terça-feira, 14 de junho de 2011

PASTOR RICARDO GONDIM NEGA A VINDA PESSOAL DE CRISTO E O ARREBATAMENTO DA IGREJA

Recebi aqui mesmo, neste blog, um comentário de um amigo chamado Isac Sena e juntamente com o comentário dois vídeos que estão no youtube, do Pastor e Escritor Ricardo Gondim, falando a pastores de sua igreja, Betesda. Nele, o pastor cearense, fala, baseado na obra de Jurgen Moltmann, a Teologia da Esperança, que a vinda de Jesus serve como, sendo utópica e apenas como força motivadora, uma esperança que se mobiliza para a ação. Ao negar a Vinda de Jesus e o arrebatamento da Igreja, como constam nas Escrituras e como largamente defendeu no passado, nega também a ressurreição que se dará antes do arrebatamento "dos que morreram em Cristo", relativiza o Bema, Tribunal de Cristo, a Grande Tribulação, o Julgamento das Nações e todo o contexto onde está inserido o anticristo, o falso profeta e salvação nacional dos judeus. É muita verdade para ser desprezada. Tudo o que Jesus revelou para Paulo em suas cartas e para João no Apocalipse acerca da Vinda do Senhor, o Mestre em Teologia resumiu em força motivadora. 

Lamento, mas o mestrado do Ricardo inverteu seus valores e hoje, infelizmente, não passa de um herege que a cada dia que passa se complica ainda mais em suas declarações e afunda mais na lama da mentira da teologia liberal e das vãs filosofias humanistas. A Vinda de Cristo é comparado a um horizonte utópico. Horizonte utópico seria "liberar o que você tem (...) para me colocar em movimento na direção dele (...) vou na direção dele (..) daquilo que a Bíblia desenha para mim sobre a volta de Jesus. Mas, a volta de Cristo está revelada nas escrituras não para gente esperar por Ele, mas (...) a agirmos, a dizermos que é chegado o Reino de Deus entre os homens. Tudo isso serve para mim como horizonte utópico". Afirma que crê na vinda de Cristo, mas não como se Ele voltasse hoje, mas "como um modelo motivador das ações da igreja para que se cumpra o Reino de Deus entres os homens"

Recebi outros emails que confirmam que a Igreja Betesda estaria discutindo coisas como a existência ou não do diabo, a veracidade da encarnação do Verbo e a ressurreição de Cristo. É fato, o Gondim, a cada dia que passa abraça mais a causa da teologia liberal e humanista.

Fiz acima um resumo da palestra, mas caso queiram ver em sua totalidade, cliquem abaixo:

DÊ UMA PAUSA NA RÁDIO DO BLOG PARA OUVIR MELHOR.

Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos.

34 comentários:

VALDIR MANENTE disse...

A PAZ DO SENHOR PASTOR GUEDES. EU PARTICULARMENTE NÃO CONHECIA ESSE HOMEM (VULGO PASTOR,GONDIM),TODAS AS POSTAGENS QUE LI SOBRE ELE ATÉ AGORA SE DÃO CONTA, DE HERESIAS NEFASTAS; AGORA AO NEGAR A VOLTA LITERAL DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO ELE SE POSICIONOU LITERALMENTE COMO UM HEREGE CONTEMPORÂNEO. NA MATERIA DE HISTÓRIA DA IGREJA E APOLOGÉTICA, AQUI NA FACETEM, LEMOS E ESTUDAMOS SOBRE VARIOS HEREGES QUE SE LEVANTARAM CONTRA A IGREJA E CONTRA AS SUAS DOUTRINAS AO LONGO DA HISTORIA, E SEI QUE O SENHOR TAMBEM ESTUDOU O MESMO, ESSE HOMEM POSSUI AS MESMAS CARACTERISTICAS DELES...SÓ QUE COM UMA AGRAVANTE: ELE MILITOU AO LADO DE CRISTO...AGORA MILITA CONTRA...QUE DEUS POSSA CHANCE DE SE ARREPENDER...AINDA HÁ TEMPO, ANTES QUE JESUS VOLTE.

Laudinho Botelho disse...

o Pr. ricardo godim se uniu ao "sagrado ecumenico" do programa da tv globo,Já vi ele passar umas duas vezes na propaganda"sagrado" da tv globo.os quais ecumenismo do sagrado e pregar que todas as religiões tem a sua verdade e que todos elas levam a Deus.

