quarta-feira, 24 de outubro de 2012

BOICOTE A NOVELA SALVE JORGE GERA POLÊMICA ENTRE EVANGÉLICOS


Imagem de São Jorge que na umbanda é chamado de Ogum
Grupos evangélicos estão organizando pelas redes sociais um protesto contra a nova novela das 9 da Rede Globo, Salve Jorge. Uma das peças usadas no protesto fala que os crentes devem boicotar a novela por ela possuir conteúdo espírita e apologia ao lesbianismo. Blogs cristãos evangélicos emitiram opiniões contraditórias sobre o assunto.
Mas o protesto está gerando polêmica não só no meio televisivo e midático, mas entre os próprios evangélicos. Pastores e líderes religiosos discordam quanto ao boicote ao folhetim.
Os evangélicos que participam do boicote alegam que o folhetim realiza adoração à entidade ogun da Umbanda, além de associar o santo católico ao sincretismo e ao espiritismo.
A atriz Vera Fischer fez declarações em que disse que seu personagem terá relações com outras mulheres. A novela também contará com a participação de Thammy Gretchen, filha da cantora Gretchen e assumidamente lésbica, que interpretará uma policial masculinizada na história.
Segundo a Folha, a maioria dos protestos vem do site exercitouniversal.com.br, formado por fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus. O líder da Universal, bispo Edir Macedo, também realizou uma campanha em seu blog contra a nova novela da Globo.
Macedo em seu blog diz que os as pessoas não devem aceitar algo que contrarie sua fé dentro de seus lares. No mesmo texto, promove a minissérie de sua emissora de TV Record, “Rei Davi”, que está sendo reprisada para fazer frente à nova novela da concorrente.
Mas não são todos os evangélicos que participam ou concordam com o boicote à novela. O pastor Márcio de Souza postou em seu blog um texto em que enumera razões para discordar do protesto.
Sobre a afirmação de que São Jorge é o orixá que rege a Rede Globo, ele responde: “ele pode até reger a Globo, mas não rege a minha vida, nem tampouco influencia o que eu penso ou faço. O dono da minha vida é Cristo”, enfatiza.
Para Souza, os crentes atualmente já dão audiência e até assimilam os valores distorcidos repassados pelas novelas, portanto, o protesto seria irrelevante. “Antes que digam que sou noveleiro, quero dizer que não curto novela, mas também não condeno quem curte. A minha opção é priorizar coisas melhores”, pontua.
Rede Globo

A Rede Globo emitiu um comunicado, segundo o site Vírgula Lifestyle em que afirmou que a peça de dramaturgia menciona, na verdade, o mito guerreiro, presente em diversas culturas.
“A novela não fala de São Jorge, fala do mito do guerreiro, figura existente em qualquer cultura, religiosa ou não. A única coisa que aparece de São Jorge é o fato de ele ser o padroeiro da cavalaria. É por isso que o personagem de Rodrigo Lombardi é devoto dele, pois pede proteção a cada ação. Com o decorrer da novela no ar isso ficará evidente para todos os grupos”, diz a nota.
A emissora ainda se defendeu da acusação de incentivar o lesbianismo. “Não há sequer referencia a lesbianismo na trama”, diz o comunicado.
autora da trama Glória Perez afirmou ao jornal O Dia que a verdadeira intenção do boicote teria origem em interesses comerciais.  “Não vejo boicote nenhum dos evangélicos, o que vejo são interesses comerciais apelando para o fundamentalismo”, rebate Glória Perez.
Em entrevista anterior à publicação, Glória Perez  já tinha esclarecido que o foco da novela não era o santo, e, sim, o mito do guerreiro que a figura religiosa representa.
“O que me levou a falar do mito foi a admiração pela força guerreira da gente do (Complexo do) Alemão, que suportou durante tantos anos o domínio dos traficantes”, disse a novelista.
Por Jussara Teixeira, jornalista e editora do blog Gospel Voice

28 comentários:

Anônimo disse...

Boa Tarde, realmente acho que cristão não deveria assistir nenhum tipo de novela,seja ela qual for, esse tipo de entretenimento(é assim que eles dizem)se baseia em muitos fatos contrários ao que os cristãos acreditam e seguem, não é algo sadio e não se pode tirar nenhum proveito, eu particularmente não assisto nenhuma novela, odeio e também não deixo meus filhos verem isso, sei que não sou perfeita, pois com certeza cometo erros em outros aspectos, mas no caso de novelas não perco meu tempo de frente a TV para assistir uma pouca vergonha dessas.

