quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

RICARDO GONDIM VIROU NOTÍCIA OUTRA VEZ

Gondim e Rubem Alves
O Pastor Ricardo Gondim Rodrigues voltou a ser notícia. A publicação de um artigo em seu próprio site versando sobre seu rompimento com o movimento evangélico já estava pré-anunciado em textos mais antigos. A saga de rupturas do pastor da Igreja Betesda em suas próprias declarações, passa pelo catolicismo, presbiterianismo, pentecostalismo e hoje o ex-reverendo e inspirado pregador trafega nas veredas da filosofia e da teologia antideterminista e bem próxima ao teísmo aberto.

Ninguém pode negar que Gondim tornou-se um bom escritor, conhecido e influente nacionalmente. Também não se pode negar sua coragem de falar ou escrever a verdade, o que é uma qualidade. Estar ao lado da verdade atrai opositores que se vêem acuados por terem compromisso com o lado escuro do movimento evangélico. Denunciar com veemência as mazelas dos chamados "homens de Deus" das igrejas hodiernas tem sido o tom do Ricardo há anos.

Acredito mesmo que suas motivações são boas e que trata-se de um homem bom. Vou repetir o que disse em textos anteriores: o pastor Ricardo Gondim parece não ter "rabo preso" com ninguém. Chego mesmo a considerá-lo incorruptível (oxalá não queime minha língua) e o imagino  cumpridor de seus deveres de pastor, pai de família e cidadão.

Quanto a sua decisão de romper com esses sistemas corrompidos no meio evangélico e com uma liderança descomprometida com o Reino, vejo que meu conterrâneo está certo. Todavia, as muitas influências no seu trafegar entre os movimentos e igrejas o deixaram com um tom de "xerifismo profético" atirando para todos os lados. Ainda defendo que para mudar a história devemos fazer parte dela e não ficar à margem, como um ermitão que resolveu não se contaminar. Acredito que se possa manter puro dentro de um sistema corrompido.

Desde que se aventurou a comentar acerca do tsunami na Ásia e teve que ver sua teoria de um Deus que nao age ou não intervém sendo desmentida pelo Eros Pasquini, que o Gondim vem esperneando e tentando convencer a todos de que achou a fórmula ideal de ser igreja. As vezes baseia-se na Bíblia e outra vezes em escritores de todos os credos. Afirmam seus parceiros que a verdade está na dialética com todos os pontos de vistas, como evolucionismo, por exemplo. Daí passou a defender causas "cíveis" e direitos humanos à moda de Luther King (esse sim, um monstro sagrado) e de Gandhi, abrindo mão de princípios anteriormente pétreos à doutrina cristã. É essa volatilidade que me intriga, esse aspecto camaleônico, tanto para atacar como para defender suas teorias.

Portanto, o problema do Ricardo não tem sido a corrupção que viu durante anos e nada fez, mas uma filosofia que abraçou recentemente. Descreu de verdades tidas como absolutas no passado e enveredou por sua nova paixão em tons de ecumenismo, a pérola da Universidade Metodista. Nosso amigo se desencantou com o que os defensores dessa nova forma de ver a doutrina bíblica chamam de determinismo e começou a relativizar essas verdades ao sabor de intelectuais como Rubem Alves e sua teologia da terra, da natureza e do lirismo poético.

Maranata. Ora Vem Senhor Jesus.
Deus abençoe a todos.

23 comentários:

ROBSON SILVA disse...

Meu prezado amigo e mestre, Pr. Guedes,

Graça e PAZ!

Maravilhosa reflexão sobre o tema!

Fiz um pequenino recorte do teu texto que muito me chamou a atenção:

"Ainda defendo que para mudar a história devemos fazer parte dela e não ficar à margem, como um ermitão que resolveu não se contaminar. Acredito que se possa manter puro dentro de um sistema corrompido."

Não foi exatamente isso o que fez o MESTRE? Ensinou e esteve no meio dos principais dos sacerdotes ao mesmo tempo em que comeu com os publicanos; comeu a páscoa judaica ao mesmo tempo em que instituiu a Santa Ceia; pagou tributo a Cesar ao mesmo tempo em que se permitiu lavar com caro perfume; jejuou quarenta dias e quarenta noites ao mesmo tempo em que multiplicou pães; condenou a raposa chamada Herodes por suas orgias ao mesmo tempo em que perdoou a mulher adúltera... E por aí vai!!!

Assino em baixo as tuas palavras, meu amigo: "Acredito que [ainda podemos nos]... manter puro dentro de um sistema corrompido."

Forte abraço!

Em Cristo,

Prossigo para o Alvo.

Sandro Luis disse...

É muita falácia ! Fala-se em corrupção no meio evangélico, mas nunca ninguém conseguiu provar nada !

