segunda-feira, 25 de abril de 2011

RICARDO GONDIM DEFENDE A UNIÃO GAY E DIZ QUE NEM TODA RELAÇÃO HOMOSSEXUAL É PROMÍSCUA

Pr. Ricardo Gondim
Estava demorando, mas finalmente uma "celebridade" do mundo gospel brasileiro veio a público afirmar sua posição favorável à união civil de pessoas do mesmo sexo e ainda defender que "nem toda relação homossexual é promíscua". E tinha que ser o Gondim!!! Depois não quer que a igreja o chame de herege e fica todo ressentido em seus poemas e reflexões, e os que o admiram (como eu um dia admirei) entram em blogs, como o meu, para dizer que estamos vendo o mundo com as lentes da Igreja da Idade Média. Ora, Ricardo, melhor enxergar assim que ser cego! A "visão gondiniana" é reflexo da defesa das chamadas igrejas gays que dizem que toda forma de amor procede de Deus porque Deus é Amor. A declaração foi dada em entrevista à revista Carta Capital e o assunto foi abordado do final da entrevista, como pode ser visto no texto abaixo.  

Deus nos livre de um Brasil evangélico?’ Quem afirma é um pastor, o cearense Ricardo Gondim. Segundo ele, o movimento neopentecostal se expande com um projeto de poder e imposição de valores, mas em seu crescimento estão as raízes da própria decadência.


Os evangélicos, diz Gondim, absorvem cada vez mais elementos do perfil religioso típico dos brasileiros, embora tendam a recrudescer em questões como o aborto e os direitos homossexuais.

Aos 57 anos, pastor há 34, Gondim é líder da Igreja Betesda e mestre em teologia pela Universidade Metodista. E tornou-se um dos mais populares críticos do mainstream evangélico, o que o transformou em alvo. “Sou o herege da vez”, diz na entrevista a seguir.


Os evangélicos tiveram papel importante nas últimas eleições. O Brasil está se tornando um país mais influenciável pelo discurso desse movimento?
RG: Sim, mesmo porque, é notório o crescimento no número de evangélicos. Mas é importante fazer uma ponderação qualitativa. Quanto mais cresce, mais o movimento evangélico também se deixa influenciar. O rigor doutrinário e os valores típicos dos pequenos grupos de dispersam, e os evangélicos ficam mais próximos do perfil religioso típico do brasileiro.


Como o senhor define esse perfil?
RG: Extremamente eclético e ecumênico. Pela primeira vez, temos evangélicos que pertencem também a comunidades católicas ou espíritas. Já se fala em um “evangelicalismo popular”, nos modelos do catolicismo popular, e em evangélicos não praticantes, o que não existia até pouco tempo atrás. O movimento cresce, mas perde força. E por isso tem de eleger alguns temas que lhe assegurem uma identidade. Nos Estados Unidos, a igreja se apega a três assuntos: aborto, homossexualidade e a influência islâmica no mundo. No Brasil, não é diferente. Existe um conservadorismo extremo nessas áreas, mas um relaxamento em outras. Há aberrações éticas enormes.


O senhor escreveu um artigo intitulado “Deus nos Livre de um Brasil Evangélico”. Por que um pastor evangélico afirma isso?
Porque esse projeto impõe não só a espiritualidade, mas toda a cultura, estética e cosmovisão do mundo evangélico, o que não é de nenhum modo desejável. Seria a talebanização do Brasil. Precisamos da diversidade cultural e religiosa. O movimento evangélico se expande com a proposta de ser a maioria, para poder cada vez mais definir o rumo das eleições e, quem sabe, escolher o presidente da República. Isso fica muito claro no projeto da igreja Universal. O objetivo de ter o pastor no Congresso, nas instâncias de poder, pode facilitara expansão da igreja. E, nesse sentido, o movimento é maquiavélico. Se é para salvar o Brasil da perdição, os fins justificam os meios.


O movimento americano é a grande inspiração para os evangélicos no Brasil?
O movimento brasileiro é filho direto do fundamentalismo norte-americano. Os Estados Unidos exportam seu american way of life de várias maneiras, e a igreja evangélica é uma das principais. As lideranças daqui Ieem basicamente os autores norte-americanos e neles buscam toda a sua espiritualidade, teologia e normatização comportamental. A igreja americana é pragmática, gerencial, o que é muito próprio daquela cultura. Funciona como uma agência prestadora de serviços religiosos. de cura, libertação, prosperidade financeira. Em um país como o Brasil, onde quase todos nascem católicos, a igreja evangélica precisa ser extremamente ágil, pragmática e oferecer resultados para se impor. É uma lógica individualista e antiética. Um ensino muito comum nas igrejas é de que Deus abre portas de emprego para os fiéis.
Eu ensino minha comunidade a se desvincular dessa linguagem. Nós nos revoltamos quando ouvimos que algum político abriu uma porta para o apadrinhado. Por que seria diferente com Deus?


