quarta-feira, 31 de agosto de 2011

UM CRISTÃO PODE PARTICIPAR DO MMA?


Mesmo sem ter um versículo bíblico proibindo a prática, a maioria condena, dizendo que o vale-tudo não condiz com os princípios do cristianismo.

O MMA (Artes marciais mistas) é hoje uma das modalidades esportivas que mais cresce no mundo e também no Brasil, que por sinal possui os melhores lutadores do esporte. Com o crescimento do MMA, também vieram as criticas a modalidade, que chegou a ser banida de alguns estados nos EUA por ser muito violenta. No final de semana passado, foi realizado no Brasil o maior evento deste esporte, o UFC Rio que lotou o HSBC Arena e foi um sucesso segundo seus organizadores.

Um dos maiores lutadores do UFC é Vitor Belfort, que na maioria de suas lutas agradece a Deus após vitórias e usa o calção com o nome Jesus escrito. Declaradamente cristão, Belfort explicou em recente entrevista a ligação entre a religião e a luta dizendo que o que ele faz no octógono não é uma briga, e sim uma competição.

Além de Vitor que desta vez apenas comentou as lutas, outro atleta cristão estava no UFC, o estreante capixaba Erick Silva, que a exemplo de Belfort, entrou com o nome Jesus escrito no calção e tem como um de seus apoiadores o Senador evangélico Magno Malta.

Diante desta relação, o portal Gospel Prime procurou pastores e teólogos para saber o que eles pensam deste esporte. Um cristão pode praticar tal esporte? É licito ao crente em Jesus assisti-los?

“Eu não vejo embasamento bíblico favorável, mas também não vejo o contrário”, disse o pastor Ariovaldo Júnior, do Manifesto Missões Urbanas. Ele acredita que a prática hoje é mais esportiva e  ”não tem mais nada a ver com os vale-tudo onde havia graça em esmurrar o outro além das condições humanas”.

Biblicamente falando, Ariovaldo Júnior diz que não há menções que condenem o esporte. “Eu gosto do UFC por celebrar um esporte que ainda não tem influências do feminismo. O feminismo determina tudo hoje em dia, até o nosso modelo de ‘cristão ideal’ está mais pra figura de uma mulher do que pra um homem de verdade. A propósito, lutas de diversos tipos foram contemporâneas de Jesus e de Paulo (que viveu inclusive em Roma), porém não vemos nenhuma recomendação contrária à prática esportiva”, diz o pastor do Ministério Sal da Terra em Uberlândia – MG.

Violência e cristianismo

Já o pastor Geremias do Couto, da Assembleia de Deus, considera o esporte inadequado para o cristão. “Respeito quem participa e assiste (a tentação é grande!), mas a violência que o caracteriza conflita com os princípios de vida do Cristianismo. Há outros esportes saudáveis que podem muito bem atender a nossa necessidade de entretenimento e, sobretudo, de cuidados físicos.”

Couto diz que pode sustentar seu posicionamento lembrando de versículos como o de Gálatas 5 que fala sobre a temperança, assim como quando Paulo fala que tudo nos é licito, mas nem tudo nos convém. “Sei que no caso desse esporte não se trata de uma agressão gratuita, por vingança ou por maldade mesmo, mas de qualquer modo é uma forma de agressão consentida. Alguém vai sair arrebentado”, diz o pastor assembleiano.

“Aquilo é selvageria”, disse o teólogo Rodrigo Weronka, ele não concorda que um cristão deva participar ou assistir esse tipo de competição. “Como chamar de esporte um negócio que visa arrebentar o oponente?”, questiona.

Weronka fala sobre a diferença entre esportes perigosos como a Fórmula 1, e esportes “brutos” como ele classifica o MMA. “Uns podem dizer que na F1 o carro pode matar o piloto, mas na F1 o objetivo não é esse. E no vale-tudo, o ‘vale tudo’ é vencer o oponente, massacrando o cara”, disse.

Ele também não utiliza nenhum fundamento bíblico para basear suas convicções, apenas diz que a prática não condiz com os valores passados pela Palavra de Deus. “Não consigo aceitar uma brutalidade como o vale-tudo como esporte ou mesmo como algo para entretenimento cristão. Mas é claro que não tem um verso ‘não lutarás MMA’, isso é uma questão contemporânea. Deduzo pelos parâmetros bíblicos do amor ao próximo que arrebentar a cabeça de um ser humano, criado por Deus, por ‘esporte’ é ridículo”.

