que?
Civil e Religioso?
Convenções de boas maneiras?
Ah, vá para a TONGA!
Quando um casal decide se unir monogamicamente, de caso pensado, QUEM IRÁ SER MAIOR: a certeza que os aproxima ou a aprovação de terceiros?
Sinto informar: já estão casados os que tomam a decisão de viverem juntos.
Oficializar é mero detalhe e ninguém é obrigado a isto.
Pecado é não entender cultura e usar trechos da Bíblia para INFERNIZAR os outros.

Cotinha disse...

Nossa não sei porque os espantos a não ser porque isso é sempre tema de encontro de jovens, congressos e por ai vai, sempre tem estes assunto nas apostilas e porque ? se a Bíblia já diz ??? qual é a duvida dos crentes se anos já se tem as respostas? Mas ai vem um e e interpreta a Biblia como ela é pra nós para as pessoas normais para as pessoas que são gente seres humanos como Jesus.Quem casa é o amor e pronto é oque a Bilbia diz, o proprio Deus é amor e se há amor há casamento quando digo casamento estou falando de CASAMENTO mesmo e não de serimonia religiosa ou no cartorio, que nem mesmo o cartorio é capaz de casar alguem somente o amor faz alguém se casar o resto é burocracia essa é a realidade de Deus para vida do ser humano, imagine o que seria se nao tivéssemos mais cartorios??? todos que ainda nao forem casados iriam ficar sem sexo kkkkk, quanta hipocrisia dar mais valor a uma cerimonia a um cartório do que ao AMOR entre duas pessoas que querm viver juntos que querem estar em paz e servir a Cristo sempre com amor....

Pastor Guedes disse...

Caros Leitores,

É uma pena que muitos cristãos, em nome e em defesa de uma "cultura" moderninha, queiram banalizar o casamento. Sempre se pregou que sexo antes do casamento é pecado. Basta lermos o que Paulo escreve aos coríntios, quando diz que não devemos nos abrasar e "SE CASAR, NÃO PECA". Alguém pode alegar que abrasamento aqui não é sexo. Ok, então o que dizer do significado da palavra "fornicário"? Sei que outros terão respaldo para afirmar que fornicário está ligado a "fornix" (do latim), o portal onde as prostitutas ficavam esperando por seus amantes e que esse termo está ligado a uma vida devassa e etc.

O que está acontecendo é que ao legitimarmos uma relação antes e fora do casamento, estamos banalizando a instituição casamento, criada por Deus, e mais: destruindo os valores da família. Quem garante que esse casal em questão, que hoje estão unidos nessa relação serão unidos para sempre?! É bem verdade que muitos estão casados e ainda não estão "unidos", mas liberar o sexo antes do casamento é liberar a promiscuidade, é dizer para os jovens: "Se você gosta dela pode transar a vontade, desde que seja somente com ela". E um jovem que tiver dez namoradas e transar com as dez, como fica?! Rasguemos as páginas da Bíblia que tratam sobre o assunto, a Constituição, os bons costumes, os valores e os princípios cristãos em nome de uma cultura moderna e sem compromisso com a Bíblia Sagrada e com a Família.

Nem Caio Fábio com toda a sua "sabedoria" e nem ninguém está acima da Bíblia Sagrada. A verdade é que o nosso amigo deixou de ver a Bíblia como a Palavra de Deus e quando isso acontece, tudo é relativo, tudo é permitido. Não teve coragem de dizer ao jovem que sua situação é de pecado, mas tem coragem para criticar todos os outros trabalhos que não seja o "Caminho da Graça". Absurdo.

Sou pecador e não quero apontar os erros do Caio, ou Caião, como chamam seus seguidores, mas defender o sexo antes do casamento está para além da doutrina dos nicolaítas.

ACORDEMOS!!! É O FIM DOS TEMPOS!!!

Abraço a todos! No Amor de Cristo. Esse sim foi (e é) Santo e nenhum engano se achou em sua boca!!!

Anônimo disse...

1 - Deixará o homem pai e mãe.

2 - Unirá-se à sua mulher.

3 - Tornará-se uma só carne.

Há os que acham que casar é apenas realizar o passo 3. Ok, casar não é cerimônica, e não é instituição civil.

Mas a bíblia não abre mão das três etapas acima. Jesus inclusive as reforçou, apesar de ser uma passagem de Gênesis.

Tem muito seguidor de Caio Fábio que só quer a etapa 3. Ora, não quer cerimônica, não quer civil? Ok. Mas saia da casa dos pais. Una-se de forma PÚBLICA à sua mulher e não apenas escondido debaixo dos lençóis, deixando de forma pública e clara que agora vocês são um casal e aí sim faça a consumação do casamento através do sexo.

