sábado, 16 de julho de 2011

IGREJA UNIVERSAL: CRIANÇA ENFRENTA O DIABO OU É INDUZIDA A VENDER OS BRINQUEDOS PARA "FAZER SACRIFÍCIO" E VER MÃE LIBERTA?

AGUIRRE TALENTO
DE SÃO PAULO

Uma criança de nove anos é incentivada por um  bispo da Igreja Universal do Reino de Deus a vender seus brinquedos e doar o dinheiro à igreja para que os pais parem de brigar. Enquanto isso, sua mãe é exorcizada no altar.

A cena ocorreu em culto da Universal em Santo Amaro, zona sul de São Paulo, e está sendo exibida em vídeo no blog do bispo Edir Macedo, fundador e líder da igreja.
A Universal foi procurada ontem para comentar o vídeo, mas não deu retorno até o fechamento desta edição.

No vídeo, o menino conta ao bispo Guaracy Santos que seus pais têm brigado com frequência. O bispo pergunta que sacrifício ele fará pelos pais. "Eu vou dar tudo que eu tenho", responde a criança. Guaracy devolve: "E o que é tudo que você tem?". "Brinquedo", diz o menino.

O bispo insiste: "Você vai vender?". A criança diz que sim, e Guaracy pergunta, referindo-se ao dinheiro: "Pra colocar onde?" "No altar", promete a criança.
Em seguida, sua mãe aparece em crises de convulsão, sendo segurada por um obreiro da Universal. O bispo diz que ela tem "o demônio" e "uma praga". Depois, incentiva a criança a se aproximar. "Vai lá perto e fala: acabou pra você, diabo."
E conclui: "Seja fiel, vende o que você tem. Tem fé pra isso? Vai na tua fé".
Especialistas disseram à Folha que, embora não haja um artigo que trate explicitamente do caso, o vídeo fere os princípios do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) ao expor o menino a possíveis constrangimentos, mesmo com o rosto borrado.

DIREITO DA CRIANÇA
Ricardo Cabezón, presidente da Comissão de Direitos Infanto-Juvenis da OAB-SP, diz que o recurso não impede que o menino seja identificado por conhecidos.
"A criança deve ser poupada. Se a própria mãe está numa situação de incapacitada, nas mãos de outra pessoa, não se pode pegar uma criança para que ela explique o que está se passando."

A advogada Roberta Densa, que dá aulas sobre o ECA, avalia que o bispo se aproveita da condição "vulnerável" da criança. "É uma situação de manipulação."
Para João Santo Carcan, vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o papel da igreja, ao tomar conhecimento de um problema desses, seria entrar em contato com os órgãos públicos de assistência social. "Ali tratam a criança como instrumento de receita", diz.

O vídeo foi postado no YouTube e noticiado ontem pelo jornal "O Estado de S. Paulo". Até ontem tinha 571 comentários no blog de Macedo, a maioria de fiéis da Universal. Muitos elogiam a "valentia" do garoto.



Maranata. Ora vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos. 

30 comentários:

Daladier Lima disse...

Prezado Pr. Guedes,

Esse assunto é um verdadeiro absurdo. Infelizmente, é mais um round na exposição negativa do evangelho. Que Deus nos guarde.

Calebe Borges disse...

Essa praga tem que acabar... já está demais!!! O pior é que tem gente que os defende!

Laudinho Botelho disse...

o meu Jesus não precisou exigir sacrifício do centurião de cafarnaum, apenas disse:__ vai para casa que seu Criado já foi curado do Espírito Imundo. Mateus 8 : 5 em diante.

é incrível como as pessoas mudam uma coisa tão simples escrito nos evangelhos. este centurião não precisou deixar nenhum denário, nem dracma, nem talento nos pés do mestre,nem mesmo do sacerdote.porque Jesus cobraria hoje por alguma cura?,cade o pela graça sois salvos de efe 2.8 se a Igreja exigi sacrifício?

Pastor Guedes disse...

Caro Daladier,

A Paz do Senhor!

Grato por sua participação.

Que Deus nos guarde de "tamanha" fé...

Forte Abraço.
No Amor de Cristo.

Pastor Guedes disse...

Caro Calebe,

A Paz do Senhor!

Agradeço por sua visita e comentário.

Assim como se acabam as pragas com agrotóxico, precisamos combater as heresias com a Palavra.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Pastor Guedes disse...

