quarta-feira, 15 de maio de 2013

MEA CULPA




















Por Paulo Saraiva

Quando eu elegi a bancada evangélica, e ela deu 5 anos para o Sarney em troca de concessões de emissoras de rádio, me tornei culpado. A culpa é minha.Quando eles chutaram a santa, eu não falei nada, só abri minha boca para defender os “irmãos da fé”, logo a culpa é minha.

Quando eles compraram emissora de TV com dinheiro colombiano, eu não quis nem saber, apenas bati palmas, pensava que era a redenção do movimento evangélico, logo, a culpa é minha.

Quando eles invadiram nossos templos promovendo exorcismos, e terapias de libertação com 7 semanas, ou com retiros tremendos que prometiam curar todo o mal, quando isso aconteceu, o que eu fiz? Eu participei, apoiei, paguei para que meus parentes e meus amigos não crentes participassem. Logo a culpa é minha, somente minha.

Quando eles importaram containers de livros dos EUA com toda a sorte de heresias, ou teologia fundamentalista que não se sustentava nos trópicos, quando isto aconteceu, eu me omiti, comprei e li com avidez estes livros, inclusive dei muitos de presente. A culpa é minha.

Quando de novo os deputados da bancada evangélica se apropriaram de ambulâncias compradas com dinheiro publico se fazendo participantes da máfia dos sangue-sugas eu me omiti, e ainda reelegi alguns deles, a culpa é minha.

Quando o teto da igreja deles caiu matando gente inocente, e deixando tetraplégico outros sem nenhuma assistência, eu me calei, não quis saber onde andam estes, fingi que nada tinha acontecido, a culpa é minha.

Quando eles tentaram entrar nos EUA com dinheiro e foram presos eu acreditei que era perseguição, me omiti, esqueci rapidamente de tudo o que aconteceu. A culpa é minha.

A culpa é minha, sempre é minha, sempre que eu troco a proposta do evangelho por uma promessa de projeção. Sempre que eu aplaudo o império que eles constroem às custas do trabalho “voluntário/escravo” de pessoas frágeis e manipuladas, e ainda chamo isto de sucesso ministerial, sempre que ajo assim, eu me faço culpado. A culpa é minha.

Eu nunca digo não para as marchas deles, nunca digo não para os eventos deles, eu compartilho o meu stand nas feiras com eles. A culpa é minha, eu me associo a eles, sou consumidor do que eles produzem. A culpa é minha.

Até tem algum pastor que procura me avisar, um blogueiro que chama a minha atenção, algum escritor que tenta me vacinar, mas não adianta, eu ignoro, e continuo fingindo que é assim mesmo, e que não tem o que fazer, acredito que se eu quiser continuar no mercado fonográfico eu devo negligenciar isto tudo que eu já sei. A culpa é minha.

Eu procuro um lugar entre eles para poder demonstrar meus “dons”, um espaço para fazer meu network sem perguntar se a proposta deles é ética, é responsável, é bíblica, enfim, a culpa definitivamente é minha.

E depois eu me indigno com o “movimento evangélico” e aponto suas incoerências, suas mazelas, mas o que eu não me apercebo, é que essa anomalia, que eu defendo como algo de Deus, só existe, única e exclusivamente por culpa minha, somente minha culpa.
Logo a culpa é somente minha, de mais ninguém.

Que AQUELE que levou todas as minha culpas, inclusive as que eu contraí após a minha conversão me livre deste pecado, e me torne comprometido somente com ELE, o mesmo que quando esteve conosco promoveu o movimento do evangelho, não dependendo de nenhum movimento que se apresente como evangélico!!

Paulo Saraiva ( Via Rasgando o Verbo ) Li no Pavablog.

7 comentários:

Sinval Santos da Silveira disse...

Parabens pelo belo trabalho.
Realmente um blog abençoado.
Abraços
Sinval

Pastor Guedes disse...

Caro Sinval, a Paz do Senhor!

Agradeço por sua visita e pelo comentário.

Deus continue abençoando a sua vida.

Forte Abraço.

Alberto Couto Filho disse...

Pastor Guedes
Paz
Indignei-me:
Quando soube das manifestações contrárias à escolha do Marco Feliciano para a presidência da CDHM; quando critiquei a participação de ativistas gays (?) nas reuniões daquela Comissão, dirigindo ofensas ao nobre deputado; quando acreditei piamente que o nobre deputado estava sofrendo perseguições, unicamente (?) daqueles ativistas, por julgarem-no homofóbico; quando admiti que $omente ele, além do $eu ferrenho defen$or/mentor e me$tre era, à frente daquela Comissão, o protetor da família e opositor ao divórcio, ao aborto e à PL 122; depois dele ter questionado, ironicamente a presença de mensaleiros condenados à frente da Comissão de Constituição e Justiça; depois de ter aquele senhor como opção única, no PSC, para defender os princípios cristãos, à frente daquela Comissão.
Depois de tudo isto, leio com pesar, descrédito e desânimo esta notícia:
“Depois de ganhar visibilidade com as polêmicas envolvendo o deputado federal Marco Feliciano (SP), o Partido Social Cristão (PSC), legenda do parlamentar anunciou ontem que terá candidato próprio à Presidência em 2014. O nome será o do vice-presidente da sigla, pastor Everaldo Pereira...
O partido já apostava em Feliciano para puxar votos e ampliar a bancada
Ele afirmou. "Mas não tenho procuração para falar em nome de nenhuma igreja".disse”.

Indignei-me, mais ainda:
Depois de tudo o que ouvi de amigos e seguidores e depois de julgar ter entendido o que o senhor Everaldo quis dizer com esta sua afirmação/insinuação, declaro-me ignorante, a ponto de, em meio à celeuma, não ter levado em consideração a politicalha do Estado e a política reles e mesquinha de interesses pessoais praticada por aqueles que elegemos,o que chamamos de politicagem.
A culpa é inteiramente minha.
Que o Senhor tenha misericórdia de mim.

Pastor Guedes disse...

Caro Amigão, Albertus Cultus I, Imperador do Mundo das Artes e das Letras, a Paz!

Li seu email endereçado a mim e quero publicamente lhe pedir perdão.

Não é culpa sua, mas MEA CULPA tão somente. Ando viajando para Sampa (conhece "Sampa"? Claro que sim: "é que Narciso acha feio o que não é espelho...") e quase que não me dedico mais ao meu blog. Ando escrevendo textos alheios como este e quase não visito os Amigos, como você.

MEA CULPA, MEA CULPA....

Vou voltar a visita sua excelente página meu Amigão.

Abração e perdão.

Ana Cristina Manhaes disse...

Tenho um grupo de divulgação de blogs chamado ENTRE BLOGS, será muito bom ter seu blog no grupo, se quiser participar só é preciso acessar e se inscrever.

Bjuuuss

Cris
Blog Crescimento Cristão

CONVIDO A CONHECER MEU OUTRO BLOG:
Crescimento Cristão-Maturidade


Entre Blogs Grupo de Divulgação

Fan Page Cristãos em Construção

........

Bella Dourado disse...

Paz Pastor Guedes.
Excelente! Texto que Eu bato palmas em pé.

Que Deus os abençoe.

Sérgio Oliveira disse...

Muito bom o texto. E uma realidade. Graça e paz.