O senhor afirma que a igreja evangélica brasileira está em decadência, mas o movimento continua a crescer.
Uma igreja que, para se sustentar, precisa de campanhas cada vez mais mirabolantes, um discurso cada vez mais histriônico e promessas cada vez mais absurdas está em decadência. Se para ter a sua adesão eu preciso apelar a valores cada vez mais primitivos e sensoriais e produzir o medo do mundo mágico, transcendental, então a minha mensagem está fragilizada.


Pode-se dizer o mesmo do movimento norte-americano?
Muitos dizem que sim, apesar dos números. Há um entusiasmo crescente dos mesmos, mas uma rejeição cada vez maior dos que estão de fora. Hoje, nos Estados Unidos, uma pessoa que não tenha sido criada no meio e que tenha um mínimo de senso crítico nunca vai se aproximar dessa igreja, associada ao Bush, à intolerância em todos os sentidos, ao Tea Party, à guerra.


O senhor é a favor da união civil entre homossexuais?
Sou a favor. O Brasil é uni país laico. Minhas convicções de fé não podem influenciar, tampouco atropelar o direito de outros. Temos de respeitar as necessidades e aspirações que surgem a partir de outra realidade social. A comunidade gay aspira por relacionamentos juridicamente estáveis. A nação tem de considerar essa demanda. E a igreja deve entender que nem todas as relações homossexuais são promíscuas. Tenho minhas posições contra a promiscuidade, que considero ruim para as relações humanas, mas isso não tem uma relação estreita com a homossexualidade ou heterossexualidade.


O senhor enfrenta muita oposição de seus pares?
Muita! Fui eleito o herege da vez. Entre outras coisas, porque advogo a tese de que a teologia de um Deus títere, controlador da história, não cabe mais. Pode ter cabido na era medieval, mas não hoje. O Deus em que creio não controla, mas ama. É incompatível a existência  de um Deus controlador com a liberdade humana. Se Deus é bom e onipotente, e coisas ruins acontecem., então há aluo errado com esse pressuposto. Minha  resposta é que Deus não está no controle. A favela, o córrego poluído, a tragédia, a guerra, não têm nada a ver com Deus. Concordo muito com Simone Weil, uma judia convertida ao catolicismo durante a Segunda Guerra Mundial, quando diz que o mundo só é possível pela ausência de Deus. Vivemos como se Deus não existisse, porque só assim nos tornamos cidadãos responsáveis, nos humanizamos, lutamos pela vida, pelo bem. A visão de Deus como um pai todo-poderoso, que vai me proteger, poupar, socorrer e abrir portas é infantilizadora da vida.


Mas os movimentos cristãos foram sempre na direção oposta.
Não necessariamente. Para alguns autores, a decadência do protestantismo na Europa não é, verdadeiramente, uma decadência, mas o cumprimento de seus objetivos: igrejas vazias e cidadãos cada vez mais cidadãos, mais preocupados com a questão dos direitos humanos, do bom trato da vida e do meio ambiente.



Recebi por email de um amigo chamado Rodrigo.

Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos.

105 comentários:

Anselmo Melo disse...

Querido Pr Guedes.
Se a notícia não estivesse publicada aqui eu investigaria antes de deixar qualquer comentário.
Conheço seu trabalho e sei o quanto o irmão reluta em divulgar notícias de tal natureza sem que tenha certeza do que esta publicando.
Eu não chamaria o Gondim de herege, isso ultrapassou qualquer limite de tolerância que se possa ter em relação a sua pessoa. Ele transpôs a barreira da heresia, diria que esse homem tem demônios,perdeu o resto de sanidade.Não consigo acreditar que ainda existam crentes fiéis ao evangelho sentados a frente desse sr.
O único alento que noticias como essa me trazem é o da certeza que nosso Senhor esta as portas.
MARANATA!!!

Pastor Guedes disse...

Caro Pr. Anselmo Melo,

A Paz do Senhor!

Agradeço por sua confiança e demonstração de credibilidade deste espaço.

Infelizmente, o Gondim entrou por uma caminho sem volta e em nome da reflexão ecumênica e tolerante abriu espaço para as heresias. Isso é fruto de seu mestrado e de seus novos contatos no mundo acadêmico. Não que o academicismo seja um mal em si, mas hoje os cursos teológicos não ensinam mais Bíblia e sim psicologia e filosofia da religião. Também não quer dizer que todo mestre entrará por esse caminho, mas o Ricardo parece ter adquirido o vírus da inclinação à polêmica e, infelizmente, à divisão e heresias.

Mudando de assunto. Fiquei sabendo da forma como foi você foi perseguido por publicar sua "Carta Aberta" ao Deputado que defende o homossexualismo. Por favor, mande-me algum material das ameaças para que seja solidário à sua luta.