Caro Julinho Botelho,

A Paz do Senhor!

Já leu essa passagem?: "De graça recebestes, de graça dai?"...

Pois é, está faltando essa expressão no meio evangélico hodierno.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Daniel Fernando disse...

MEU DEUS DO CÉU, É DIFICIL VER UM FATO DESSE E NÃO SE MANIFESTAR CONTRA,
"UM ABSURDO".
IR. DANIEL FERNANDO

disse...

Que bom que divulgaste também. Isso já passou dos limites!

Izaldil Tavares de Castro disse...

Caro irmão, Pr. Guedes,a Paz do Senhor.
Os comentários a respeito dessa baixaria estão muito tímidos. É hora de nos pormos contra esses falsos pastores, que envergonham o Evangelho. O Brasil chegou a tal ponto de ignorância bíblica por nossa culpa. A Igreja verdadeiramente cristã deu loado para o incremento desses destruidores da fé. Nossos programas de TV, nossoss jornais, nossos comentaristas têm o dever de mostrar quem é essa gente. Eles fazem vandalismo evangélico. Devia haver cadeia para esse pilantra explorador de crianças. A própria voz dele (o timbre) o denuncia como escroque, pode perceber! É MALANDRAGEM!
Um abraço do Ev. Prof. Izaldil Tavares de Castro.

Anselmo disse...

Complicado de dizer alguma coisa.Repulsa,talvez expresse minha indignação.
Misericórdia....

Juan disse...

Es lamentable que ocurran cosas como esta.
Un abrazo querido hermano, amigo, y Pastor. Dios le bendiga en abundancia.

paulorossi disse...

tudo bem pr guedes eu sou aqui de fortaleza e faço parte de uma igreja em celulas nao do G12 mais do m12 que tem como seu lider principal o ap rene terranova e foi nessa igreja que eu conheci jesus efoi em um desses encontros que eu fui batizado com Espirito Santo. e gloria a Deus que atraves da minha vida DEUS esta salvando operdido. mais eu nao estou q/p/ defender isso porque. estude mais sobre o asunto.a vizao celular veio para somar e fazer dicipulos.graça e paz meu amado ass PAULOROSSI

Pastor Guedes disse...

Prezado Daniel Fernando,

A Paz do Senhor!

Grato por sua visita e opinião.

Realmente fica difícil até de comentar...

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Pastor Guedes disse...

Olá Rô,

A Paz do Senhor!

Vi que isso também sensibilizou você e divulgou também nos mulheres sábias. Legal.

Deus abençoe sua casa.

Pastor Guedes disse...

Caro Prof. Izaldil,

A Paz do Senhor!

De fato há coisas no meio evangélico que causa asco e já passou da hora de alguém tomar uma posição mais crítica...Como não acontece nada por lá, fazemos nosso papel do lado de cá.

Deus lhe abençoe.

Forte Abraço.

Pastor Guedes disse...

Prezado Pr. Anselmo,

A Paz do Senhor!

Desculpe a minha ausência no "A Pedra", mas prometo visitá-lo logo em breve e deixar um comentário lá.

Quanto à postagem, é como disse logo acima, fica difícil até de comentar.

Forte Abraço.

Pastor Guedes disse...

Estimado Juan,

Sí, es lamentable. Pero creo que las cosas cambien.
Pronto Cristo descenderá en las nubes y todas estas cosas se aclararon.

Que Dios los bendiga.

Un abrazo.

Pastor Guedes disse...

Caro Paulo Rossi,

A Paz!

Você é bem vindo aqui e sua crítica também, mas creio que o amado escreveu seu parecer em lugar errado. Seja como for, quero dizer que tenho grandes amigos no Movimento G12 e conheço muito bem o que significa, não vendo mais razões para pesquisá-lo.

Deus tem me dado graça para não misturar ideias com pessoas. Por exemplo, sou totalmente contra a doutrina gedozista, mas conheço pessoas dentro do movimento que são homens de bem e de caráter ilibado (talvez você seja um).

Obrigado pela visita e fique com Deus.


Abraço.

Missionária Bella Dourado disse...

Que horror!
Estes irresponsáveis podem provocar problemas ainda maiores nesta criança; pois tal ato de "sacrificio" pelos lar pode gerar um sentimento de fracasso, de responsabilidade inexistente; sem contar que bem provavel esta criança seja mais um na maior igreja do mundo - A que entra pela porta da frente e sai ferida pela porta dos fundos.