Ânimo, tudo dará certo... disse...

Olá Pastor Guedes, sempre que posso gosto de dar minha opinião a respeito dos assuntos colocados aqui no blog. Gosto muito dele e também do blog do pastor José Ivan.
Com relação ao tema,fico sem saber exatamente o que dizer porque é no mínimo estranho saber que os evangélicos estão se envolvendo com as guerras entre as emissoras de tv. Meu Deus, o que vai ser de nós? Porque deixamos que a novela nos molde do jeito que quer? Porque temos uma atitude tão passiva diante da grandiosidade da inteligência que Deus nos deu? Porque em vez de gastarmos o nosso tempo nas novelas, não assistimos um documentário ou lemos a Palavra! Valha, a Palavra de Deus!!!Gente, estamos nos últimos dias, já vemos ai que tudo está montado para o anticristo vir e os evangélicos debatendo novela...Pelo amor de Deus, agora faço como o Pastor Jecer: AONDE NÓS VAMOS PARAR?

tadeu disse...

Em casa,minha família não aceita nenhuma novela.

DURVAL RODRIGUES disse...

QUERO DEIXAR MINHA OPINIÃO. OS PASOTORES TEM RESPONSABILIDADES SOBRE A FORMA DOUTRINARIA AO MEMBROS . O EXEMPLO É ESTA NOVELA QUE NA SUA ORIGEM JA DIZ TUDO QUE VAI ACONTECER. CLARO QUE NÃO MANDAMOS NA VIDA DE NIMGUEM MAS COMO ENSINAMENTO DE JESUS CRISTO ISSO TUDO TA ERRADO. DEPOIS VAI PERGUNTAR A DEUS ONDE QUE FOI QUE A IGREJA ERROU. SER OMISSO E ERRO PARA NÃO MACHUCAR CRENTE . NÃO PREGUE FLORES E SIM CAJADO .AMEM. ANOVELA É DIABOLICA PARA OS CRENTE .

Ruth disse...

A paz, pastor Guedes!

Pastor, sou evangélica mas penso que, infelizmente, o Bispo Edir Macedo está utilizando o argumento religioso simplesmente para conseguir mais ibope para os programas de sua emissora.

Não devemos nos envolver em "guerras" entre emissoras! É isto o que está ocorrendo! Estamos sendo usados para conseguir audiência.

Isso é muito triste... ele deveria pregar o respeito ao próximo. Que é isso que Jesus Cristo tentou nos ensinar! Do adianta dizer que segue a Jesus, mas não respeita o próximo, com suas diferenças, sejam ela raciais, religiosas etc.?

Nós temos nossa religião, acreditamos no Nosso Senhor Jesus Cristo. Então, evidentemente, devemos ser orientados sobre o que é mais correto em nossa religião.

Mas, o mesmo respeito que nós evangélicos queremos receber, nós também devemos dar.

Só assim teremos paz!

Abraços!

Anônimo disse...

Para quem não tem dicernimente do que écerto ou errado,aqueles que desde que nasceram não tiveram um preceito religioso,que não sabem aprender vendo uma historia que seja na vida real ou fictícia. realmente não podem assistir a nada independente se é globo, record, sbt,a mente não está preparada para o mundo. Gostaria que as igrejas ensinassem ao povo que Jesus andou no meio de muita gente,do puro e do impuro e nem por isso se contaminou.Dentro da minha família vejo pessoas que se afastam um mês da igreja e não consegue sobreviver no "mundo",cadê a preparação do povo? Fica a dica saibam ver,ler,ouvirem não precisa repetir o errado,tirem como proveito as consequencias que isso causa!!!

Pastor Guedes disse...

Prezada Irmã Rute, a Paz!

Agradeço por sua visita e comentário.

Não me sinto nem um pouco manipulado por quem quer que seja. Se a Record e o Edir Macedo estão promovendo outro seriado em sua emissora, não me dou conta poque não assisto a Record também. Não estou nem aderindo a campanhas e nem incitando ninguém à concorrência entre emissoras. Aliás, a programação de ambas é comprometedora e contaminável, moral e culturalmente falando.

Respeito e muito as outras religiões e também a liberdade religiosa que temos em nosso país. Estou apenas publicando o texto de uma amiga que se preocupa em trazer informação. Isso traz opiniões, as mais diversas. Emitir opiniões acerca de quaisquer assuntos não seria o exercício dessa liberdade?

Deus abençoe a sua casa.

Ruth disse...