Fugir disso é arrumar desculpa para ter sexo com a namorada. Só isso.

Anônimo disse...

Me explique o que é o namoro atual de acordo com a bíblia? Beijo na boca de língua, para muitos é mais íntimo que o próprio sexo, as prostitutas que o digam...

Dadá Alves. disse...

É cômodo viver no pecado,ainda mais quando si vem um incentivo da parte de quem si diz ser um evangélico,um conhecedor da Bíblia,Caio Fábio sabe muito bem que sexo praticado antes do casamento é um pecado,quando praticamos sexo antes de si casar,estamos cometendo pecado contra o nosso próprio corpo que é o templo do Espírito Santo,essa geração de hoje está banalizando tudo,inclusive a palavra de Deus.O verdadeiro cristão temente a Deus não vai cair nessa,vai aparecer muitos Caios Fábios por aí,usados pelo Diabo o pai da mentira para iludir,enganar etc...hoje ele fala que sexo praticado antes do casamento com que gostamos tá liberado,amanhã ele vai falar que é preciso fazer com mais outra pessoas até ter-mos certeza de quem realmente amamos para não cometer o erro do casamento falido.Despertam os que dormem geração tola que não temem a Deus.

RicoFerraz disse...

Ja está escrito, anunciado e repetido: Deus não muda, não se arrepende e não se engana. Cada um deve, sim, escolher o que quer plantar, mas nao poderá escolher o que irá colher.
Sou apaixonado pelo o que Deus diz, apesar de demorar muito em algumas situações para entender o que isso significava. Porém, façam suas escolhas. Sua sorte será lançada!!

RicoFerraz disse...

Ja está escrito, anunciado e repetido: Deus não muda, nãose arrepende e não se engana. Cada um deve, sim, escolher o que quer plantar, mas nao poderá escolher o que irá colher.
Sou apaixonado pelo o que Deus diz, apesar de demorar muito em algumas situações para entender o que isso significa. Porém, façam suas escolhas. Sua sorte será lançada!!

Anônimo disse...

Acredito que o conselho do Caio Fábio ao casal foi mais sobre o "amor", em não usar um ao outro, e viver com sinceridade. Nisso ele está correto. Óbvio que nós evangélicos cobramos logo o casamento nestas situações. Mas e quantos casais casaram forçados, porque a família, a igreja, enfim, toda a comunidade religiosa impôs: "Tem que casar!"(?) Sim, ótimo, se tem que casar, que se casem. Mas lembrando que muito antes de existir cartórios, papéis, o casamento já existia. Não é um estatuto ou pedaço de papel que define o casamento em si. Do contrário não haveria tantos adultérios que acontecem nas igrejas! Caio, após os conselhos, poderia ter dito no final, para se casarem, porque até então seu conselho é apreciável. Mas deixou para seus críticos fazerem a festa. Um prato cheio para quem, em época remota, se rasgava de ódio a cada novo livro, fita, que saia nas livrarias evangélicas, e abria a mente do povo, libertando-os da escravidão religiosa. Quando um de nossos colegas pastores caem, em adultérios, orgias, alguns até presos por estupro, estouram na mídia, o que dizemos? "-O homem é falho!" Não podemos dizer o mesmo do Pr Caio Fábio?! Tem que chamá-lo de "lobo"?? Está inválido todos os seus conselhos e pregações?! Pelo que sei, Salomão também caiu, e não lemos mais o livro de Provérbios, na Bíblia, que é a Palavra de Deus, mas cujo autor é o próprio Salomão?! Espero que, na SINCERIDADE cristã, em honestidade no amor ágape, este comentário não seja excluído. A Paz do Senhor. Pr Souza. RJ.

Alan Silva disse...

SE CAIO FABIO TIVESSE CAIDO SOZINHO ELE E DEUS PODERIAM SE CONSERTAR PORQUE NINGUÉM PODE JULGAR O CAIO, MAS ELE CAIU E QUER LEVAR MULTIDÕES COM ELE !! AGORA ELE NÃO TEM DESCULPA!!

Alan Silva disse...

o caio fabio caiu e ninguém poderia julga-lo se isso ficasse entre ele e DEUS!! porém agora ele quer levar milhares com ele através de uma doutrina do DIABO! Agora ele não tem desculpa!!

Anônimo disse...

Esse homem ta maluco, o diabo cegou ele.

Anônimo disse...