Deus lhe abençoe.

Forte Abraço.

Fernando disse...

A paz do Senhor pastor!
Quanto tempo, não é?

Esse cara aí pirou de vez.
Eu tive que para de segui-lo no Twitter após uma discussão em que no final das contas, ele ficou sem me responder e ficou por isso mesmo.

"O tolo não tem prazer na sabedoria, mas só em que se manifeste aquilo que agrada o seu coração." Provérbios 18:2

Newton Carpintero, pr. e servo disse...

Prezamigo pr. Guedes,

A paz de Cristo, o nosso Senhor!

A que ponto chegamos. E pensar que isto é apenas o mínimo do máximo que veremos mais adiante, nestes últimos dias do Final dos Tempo.

Quem viver verá!

O Senhor seja contigo, nobre pastor!

O menor de todos os menores.

Pastor Guedes disse...

Caro Fernando,

A Paz do Senhor!

É. Faz tempo que você não aparece por aqui.

Já fui admirador do Ricardo quando ele era um pregador inflamado em Fortaleza, mas estou cansado de defendê-lo, pois vejo que ele tem prazer na discórdia, alimenta seu ódio recente pela ortodoxia, disfarçado de defesa da fé, e fez disso sua bandeira. Por isso, tem se tornado um herege sim.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Pastor Guedes disse...

Prezamado Pr. Newton, meu Amigo,

A Paz do Senhor!

É verdade. E o pior é que vem de pessoas que menos esperávamos. E pensar que o Gondim já foi um guardião da sã doutrina e um referencial admirável entre os evangélicos.

Deus lhe abençoe Querido Amigo.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Mocidade Cristo Liberdade e Vida disse...

Paz do Senhor Pastor Guedes.

É lamentavel as declaracoes deste "Pastor" se é que podemos chama-lo assim.

Quantas pessoas tem sido enganadas por este tipo de comentarios.

Nao sei que Jesus este tem servido durante todos estes anos, por que Nosso Jesus nao comparti-lha a sua santidade com as inmudicias deste mundo.

Peço licenca Pastor Guedes para um desabafo.

A cada dia tem se levantado mais e mais falsos mestres, heresias, seitas para fazer o povo se apostatar de uma vez por todas...

O inimigo tem trabalho neste lado para levar as pessoas a condenacao eterna, mais enquanto isto meu Pastor o Espirito Santo esta trabalhando mais e mais resgatando milhoes de pessoas do fogo eterno.

Entao obreiros do Senhor que leem este comentario deixemos nosso barco e nossas redes na praia(coisas materiais) e sigamos ao chamado de Jesus.

Deus quer nos usar, este é o nosso tempo, chegou a nossa hora, nao podemos nos calar...

Deus quer nos usar como Joao Batista, Elias, ainda existe um pouco que nao quer se calar.
e este povo somos nós os trabalhadores do Senhor

Avante! Avante Igreja do Senhor.
É nosso tempo Obreiros.

Desculpa o desabafo Pastor Guedes.
mais faz necessario.
Abracos Amigos.

Pastor Guedes disse...

Prezados Irmãos da Mocidade Cristo Liberdade e Vida,

A Paz!

Fiquem tranquilos. O desabafo aqui exposto por vocês é de fato um brado apologético e o editor desse blog concorda com vocês quando dizem que é tempo de Elias e Joãos Batistas. Sim, temos que abrir espaços para os verdadeiros profetas falarem.


Deus abençoe a todos!

Forte Abraço.

João Honorato disse...

QUERIDO PASTOR GUEDES:
ESTAMOS VIVENDO DIAS DIFÍCEIS E TRABALHOSOS!
A BÍBLIA RELATA QUE OS DIAS QUE PRECEDERIA A VOLTA DE CRISTO SERIAM DIAS DE APOSTASIA. ESTAMOS VENDO A PALAVRA DE DEUS SE CUMPRIR NA ÍNTEGRA!
DAQUI PRA VOLTA DE CRISTO VAMOS OUVIR E VER MUITOS NA MESMA SITUAÇÃO MORAL DECADENTE DESTE HEREGE! SE FOSSE MENCIONAR NOMES AQUI ME FALTARIA ESPAÇOS PARA FALAR DE ALGUNS QUE ESTÃO SEGUINDO A MESMA LINHA HERÉTICA DESSE FALSO PROFETA! COMO A BÍBLIA DIZ: "MUITOS JÁ TEM-SE FEITO ANTICRISTOS: ESSE É UM DELES!

João Honorato disse...