Pastor Guedes,

Compreendi seu texto. Ele não tem qualquer caráter de campanha! Muito pelo contrário, é apenas informativo. Por isso, me senti à vontade de expor minha opinião sobre a conduta do Bispo Edir Macedo e toda essa polêmica.

Em nenhum momento disse que o senhor não respeita as outras religiões... Só que o Bispo Edir Macedo nem sempre tem um discurso semelhante, como está ocorrendo nessa situação.

Obrigada!

Fique com Deus!

Pastor Guedes disse...

Cara Irmã Ruth, a Paz!

Tudo está esclarecido.

Infelizmente o Edir comprou uma briga com a Globo que tornou-se uma obsessão pessoal e isso não vai mudar. Todavia, não sei quem tem a pior programação se a Globo ou se a Record.

Deus lhe abençoe.

Ânimo, tudo dará certo... disse...

Gostaria de deixar um trecho do livro BUSCANDO A COMUNHÂO COM O DEUS VIVO,lá vai:
"Verifica-se que a mídia tem banalizado e relativizado o pecado. Mostra-o como se fosse algo corriqueiro, normal,sem consequencias negativas; e muitas vezes, o pecador acaba recebendo algum proveito pela prática de sue ato reprovável. Esse bombardeamento de imagens negativas vai corrompendo a mente e afetando a consciência que Deus deu a cada pessoa, tornando-a insensível(...) As crianças e os adolescentes são as maiores vítimas, posto que não possuem filtros para reter apenas o que é bom". Autor Walter Kruse (pg. 23 e 24)
Olhos (TV) = desejo = pecado

Anônimo disse...

Cristiano Sales Cortez

Se teu olho te leva ao pecado, arranca-o e lança-o longe de ti: é melhor para ti entrares na vida cego de um olho que seres jogado com teus dois olhos no fogo da geena.
Mateus 18:9

Pb Fernando disse...

Pr. Guedes, a paz do Senhor Jesus.

Todos nós já sabemos que a rede globo sempre defendeu e promoveu o espiritismo, através de suas telenovelas.
Agora querido Pr. diga-me, há diferença entre a globo e a record, no que diz respeito a inversão dos valores bíblicos ensinados por Cristo e seus apóstolos? Claro que não, a meu ver a preocupação do dono da record é apenas com a propagação de sua emissora, e nada mais.

Pastor Guedes disse...

Caro Pb. Fernando,

A Paz do Senhor!

Concordo com o Amado e para mostrar minha posição, transcrevo aqui o que escrevi no meu comentário em resposta à irmã Ruth, logo acima:
"Infelizmente o Edir comprou uma briga com a Globo que tornou-se uma obsessão pessoal e isso não vai mudar. Todavia, não sei quem tem a pior programação se a Globo ou se a Record."

Obrigado por seu comentários.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

ren disse...

Sou católico, e sinceramente vejo quão bossais todos vocês "crentes" conseguem ser.Vocês são tacanhos e limitados que se predem ao "velho testamento" como a uma boia furada quando mau entendem qual a importância do Evangélico. De toda forma o crescente movimento de mobilização contra um ícone católico como São Jorge nos proporciona uma reação de igual e/ou maior tamanho. Por isso tomem cuidado com quem e o que vocês, pobres "salvos", pretendem dizer sobre o credo alheio,pois a retaliação será imediata, seja você meu “amiguinho” de Face ou não!

Pastor Guedes disse...

Querido amigo Ren,

Agradeço pela visita e pelo comentário.

Infelizmente, ao dizer que somos preso ao Antigo Testamento, você mostra desconhecer totalmente nossa fé. Ao contrário do que você pensa, somos salvos e resgatados pelo grande advento do Senhor Jesus no Novo Testamento. Lutero descobriu a justificação pela fé em Romanos e pregamos o Novo e não o Antigo.

Na verdade não gosto nem das novelas e nem de São Jorge, mas respeito a liberdade de expressão e religiosa que temos em nosso país. Por isso também acho-me no direito de expressar minha opinião.

Abraço.

Pb Fernando disse...

Amiguinho por favor identifique-se! Já que você não é "tacanho" nem "limitado" tenha coragem de defender suas convicções religiosas, dando o cara ao tapa.

Rinaldo Cabeleireiro disse...

Gente não sei mais onde essas novelas irão chegar!! Alem desses atores globais fazem pacto para alcansar a fama agora estão pregando apologia ao caos e a libertinagem sexual! Sò Jesus pra livrar nossos jovens desta exposição de maus valores!