é bom meditarmos na Palavra do dois anjos em atos:

Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. Atos 1:11

Bem claro não!!! ou o pastor ricardo godim pode estar com miopia espiritual

Paz em Cristo

Laudinho BOtelho

Pastor Guedes disse...

Caro Prof. Valdir,

A Paz do Senhor!

É verdade, o Gondim mudou de lado e preferiu aderir às teologias modernas, abrindo mão do ministério frutífero que Deus lhe havia concedido, inclusive citando que Jesus poderia voltar hoje e ganhou muitas almas para Jesus. Hoje, está pondo tudo a perder.

Forte Abraço!
Parabéns pelo novo formato de seu novo blog.

Pastor Guedes disse...

Caro Laudinho Botelho,

A Paz do Senhor!

Você está certo, ele faz parte desse programa sim como representante da ala evangélica, apesar de ele se declarar não evangélico. Gostei do versículo que você deixou. E o que dizer dessa expressão:"Porque assim como o relâmpago que sai do Oriente e se mostra no Ocidente, assim será a Vinda do Filho do Homem"

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Anselmo Melo disse...

Chama-lo de herege seria um elogio. Caído talvez lhe caia melhor.Não sei se devo orar por ele ou entrega-lo a satanás.Talvez devesse orar pelas centenas de ovelhas da Betesda que ainda o suportam e lhe dão guarida.A continuar assim em breve vislumbraremos o mesmo negando o próprio Cristo.
Maranata!!!

Eduardo disse...

A Paz do Senhor, Pastor Guedes

É lamentável o que estamos presenciando, ainda mais vindo de um ícone da igrejacomo o Pr Ricardo Gondim.
Até parece que ele está querendo se converter ao Islã e não tem coragem de assumir.

Alberto Couto Filho disse...

Amigão,
A paz

Lastimável o posicionamento atual daquele ex-homem de Deus.
Neste acróstico, as qualidades do camaleônico Gondim, identificam sua posição no âmbito cristão.

P atifório
S afardana
E ndemonhiado
U ltrajante
D iabólico
O nagro

P aralógico
A berrante
S sonso
T raste
O probrioso
R idículo

Sim

Pastor Guedes disse...

Caro Pr. Anselmo,

A Paz do Senhor!

"Orar pelas centenas de ovelhas da Betesda que ainda o suportam e lhe dão guarida". Seria a melhor opção, pois estão "como ovelhas que não têm pastor".

Forte Abraço.

Pastor Guedes disse...

Caro Eduardo,

A Paz do Senhor!

Agradeço por sua participação.

Eu acredito que o que ele quer é desconverter muita gente no seio cristão mesmo.

Forte Abraço.

Pastor Guedes disse...

Caro Alberto Couto, meu Amigo,

A Paz!

Você como sempre foi genial em seu comentário-acróstico.

Deus lhe abençoe.

Forte Abraço.

Isac Sena Alves disse...

Caro Pr. Guedes,
A paz do Senhor!
Espero que graças ao vazamento desta palestra e à reação dos fiéis a todas as asneiras nela ditas, a situação dos que são influenciados pelo senhor Gondim tenha se estreitado e que, de agora em diante, os que quiserem comprar a visão da Betesda não estejam mais por inocentes.
Apesar de ele gostar de polemicas, por essa ele não esperava. Uma coisa é criar factóides para usar a mídia como meio de divulgação de embustes doutrinários; outra coisa é ser pego desprevenido, com ilusão do que o que estava falado se restringiria as quarto paredes de uma reunião a portas fechadas.
Se povo evangélico deste país se conscientizou de quem realmente é Ricardo Gondim ou não ainda é cedo pra dizer, mas, uma coisa é certa será vetado, nas próximas palestras dele, o uso de câmeras e celulares.
Que Deus continue sempre a teu lado.

Pastor Guedes disse...

Caro Isac Sena,

A Paz do Senhor!

Quero agradecer pelo envio do vídeo e por autorizar a citação de seu nome nessa matéria. Infelizmente o Ricardo se perdeu nas filosofias e teologias liberais-humanistas.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Kenósis disse...