Paz que Deus abençõe.

Pastor Guedes disse...

Prezada Missionária Bella,

A Paz do Senhor!

Com sua sensibilidade feminina e principalmente materna, a Irmã levantou uma questão muito importante que até então ninguém havia comentado: assim como muitos cristãos têm saído frustrados de igrejas neopentecostais, essa criança pode também ver naufragar sua fé se não ver atendida toda a expectativa lançada sobe o "sacrifício!" e o efeito contrário pode ser a geração de uma pessoa que não confia ou "odeia" Deus por sentir-se traída. São memórias assim na vida de uma criança que a unem ou a afastam definitivamente de Deus ou de uma igreja.

Parabéns por sua análise e percepção aguçada.

Deus abençoe seus filhos, sua casa.

Jafé Madai Guedes disse...

Amigo Guedes,

Que covardia!
Não sei o que passa pela cabeça desses caras...

Alberto Couto Filho disse...

Amigão,

A paz
Sai do GRAÇA PLENA depois de ver o trailer do filme/retorno dos "THREE STOOGES". Ri a "bandeiras despregadas" com os três patifórios/pastores interpretando "A AGUINHA DOS OTÁRIOS".
Assim como aquela "aguinha" do suposto Mar da Galiléia e o mergulho dos escroques, a valentia da criança também faz parte do instrumental utilizado nas técnicas de sugestionabilidade.
Veja quantos incautos dentre os 571 comentários caíram no logro da catarse (a briga dos pais, o sacrifício da criança).
O Calebe chama de PRAGA; o Izaldil classifica como PILANTRAGEM; o Dladier diz ser uma exposição negativa do Evangelho; eu chamo de CALHORDICE, de PICARETAGEM.
Difícil, cada vez mais.
Seu conservo

Pastor Guedes disse...

Caro Jafé,

A Paz do Senhor!

Já estava com saudades de seus comentários.

Difícil acreditar. Fico pensando na cabeça dessa criança se depois de fazer o tal "sacrifício" vir seus pais brigarem outra vez. Que credibilidade terá a igreja ou o bispo para consertar o "estrago" na cabeça e na fé desse menino...

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Pastor Guedes disse...

Caro Alberto,

A Paz!

Meu amigo, você congregaria em uma igreja assim? Co esses princípios e com essa estratégia evangelística ou com essa perspectiva de "Reino de Deus?

Parabéns por ter ganho o concurso do "A Pedra". Você desbancou a Rô rsrsrsrs

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Geovani Figueiredo dos Santos disse...

A paz do Senhor Jesus,pastor Guedes!

A "igreja universal", perdoem-me os que não concordem com a minha argumentação, nunca foi e nunca será uma Igreja com "I" maiúsculo. Este famigerado movimento pseudocristão, diga-se de passagem, parece-se mais com uma seita pagã do que cristã. Mas,como existe platéia para tudo neste mundo, é lamentável que milhares de pessoas estejam sendo enganadas pelos figurões da universal descaradamente.

Pobre criança! Usada em sua ingenuidade infantil para aumentar os lucros e a audiência dos sagazes bispos da "iurd".

De propósito grafei "iurd"em minúsculo,porque não considero este movimento um mivimento digno de ser chamado cristão, tampouco Igreja.

Que Deus continue abençoando o seu ministério, pastor Guedes!

Jafé Madai Guedes disse...

Obrigado pelos elogios, a honra é toda minha de postar em seu blog pr. Guedes.
Infelizmente quem sofre mais é a criança indefesa, eles querem de qualquer preço ($$$$), sustentar seus modos de vida e padrão.

Blog do Josivan disse...

A paz!não temos como expresar nossa indignação,um bando de aproveitadores,aprenderam com o "bispo" pedir mais cedo.a sua MAXIMA e uma das perolas inesqueciveis do falso evangelho;ou dá ou desse!
Que Deus nos guarde destes lobos em pele de ovelha.

Pastor Guedes disse...

Caro Josivan,

A Paz do Senhor!

Realmente está difícil!

Abraço meu Amigo.

No Amor de Cristo!

o pensador disse...

o pior pr guedes e que quando nos discordamos com uma atitude manipuladora dessa a galera da iurd entende que nos estamos com diabo e perseguindo eles isso e lamentavel

Pastor Guedes disse...

Caro Pensador,

A Paz!

Concordo com você.

Abraço.