È verdade este homem, está maluco!
mas ele não será o primeiro e nem o último, assim como Paulo foi chamado de Louco em Atos 26:24, outros serão chamados, agora cego pelo diabo já não posso dizer, pois não tenho respaldo Bíblico, para dizer que o diabo cega as pessoas. Disse-lhe o Senhor: "Quem deu boca ao homem? Quem o fez surdo ou mudo? Quem lhe concede vista ou o torna cego? Não sou eu, o Senhor? Êxodo 4:11

Paz de Jesus Cristo a Todos!

Marcos Gomes - SP

Pastor Guedes disse...

Caro Marcos Gomes, a Paz do Senhor!

Obrigado pela visita e pelo comentário.

Eu poderia calar-me, mas somente a título de informação, a Bíblia diz em II Coríntios 4.4 que "...o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos...", logo, o diabo cega as pessoas sim e sua arma é a incredulidade.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo.

Anônimo disse...

Caro Pr. Guedes, agradeceu pelo respaldo. aprendi um pouco mais...

Acredito que eu esteja ficando, incrédulo, pois é tanta gente pregando o evangelho com entendimento diferentes, parece que estamos em uma guerra (teológica), um jugando o outro, quem sabe mais, quem sabe menos, tudo pelo poder e assim vai. em quanto os incrédulos, que precisam de Crê no evangelho de Jesus Cristo, continuam incrédulos, pois há uma divisão entre os chamados Cristãos ou evangélicos. E enquanto eu não fique totalmente incrédulo, vou procurar aprender um pouco mais, meditando na Palavra de DEUS, assuntos como este, com auxilio do Espírito Santo e com os irmãos em Cristo.

Muito Obrigado e que o Senhor Jesus continue sendo o nosso modelo de vida.

abraço,

Marcos Gomes

Pastor Guedes disse...

Caro Irmão Marcos Gomes,

Concordo com seu ponto de vista. O Evangelho está esfacelado atualmente e nem parece cristianismo o que se prega nas mídias sociais. Também eu estou ficando incrédulo acerca de uma reação a favor da união de tantos pensamentos diversificados. Esses pensamentos tomaram forma de ideologias, de doutrinas, que viraram religiões dentro do próprio Cristianismo, ou seja, seitas evangelicais.

Vamos seguir em frente meu irmão, pois a Igreja é uma Instituição divina e, portanto: COISA SÉRIA.

Forte Abraço, no Amor de Cristo!

Pb Fernando disse...

O pior de tudo em isso tudo a meu ver, é ver o quanto o Caio ainda tem discípulos que o defendem a todo custo. Lamentável!

Alberto Couto Filho disse...

Amigão
Paz

Prefiro não ver a fita para não ouvir a fala cansativo/enfadonha deste patético senhor.
Estou enviando ao amigo, via e-mail, algo para recordar este tipo de insanidade espiritual do Caião d.A

M. Fernandes disse...

Caro Pr. Guedes, a Paz de Cristo!
Caio Fábio é uma figura emblemática. Ouço constantemente suas pregações, as antigas e também as atuais, e o que me parece é que muitas pessoas o criticam sem primeiro ouvir o que ele tem a falar. Muitos pastores que o sr. admira foram "filhos" espirituais de Caio Fábio, como por exemplo o Ariovaldo Ramos.Caio, nos últimos anos tem entrado por um caminho confuso, mas ainda acho que é uma voz relevante para o a visão de um evangelho "fora da caixa", que muitas vezes é incompreendido. Ora Pr. me perdoe a franqueza mas pelo menos, Caio fala o que de fato pensa, sempre combatendo qualquer messianismo de sua personalidade por parte de seus admiradores, de modo que quem o idolatra ainda não entendeu a proposta que o mesmo vem trazendo ao longo dos anos. Pr. Guedes, não me tenha mal, pois o amo no Senhor, mas uma incoerência muito maior é fazer parte de uma igreja que tem fotos do Pr. presidente no altar, aplaudir pregações rasas totalmente destituídas de ensino sistemático da palavra, às vezes incluindo até mesmo palavras chulas, vender revistas dentro da Igreja e dizer amém para decisões que são totalmente contra o ensino de Jesus e do evangelho,fazendo distinção entre os parentes e pastores "proeminentes" e aqueles qie são apenas "dirigentes de igreja", sendo tratados muitas vezes sem respeito e amor e o sr. sabe que falo a verdade, pois estou certo que isso também o incomoda. Além disso pastor, basta assistir o vídeo para notar que o título do post é totalmente tendencioso, pois Caio não liberou absolutamente nada.

Que Deus o abençoe abundantemente !
M. Fernandes.

Pastor Guedes disse...

Caro M. Fernandes, a Paz!

Agradeço por sua visita.