Princípios bíblicos

Geremias do Couto também fala que o esporte em questão foge dos princípios bíblicos. “Biblia não trabalha simplesmente com regras. Ela trabalha com princípios, que devem ser aplicados nas mais diferentes circunstâncias. Há muitas outras coisas das quais a Bíblia não fala de forma explícita, mas por causa dos princípios que ela nos oferece podemos fazer bem as nossas escolhas e evitar aquilo que não glorifica a Deus. Paulo escreveu: “Quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”, 1 Coríntios 10.31. A grande pergunta é: esse esporte glorifica a Deus?”

O mantenedor do portal apologéticoNAPEC vai mais longe:  ”Pergunte a um cristão se uma tourada é um esporte bacana. Não, dirão em coro! Judiar do pobre animal não é certo. E a caça esportiva? não é certo!. Então seria ético arrebentar outro ser humano numa competição esportiva?”

Vale-tudo na Igreja

Weronka também critica a prática de lutas dentro da igreja, como acontece na Igreja Renascer, que chegou a ser notícia no canal NatGeo (National Geographic) por montar um ringue dentro da igreja e promover a luta como “forma de evangelismo”.

“Uns dizem que o vale-tudo pode ser uma estratégia de evangelismo, então “vale tudo” para ter os jovens ali?” questiona Weronka que não concorda com o fato de uma igreja evangélica apoiar esse tipo de esporte.

“Sob a desculpa pragmática dos ‘fins justificam os meios’ a igreja vai ficando com a cara do mundo. E se a igreja deve ficar assim, prefiro ser um esquisito e manter a ortodoxia bíblica”, critica o teólogo.

Fonte: Gospel Prime

E aí? Qual a sua opinião?

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

APÓSTOLO DISTRIBUIRÁ MEIAS UNGIDAS NO RIO DE JANEIRO


MEU DEUS, AONDE VAMOS PARAR?! ATENÇÃO PASTORES E HOMENS SÉRIOS DESSE PAÍS, SE NÃO TIVERMOS CUIDADO, O VERDADEIRO EVANGELHO VAI DEIXAR DE EXISTIR PARA DAR LUGAR A ABERRAÇÕES E SANDICES COMO ESSA. RECEBI ESSE TEXTO POR EMAIL. BOA LEITURA, SE PUDEREM.

Igreja Mundial irá entregar meias ungidas em monte para gerar milagre na vida de fiéis

Igreja Mundial irá entregar meias ungidas em monte para gerar milagre na vida de fiéis
Com base do versículo 3 do primeiro capítulo de Josué, o apóstolo Valdemiro Santiago iniciou a campanha da meia “Sê Tu Uma Benção”. Com elas os membros terão um elemento profético para cumprir o que diz o texto bíblico já citado. “Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés.”
Musica GospelA campanha “Sê Tu Uma Benção” foi inaugurada com toalhas de rosto que eram distribuídas em todas as Igrejas Mundial do Poder de Deus. A essas toalhas são atribuídas diversas curas e libertações que são testemunhados durante os cultos.
No Rio de Janeiro, antes de serem distribuídos, os pares de meias foram consagrados no monte pelo bispo Pereira, que foi acompanhado por bispos e pastores, levando também as toalhinhas “Sê tu uma Bênção”. Tanto as meias como as toalhas são distribuídas gratuitamente na “Terça-feira do Milagre Urgente”.
Quantos pares você quer? rs

Fonte: Rodrigo Sandiego

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

SILAS MALAFAIA ENVOLVIDO EM MAIS UMA POLÊMICA


Silas Malafaia é ‘persona non grata’ em São Luís

A Mesa-Diretora da Câmara de Vereadores de São Luís declarou nesta terça-feira o pastor Silas Malafaia “persona non grata” na cidade. A Casa também arquivou em caráter irrevogável o processo de concessão do título de cidadão ludovicense proposto pela comunista Rose Sales ao religioso.
Silas Malafaia não é mais bem-vindo em São Luís
Em entrevista concedida ontem à rádio evangélica 92 FM (ouça em post abaixo), Malafaia chamou o pedetista de “moleque”,”vagabundo” e “bandido”, além de ter tachado a Câmara de “poleiro” e os vereadores de “bocós” (abestados).
Na entrevista, o religiosa atacou até a própria Rose Sales chamando-a de “frouxa”. Acusou o partido dela, o PCdoB, de apoiar essa “porcaria” (movimentos gays). Estranhamente, a comunista não aparece na Câmara desde a semana passada.
O presidente da Casa, Isaías Pereirinha (PSL), também criticou Malafaia por ter insultado e desrespeitado o Poder Legislativo Municipal.
Ivaldo Rodrigues pediu que a Procuradoria da Câmara processe o pastor e quer que a mesa-diretora publique uma nota de desagrafo relatando também o título de persona non grata.
Em relação ao debate proposto pelo religioso, Ivaldo Rodrigues disse que topa desde que seja feito em campo neutro e mediado por jornalistas da cidade.
Fonte: http://www.blogdodecio.com.br/2011/08/16/silas-malafaia-e-person-non-grata-em-sao-luis/