Essa é mais uma desse que pensa que pensa, ele fala sobre mostrar o Reino de Deus. Como alguém que aprova a união homossexual, quer o Reino de Deus entre os homens. E esse vídeo, mostra que ele se enquadra nos escarnecedores de 2Pe3.3-5, eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos...1Jo2.19

Pastor Guedes disse...

Caro Thiago,

A Paz do Senhor!

Que bom lhe ver por aqui outra vez. Mas, que pena que o Ricardo Gondim tenha se perdido no caminho de tantas teologias falsas.

Que Deus nos guarde e nos mantenha no caminho de nossos pais.

Forte abraço.
No Amor de Cristo!

Anselmo Melo disse...

Meu querido Pr Guedes. Criei uma premiação lá no blog e você está entre os trinta que estão concorrendo. Da uma conferida lá. Abração. Paz!http://www.pranselmomelo.com.br/2011/06/sorteio-um-presente-para-meus-amigos.html

Pastor Guedes disse...

Caro Pr. Anselmo,

A Paz do Senhor!

Obrigado por me lembrar desse sorteio. Estou correndo pra lá.

Abraço.
No Amor de Cristo!

Anderson Rogerio Andujar disse...

Graça e paz, pr Guedes,

Deixa eu ver se eu entendi: - Esse negócio de Reino Eterno aqui na terra não é negócio de Testemunhas de Jeová?!?!

O Gondin "tá" perdendo o juízo?

Abraços...

Pastor Guedes disse...

Caro Anderson,

A Paz do Senhor!

Ele aderiu àquela teologia da "esperança" que afirma que estamos preparando a entrada do "Milênio". Mas, a meu ver o Gondim está perdendo a sanidade teológica para não dizer que está perdendo outra coisa.

Obrigado por ter comparecido por aqui.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Natanael Lima disse...

Paz amado amigo!
Parabéns pelo post...seja mesmo esta voz de atalaia. Agradeço sua visita em meu blog...não estou consiguindo comentar o que as pessoas escrevem...está muito estranho...já vem de tempo.

Um abraço! Nata.
http://natanaellima.blogspot.com

Pastor Guedes disse...

Nata,

A Paz do Senhor!

Eu que agradeço por retornar aqui em meu blog.

Agradeço pelas palavras.

Isso também aconteceu com o meu, mas foi coisa passageira.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Anderson Rogerio Andujar disse...

Irmão Natanael, com relação a dificuldade de postar no blog, o meu computador também estava assim, e no meu caso eu limpei os cookies do internet explorer e resolveu, tenta aí...

Pastor Guedes disse...

Anderson/Nata,

Paz do Senhor!

É verdade. Eu fiz isso no meu também e deu certo.

Obrigado a ambos.

Abraço.

Anônimo disse...

Caro Pastor,

Pois é, o Gondim simpatiza com a posição do Moltmann, sobre a volta de Jesus como horizonte utópico, enquanto o respeitável teologo John Stott defende a doutrina do aniquilacionismo. A diferença entre ambos é que o Stott não é surrado, nem serve como combustível para queimar nas fogueiras virtuais, aliás é até defendido com evasivas do tipo: "ele se já se arrependeu".
Pode ser que o fato do Stott ser europeu o favoreça (afinal de contas não nos importuna e, alem do mais ele fala ingreis). Já o Gondim, coitado do Gondim; latino-americano, brasileiro, nordestino e corintiano. Pau nele, "tchiólogo" tupiniquim metido a besta. Não tem perdão não! Vais apanhar até de boca fechada.

(Romanos 2:1-3)
"Portanto, és idesculpável, ó homem, quando julgas, quem quer que sejas; porque, no que julgas a outro, a ti mesmo te condenas; pois praticas as próprias coisas que condenas. Bem sabemos que o juizo de Deus é segundo a verdade contra os que praticam tais coisas. Tu, ó homem, que condenas os que praticam tais coisas e fazes as mesmas, pensas que te livrarás do juízo de Deus?"(Romanos 2:1-2)

Paulo

Pastor Guedes disse...

Caro Paulo,

A Paz do Senhor!

