quarta-feira, 3 de agosto de 2011

EXISTE CRISTIANISMO SEM TRINDADE?

UMA DE MINHAS MAIORES PREOCUPAÇÕES E CRÍTICAS NESSES ÚLTIMOS DIAS TEM SIDO O PSEUDO-CRISTIANISMO, OU SEJA, O CRISTIANISMO QUE TEIMA EM INTRODUZIR UMA DOUTRINA CRISTÃ SEM A TRINDADE. O TEXTO DO MEU AMIGO, PASTOR E ESCRITOR CIRO SANCHES É UM ALERTA PARA NOSSOS DIAS!

Por Ciro Sanches


Continua crescendo o número de cristãos (cristãos?) que se dizem contrários à doutrina da Trindade. Seria possível alguém negar essa doutrina sem rejeitar a Palavra de Deus e o Deus da Palavra? Alguém pode ser cristão e, ao mesmo tempo, oponente da Trindade?

A doutrina da Trindade é uma das mais atacadas por movimentos pseudocristãos, dentre eles os unicistas. E, no Brasil, eles têm sido bastante convincentes na propagação de suas heresias antitrinitárias, principalmente por receberem o apoio de pastores, pregadores, cantores e líderes de louvor frouxos, sem compromisso com a sã doutrina, que valorizam as belas melodias de um famoso conjunto que diz ter a “voz da verdade”, ignorando a voz do Bom Pastor (Jo 10.27), a qual não poderá ser ignorada naquele grande Dia (Mt 7.21-23).

Viajo muito pelo Brasil e vejo que várias pessoas desavisadas, não somente apreciam os “louvores” aparentemente cristocêntricos do aludido conjunto, como também não valorizam muito a Trindade. Agem como se ela não fosse uma doutrina fundamental e inegociável.
Ora, Deus é uno e, ao mesmo tempo, triúno (Gn 1.1,26; 3.22; 11.7; Dt 6.4; 1 Jo 5.7). O Pai, o Filho e o Espírito são três divinas e distintas Pessoas. Ou seja, a Trindade implica tripessoalidade, e não triteísmo. E essa verdade contida nas Escrituras, a despeito de transcender a razão humana, deve ser aceita alegremente, pela fé, por toda pessoa que se diz cristã (1 Tm 4.6).

As três divinas Pessoas da Trindade são coeternas e iguais entre si. Mas, em suas operações concernentes à criação e à redenção, Deus, o Pai, planejou a criação de tudo (Ef 3.9); Deus, o Filho, executou o plano, criando (Jo 1.3; Cl 1.16; Hb 1.2; 11.3); e Deus, o Espírito Santo, vivificou, ordenou, pôs tudo, todo o universo, em ação: desde a partícula infinitesimal e invisível até ao super-macroscópico objeto existente (Jó 33.4; Jo 6.63; Gl 6.8; Sl 33.6; Tt 3.5). Ou seja, o Pai domina, o Filho realiza, e o Espírito Santo vivifica, preserva e sustenta.

Na redenção da humanidade, o Pai planejou a salvação, no céu (Jo 3.16; Gl 4.4,5); o Filho consumou-a, na terra (Jo 17.4,5; 19.30); e o Espírito Santo realiza e aplica essa tão grande salvação à pessoa humana (Jo 16.8-11; Tt 3.5). Contudo, num exame cuidadoso da Bíblia, vemos que, em qualquer desses atos divinos, as três Pessoas da Trindade estão presentes (cf. 2 Co 5.19; Jo 14.23; 16.23, etc.).

Uma tentativa de definição do trino Deus é: Deus Pai é a plenitude da divindade invisível (Jo 1.18); Deus Filho é a plenitude da divindade manifesta (Jo 1.1-17); Deus Espírito Santo é a plenitude da divindade operando na criatura (1 Co 2.12-16).

Para os sentidos físicos do homem, por condescendência de Deus, vemos as três Pessoas da Trindade no batismo de Jesus. O Pai eterno falou do céu, o Espírito Santo desceu em forma visível de pomba, e o Filho estava sendo batizado no rio Jordão, para cumprir toda a justiça (Mt 3.16,17). Daí a fórmula batismal deixada por Jesus mencionar a tripessoalidade divina (Mt 28.19 [aqui, o termo “nome” não é mencionado três vezes porque tem função distributiva]).

É claro que a Trindade é um mistério para nós. Se a unidade composta do homem — espírito, alma e corpo (1 Ts 5.23) — continua como um fato inexplicável para a ciência e para os homens mais sábios e santos, quanto mais a triunidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Mas o fato de não a compreendermos jamais deveria ser um motivo para a rejeitarmos! Afinal, as coisas espirituais se discernem espiritualmente (1 Co 2.15). E nós, que temos a mente de Cristo (v.16), devemos discernir bem tudo.

Em Cristo,

Ciro Sanches Zibordi



FONTE: http://cirozibordi.blogspot.com/2011/08/e-possivel-negar-trindade-sem-rejeitar.html

Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos.

8 comentários:

L' Design Bijuterias Finas disse...

