domingo, 23 de outubro de 2011

DIA DAS BRUXAS NAS IGREJAS E A REFORMA PROTESTANTE

Muita gente não sabe, mas o Dia das Bruxas, o Samhain ou Halloween, Ano Novo céltico (31 de outubro), tem uma conexão com o Dia de Todos os Santos da Igreja Católica Romana. Este era originalmente celebrado em maio, e não no primeiro dia de novembro.

No ano 608, o imperador romano Focas apaziguou o populacho dos territórios pagãos recentemente conquistados, permitindo-lhe combinar o antigo ritual de Samhain com o Dia de Todos os Santos. E, assim, o panteão de Roma, templo edificado para a adoração de uma multiplicidade de deuses, foi transformado em igreja.


Foram os imigrantes europeus, especialmente os irlandeses, que introduziram o Halloween nos Estados Unidos. Hoje, o Dia das Bruxas
 é muito importante para os lojistas, inclusive no Brasil. Salém, em Massachusetts (Estados Unidos), é a sede da bruxaria norte-americana. Ali celebra-se, na época do Halloween, o Festival da Assombração, para expandir a temporada turística de verão. Tudo parece uma grande brincadeira, mas — conscientemente ou não — os participantes dessa festa estão se envolvendo com o ocultismo e o satanismo.

Por outro lado, algumas denominações evangélicas, além de realizarem festas similares às juninas (o que já é um absurdo), estão promovendo também, no fim de outubro, uma espécie de Halloween, decorando o ambiente com abóboras, etc. Elas alteram o nome da brincadeira satânica para Jesusween ou Elohin! Aos pastores destas igrejas quero apresentar um motivo melhor para festejar.


Em vez de comemorarem o Dia das Bruxas, os pastores que se prezam deveriam se lembrar da Reforma Protestante. Na manhã de 31 de outubro de 1517, véspera do Dia de Todos os Santos, Martinho Lutero — sacerdote romanista, professor de teologia e filho de um minerador bem-sucedido — começou a questionar de modo mais contundente a Igreja Católica e a atacar a autoridade do papa.

Lutero, então, afixou na porta da Catedral de Wittenberg (pronuncia-se vitemberk) um pergaminho que continha 95 declarações. Estas, conhecidas como teses, eram quase todas relacionadas com a venda de indulgências (pacotes caros pagos pelo perdão, inclusive das pessoas que já haviam partido para a eternidade).


Em junho de 1520, Lutero foi excomungado por uma bula — decreto do papa que continha o seu selo oficial. Em dezembro do mesmo ano, com ousadia, ele queimou esse documento em reunião pública, à porta de Wittenberg, diante de uma assembleia de professores, estudantes e o povo. No ano seguinte, foi intimado a comparecer ante as autoridades romanistas, em Worms. E declarou: “Irei, ainda que me cerquem tantos demônios quantas são as telhas dos telhados”.


No dia 17 de abril de 1521, Lutero apresentou-se à Dieta do Concílio Supremo, presidida pelo imperador Carlos V. Para escapar da morte, teria de se retratar. Mas ele não faria isso, a menos que fosse desaprovado pelas próprias Escrituras. E asseverou perante todos: “Aqui estou. Não posso fazer outra coisa. Que Deus me ajude. Amém”.

Considerado herege, ao regressar à sua cidade Lutero foi cercado e levado por soldados ao castelo de Wartzburg, na Turíngia, onde ficaria “guardado”. Ali, ele traduziu o Novo Testamento para o alemão, obra que, por si só, o teria imortalizado. Ao regressar a Wittenberg, reassumiu a direção do movimento a favor da Igreja Reformada, e a partir daí os princípios da Reforma Protestante se espalharam por toda a Europa, com ajuda de homens de valor, como Ulrico Zuínglio, João Calvino, Jacques Lefevre, João Tyndale, Tomás Cranmer, João Knox, etc.


Assim como muitos teólogos estão fazendo hoje, os católicos romanos haviam substituído a autoridade da Bíblia pela autoridade da igreja. Eles ensinavam que a igreja era infalível e que a autoridade da Bíblia procedia da tradição. Os reformadores afirmavam que as Escrituras eram a sua regra de fé, de prática e de viver, e que não se devia aceitar nenhuma doutrina que não fosse ensinada por elas. A Reforma devolveu ao povo a Bíblia que se havia perdido, passando a considerá-la a fonte primária de autoridade.