Vou concordar com você e pedir que, se tiver tempo, dê uma lidinha nesses dois posts de meu blog: http://pastorguedes.blogspot.com/2010/07/excassez-intelectual-e-mercado.html
e
http://pastorguedes.blogspot.com/2009/05/yancey-igrejas-gays-e-livros.html

Sou defensor de uma teologia livre das amarras americanizadas e dos livros que já trazem uma teologia pronta (enlatada) como o pragmatismo americano (bandeira do Gondim). Veja como eu e o Ricardo temos algumas coisas em comum!

Quanto ao John Stott, ele errou ao afirmar tal coisa, mas como você mesmo disse, se ele se arrependeu...Amém! Oxalá o Gondim também venha se arrepender de suas últimas declarações.

Estou preparando um texto para mostrar a leitores inteligentes como você que não odeio o Ricardo Gondim, na verdade descobri que ainda o admiro.

Paulo, esse versículo que publicou aqui, já pela segunda vez, se é para mim, saiba que antes de falar comigo fala primeiro com você Amado.

Deus lhe abençoe.

Abraço.
No Amor de Cristo!

Anônimo disse...

Caro Pastor Guedes,

A Paz do Senhor.
À vista do que havia lido nas suas insistentes postagens contra o Gondim, custou me crer que as considerações desse texto (ESCASSEZ INTELECTUAL E MERCADO EVANGELICO) fossem realmente suas. Parabéns, bela reflexão.
Mas, pela obsessão que os escritores evangélicos da terra Brasilis têm por apologética de viés teológico eurocêntrico, desconectado da nossa realidade, enquanto ainda país periférico, está longe o dia em que teremos gente com lavra parecida com a de Fyodor Dostoievski, C. S.Lewis e G. K. Chesterton, para citar alguns. Deixando tanta exigência de lado, nem mesmo comparações com Philip Yancey, Brennan Manning, Brian McLaren, William P. Young e Henri Nouwen poderão ser feitas tão cedo por aqui.
A essa altura da minha vida cheguei a conclusão que obsessão por apologética conflita com a superabundância da Graça nos lugares onde abunda o pecado.

Quanto a CPAD, para mim ela existe como sendo o antes e o depois de Emílio Conde, sendo que o depois abandona a beleza ingênua e libertadora do pentecostalismo e se limita à reprodução das sisudas literaturas dos reformados (teologia eurocêntrica). Quem sabe um “Vaticano II evangélico” (acho impossível devido ao nosso fracionamento) resolvesse o problema da nossa rasura intelectual. Enquanto isso não acontece, fiquemos, como bem disse o irmão, com os “livretos de sermões temáticos, biografias, testemunhos”.

Um abraço
Paulo
posis@uol.com.br

Ps.:
- ”Paulo, esse versículo que publicou aqui, já pela segunda vez, se é para mim, saiba que antes de falar comigo fala primeiro com você Amado”.
Você está corretíssimo meu caro pastor Guedes.

Pastor Guedes disse...

Caro Paulo,

A Paz do Senhor!

Estou pensando cá com os meus botoes se suas palavras quanto ao meu texto foi uma crítica ou um elogio rsrs("custou me crer que as considerações desse texto (ESCASSEZ INTELECTUAL E MERCADO EVANGELICO) fossem realmente suas"). Mas, como logo em seguida me parabeniza, creio que foi um elogio.

Concordo com seus comentários seguintes e embora tenhamos nos "conhecido" doutra maneira, estou começando a simpatizar com seus comentários e seus pontos de vista.

Sua frase: "A essa altura da minha vida cheguei a conclusão que obsessão por apologética conflita com a superabundância da Graça nos lugares onde abunda o pecado", é digna de reflexão.

Seu novo parágrafo: "Quanto a CPAD, para mim ela existe como sendo o antes e o depois de Emílio Conde, sendo que o depois abandona a beleza ingênua e libertadora do pentecostalismo e se limita à reprodução das sisudas literaturas dos reformados (teologia eurocêntrica). Quem sabe um “Vaticano II evangélico” (acho impossível devido ao nosso fracionamento) resolvesse o problema da nossa rasura intelectual. Enquanto isso não acontece, fiquemos, como bem disse o irmão, com os “livretos de sermões temáticos, biografias, testemunhos”". Penso que a CPAD está mais para a teologia pragmática americana e distante da "sisuda" teologia acadêmica eurocêntrica, mormente alemã. Vaticano II Evangélico? Risos. Não dá!

Creio que podemos ser amigos e trocar ideias. Eu apendendo com você, claro.