A PAZ DO SENHOR, PASTOR GUEDES, ME CHAMO ANA LÚCIA PONTES, MAS SOU CONHECIDA COMO LUCINHA. ESTOU SEGUINDO O SEU BLOG E AO VER QUE O SENHOR ESTÁ SEGUINDO O MEU TAMBÉM, ME ENCHI DE ORGULHO, QUE PRAZER PASTOR, AGORA SEI QUE MEU BLOG TEM VALOR...RSRSRS! PASTOU DIVULGAREI SEU BLOG NO MEU BLOG, CASO O SENHOR NÃO CONCORDE É SÓ ME ENVIAR UM EMAIL, QUE EU TIRO, TÁ?!!! COLOCAREI A FOTO DO SEU PERFIL DO BLOG COM SUA BELA ESPOSA.
AHH PASTOR CONGREGO NA CANAÃ SEDE DE FORTALEZA COM MEU QUERIDO E AMADO PASTOR JECER GOES.
DÁ UMA CONFERIDA NO BLOG PRA VER COMO FICOU: http://ldesignbijuteriasfinas.blogspot.com/
MEU EMAIL: ldesign_bijuteriasfinas@hotmail.com

DEUS ABENÇOI AO SENHOR E SUA FAMÍLIA!!!!

VALDIR MANENTE disse...

PAZ PR. GUEDES: Existem verdades do Evangelho de Cristo que são inegociáveis, e a doutrina de trindade é uma delas, assim como o é a Doutrina da Expiação, do pecado, de Cristo, enfim, toda doutrina estudada pela Teologia sistemática (séria), não negociamos, não podemos substitui-las por esses modismos, esse evangelho de clichês, que tem invadido os pulpitos e as igrejas evangélicas; quanto ao aludido grupo musical, sua qualidade musical é indiscutivel, e ela tem sido usada pra justificar os 'convites' a eles...argumentos do tipo: "não tem nada haver", eles pregam a Cristo...é isso que importa, mas quando eles tinham um programa de tv nas manhãs de sabado, eles por diversas vezes 'ridicularizaram' a Doutrina da trindade...e vem as nossas igrejas 'cantarem suas musicas' e cobram altos cachês e nós pagamos para eles continuarem a propagar suas heresias...que Deus tenha misericórdia de nós.

Robson - SBC disse...

Apesar de todas as conversas sobre o assunto, crer de um jeito ou do outro não muda absolutamente nada na fé. Ninguém está deixando de glorificar o pai, flho e E.S por isso.
Batizar em nome de Jesus ou em nome do Pai, filho e E.S, não irá anular ou validar o batismo, veja que Deus vê o interior, isso também se aplica ao batismo com muita agua ou pouca agua.

Agora que quem vê Jesus vê o pai!!!.... isso vê......que Jesus é Deus ......com certeza

Demétrius A . Silva disse...

A paz do Senhor pastor.
Excelente texto, parabéns.
Minha conversão ocorreu em 18/07/1997, e neste período de 1° amor fui tocado e ainda sou por algumas músicas do Voz da Verdade. Conheço a doutrina deste conjunto e ministério, sei que estão errados em alguns pontos (como este sobre a trindade).Infelizmente, temos um problema sério com "louvores e pregações", pela falta de unção e vida com Deus dos "artistas" do meio gospel. Religião tem se tornado comércio.Particulamente, tenho retido aquilo que bom e proveitoso. Deus lhe abençoe poderosamente pastor, continue a ser uma benção nas mãos do Senhor Nosso Deus.
Abrçs.
http//ciencia-religiao.blogspot.com/

Pastor Guedes disse...

Ana Lúcia,

A Paz do Senhor!

Agradeço por divulgar meu blog no seu e pela forma carinhosa de tratar a mim e à minha esposa.

Como diz o Pastor Jecer:"Estou me sentindo importante".

Deus abençoe sua vida.

Orlando disse...

Não pr, sem o entendimento trinitário não pode haver interpretação bíblica, mas vai acontecer grande confusão e profundo poço de incongruências! Ciro tem razões de alertar contra as "vozes da heresia"!

Logo estarei postando "Respostas às objeções acerca da doutrina da Trindade", fique ligado e não deixe de ler! Deve ser ainda esse mês.

Abraços

Geovani Figueiredo dos Santos disse...

A paz do Senhor Jesus Cristo, Pastor Guedes!

Muito elucidativas. as sempre muito oportunas postagens do Pastor e Apologeta Ciro Sanches Zibordi. Esse tema sem sombra de dúvida tem sido um prato cheio nas mãos daqueles que querem torcer as Escrituras. A trindade é uma Doutrina capital da Bíblia, e como tal precisamos defende-la contra aqueles que pensam de forma equivocada e herética.

Aproveito o ensejo,pastor guedes,para convidá-lo a comentar as minhas duas mais novas postagens em meu blog, que tem como título: "No limiar da eternidade" e "Sinais". Dois textos inspirativos que escrevi depois de um momento de oração e meditação das Escrituras e da atual conjuntura mundial.

Será uma honra a sua visita, nobre pastor!

Missionária Bella Dourado disse...

Pastor Guedes como estás?
Espero que com saúde e na paz do Senhor.

Seguinte que novidade é esta de cortar a trindade??
- Gente que loucura!!
Sinceramente, desde que eu tinha aula de catecismo aprendi sobre isso.

Bhá! Estas coisas novas dão até medo porque parece política uma hora é certo outra é errada.

Mas como disse o valdir tem coisas que são inegociáveis e a doutrina da trindade é uma delas.

Paz que Deus abençõe.