QUERIDO PASTOR GUEDES:
ESTAMOS VIVENDO DIAS DIFÍCEIS E TRABALHOSOS!
A BÍBLIA RELATA QUE OS DIAS QUE PRECEDERIA A VOLTA DE CRISTO SERIAM DIAS DE APOSTASIA. ESTAMOS VENDO A PALAVRA DE DEUS SE CUMPRIR NA ÍNTEGRA!
DAQUI PRA VOLTA DE CRISTO VAMOS OUVIR E VER MUITOS NA MESMA SITUAÇÃO MORAL DECADENTE DESTE HEREGE! SE FOSSE MENCIONAR NOMES AQUI ME FALTARIA ESPAÇOS PARA FALAR DE ALGUNS QUE ESTÃO SEGUINDO A MESMA LINHA HERÉTICA DESSE FALSO PROFETA! COMO A BÍBLIA DIZ: "MUITOS JÁ TEM-SE FEITO ANTICRISTOS: ESSE É UM DELES!

William disse...

Que decepção!!!! Onde vai parar aquela igreja que tomava o pão nas casas, com singeleza, que contava com a simpatia de todo o povo e recebia aqueles que o Senhor ia acrescentando.....ou ainda aqueles homens e mulheres que fecharam a boca de leões, receberam ressuscitados seus mortos, mas também passaram por escarnios, açoites, foram queimados, serrados ao meio, lançados aos leões e andaram errantes pelo deserto, homens que o mundo jamais foi digno e morreram defendendo o mais puro e genuino evangelho, baseado na fé.
Aí aparece um falso profeta e diz que Deus não está no controle, que o homossexualismo é normal (vejam bem, nada tenho contra o homosexual, mas asseguro que tal prática jamais teve base na bíblia); sinal puro dos tempos.
Irmãos, Nao esperemos coisa melhor nem deste e nem de outros tantos que serão levantados daqui até a volta do senhor Jesus, mas preguemos a bíblia de maneira completa pois não há o que substitua a palavra de Deus.
William Roder

Pr. Gualter Guedes disse...

Amigo Pr. Guedes,

Estou estarrecido, de boca aberta, sem palavras.
Faço coro com as palavras do Pr. Anselmo Melo, o que eu fosse dizer seria redundante.
Temos Jesus como nossa Referência, pois as referências nesta terra estão acabando. Fico triste com o que li e com o que tenho visto. Mas alegre ao mesmo tempo, por saber que Cristo está as portas.

Me encontro acamado Pastor peço suas orações.

Um grande abraço, em minhas orações hoje estarei lembrando do irmão.

Pr. GG

Irmão Henrique disse...

A Paz do Senhor, Pastor Guedes.

Não pude deixar de me entristecer ao ler essa matéria. Não conheço o pastor em questão, mas acho perigosas suas afirmações. Onde está a Bíblia? Se estiver no púlpito está fechada e empoeirada, e falta a carta aos romanos. Quanto a promiscuidade, gramaticalmente refere-se ao sexo casual entre pessoas desconhecidas, não necessáriamente do mesmo sexo. Então afirmar que nem toda relação homossexual não é promíscua, pode estar "gramaticalmente" certo, mas BIBLICAMENTE é um pecado condenável, e nunca um pastor ou servo do Senhor pode concordar com tal ato. Cabe a nós, Cristãos, amar, acolher e principalmente orientar essas pessoas, ensinando-lhes o caminho verdadeiro à salvação enquanto ainda há tempo, creio eu.

Kenósis disse...

Paz do Senhor ! Sou leitor dessa revista, é uma ótima revista imparcial e transparente. Infelizmente o Pr que pensa que pensa acaba de transbordar com seus ataques a igreja evangélica, realmente o inimigo também se posiciona em tribunas "evangélicas" ai está o maior absurdo que ouvimos nos últimos dias

Fabio Rodrigues disse...

A Paz do Senhor Pastor Guedes!

A biblia nos adverte que chegaríamos neste ponto, mas mesmo assim causa espanto! Uma pessoa conhecedora da palavra, com profundidade, de repente começa a produzir desvios e vai se afundando cada vez mais. Fico imaginando uma pessoa não crente ouvindo tanta barbaridade!
Ainda bem que a palavra verdadeira ainda tem sido pregada e tem alcançado muitas almas. A oração ainda é a nossa arma mais eficaz.
Que Deus nos ajude!

Um abraço!

Pr. Marcos Serafim disse...

Nobre Pastor Guedes;

Graça e paz!

Sempre admirei o Pr. Gondim, um dos melhores pregadores da nova geração, mas como filosar é sempre perigoso; lamento o caminho que tenha tomado em relação não só a esta fala; mas também em outros conceitos de teologia que vem adotando, quem perde são os amantes da palavra , e que estes exemplos sejam um alerta para todos nós, pois, assim como Salomão com toda sua sabedoria se perdeu no final de sua vida, lamento muito tantos homens que poderiam ser canais de benção e conhecimento para tantos estão se perdendo naquilo que o apostolo Paulo define como vã sabedoria.

Em Cristo,

Marcos Serafim Silva

Anderson Luiz de Souza disse...