sábado, 13 de agosto de 2011

SILAS CERULLO, MORRIS MALAFAIA, RR SANTIAGO E VALDOMIRO SOARES


Essa animação ilustra bem a posição dos tele-evangelistas brasileiros 
Um certo dia uma pessoa que muito admiro pediu-me para não escrever mais sobre o pastor e tele-evangelista carioca. Todavia, como o mesmo não faz mais parte de nossa convenção, venho pedir permissão ao meu amigo para publicar esse artigo. Tento me controlar, mas confesso que não posso calar ante a tamanha falta de ética dos homens evangélicos que ora dominam o espaço televisivo. Refiro-me à exagerada ênfase no pedido de oferta (leia-se dinheiro) e à estratégia da semeadura. Já tenho dito em outros posts que pedir semente é muito confortável, posto que as pessoas que ofertam não podem "cobrar" ou esperar um resultado imediato para o que se semeou, logo, os tele-evangelistas estarão descomprometidos com resultados a curto prazo. Isso sem falar na semente que não vingou por falta de fé. Aqui em São Paulo conheço um cidadão que tem um programa de rádio que pede dinheiro descaradamente e quando alguém diz que não recebeu o proposto no desafio, a resposta é que precisa ter fé, além de comprovar o depósito na conta da igreja. 

O que mais me chama a atenção nessa relação promíscua (no sentido espiritual) do Pastor Silas com o Sr. Cerullo é que a cada nova revelação o mega-evangelista americano traz uma nova bíblia para divulgar (leia-se vender). Coincidência? Pode ser, mas é muita coincidência, não?! Está claro que a cada revelação o ex-profeta gringo leva o seu quinhão. Ou entendi tudo errado? Por outro lado o Sr. Malafaia está cada vez mais abraçado à causa da "teologia da prosperidade". Teologia que tanto criticou e condenou. Vejam o que um homem é capaz de fazer em nome do que ele atribui ser reino de Deus. Descaracteriza a doutrina que antes defendia e a si mesmo para em nome de uma suposta revelação somente para expandir sua igreja em nome do evangelho.

Em sua defesa no twitter o Pastor Silas ofende os que não concordam com o seu ponto de vista e esbraveja contra seus críticos como se fossem todos ignorantes, forçando uma situação, envolvendo pessoas incautas ao seu redor e fazendo discípulos de seu reino ministerial e não discípulos de Cristo.

O Sr. Morris Cerullo vende suas bíblias e arrecada dinheiro no mundo inteiro através de uma combinação de números, coisas abomináveis aos olhos do Senhor Deus, posto que a numerologia contradiz muitos conceitos bíblicos-cristãos e mais: dentro de uma visão cabalística o ex-profeta americano atribui valores e poderes aos números fora do contexto bíblico.

E o que dizer dos senhores RR Soares e do Sr. Valdomiro Santiago (ou seria RR Santiago e Valdomiro Soares?) que, não há muito tempo, jogaram a ética cristã NO LIXO quando se digladiavam pelo espaço na Rede TV. O Sr. Valdomiro dizia nas entrelinhas que o o Sr. Soares estava agindo como não-cristão, oferecendo o dobro à emissora para tomar o seu lugar. Agora vem à tona a notícia de que esse senhor teria oferecido o dobro e mais a metade para tirar do ar um programa do Pastor Silas. Por isso a ofensiva do pastor carioca trazendo o ex-profeta que tem seu ministério dominado pelas cifras. Que absurdo! Quem pode confiar nesses homens?

Clamo a Deus que levante homens sérios, que amem as almas e não seus ministérios, que  não se prostituam com Mamon, que não se vendam como Balaão, que não domine sobre o povo como Nicolau e que não domine sobre a igreja como Diótrefes.

Esses senhores estão envergonhando o evangelho e suas cruzadas nada mais são que estratégicos pretextos para abrir mega-igrejas, ampliando assim seus ministérios para trazer ainda mais dividendos.

Que Deus tenha misericórdia de nós.

Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos.



quarta-feira, 3 de agosto de 2011

EXISTE CRISTIANISMO SEM TRINDADE?