Aceito seus argumentos em parte e concordo com muita coisa que o Amado aqui explicitou em seu comentário, mas não todas.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo.

Pastor Guedes disse...

M. Fernades, fiquei encucado aqui para saber quem é você. Se quiser entrar em contato, meu email é pastorguedes@gmail.com

Abraço.

M. Fernandes disse...

Caro Pr. Guedes, entrarei em contato através de seu e-mail.

Forte Abraço, na Paz de Jesus!

Rafael Vasconcellos disse...

Prezado Pr. Guedes.

Lendo o seu comentário a respeito do video do Sr. Caio eu fico pensando e me perguntando:

O Sr. acredita que na sua Igreja os jovens não transam?

Por que os "crentes" tem medo da verdade?

O Sr. ficaria feliz se o Sr. Caio enchesse o casal de sentimento de culpa e de medo de ir para o inferno? Essa seria uma resposta certa no seu ponto de vista?

Por que os "crentes" são guiados pelo medo, culpa e dinheiro? porque tudo na "Igreja" gira em torno desses 3 fatores?

Não concordo com tudo que o SR. Caio fala, porém percebo que ele tenta não viver essa "fantasia" que os "evangélicos" vivem, tal como: Todos vão ser ricos, ninguém faz sexo fora do casamento, etc.

Se analisarmos o teor da mensagem de JESUS, o que tem mais valor para ELE é o ser humano.

Hoje o que tem mais valor para os "evangélicos" é a instituições e suas "leis".

Me perdoe, qualquer coisa, só senti o desejo de desabafar.

Tudo de bom,

Rafael Vasconcellos

Anônimo disse...

que porquera. não podemos usar a biblia para condenar atitudes erradas. eu hein

Pr Paulo Américo Lopes disse...

Graça e Paz,

Pr Guedes

Os segmentos conservadores do evangelicalismo brasileiro primam pelo modelo legalização/consumação. Convém lembrar que no Brasil nos tempos pré-republicanos o enlace matrimonial ocorria no âmbito da informalidade. O rapaz procurava os pais da pretendida, pedia-lhe a mão e consumava o casamento. Com o advento da República o casamento adquiriu além da inerente legitimidade, foros de legalidade, sendo objeto de registro civil. Como pastor batista, lamento admitir que muitos jovens enveredam pela caminho da fornicação. Alguns pastores, amigos meus, parecem ter sucumbido ao status quo, e jogaram a toalha. Em nossa comunidade tal prática é passível de disciplina eclesiástica. Com tristeza, reconheço que nós evangélicos, no âmbito da sexualidade, deixamos de ser referência a muito tempo. Tive a honra de servir a Deus, nas Assembleias de Deus, por 20 anos. No final dos anos 1970, a CPAD passou a publicar o periódico "Jovem Cristão". Se não em trai a memória, em seu primeiro número, li naquela época (era jovem) o relato de uma irmã que transava "analmente" para não perder o namorado ou vir a engravidar. Confesso que fiquei chocado com o adoecimento sexual ali registrado. Tal desvio é emblemático e representa miríades de jovens que vivem maritalmente com suas namoradas, enquanto permanecem como líderes de mocidade, tocam na orquestra, cantam no coro, etc., etc. Sou batista, atualmente, nós não somos exceção. Uma prima minha, advogada, foi seduzida por um pastor batista (duas vezes divorciado), policial, bico doce, que espreitava mulheres carentes nas comunidades cristãs. O jogo de sedução foi tão convincente e incisivo que minha prima foi para a cama dele rapidinho.De posse de seu cartão de crédito, efetuou compras pessoais no valor de R$ 16.000,00. Logo depois, o calhorda a trocou por outra "irmã carente" com melhor status financeiro. A coisa anda tão feia, que se não vigiarmos, podemos perder nossa esposa para colegas de ministério. E, se, nos gabinetes pastorais, não nos pautarmos pelo temor do Senhor, fatalmente acabaremos nos envolvendo com mulheres não resolvidas sexualmente. A área da sexualidade sempre foi envolta em nebulosidade e cerceada por tabus. Recente pesquisa (trabalho de campo) versando sobre sexualidade no contexto evangélico, revelou que nas grandes denominações cristãs evangélicas as praxes endossadas pela Bíblia têm sido preteridas e substituídas pelos parâmetros seculares de pensamento. Nesse ponto acho pertinente a denúncia da nossa hipocrisia pelo Caio Fábio. A fé cristã parece não ter conseguido lidar com os dilemas da sexualidade sadia. Já no terceiro século, o grande Orígenes, pai da Igreja, autoemasculou-se (castração) a fim conquistar o reino de Deus. Depois foi inserida a insanidade medievalesca do celibato forçado. A classe pastoral (na qual me incluo) não serve de referência para o rebanho, tendo em vista que muitos pastores estão trocando suas esposas por lindas ninfetas, ou vivendo vidas duplas, com múltiplas amantes, em suas próprias congregações. Não me envergonho de ser pastor, mas fico constrangido em dizer que sou, face a tantos escândalos e comportamentos anômalos, enriquecimentos meteóricos e outras práticas nefandas. Aprouve a Deus, converter-nos a si e conceder-nos o arrependimento para a vida. Claro que há exceções honrosas a essa decadência moral generalizada da Igreja brasileira, mas, que, lamentavelmente, só confirmam a regra. Abraços e que Deus o abençoe.