Concordo em parte com o pastor Gondim. O que vejo hoje nas igrejas e na religiosidade é um fanatismo exacerbado e uma intolerância sem precedentes. Não me recordo de ter lido que Jesus chamou algum doutor da lei, escriba ou fariseu para ser seu seguidor e discípulo. Aliás, esta era a única classe de pessoas que fazia com que Ele perdesse a compostura! Onde a igreja escondeu o Jesus que comia e bebia com ladrões e pecadores e aceitava o perfume de prostitutas? Portanto "DEUS NOS LIVRE DE UM BRASIL EVANGÉLICO"!http://andersoneaeleicao.blogspot.com/ este é apenas um de meus blogs. convido ao amado pastor Guedes que visualize meu perfil completo para que possa ver um outro blog que tenho, onde conto parte de minha história, minha vida no submundo das drogas, que graças a Deus fui liberto. Mas não por "obra e amor" ou qualquer ajuda que seja, desta mesma igreja que hoje diz ser detentora da verdade e que proclama que DEUS É AMOR! Onde de fato, não encontrei amor algum nas portas desta igreja. Ao contrário, fui jogado porta afora e entregue à minha própria sorte. http://andersonpoemaseoracoes.blogspot.com/ Obrigado, Graça e Paz.

Rute disse...

Com toda certeza do Mundo, a Bíblia que este pastor anda lendo,não eh a mesma,que lemos em nossas igrejas,porque esta indo totalmente contra os ensinos da Biblia,só faltou dizer que Deus tambem o apóia neste seu ponto de vista,Realmente Cristo esta as portas, vigiemos,porque tambem o Anti Cristo esta proximo

Pr. Sérgio disse...

Caro Pastor Guedes, graça e paz!
Minhas palavras seriam redundantes de tudo que já foi dito pelos colegas acima. Todavia, não poderia deixar de publicar meu manifesto contrário às posições defendidas pelo Gondim (não o posso chamar de pastor, pastor não procede assim). As afirmações dele são o cúmulo do absurdo teológico, um liberalismo cerceado de uma teologia relacional falível, pobre e barata. E pensar que um dia, parei para ouvi-lo e admira-lo!

Oremos para que não caiamos nos mesmos desvios!

Um forte abraço!

Pr. Sérgio Pereira
http://prsergiopereira.blogspot.com

Pastor Guedes disse...

Caro João Honorato,

A Paz!

Infelizmente é verdade! Também vejo esse tipo de comportamento como um sinal dos últimos dias.

Deus lhe abençoe Amado.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Pastor Guedes disse...

Prezado William,

A Paz!

Sinto dizer que aquela igreja que comia pão com singeleza de coração não existe mais (pelo menos nas grandes metrópolis) e os heróis da fé que o Amado citou estão um tanto longe de nossa nova realidade como Igreja. Todavia, falso profeta, falso doutor e falso pregador temos para todos os gostos.

É isso mesmo William, é o fim dos tempos! MARANATA!

Forte Abraço.

Pastor Guedes disse...

Amigo Pr. Gualter,

A Paz do Senhor!

Boquiaberto é uma boa expressão para tentar descrever meu estado ao ler as notícias acerca das novas convicções do Gondim.

Suas palavras: "Fico triste com o que li e com o que tenho visto. Mas alegre ao mesmo tempo, por saber que Cristo está as portas". Essa é a minha esperança!

Deus lhe dará saúde, Amado!

Agradeço por lembra de mim em suas orações.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Pastor Guedes disse...

Querido Irmão Henrique,

A Paz!

O pastor em questão foi um grande pregador do evangelho, pentecostal, inflamado e muito carismático. Todavia, enveredou pelo caminho das letras e se perdeu em filosofias vãs, a ponto de escrever um artigo (que ainda não li) intitulado "Perdi a Fé".

Além de perigosas suas últimas afirmações têm mesmo sido heréticas e infundadas.

É exatamente isso que faz o humanismo, traz uma nova vestimenta conceitual e gramatical para negar o pecado e isso em nome de um nova posição doutrinária liberal que nega as Escrituras como a Palavra de Deus.

Sem dúvida que à Igreja cabe "amar, acolher e principalmente orientar essas pessoas, ensinando-lhes o caminho verdadeiro à salvação" e não compartilhar de suas práticas como se fossem normais e naturais.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Pastor Guedes disse...

Caro Kenosis,

A Paz do Senhor!

Agradeço mais uma vez a participação de vocês.

Li no twitter dele a seguinte frase: "Dei uma entrevista ao Gerson da Carta Capital. Somente pelo título vale a pena comprar". O título é: " O Pastor Herege". Ele está se vangloriando de ser chamado de herege.

Abraço.
No Amor de Cristo!

Pastor Guedes disse...

Prezado Anderson Luiz,

A Paz!