Um Abraço.

Anônimo disse...

Prezado Pastor Guedes ,
Lemos diariamente seu blog.
Achamos que o ensinamento do Gondim não foi compreendido em sua totalidade. Houveram realmente criticas pesadas.

Acompanhando seu blog, creio que não haverá problemas em publicar a defesa ou explicação de Gondim. Na verdade, acho justo que você faça isso. o problema será a maioria de seus leitores entenderem o que ele quis dizer.

Gondim publicou a resposta em seu site, agora acho que vc tem o dever de colocá-lo aqui, e não se igualar a outros blogs tendenciosos e parciais.
http://www.ricardogondim.com.br/Artigos/artigos.info.asp?tp=61&sg=0&id=1853

A paz
Angela Costa

Pastor Guedes disse...

Cara Irmã Ângela Costa,

A Paz do Senhor!

Agradeço por sua assiduidade aqui neste espaço e louvo a Deus por sua vida.

Se a irmã lê meu blog diariamente, sabe que não terei o menor problema em publicar a defesa do Ricardo, pois já o fiz antes.

Senti um pouco de desdém com relação aos demais leitores de meu blog, como se eles não fossem capazes de alcançar o conteúdo do texto do Gondim. É que aqui recebemos pessoas cultas e outras nem tanto. É verdade que o texto está "floreado" com argumentos teológico-filosóficos, mas creio que muitos hão de compreender. Espero estar enganado e ter feito uma leitura errada de sua conclusão.

Tenho trocado correspondências com a Pastora Gerusa e está cada vez mais claro que não tenho nada contra a pessoa do Gondim. São apenas questões teológicas...

Deus abençoe sua vida e sua casa.

No Amor de Cristo!

Anderson Rogerio Andujar disse...

Ângela, o que você quer dizer com "o problema será a maioria de seus leitores entenderem o que ele quis dizer"?

Será que você realmente acredita que todos os que acompanham o blog do Pr. Guedes são analfabetos? Ou será que você quer dizer que o Gondim é muito intelectual a ponto de escrever coisas que os "normais" não entendem?

Desculpe-me, mas em questão de "tendencioso" como você quis dizer, eu acho que você tem sido um pouquinho, não é? Já que nos considera inaptos para entendermos o que o Gondim escreve.

Porque então ao invés de escrever tão difícil ele não volta às suas origens do evangelho puro e simples, sem criar confusão, causar dissenção e ensinar a verdade àqueles que por ele são liderados?

Sinceramente o que me pareceu pela resposta do Gondim foi que ele percebeu que está extrapolando e correndo o risco de ficar só e voltou a traz. Mas em todo o caso se foi isso mesmo, menos mal, já que o que desejamos e oramos é que ele volte a ser aquele Gondim que aprendemos a respeitar e admirar.

Desculpe Pr. Guedes se me excedi, abraços em Cristo...

Pastor Guedes disse...

Caro Anderson Rogério,

A Paz!

Você não se excedeu, fique tranquilo. Aqui você tem o direito de defender seu ponto de vista.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Anselmo Melo disse...

Querido Anderson (com a permissão do nosso amigo em comum Pr Guedes).
O que ela quis dizer, ou melhor,disse, é que somos uma cambada de burros e analfabetos.Incapazes de compreender as palavras do sábio Gondim.Do mestre das letras e da teologia.Se é esse tipo de argumentação que veremos em sua defesa eu sinceramente dispenso. Espero que apesar de não enxergar defesa capaz de apagar ou mudar o conteúdo do que já li, espero que pelo menos o mestre seja mais humilde que sua serva e defensora.

Pastor Guedes disse...

Caro Pr. Anselmo,

A Paz do Senhor!

Não fique irritado com a Ângela. Você faz parte da elite pensante na blogosfera, assim como o Anderson. Meus amigos são inteligentes. Talvez não sejam tão eloquentes quanto o Ricardo, mas são seres pensantes e formadores de opinião.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Anselmo Melo disse...

Me perdoe pela visível inquietação com as palavras dessa sra. meu caro Pr Guedes. Ainda existem coisas que literalmente me tiram do sério.
Paz!

Pastor Guedes disse...

Caro Pr. Anselmo,

A Paz!

Fique tranquilo.

Abraço.