Cleidiana Goes disse...

É mais fácil permitir que as pessoas permaneçam no erro, do que pregar mudança de vida e renuncia.
Com certeza ele não ler a bíblia.

Anônimo disse...

O PASTOR CAIO FABIO SE EXISTISSE REENCARNAÇÃO ELE ERA JUDAS ISCARIOTES. MAS COMO SABEMOS QUE O HOMEM SÓ NASCE UMA VEZ E MORRE UMA VEZ, ELE NÃO É JUDAS MAS SEU DICICLO. NESTE VIDEO VEMOS UM HOMEM QUE SE INTITULA PASTOR ( COM CERTEZA DE BODES E NÃO DE OVELHAS)QUE NÃO PRATICA A PALAVRA, MEDIANTE O SEU VOCÁBULO, POIS EFÉSIOS 4:29 MOSTRA O QUE ESTOU FALANDO... E QUE COMEÇOU APARENTEMENTE BEM SEU CAMINHAR COM JESUS, MAS QUE NUNCA SE CONVERTEU.. ELE PECA, DEFENDE O SEU PECADO E AINDA LEVA OUTROS A PECAR. MAS CONSIGO COMPREENDER, POIS ESTÁ ESCRITO: POIS SE LEVANTARÃO FALSOS PROFETAS QUE SE POSSÍVEL ENGANARÃO ATÉ OS ESCOLHIDOS DE DEUS...(MATEUS 24:24) MAS NÃO É ESTE O CASO DESTE HOMEM, POIS QUEM TEM O ESPIRITO DE DEUS E CONHECE A PALAVRA SABE QUE NADA QUE ELE PREGA HOJE, ESTÁ NA BÍBLIA, APENAS ENGANARÁ O HOMEM NATURAL QUE NUNCA ENTENDERÁ AS COISAS ESPIRITUAIS PORQUE ELAS SE DISCERNEM ESPIRITUALMENTE. CAIO VOU ORAR POR VOCÊ, PORQUE SEI QUE SE VOCÊ FOR UM ESCOLHIDO DE DEUS, UM DIA SE ARREPENDERÁ. MAS HOJE DIGO PRA TODOS QUE LEREM ESTE COMENTÁRIO QUE A RESPEITO DO SEXO ANTES DO CASAMENTO É PECADO, LEIAM I CORINTIOS CAP. 6:12 ATÉ O 20 GÁLATAS CAP.5:16 AO 21, ATOS 15:20 E PRA FECHAR COM CHAVE DE OURO APOCALIPSE 21:8 OBEDEÇAM A PALAVRA NÃO A UM PECADOR QUE NÃO TEME A DEUS. POIS O SALARIO DO PECADO É A MORTE ROMANOS 6:23

Anônimo disse...

A idéia que Caio Fábio é uma mera e simples opinião é com sentido. Só que porém a salvação é individual e Deus julgará cada um e seus atos. Consciência e bom senso é pessoal.pecado por pecado todo mundo peca e nascemos pecadores. E pela graça somos salvos. Mas as pessoas não sabem.dialogar e demoniza e condena todos como se fossem donos da verdade e que na verdade a grande maioria é hipócrita e falsa e nem sequer tira a trave do olho para tentar tirar o cisco do irmão. É o fim... pessoas sem entendimento e sabedoria. Tolos que se acham sabios. Geração perversa.

o pensador disse...

Concordo o casamento é de Deus e de mais niguem: As pessoas tem qui intender que papel não dita o casamento.e sim o amor a convivência em fim primeiro deixara pai e mãe e se uni a sua mulher a que escolher dai vem as documentações? É como o nascimento dai vem o registro, agora! Se o camarada quer esperar problema dele depois descobre algo serio com a mulher traumatica o cara não consegue nada fica ele preso a uma folha de papel porquê é adultério e antes não o camarada tentou mas ela tem trauma pois agora é. Um problema dela e não dele,