Respeito sua opinião, mas não concordo totalmente. Visitei seu blog e vi que você realmente tem muitas angústias guardadas e decepções com igrejas e conceitos teológicos que levam a esse tipo de comentário.

Deus lhe dará Graça!

Forte Abraço.

Pastor Guedes disse...

Prezado Fábio,

A Paz do Senhor!

Sem dúvida que causa espanto. Principalmente vindo de uma pessoa que já vi Deus usar muitas vezes e em quem me espelhei em minha juventude.

Hoje ele não tem mensagem sequer para os descrentes.

Forte Abraço.

Pastor Guedes disse...

Nobre Pastor Marcos Serafim,

Graça e paz!

Também admirei o Gondim, e como diz o Amado, foi "um dos melhores pregadores da nova geração".

A Bíblia fala do Caminho de Caim e do Caminho de Balaão, e há caminhos, como esse da filosofia que toma o lugar da Palavra, que não têm volta!


Forte Abraço.

Pastor Guedes disse...

Prezada Irmã Rute,

A Paz do Senhor!

Agradeço por sua importante participação nesse debate.

Concordo. Estamos perdendo a identidade e muitas igrejas estão mais identificadas com o modelo de governo do anticristo que com o modelo do Reino de Deus apresentado nas Escrituras.

Deus abençoe sua vida e sua casa.

Pastor Guedes disse...

Prezado Pr. Sérgio,

Graça e Paz!

Também estou evitando chamá-lo de pastor.

Parabéns por suas colocações acerca do liberalismo e da teologia relacional porque é exatamente essa a leitura do que está acontecendo.

Deus lhe abençoe.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

CONFERENCISTA RICARDO RIBEIRO disse...

Estimado Pr. Guedes, paz. O que esperar de alguém que não acredita mais no Deus Soberano no curso da História; Que não deseja ver o Brasil pertencer totalmente ao Senhor Jesus por meio do seu Evangelho Verdadeiro?

Era de se esperar sua Apologia ao Homossexualismo e não duvidem, pelo andar da carruagem, ele nestes dias defenderá a Pedofilía e terá vários admiradores e defensores entre os quais, como já apareceu aqui em seu blog, o Pedófilo-Mor Luíz Motti.

Deus nos dê força para resistirmos e cumprirmos nossa função de Sal, pois do contrário, para nada prestaremos a não ser para sermos pisados pelos Hom(omossexuais)ens.

Forte abraço, paz.

Pastor Guedes disse...

Prezado Conferencista Ricardo,

A Paz do Senhor!

Estou contigo. Deixar de crer na soberania de Deus foi o primeiro passo para a derrocada dele e seguir as filosofias dos "mestres" em Teologia do "ecumenismo eclético" foi o passo seguinte.

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos dê Graça para termos voz em meio às turbulências dessa sociedade sem Deus.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Anderson Luiz de Souza disse...

Amado pastor, Graça e Paz!

A minha decepção com a igreja e a religiosidade não está fundada em conceitos teológicos. Estudei sim teologia, no SETEBAN (seminário teológico batista nacional), na FAITEBA-RO (faculdade internacional de teologia na Bahia filial em Rondônia) e na faculdade de ensino claretiano em BH-MG, onde moro atualmente.Mas está baseada em minha própria experiência de vida, e nos preconceitos daqueles ao qual Deus elegeu para me acolher, assim como acolher a todos os doentes, e não ser um clube fechado e restrito que se dizem: servos de Deus, filhos de Deus, povo santo, nação eleita... etc... minha decepção vem exatamente do preconceito que sofri, não só do "mundo" como um todo, mas desta instituição chamada "igreja de Cristo", que hoje a meu ver de Cristo só tem o nome. resumindo, não me baseio em conceitos e sim nos PRECONCEITOS QUE EU SOFRI. Assim como hoje sofrem os homossexuais. A igreja lhes bate a porta na cara, assim como bateu na minha. Mas Deus me concedeu a graça de ter em minha companhia uma esposa maravilhosa e dois filhos, que me ajudaram a superar o ósculo do diabo, ou seja, as drogas. Hoje estou livre e alcancei o Favor de Deus!

Anderson Luiz de Souza disse...

Amado pastor, gostaria que visitasse também este outro blog meu: http://andersoneaeleicao.blogspot/.com/ muito obrigado. gostei muito de estar visitando esta casa. Paz!

Pastor Guedes disse...

Caro Anderson,

A Paz!

Desculpe se minha leitura não foi correta acerca de suas angústias e decepções com as igrejas que lhe fecharam as portas. Infelizmente é uma realidade!

Prometo visitar seu outro blog.

Seja bem vindo a este espaço e obrigado por sua visita. Parabéns por sua esposa e pela família linda que Deus lhe deu.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Zulmira Pilet disse...

Podemos ser controveros mas "a pessoa" estrapolou. Esbanjou confusão , pra onde foi o conteudo da questão?
Impossível se debater o assunto. Com certeza não aprovará meu comentário. Só lamento.
tchaauu.