Nesses tempos difíceis, em que muitos estão brincando com o pecado e até com festas satânicas, quantos cristãos sérios estão dispostos a protestar contra as heresias verificados entre nós (2 Pe 2.1; At 20.28), à semelhança de Lutero?

Vi no Blog do meu Amigo Pr. Ciro Sanches Zibordi



18 comentários:

Anderson Andujar disse...

A paz meu amigo. Não sei se coincidência ou não com o post, mas a vidente ainda tá aparecendo aqui no seu blog. rsrs. Fogo e sangue nela.

Pastor Guedes disse...

Querido Anderson,


Kkkkkk

Eu ainda não sei como resolver esse problema. Você pode me ajudar?

Abraço.

Pedro Idelfonso disse...

A Paz do Senhor Pastor Guedes,

É meu Caro Pastor, tempos difíceis em, esse em que vivemos!!!
Veja a que ponto chegamos ou melhor, a que ponto o ser humano colocou o Evangelho de Deus?
O que mais se tem Noticias hoje é de Escândalos provocados por Pessoas que só visão a perdição de almas tão preciosas a Deus, Hoje mesmo ao abrir o site da bol.com, me deparei com a seguinte manchete: Evangélica, Monique Evans diz que não faz sexo há dois anos, Agora me diga, meu amado pastor e seguidores deste blog, se isso seja declaração que um verdadeiro “Evangélico” dê em um Veiculo de comunicação tão poderoso como é a internet?

Por isso que nossa Fé esta desacreditada, por isso que nossos templos Cristãos estão cada dia mais escassos de Milagres, de Pessoas falando em línguas e sendo Batizadas com o espirito Santo , vivemos hoje um esfriamento em muitas igrejas por conta de implantações de culturas, das quais não pertencem as Escrituras Sagradas e nem a verdadeiros Cristãos.

Mas o tempo é o segundo maior inimigo dessas Igrejas(templos), e dessas pessoas que incluem em meio ao evangelho esse tipo de pratica, pois O TEMPO FARÁ COM QUE A VERDADEIRA NATUREZA DESSAS PRATICAS PECAMINOSAS SEJAM EXTERMINADAS.

É possível enganar algumas pessoas por muito tempo.
    É possível enganar muitas pessoas por algum tempo.
    Mas, é impossível enganar todas as pessoas todo o tempo.
    E, principalmente, é impossível enganar a Deus em qualquer tempo.

O fruto revela a natureza de uma árvore, se é boa ou não.
     O tempo fará com que os frutos dessas "amadureçam".

Nós todos sabemos qual a verdade finalidade dessas adequações dentro de certas igrejas que dizem se “EVANGÉLICAS”, É TÃO SOMENTE : DINHEIRO, FAMA PARA OS SEUS PREGADORES E PODER.

Que Deus tenha Misericórdia de nós !!!

Pastor Guedes disse...

Caro Ildefonso,

A Paz do Senhor!

Mais uma vez venho concordar com seu comentário e agradecer a sua sempre especial participação aqui no meu blog.

Deus lhe abençoe.

No Amor de Cristo!

alisson texeira disse...

A paz do senhor pastor, não há, mas nada de se espantar, pois o evangelho
Hoje no Brasil já estar virando folclore. Porem ido na contra mão desses “evangelhos pregado,aqui no ceará a assembléia de Deus Canaã lançou a campanha que visa
Arrecadar donativo para duas cruzadas em duas cidades carentes de nosso estado será
Oferecido serviços médicos e dentre outros visando somente à propagação do evangelho. Vale salientar que não terá venda de CDS, dvds, livros e outros matérias
Que traga retorno financeiro para igreja sendo o único retorno as almas alcançadas.

Pastor Guedes disse...

Caro Irmão Alisson,

A Paz do Senhor!

Estive 12 dias em Fortaleza e conheci bem de perto o trabalho da Assembleia de Deus Canaã. Sei que trata-se de uma igreja séria e que todo valor arrecadado irá mesmo para as famílias carentes em forma de obras e projetos sociais.

Aproveito para parabenizar a iniciativa do Pastor Jecer Goes e de seus auxiliares nessa verdadeira cruzada contra a pobreza em nosso estado.

Deus lhe abençoe.
No Amor de Cristo!

Anderson Nunes disse...