Só falácia ! Muitos buscam o seu próprio interesse e começam a falar mal de tudo e de todos. Na realidade se apartaram da simplicidade que há em Cristo Jesus.

leia :

sandrocristao.blogspot.com

Luciano de Paula Lourenço disse...

O sr. Gondim é um apóstata fatal. Sua atitude infame assemelha-se ao de Saul (1Sm 13:13,14; 16:14), Judas Iscariotes, Demas(2Tm 4:10), Himineu e Alexandre(1Tm 1:19,20). Tomar as vidas das pessoas (meros pecadores e falíveis) como referências para sua vida espiritual é um desleixo imperdoável. Se formos olhar para o que os outros (pastores, bispos ou leigos) fazem, deixando a Palavra de Deus como condutora de princípios morais e espirituais, estaremos fadados ao fracasso. É lamentável que esse homem tem chegado a este estado, na minha opinião terminal!

Pastor Guedes disse...

Caro Robson Silva,

Meu Amigo,

Graça e Paz!

Vindas de você essas palavras são como espadas cortantes e sua capacidade de situar o Mestre em meio ao mundo corrompido de sua época só veio mostrar sua inteligência e agudeza de espírito para fazer relação com as coisas espirituais.

Estou visitando agora o seu blog (Prossigo para o Alvo) e também recolocando-o entre meus favoritos. Aconteceu um problema com vírus e tive excluir todos os amigos e depois restaurá-los. Esqueci de você , mas vou corrigir.

Deus lhe abençoe sempre.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Adalberto Junior disse...

Graça e PAZ!
acho que o Pr Ricardo perdeu o foco a muito tempo,e não sabe pra onde ir atualmente,ei atira pra todo lado.Que Deus o ilumine e ele volte a ser o homem de Deus de outrora.

Pastor Guedes disse...

Caro Sandro,

Meu companheiro.

Agradeço pela sua participação. Acabei de visitar seu blog e quero lhe parabenizar pela maneira como tem tratado o assuntos pertinentes por lá.

Forte Abraço a todos da Brasilândia.
No Amor de Cristo!

Pastor Guedes disse...

Caro Luciano,

A Paz do Senhor!

Agradeço pela visita e comentário.

Suas palavras são fortes como a morte, mas concordo que quem entra por esse caminho não tem retorno.

Deus lhe abençoe Amado.
No Amor de Cristo!

Pastor Guedes disse...

Caro Adalberto Júnior,

A Paz do Senhor!

Obrigado pela visita e por deixar um comentário.

Também acredito que ele perdeu o foco, mas na visão dele e de seus simpatizantes, somente agora ele encontrou o verdadeiro foco..um em substituição ao outro. Basta saber quem está certo. Eu fico com a Bíblia Sagrada e nossa sã doutrina.

Deus lhe abençoe.
No Amor de Cristo!

samuel leite siqueira disse...

caro pastor guedes não é fácil o mundo que vivemos mais este antigo pastor ricardo gondim , tem si misturado muito com a intelectualidade e esquecendo da graça de Cristo Jesus e da verdadeira verdade sinto que muitos estão desviando por causa do eco-menismo posso dizer assim.
é a vinda do Senhor breve breve vira .
meus abraço querido pr; guedes saudades de vossos Sermoes paz do senhor jesus .
ate breve.

Pastor Guedes disse...

Caro Samuel Leite,

A Paz do Senhor!

Fico feliz com sua visita e comentário. Por falar em comentário...não esqueci. Fique tranquilo.

Deus lhe abençoe.
No Amor de Cristo!

zilda disse...

O problema de muitos "eruditos" é pensar demais." Com o muito pensar cresce a dúvida". Por que simplesmente não põem a fé em Deus, foquem no ensinamento do Mestre e deixem de olhar pro homem. Eu vejo erros por onde passo, coloco-me na minha posição, alerto quem deseja e entende os alertas e sigo em frente tentando como o senhor disse: mantendo-me pura em um sistema corrompido.

zilda disse...

O problema de muitos "eruditos" é pensar demais." Com o muito pensar cresce a dúvida". Por que simplesmente não põem a fé em Deus, foquem no ensinamento do Mestre e deixem de olhar pro homem. Eu vejo erros por onde passo, coloco-me na minha posição, alerto quem deseja e entende os alertas e sigo em frente tentando como o senhor disse: mantendo-me pura em um sistema corrompido.

Pastor Guedes disse...

Cara Irmã Zilda,

A Paz do Senhor!

Agradeço pela visita e pelo comentário.

Esse tipo de conhecimento que nos fasta da verdade é melhor não tê-lo.

Deus abençoe a sua casa.
No Amor de Cristo!

Cesar Filho disse...