Adalberto Junior disse...

Pr Guedes
Paz e Graça !

é uma pena,um homem que foi tão usado aqui em fortaleza,e no Brasil,acabar fazendo um comentario desse tipo.Que Deus tenha misericordia dele e o traga de volta ao verdadeiro evangelho da graça.

Alice. disse...

Tudo bem q o senhor discorde. Mas disserte um texto minimamente respeitável, ao nível de Gondim. Se ele está certo ou errado, não sei. Mas escreve de forma que merece "opositores" à altura. Acho engraçado a hipocrisia de tanta gente... principalmente pastores...
E como Gondim diz: "antes eu até me incomodaria em ser chamado de herege, mas em vista do que tem hoje em dia, vou considerar um elogio"

Fé é fé. Aqui, pro sr. entender melhor sobre o assunto: http://www.revistaforum.com.br/conteudo/detalhe_materia.php?codMateria=8973

Fique na paz.

vagner ribeiro disse...

Uma vez um amigo me emprestou um livro escrito pelo (pastor de bode)Ricardo Gondim, fui lendo quando
uma parte do livro ele dizia que podiamos escutar músicas seculares e citou varios cantores como por ex. Roberto Carlos, na mesma hora devolvi o livro, sei que muitos irmãos não concordan comigo, visto que entendem isso como graça comum, mas, ta vendo ai o homem defendendo os gays. Não concordo que a igreja Universal seja realamente cristã evangelhica, porque seu lider Edir Macedo defende o aborto. É pelos frutos que se conhece a árvore. Com certeza o programa super pop vai chama-lo para defender os gay em rede nacional e sujar mais e mais a igreja, a noiva do cordeiro

Robson Aguiar disse...

A impressão que tenho, é que o Gondim não está raciocinando bem. Suas idéias são absurdas e antibiblicas. Mas, com certeza, em tempos de pseuda homofobia, essa mensagem encontrará apoio na grande massa que compõem esta nação.

Parece que Ricardo, assumiu de vez seu pensamento liberal. A cada dia se afasta mais da ortodoxia biblica para agradar seus fãs, como esses que vem aqui para defendê-lo.

Na verdade, essas pessoas encontram em Gondim, uma voz para suas aberrações.

Pastor Guedes disse...

Prezada Zulmira,

A Paz!

Por que não publicaria seu comentário?

Eu concordo que a "pessoa" estrapolou desde a "pessoa" tenha sido o Gondim.

Abraço.

Pastor Guedes disse...

Prezado Adalberto,

A paz do Senhor!

É realmente uma pena. Que Deus tenha misericórdia dele.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Pastor Guedes disse...

Prezada Alice,

Eu não sei o que você chama de "nível" de Gondim, pois para mim, ultimamente, ele só tens escrito asneira.

Eu não sou um opositor do Gondim. Sou apenas um pastor simples. Não sou um intelectual e nem precisa ser para entender muito bem o que ele afirmou. Sou um defensor da Palavra de Deus e da sã doutrina. Se a senhora gosta das afirmações do Gondim e do seu "nível", acesse o site dele.

Deus lhe abençoe.

Pastor Guedes disse...

Prezado Vagner,

A Paz do Senhor!

Muitos têm deturpado o que os cavinistas chamam de graça comum. Na verdade a doutrina é linda, mas muitos para justificar seu mundanismo e "contextualização mundana" têm se apropriado da graça comum para se apartarem de Deus e admirarem somente o que é fruto da produção humana.

Deus lhe abençoe.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Pastor Guedes disse...

Prezado Pr. Robson Aguiar,

A Paz do Senhor!

Penso igual. Ele aos poucos foi assumindo essa faceta e hoje considera-se um liberal. Todavia, há papagaios de piratas para todos os gostos e não haverá gente cega para segui-Lo somente porque ele é eloquente, "inteligente" e bem articulado.

Forte Abraço mau amigo.
No Amor de Cristo!

umadpm.blogspot.com disse...

Pastor Guedes, meu nome é Elizeu, tenho apenas 23 anos, mas cresci posso dizer em um berço evangélico. Me alimentei de alimento sólido e hoje pela graça de Deus não suporto ouvir asneiras. Parabéns pelo artigo. Que Deus tenha pena deste pobre coitado que deixou de ler (talvez até leia mais perdeu o discernimento e não separa espiritual de materia)para se meter em vãs filosofias.

Pastor Guedes disse...

Prezado Eliseu,

A paz do Senhor!

Obrigado por participar dos comentários e debate. Sua opinião é muito importante.

Também acho que a situação do Dr. Ricardo carece de pena, dó e misericórdia.

Deus lhe abençoe.

Forte Abraço.

Fabio G Inácio disse...

Bom dia.