Anônimo disse...

todos sabemos o que é certo e errado, portanto nao sera um novela q nos fara mudar. cade o respeito sobre as diferenças religiosas? se nao quer ver a novela é muito facil...os evangelicos estao julgando o mundo...isso sim é pecado. mas lembrem q do mundo podemos nos esconder, mas de DEUS nao

Pastor Guedes disse...

Caro Anônimo,

Onde, no texto, você viu desrespeito às diferenças religiosas?

Abraço.

adriano disse...

isso foi prq ouvi uma critica apuco tempo com os desnhos do pica pau e agora estao procurando algo pra devolver,acho que nao eh bem assim que a biblia pede pra fazer.

Anônimo disse...

os envangelicos estão sempre sendo enganado a emissora RECORD foi comprada com a ajuda dos fies com, a promeça de ser uma emissora 100 por cento envangelica hoje esta igual ou pior que a globo os bixos edir macedo e cophanias teria que ter vergonha de tentar falar mau das novelas global eles tabem sao do balabaco

Anônimo disse...

Os fariseus e os ante cristo estão se revelando, Tantas coisas boas para se preocupar. O Pastor Guedes poderia criticar as ações de algumas igrejas evangélicas que vende toalha por R$ 100,00 (cem reais) lesando os irmões fazendo acreditar que pagarão suas dívidas bancárias passando a toalha na porta, isto sim partor guedes é sério. Seja um imitador de Cristo e não queira tirar proveito da situação isso é pecado.

Pastor Guedes disse...

Caro Anônimo,

Percebe-se que você não é leitor assíduo do meu blog. Segue abaixo algumas matéria onde denuncio o mercantilismo dentro das igrejas evangélicas. Julgar antes de conhecer e analisar, isso sim, é pecado:

http://pastorguedes.blogspot.com.br/2011/01/agua-benta-por-oferta-de-5000-100-ou.html

http://pastorguedes.blogspot.com.br/2011/01/voce-conhece-o-poder-da-garrafada.html

http://pastorguedes.blogspot.com.br/2011/01/comece-bem-2011-com-uncao-do-celular.html

http://pastorguedes.blogspot.com.br/2011/06/igreja-universal-abrira-concurso.html

http://pastorguedes.blogspot.com.br/2013/01/silas-malafaia-e-mike-murdock-pregam_7.html

E ainda tem muito mais. É só pesquisar.

Abraço.

Anônimo disse...

Pastor você ficou sabendo da nova novela da rede globo!o nome é isso:em nome do pai.o que você acha?um grande abraço,fica na paz!

Pastor Guedes disse...

Caro Anônimo, a paz!

Obrigado pela visita e comentário.

Não sabia não e por isso nem sei o que opinar. Precisaria saber do que se trata, mas vindo da Globo não é bom, podendo ter aparência de coisa boa, porém, é sempre prejudicial à fé genuína.

Abraço.

ESQUINA DA ARTE disse...

Precisamos mais do nunca entender quem é que defende o evangelho e quem quer apenas "pongar" no evangelho.Aqueles que se dizem pastores mas não tem coragem de enfrentar as coisas do mundo e se rendem à rede globo,não se posicionando perante seus liderados (ovelhas),dando-lhes respostas vagas e indefinidas.As emissoras(principalmente a GLOBO),através de suas novelas imundas,entram nas casas das pessoas, e estas se deixam influenciar pelo que é empurrado guela abaixo das pessoas.Na minha casa, NOVELA não entra.

Anônimo disse...

Precisamos mais do nunca entender quem defende o evangelho e quem quer apenas "pongar" no evangelho.Aqueles que se dizem pastores mas não tem coragem de enfrentar as coisas do mundo e se rendem à rede globo,não se posicionando perante seus liderados (ovelhas),dando-lhes respostas vagas e indefinidas.As emissoras(principalmente a GLOBO),através de suas novelas imundas,entram nas casas das pessoas, e estas se deixam influenciar pelo que é empurrado guela abaixo das pessoas.Na minha casa, NOVELA não entra.

Anônimo disse...

ñ creio que bispo edir macedo esteja usando isso pra ganhar ibope ,ele ñ precisa disso , ele só ta querendo mostrar a diferenças de assitir algo diabolico de algo biblicos ,ta levando em meio de uma emissora a historias biblicas.a precupação do bispo ñ e ganhar ibope e sim ganhar almas, é que ele tem feito. EEL Ñ PRECISA DISSO NO SEU MINISTERIO QUE VEM CRESCENDO CADA VEZ MAS . BOA TARDE