O que mede nossa maturidade cristã não é a bagagem filosófica, nem teológica e nem antropológica.
Esses fatores podem parecer essenciais, mas o que mede nossa maturidade é o tempo que passamos enxertados na videira(Jo 15);
Muitos tem 20 anos de trajetória evangélica, porém menos de 5 anos enxertado na videira.
É por isso que existem neófitos mais maduros do que muitos antigos na Fé, pois os frutos que muitos não dão em 20 anos outros dão em 5 anos.

Cesar Filho, Assembleia de Deus, Fortaleza-CE

Meu Blog:
http://ircesarflho.blogspot.com/

Pastor Guedes disse...

Caro César Filho,

A Paz!

Agradeço pela sua participação e comentário.

Deus lhe abençoe.

No Amor de Cristo!

Alberto Couto Filho disse...

Amigão,
Paz

É tirar os holofotes de cima deles e...pronto, la vem fezes para chamar a nossa atenção.
O despejadouro do Gondim estará nas prateleiras das livrarias com as quais negocia.
Preparemo-nos para um novo livro.
O título? Vou chutar:
"DEUS NO CONTROLE DE TUDO? HA, HA, HA".
Perdoe-me amado, mas como disse o Luciano, com muita propriedade, o nome do Gondim irá constar da relação dos apóstatas fatais. Desleixo imperdoável - sábias palavra.
Agora não teremos mais os "três patéticos". Ele se foi e, com ele, suas brefaias e burundangas.
Cá pra nós, tarde, muito tarde.
Passa lá em casa. Não esqueça o guarda-fezes.
Alberto

Pastor Guedes disse...

Caro Alberto,

A paz!

Você continua incorrigível rsrsrs

Estou passando por lá, mas vou levar meu guarda-chuvas (ou seria guarda-fezes? Eu heim?!).

Forte Abraço Amigão.

No Amor de Cristo!

disse...

Pra mim ele não passa de um apóstata rsrs. O problema do Ricardo foi querer fugir do sistema religioso corruptos que estamos vivendo hoje e deu ouvido a filosofias deixando de crer a muito tempo no que pregava chegando ao extremo de relativizar as verdades bíblicas. Acho que o único caminho que ele encontrou depois de tantas bobagens que foi dita por ele, sendo assim, não encontrou mais espaço entre os evangelicos. Portanto, dizer que não é mais evangélico foi a melhor coisa que ele fez, pois ja perdeu credito junto ao evangelicos. As muitas letras enlouquecem o Ricardo. Paz. saudades do senhor viu?? rsrssr

SUNAMITA COSTA disse...

Querido Pr. Guedes; o texto foi lido no bacharel de sociologia e debatido por todos os seminaristas. é incrível como ele tem fãs...ufaaaaa! até aqui ele consegui ganhar atenção e desviar o foco da aula. para mim ele é um grande perdido no meio do deserto e que já não consegui se alimentar da verdadeira e genuína palavra. muito conhecimento e pouca fé! ELE PRECISARIA CONHECER E APRENDER COM O NOSSO MESTRE PR. JECER GOES QUE PREGA A VERDADEIRA PALAVRA REVELADORA DE DEUS.QUEM SABE ASSIM ELE SE CONVERTE...VAMOS ORAR POR ELE E PARA QUE ELE VOLTE PARA SI MESMO E SAIBA QUE DEUS O ESCOLHEU PARA FAZER A DIFERNÇA E NÃO PARA "TER" A DIFERENÇA.
abs e uma semana abençoada.

DEUS É CONTIGO!

SUNAMITA COSTA disse...

Querido Pr. Guedes; o texto foi lido no bacharel de sociologia e debatido por todos os seminaristas. é incrível como ele tem fãs...ufaaaaa! até aqui ele consegui ganhar atenção e desviar o foco da aula. para mim ele é um grande perdido no meio do deserto e que já não consegui se alimentar da verdadeira e genuína palavra. muito conhecimento e pouca fé! ELE PRECISARIA CONHECER E APRENDER COM O NOSSO MESTRE PR. JECER GOES QUE PREGA A VERDADEIRA PALAVRA REVELADORA DE DEUS.QUEM SABE ASSIM ELE SE CONVERTE...VAMOS ORAR POR ELE E PARA QUE ELE VOLTE PARA SI MESMO E SAIBA QUE DEUS O ESCOLHEU PARA FAZER A DIFERNÇA E NÃO PARA "TER" A DIFERENÇA.
abs e uma semana abençoada.

DEUS É CONTIGO!

Irismar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Irismar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pastor Guedes disse...

Cara Irismar,

A Paz!

Realmente é lamentável. Devemos vigiar, pois a Vinda do Senhor se aproxima.

Abraço.
No Amor de Cristo!