A PAZ DO SENHOR PASTOR GUEDES.
JÁ LI MUITAS HISTÓRIAS SOBRE O DIA 31 DE OUTUBRO A MAIS CONHECIDA É QUE A IGREJA CATÓLICA NA ÉPOCA DETERMINOU QUE ESSE SERIA O DIA DAS BRUXAS JUSTAMENTE POR TER SIDO O DIA EM QUE LUTERO AFIXOU AS 95 TESES NA IGREA DE WITTENBERG.PARA QUE HOUVESSE AS MORTES QUE ACONTECERAM NO PERIODO DA INQUISIÇÃO A IGREJA CATOLICA TINHA QUE INVENTAR UM CRIME PARA QUE ELA PUDESSE EXECUTAR A PENA MÁXIMA AOS PROTESTANTES E AINDA FICASSE BEM VISTA AOS OLHOS DO GOVERNO E DA SOCIEDADE E ESSE CRIME FOI INTITULADO DE CRIME DE BRUXARIA OU HERESIA.OS PROTESTANTE ERAM ACUSADOS DE BRUXARIA E ERAM QUEIMADOS NAS FOGUEIRAS OU ENFORCADOS.O CRIME FOI REFORÇADO A PARTIR DO MOMENTO QUE OS PROTESTANTES CONSIDERADOS MARGINAIS NAQUELA ÉPOCA NÃO TINHAM MAIS ACESSO A MEDICINA QUE ERA CONTROLADA PELA IGREJA E COMEÇARAM A RECORRER A PLANTAS MEDICINAIS.AS MULHERES PROTESTANTES SAIAM DE CHAPEU PARA SE PROTEGER DO SOL EM BUSCA DE ERVAS NO CAMPO, DAÍ A IGREJA CATOLICA CRIOU A IMAGEM DA BRUXA QUE CONHECEMOS HOJE, DE CHAPÉU FAZENDO POÇÕES MÁGICAS COM ERVAS.PARA PIORAR O PAPA DISSE QUE LUTERO ERA O ANTICRISTO E QUE IA ARDER NO FOGO ETERNO, E LUTERO REBATEU A ACUSAÇÃO DIZENDO QUE QUEM ERA O ANTICRISTO ERA O PAPA QUE POSSUI O NUMERO 666 OCULTO EM SUAS VESTES, POR ISSO ATÉ BEM POUCO TEMPO ATRÁS OS EVANGÉLICOS TINHA O PAPA COMO SENDO O ANTICRISTO.
ABRAÇOS.FIQUE NA PAZ DO SENHOR PASTOR

Pastor Guedes disse...

Caro Anderson Nunes,

A Paz do Senhor!

De fato essas histórias vêm a calhar com uma série de acontecimentos (posteriores) ligados à caça às bruxas, nos tempos dos puritanismo.

Sem dúvida que o dia das bruxas ser comemorado no mesmo dia da Reforma Protestante é mais uma afronta dessa sociedade anti-Deus à Igreja de Cristo na terra.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Ezequias Lourenço disse...

Olá pastor Guedes. Também de volta ao seu tão edificante blog.
Realmente corremos o sério risco de nos tornarmos cristãos nominais. Muitas pessoas têm banalizado o Evangelho da graça. Muitas concessões estão sendo abertas por alguns líderes e a igreja está perdendo sua identidade e espiritualidade. Existe uma onda de trio elétrico, cerveja para crente, balada gospel...

Não aprovo modismos descomprometidos com a simplicidade do Evangelho.


Como semprem o sr. tem sido criterioso em postar artigos com embasamento teológico e fatos históricos respaudadores em suas reflexões.

Parabéns pela bem elaborada postagem.

Aah. Tive a honra de conhecer o pr. José Prado Veiga, na ocasião em que pregamos no Belenzinho.

Obrigado pela postagem em meu blog.

Seu comentário tem peso.

Pastor Guedes disse...

Caro Irmão Ezequias,

A Paz do Senhor!

É bom ter o seu retorno.

Que bom que conheceu o meu pastor. Ele é um homem de Deus.

Deus lhe abençoe e volte sempre.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Ministro Elisandro Gomes disse...