UMA DE MINHAS MAIORES PREOCUPAÇÕES E CRÍTICAS NESSES ÚLTIMOS DIAS TEM SIDO O PSEUDO-CRISTIANISMO, OU SEJA, O CRISTIANISMO QUE TEIMA EM INTRODUZIR UMA DOUTRINA CRISTÃ SEM A TRINDADE. O TEXTO DO MEU AMIGO, PASTOR E ESCRITOR CIRO SANCHES É UM ALERTA PARA NOSSOS DIAS!

Por Ciro Sanches


Continua crescendo o número de cristãos (cristãos?) que se dizem contrários à doutrina da Trindade. Seria possível alguém negar essa doutrina sem rejeitar a Palavra de Deus e o Deus da Palavra? Alguém pode ser cristão e, ao mesmo tempo, oponente da Trindade?

A doutrina da Trindade é uma das mais atacadas por movimentos pseudocristãos, dentre eles os unicistas. E, no Brasil, eles têm sido bastante convincentes na propagação de suas heresias antitrinitárias, principalmente por receberem o apoio de pastores, pregadores, cantores e líderes de louvor frouxos, sem compromisso com a sã doutrina, que valorizam as belas melodias de um famoso conjunto que diz ter a “voz da verdade”, ignorando a voz do Bom Pastor (Jo 10.27), a qual não poderá ser ignorada naquele grande Dia (Mt 7.21-23).

Viajo muito pelo Brasil e vejo que várias pessoas desavisadas, não somente apreciam os “louvores” aparentemente cristocêntricos do aludido conjunto, como também não valorizam muito a Trindade. Agem como se ela não fosse uma doutrina fundamental e inegociável.
Ora, Deus é uno e, ao mesmo tempo, triúno (Gn 1.1,26; 3.22; 11.7; Dt 6.4; 1 Jo 5.7). O Pai, o Filho e o Espírito são três divinas e distintas Pessoas. Ou seja, a Trindade implica tripessoalidade, e não triteísmo. E essa verdade contida nas Escrituras, a despeito de transcender a razão humana, deve ser aceita alegremente, pela fé, por toda pessoa que se diz cristã (1 Tm 4.6).

As três divinas Pessoas da Trindade são coeternas e iguais entre si. Mas, em suas operações concernentes à criação e à redenção, Deus, o Pai, planejou a criação de tudo (Ef 3.9); Deus, o Filho, executou o plano, criando (Jo 1.3; Cl 1.16; Hb 1.2; 11.3); e Deus, o Espírito Santo, vivificou, ordenou, pôs tudo, todo o universo, em ação: desde a partícula infinitesimal e invisível até ao super-macroscópico objeto existente (Jó 33.4; Jo 6.63; Gl 6.8; Sl 33.6; Tt 3.5). Ou seja, o Pai domina, o Filho realiza, e o Espírito Santo vivifica, preserva e sustenta.

Na redenção da humanidade, o Pai planejou a salvação, no céu (Jo 3.16; Gl 4.4,5); o Filho consumou-a, na terra (Jo 17.4,5; 19.30); e o Espírito Santo realiza e aplica essa tão grande salvação à pessoa humana (Jo 16.8-11; Tt 3.5). Contudo, num exame cuidadoso da Bíblia, vemos que, em qualquer desses atos divinos, as três Pessoas da Trindade estão presentes (cf. 2 Co 5.19; Jo 14.23; 16.23, etc.).

Uma tentativa de definição do trino Deus é: Deus Pai é a plenitude da divindade invisível (Jo 1.18); Deus Filho é a plenitude da divindade manifesta (Jo 1.1-17); Deus Espírito Santo é a plenitude da divindade operando na criatura (1 Co 2.12-16).

Para os sentidos físicos do homem, por condescendência de Deus, vemos as três Pessoas da Trindade no batismo de Jesus. O Pai eterno falou do céu, o Espírito Santo desceu em forma visível de pomba, e o Filho estava sendo batizado no rio Jordão, para cumprir toda a justiça (Mt 3.16,17). Daí a fórmula batismal deixada por Jesus mencionar a tripessoalidade divina (Mt 28.19 [aqui, o termo “nome” não é mencionado três vezes porque tem função distributiva]).

É claro que a Trindade é um mistério para nós. Se a unidade composta do homem — espírito, alma e corpo (1 Ts 5.23) — continua como um fato inexplicável para a ciência e para os homens mais sábios e santos, quanto mais a triunidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Mas o fato de não a compreendermos jamais deveria ser um motivo para a rejeitarmos! Afinal, as coisas espirituais se discernem espiritualmente (1 Co 2.15). E nós, que temos a mente de Cristo (v.16), devemos discernir bem tudo.

Em Cristo,

Ciro Sanches Zibordi



FONTE: http://cirozibordi.blogspot.com/2011/08/e-possivel-negar-trindade-sem-rejeitar.html

Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos.