quarta-feira, 29 de agosto de 2012

RENATO ARAGÃO E AS NOVAS LIDERANÇAS EVANGÉLICAS BRASILEIRAS


Fonte da imagem: badarts.blogspot.com 
O público brasileiro foi pego de surpresa ao tomar conhecimento do novo filme do Renato Aragão, onde meu conterrâneo interpretará um personagem que seria um suposto segundo filho de Deus, uma vez que o Senhor Jesus não teria cumprido sua missão porque os homens não o permitiram e mataram-no.

Ora, embora esse tipo de enredo seja blasfemo, todos nós sabemos que o senhor Renato é ignorante quanto às coisas espirituais e o filme está mais para uma fábula que para uma ultrajante heresia. Não estou dizendo que não devemos refutar a ideia e a propagação da mesma. Óbvio que o comediante, natural de Sobral, cidade proeminente do nosso Ceará, está incorrendo em heresias, assim como em outros filmes com duendes, espiritismo, etc.

Mas, a minha pergunta é: será que ele comete maior pecado que a liderança evangélica que aí está? Quem é mais herético, o "palhaço"* global ou os teólogos da prosperidade? Sendo ele, na linguagem bíblica e teológica, um não-regenerado, quem está cometendo pecado mais grosseiro, o cearense ou os pastores e líderes que enganam o povo com milagres de mentira e testemunhos sensacionalistas inventados, uma vez que Aragão é homem natural e "o homem natural não entende as coisas do Espírito de Deus; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente" (I Co. 2.14)? Quem é pior, o Renato por cometer esse absurdo ou as lideranças evangélicas envolvidas com a política até ao ponto de penhorarem ou venderem seus ministérios aos políticos em troca de apoio público e favores impagáveis?

Posso estar enganado, mas, como disse alguém no Facebook, tenho para mim que o Senhor diria: "Pai, perdoa esse palhaço por ele que não sabe o que faz"; porém, para os líderes evangélicos dessa nova safra que aí está, o Senhor viria com o chicote de azorrague de João 2 e com a veemência de Mateus 21, e diria: "Vocês têm feito da Casa de meu Pai um covil de ladrões e salteadores (...) a minha casa, porém, será chamada casa de oração por todos os povos". João Batista diria para o sobralense ignorante: "Arrepende-te porque é chegado o Reino dos Céus"; todavia, para as lideranças dessa nova geração, diria: "Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?".

Não se trata de bairrismo. Há muito não assisto nada que Os Trapalhões ou a Turma do Didi têm produzido, mas entendo que mais grave, mais hilário e causa mais repúdio, é o que os novos pastores, bispos, apóstolos e sei lá mais o que (são tantos títulos novos) vêm fazendo nas igrejas, faltando com o decoro do púlpito, com a ética, com a pureza: pessoas que se dizem pastores praticam  adultério, pedofilia, corrupção nas igrejas e na política, enganam o povo de Deus, mentem acerca de números, são infiéis com a membresia e "garfam" o melhor do rebanho, assim como os filhos de Eli.

Sou contra todo tipo de heresia externa, como essa do filme que será lançado. Ainda mais porque será para um público que ainda não sabe discernir entre o bem e o mal, crescendo com uma concepção errada acerca de Deus e sua obra. Vejo na afirmação de que Jesus não cumpriu sua missão, uma afronta ao próprio Deus e um desrespeito com a Obra Vicária de Cristo no Calvário. Contudo, temos coisas internas piores em nosso meio evangélico que precisam ser sanadas, corrigidas e tratadas. Dando tanta ênfase assim à heresia "aragônica", não estaríamos maquiando nossos próprios erros crassos, inclusive teológicos, doutrinários e administrativos?

Concordo com a defesa que estão fazendo do evangelho e da obra de Cristo, mas não vejo a mesma indignação quando assunto é heresias internas e a podridão dos pecados de ordem administrativa, litúrgica e sacerdotal, entre outros, nos porões da igreja, que exala o forte cheiro do nosso "pecado evangélico".

*No sentido de comediante.

Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos.

22 comentários:

Pr. Clemente Macedo disse...

Pastor Guedes meu querido a Paz do Senhor !
Como sempre um comentário equilibrado e sensato, muitos estão apedrejando o comediante em questão que não deve ter noção do que esta fazendo, mas poucos estão denunciando o evangelho fácil do venha como esta e fique como quiser, poucos estão denunciando este evangenhocumba que troca a cru z de Cristo por amuletos, poucos estão denunciando o evangelhodolar que só visa as coisas terrenas, pouco estão denunciando este nepotismo dentro das convenções e ministérios, o comediante erra mas por falta de conhecimento e muitos estão errando por consentimento para terem um império ministerial.
Que Deus nos ajude a combater as heresias que tentam contra a igreja e a obra do Senhor.
Meu querido um forte abraço, te esperamos aqui em Novembro.
Deus abençoe !

Pastor Guedes disse...

Caro Pastor e Amigo Clemente,

A Paz do Senhor!

É Amado, as coisas andam feias demais para o pessoal gospel sair cantando de galo...Temos tantas maracutaias em nome do Evangelho, com aparência de Evangelho (gostei do "evangelhocumba" e "evangelhodólar"), ministros com máscara de santos, pseudo-piedade e arrogância tal que põe o próprio Lúcifer no bolso.

Deveríamos fazer uma campanha para moralizar as igrejas e seus líderes gananciosos e suspeitos. Que Deus tenha misericórdia dessa classe tão desunida. Vamos orar por eles.

Forte Abraço.
Se Deus quiser aí estaremos para atender seu honroso convite.

Givo Silva disse...

Pastor, paz!

Concordo plenamente com seus argumentos e sou um fiel critico com relação a "teologia da prosperidade" e todas essas aberrações que vemos por ai! Porem fiquei perplexo com a noticia sobre a realização desse filme, que particularmente acho uma total blasfêmia e falta de respeito com a obra de Deus e com o próposito de Jesus aqui na terra. Tudo isso mostra que o homem natural não tem nenhuma noção do que diz, faz ou pensa! Porem vale uma questão: Será que realmente esse individuo não sabe o que está fazendo? Já li muita coisa na internet sobre práticas satanistas e coisas ligadas ao ocultismo, em relação a pessoa dele, o que se é verdade ou mentira, infelizmente não sabemos, porem com tais atitudes, para esse que esses boatos tem algum fundamento.

Xavier Campos Joaquim disse...

Grande momento de reflexão!
Isso é pura verdade pr.Guedes.Só para o senhor ter uma ideia,desde o dia que publicamos a imagem no facebook e o link do blog,a imagem tornou-se a mais compartilhada e o blog muito visitado,chegando ontem a 8 mil visitas em 24 horas.Assustei pensando que as estatísticas estavam loucas,mas dei conta que era a imagem do didi.E nossa marca diária maxima desde que começamos a editar o blog foi de 400 pessoas por dia.
E tenho certeza,que se nós agissemos com os mercadores da fé do jeito que agimos com o didi,concerteza estaríamos nas nuvens da apologia cristã.Que Deus abençoe amado pastor.

Pastor Guedes disse...

Caro Irmão Givo, a Paz!

Agradeço por sua visita e comentário.

Sem dúvida que sua noção de homem natural é bíblica e teologicamente exata: o homem natural não entende as coisas de Deus, assim como os algozes do Senhor Jesus por conta de seu sofrimento e dor antes e durante a crucificação no Calvário.

Quanto ao filme em si, creio que veremos muitas outras coisas piores que essa porque o mundo está sofrendo de uma doença degenerativa, incurável, chamada pecado. O mundo jaz no Maligno, e portanto, as coisas não vão melhorar. Isso não significa que devamos cruzar os braços e assistir de camarote.

Sou contra a heresia expressa no filme, mas vejo muito mais heresias em nossos púlpitos e nos novos movimentos evangélicos.

Quanto ao satanismo na vida do Renato, nada sei.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Pastor Guedes disse...

Caro Xavier,

A Paz do Senhor!

Entrei em seu blog agora e estou impressionado com os números.

Parabéns!!!



Anderson Andujar disse...

A paz meu amigo pr. Guedes,

Só mesmo o senhor pra conseguir nos levar à reflexão acerca de nossas mazelas 'cristãs' usando pra isso um 'palhaço'.

Parabéns pela percepção e pela, sempre, sensatez em tudo que escreve e ensina.

Abração...

Prestes disse...

Pastor Guedes você disse tudo sobre estes homens que tem utilizado o evangelho em benefício próprio. A Bíblia diz maior é aquele que está em nós, do que aquele que está no mundo. 1João 4:4. foi isso que eu respondi no meu Facebook a respeito desse assunto ontem. Muito boa a sua explanação. Que o senhor te abençoe e te guarde.

Prestes disse...

Pastor Guedes você disse tudo sobre estes homens que tem utilizado o evangelho em benefício próprio. A Bíblia diz maior é aquele que está em nós, do que aquele que está no mundo. 1João 4:4. foi isso que eu respondi no meu Facebook a respeito desse assunto ontem. Muito boa a sua explanação. Que o senhor te abençoe e te guarde.

Prestes disse...

Pastor Guedes você disse tudo sobre estes homens que tem utilizado o evangelho em benefício próprio. A Bíblia diz maior é aquele que está em nós, do que aquele que está no mundo. 1João 4:4. foi isso que eu respondi no meu Facebook a respeito desse assunto ontem. Muito boa a sua explanação. Que o senhor te abençoe e te guarde.

Anônimo disse...

A Paz do Senhor,é evidente que existe grande número de pessoas que tem feito do evangelho meio de enriquecer além de estarem pregando heresias e é claro que devemos combater essas atitudes,porém existe muita gente séria pregando o evangelho puro genuino,acredito que o Sr.Renato Aragão não é tão inocente assim com o evangelho sendo divulgado da forma que está sendo hoje são bem poucas as pessoas que com o acesso às informações que ele tem,provavelmente para fazer este filme ele deve ter recorrido as informações biblicas e penso que vai utilizar dessas informações para denegrir o evangelho e aproveitar a ocasião para manipular a cabeça do povo que isso os artistas da globo são especialistas em fazer,portanto não defendo os maus pastores,e muito menos o Sr Renato.

RC disse...

E quem disse que não existem críticos da "Teologia da Prosperidade" e similares?? Existe sim! Não é todo mundo evangélico que estar mergulhado nesse equívoco ... Queria o que? Que ficássemos calados com a heresia do "palhaço" ???

Deus o abençoe!

Alberto Couto Filho disse...

Amigão,
Graça, Paz
Basta! Não posso calar diante de tanta imundície! É muita estultícia!
Sinceramente, meu querido alencarino, dispunha-me a dar as costas à blogosfera e encerrar o blog do Alberto. Confesso, nobre amigo, não estar mais aguentando as lamúrias, as lamentações, a jeremiada patética, o “não aguentar mais”, o “estou enojado” desses que, como nós, fundamentados na sã doutrina do Evangelho de Cristo, abominam dentre outras heresias a ignominiosa teologia relacional, alcunha do Gondim para o Teismo Aberto.
Tem-se a impressão de que, como aquele seu conterrâneo, na realidade, apenas tencionamos ser lidos. Pode-se pensar que estamos querendo chamar a atenção dos nossos leitores para nossos escritos, nossas obras – no nosso caso, para a nossa apologética ante aos que contestam a inerrância do Livro Santo; ante a tanta velhacaria, e não para o que está sendo feito por esses patifórios mercadores da fé, típicos prostitutos cultuais. Convenhamos, sinceramente, tudo isto tem demonstrado ser inócuo e improfícuo no combate: À corrupção dos ditames bíblicos; à propagação de falsas doutrinas que negam as verdades da nossa fé em Cristo Jesus; à perda do referencial do Criador e pelo danoso desaparecimento da cruz.
Três coisas, no entanto, instaram-me a prosseguir com a minha página e uma delas é esta sequência de postagens publicadas pelo meu ilustre mestre cearense: O pregador que diz Jesus ter sido rico e viver uma boa vida à beira-mar; A defesa do decadente, mas soberbo, Gondim; Mais absurdos evangélicos para captar jovens; O vale tudo para atrair público às igrejas; E agora, um demonstrativo cabal da ignorância escriturística do "seu didi".
À luz do Livro Santo, os "Gondins" e os "didis" são igualmente culpados, segundo Paulo reportando-se ao juízo de Deus em Rm 2:1-16. Todavia, os "Gondins", os “Caios”, os “Abílios” são indesculpáveis, conforme o mesmo Paulo em Rm 2:17-24. São esses tais, e os apóstatas que professam essa impudicícia que é a teologia da prosperidade, que fazem com que o nome de Deus seja blasfemado.
Estou dando redação a uma nova postagem. Presumo ser um texto bem longo – Não importa.
Vou citar as duas outras coisas que provocaram o retorno deste seu amigo à blogosfera. Pretendo promover a acusação de quem diz ter recebido um mandado de quem, cuja existência é duvidosa. Aguarde.
Deus te abençoe.

Ca Correia disse...

Parabéns Pastor Guedes pelo texto tenho acompanhado também o comentário em sua pagina no Facebook. O que me preocupa de fato é ver o evangelho fraco, ralo vingativo e cheio de ódio que muitos cristãos estão crescendo. se pudessem queimaram o Didi como inquisitores, enquanto lideres riem de suas caras e pisam no verdadeiro evangelho sem nenhuma contestação, sem nenhum questionamento

Thiago Boudny disse...

A Paz do Senhor pastor Guedes!
A verdade é que muitos distanciaram de si mesmos a responsabilidade de protestar contra os ardis de Satanás.
Outros por negligenciarem o conhecimento pleno da verdade, caem em enganos dos falsificadores da palavra; estes que torcem a verdade, para que imperceptivelmente infiltrem suas heresia, modismos e inovações no seio da igreja, levando o povo ao declínio espiritual.
Mas acredito que Deus pode ainda levantar uma liderança comprometida com a verdade, convertidos, que não preguem para tão somente segurar multidões, mas pelo contrário, para levar multidões aos pés de Cristo; que ao pregarem não queiram ver aplausos, mas lágrimas de arrependimento!
Que o povo de Deus busque mais conhecimento para que não seja destruído!
E continue com essa força e coragem pastor, para que possamos protestar contra o pecado!

Régis Nunes disse...

A Paz do Senhor Pastor Guedes!
Só uma observação: Penso que o Sr Renato Aragão não seja tão ignorante assim quanto a espiritualidade, segundo o pastor Aldo Nascimento, ex bruxo. ele é de uma patente alta da magia negra. Veja no link abaixo, achei bastante convincente: http://www.youtube.com/watch?v=tOQ-UxQeN0I&feature=fvst
Régis Nunes

Curso de Regencia 2011 disse...

Caro Pr. Guedes A Paz do Senhor.
Assim como nosso irmão Alberto Couto Filho eu também tinha prometido a mim mesmo parar de ficar comentando em blogs ou fazendo postagem, porque é muita ravolta que nos dá. Me perdoe o termo da palavra, mas muita nojeira que vemos na internet a respeito de Evangelho de Cristo. A bola da vez agora é o Didi, mas tem nepotismo evangélico, profetas do facebook (isso mesmo, pastores que investigam a vida dos crentes no facebook e depois vem profetizar na igreja) tem até vídeos no youtube de um pastor que se atrapalhou todo lendo a profecia num papelzinho dentro da Bíblia. As igrejas Hiperpentecostais (isso mesmo as pessoas de tanto pular, falar em línguas chegam a rolarem no chão por horas, umas batendo nas outras, rasgam as próprias roupas) lembrando mais uma sessão de candomblé que um culto pentecostal. A teologia da prosperidade, a teologia do EU SEI TUDO (essa fui eu quem inventei.srsr pra classificar aqueles teólogos que dão aulas na escola dominical e gostam de humilhar aquele pobre irmão que não tem muito conhecimento e quando faz uma simples pergunta é desmoralizado em público), infelizmente já fiquei dias sem ir na escola dominical por isto. Agora temos na internet a onda do siga somente a Cristo. Pessoas que muitas das vezes sairam de igrejas evangélicas decepcionadas, e agora espalham vídeos na net os "Prepare-ses" da vida dizendo que agora você já pode ir para o céu sem seguir doutrinas, sem congregar, sem ter comunhão com ninguém, que vivemos num Sistema onde tudo e todos são "demoníacos" e que você tem que sair do sistema, principalmente o religioso. Enfim, nosso país onde os evangélicos estão crescendo e tem até estimativas de ultrapassar os católicos não está muito diferente dos USA, Europa que muitos dizem que são nações desviadas. Se os USA e a Europa estão desviados, o Brasil ainda não se converteu.E como todos nós sabemos a coisa ainda vai ficar pior.Só voltei a comentar, porque acredito que se nós nos calarmos, as pedras além de clamar irão utilizar o que nós deixamos de utilizar e propagar as asneiras que estamos vendo hoje.
Abraços Pr. inté mais, fique na Paz.

Anônimo disse...

AFINAL, OS JUDEUS DIZEM Q SE QUER O FILHO DE DEUS VEIO A TERRA E NÃO VEJO NENHUM EVANGELICO ATACANDO ELES, PQ SERÁ?

SE ELE VEIO, ELE REALMENTE NÃO CONSEGUIU COMPLETAR SUA MISSÃO...

NÃO ENTENDO TANTO ÓDIO...

O POVINHO CONTRADITÓRIO ESSE KKK

Pb Fernando disse...

Pr. Guedes a paz do Senhor Jesus!

Concordo com o amado em gênero, número e grau. Essa do comediante cearense é simplesmente fruto de sua ignorância concernente as coisas espirituais. Entretanto podemos observar por parte dos internautas Cristãos uma saraivada de críticas ferrenhas contra o comediante em questão, porém há coisas muito mais absurdas e vergonhosas ocorrendo em nosso meio e que são praticadas por muitos "líderes" Cristãos Brasil afora, e lamentavelmente são pouquíssimos os que demonstram precupação com as heresias e outras coisas mais que eles praticam. Não estou aqui defendendo o comediante, nada disso, o que estou querendo é fazer com nossos irmãos internautas comecem a analizar criticamente a crise espiritual pela qual nossas denominações estão passando.

Carlos Bomfim Júnior disse...

Devido a grande repercussão desse acontecido, resolvi escrever um texto falando sobre o assunto, quem quiser conferir visite o link: http://www.paragrafoprimeiro.net/2012/09/Entenda-o-caso-de-Didi-e-seu-novo-filme-polemico-.html

Lá analisei ambas as partes e dei minha opinião. Convido a todos a lerem e através desse meu texto criarem a vossa opinião. Convido, também, todos a darem um fim a essa polêmica e assim tiremos o Santo nome de Deus do meio de um disse me disse.

Carlos Bomfim Júnior disse...

Devido a grande repercussão desse acontecido, resolvi escrever um texto falando sobre o assunto, quem quiser conferir visite o link: http://www.paragrafoprimeiro.net/2012/09/Entenda-o-caso-de-Didi-e-seu-novo-filme-polemico-.html

Lá analisei ambas as partes e dei minha opinião. Convido a todos a lerem e através desse meu texto criarem a vossa opinião. Convido, também, todos a darem um fim a essa polêmica e assim tiremos o Santo nome de Deus do meio de um disse me disse.

Anônimo disse...

GRAÇA E PAZ,
AMADO SE ALGUÉM, É TÃO CONHECEDOR DA PALAVRA DE DEUS E NÃO SE PREOCUPA COM AS ALMAS QUE AINDA ESTÃO PERDIDAS NO MUNDO SEM CONHECER O EVANGELHO, NÃO ESTÁ NA HORA DE GASTAR ESSE TEMPO USADO PARA JULGAR A ATITUDE DE DETERMINADOS LÍDERES PARA LEVAR O EVANGELHO A ESSES MILHÕES DE ALMAS QUE IRÃO ASSISTIR ESSE FILME E QUE NÃO SABEM QUAL O VERDADEIRO OBJETIVO DO EVANGELHO O QUAL JESUS DETERMINOU QUE É"IDE E FAZEI DISCÍPULOS " SABEMOS QUE NOS FINAIS DOS TEMPOS OS FALSOS PROFETAS SURGIRÃO, MAS NÃO PODEMOS PERDER NOSSO TEMPO JULGANDO OU ATACANDO O PRÓXIMO, SE ASSIM FIZERMOS ESTAREMOS PERDENDO NOSSO FOCO PRINCIPAL QUE É GANHAR ALMAS P/ JESUS.