A PAZ DO SENHOR JESUS PASTOR GUEDES,
ESTOU VISITANDO O SEU BLOG MAIS UMA VEZ POIS ACHO MUITO INTERESSANTE, E O QUE ME CHAMOU Á ATENÇÃO FOI ESTA ULTIMA POSTAGEM SOBRE UM ASSUNTO QUE NÓS OS CRISTÃOS NÃO PREOCUPAMOS MUITO PRINCIPALMENTE COM NOSSAS CRIANÇAS POIS AS ESCOLAS SECULARES SEMPRE ESTÃO COMEMORANDO ESTÁ DATA COM SUAS APRESENTAÇÕES DIZENDO SER INOCENTE MAIS REALMENTE QUAL É A ORIGEM DO HALLOWEEN?

A origem do Halloween
O calendário da bruxaria resume-se no relacionamento da "Grande Deusa" (representada pela Lua e que nunca morre) com seu filho, o "Deus Chifrudo" (representado pelo Sol e que a cada ano nasce no dia 22 de dezembro e morre no dia 31 de outubro).[1]

Na roda do ano wicca (bruxaria moderna), o dia 31 de outubro é o grande sabá (festa) de Samhain (pronuncia-se "sou-en"). Nessa época tudo já floresceu e está perecendo ou adormecendo (no Hemisfério Norte): "O sol se debilita e o deus está à morte. Oportunamente, chega o ano novo da wicca, corporificando a fé de que toda morte traz o renascimento através da deusa."[2]

O que é Samhain? É uma palavra de origem celta para designar "O Senhor da Morte". Os celtas dedicavam esse último dia de outubro para celebrar a "Festa dos Mortos".

Alto lá! Então, os professores de inglês, ao desejarem um "Happy Halloween!", estão, na verdade, desejando um "feliz" Samhain? Ou seja, uma "feliz" festa dos mortos? Um "feliz" ano novo da bruxaria? Um "feliz" dia da morte do "Deus Chifrudo"?


"Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes" (Efésios 6.12).

ESTEJAMOS ATENTOS NÃO SÓ COM OS DE FORA, MAIS PRINCIPALMENTE COM OS NOSSOS POIS TEM MUITOS QUE COMEMORAM ESTA DATA E DIZ QUE NÃO TEM NADA A VER!!!


GRAÇA E PAZ.

VISITE-ME: http://ministroelisandrogomes.blogspot.com

Pastor Guedes disse...

Caro Elisandro Gomes,

A Paz do Senhor!

Obrigado pela visita e pelos esclarecimentos.

Deus lhe abençoe.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

marcodesenhistabaduka.blogspot.com disse...

gostei do seu blog entra no meu e me adcionar

Pastor Guedes disse...

Caro Irmão,

A Paz do Senhor!

Vou seguir sim.

Abraço.

Missionária Bella Dourado disse...

Bom Dia Pastor!

Pastor achei bem esclarecedor este post.

Aproveito o mesmo para tentar entender (embora difícil), porque as igrejas, não se reunem para comemorar a Reforma?

Não se vê marchas, Lutero - protestante fez a reforma; mas as religiões se separam, evangélicos não juntan-se com Luteranos nas comemorações.

E em contrapartida saem nas marchas para Jesus montadas por denominações que começaram para promoção própria.

Se não fosse os estudos de Lutero e sua audácia de ir investigar os fatos provavelmente as coisas não mudariam.

Meu comentário deixou as bruxas de fora, rs,rs mas estou intrigada com este comportamento que para mim é errado.

Paz, e abençoada semana.

Pastor Guedes disse...

Cara Missionária Bella Dourado,

A Paz do Senhor!

Também sinto falta de uma comemoração a cada ano dessa data que segundo pesquisa séria é o terceiro maior evento da história mundial, que teria mudado o mundo. O primeiro foi a impressão da Bíblia.

As igrejas hoje estão se tornando cada vez mais autônoma e encaminhando-se para uma autonomia que nega cada vez mais suas origens. Ontem em cada igreja evangélica deveria se fazer menção à Reforma e ao grande Lutero. Qual nada. Nem sequer uma nota para lembrar esse grande vulto histórico que só enalteceu a Palavra.

Mas, que bom que temos a senhora para lembrar dos reformadores e da luta para mantermos a Palavra de Deus destacada.

Deus abençoe a sua casa.

disse...

Esta da cigana que Anderson disse, foi tudo. rsss
ela sempre aparece é só clicar no x que fecha. Estes anúncios são vírus!

Pastor Guedes disse...

Rô,

Já estou convencido, mas não sei como resolver.

Paz!