Realmente são caminhos perigosos que iniciam pela despotencialização de Deus, envereda por um arremedo de deísmo e indiferentismo divino e termina com a negação de que Deus possa soberanamente determinar que algo aconteça como Ele queira apenas porque não consigamos racionalizar sentimentalmente tal ação.
Pode-se conceder que essa ideologia creia que essa opção teológica seja correta, mas isso não faz com que seja mais que uma crença centrípeta, ou seja, começa no "self", tenta se fazer notória, mas retorna a si mesma ciclicamente, autenticando-se na própria crença pessoal que lhe fez nascer. No fim, crê-se na própria crença e não na Revelação Divina.

Gildo Soares disse...

A Paz do Senhor Pastor Guedes

Eu ouvi sempre falar do Pastor Gondim, nome conhecido, porém depois que me emprestaram um livro dele chamado "É proibido - O que a bíblia permite e a igreja proíbe" eu nem terminei de ler ja devolvi, não valia a pena.
Com isso já fiquei com a pulga atrás da orelha, mas amém.
Em 2010 indo trabalhar parei pra tomar café e vejo o Gondim no programa ecumenico "Sagrado" com um comentário muito estranho la.
Agora mais essa matéria.

Nos resta Orar por esses grandes líderes como Gondim e outros da mídia , pois realmente ta complicado.

MARANATA.

Abraços Pr Guedes

Gildo Soares

Alberto Couto Filho disse...

Pr Guedes
A paz.
Bom te ler.
Estou, sinceramente, em dúvida sobre a melhor expressão eufêmica, alternativa a escolher para fazer um convite ao sensacionalista Gondim, um herege à beira da senilidade, já de memória esmorecida, vítima de psitacismo, uma perturbação psíquica que faz com que ele repita, de forma enfadonha e maçante, noções de algo que ainda não assimilou – uma besteira de nome “Teologia Relacional”.
Eis as alternativas:
1 – Ir às favas;
2 – Plantar batatas;
3 – Catar coquinho.
Os leitores inteligentes deste seu não menos inteligente espaço estarão, por certo, elucubrando sobre outras alternativas voltadas para o chulo e pornográfico. “Faz mal não” – O Caio Fabio, por estes dias, o chamou de “bundão”.
Biblicamente deplorável!
Está faltando, antes mesmo da cruz, vergonha na cara.
Seu conservo em Cristo
Alberto

Anderson Nunes Vieira disse...

A PAZ DO SENHOR IRMÃO GUEDES!
É UM PRAZER PODER POSTAR AQUI NO SEU BLOG, JÁ CONHEÇO O EXCELENTE TRABALHO DO IRMÃO COM A PÁGINA DA IEAD ONLINE.SOBRE O RICARDO GONDIM É TRISTE SABER QUE UMA PESSOA QUE SE DIZ PASTOR POSSUI UMA IDÉIA DEFORMADA BÍBLICAMENTE.COMO POLÍTICO EU ATÉ POSSO ENTENDER (NÃO ADMITIR) QUE ELE SEJA A FAVOR DA UNIÃO HOMOSSEXUAL, SENDO EVANGÉLICO MAS PELO MOTIVO DO BRASIL SER UM PAÍS LAICO E ETC E TAL....MAS CHEGAR AO PONTO DE DIZER QUE NEM TODO O HOMOSSEXUALISMO NÃO É PROMISCUIDADE??? ISSO É ABSURDO VINDO DE UM CRISTÃO....OU MELHOR QUE SE DIZ CRITÃO, NEM PRECISA SER EVANGÉLICO.É NO MÍNIMO LAMENTÁVEL A IDÉIA DE UM CIDADÃO DESSES, POBRE DE SUAS OVELHAS.COMO DISSE NOSSO IRMÃO ANSELMO MELO...ELE É SUPERIOR A QUALQUER HEREGE.
GRAÇA E PAZ

Pastor Guedes disse...

Caro Fábio,

A paz do Senhor!

Agradeço por sua visita e participação. Sua opinião é muito importante.

Volte sempre.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Pastor Guedes disse...

Caro Gildo,

A paz do Senhor!

Não li o livro, mas sei do que se trata. Quanto ao Sagrado, trata-se de programa ecumênico e se encaixa muito bem no novo perfil do "mestre" Gondim.

Agradeço por sua visita e participação. Sua opinião é muito importante.

Volte sempre.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Pastor Guedes disse...

Caro Amigo Alberto Couto,

A paz do Senhor!

Kkkkkkkk

Admiro-me de sua culta cultura com um misto de cultura popular kkkkk

A melhor expressão é mesmo "Arrependa-se".

Meu Amigo, volte a postar logo.

Volte sempre.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Pastor Guedes disse...

Caro Anderson,

A paz do Senhor!

Que bom que nos conhecemos do IEAD!

Também compreendo que um Estado laico possibilite esse tipo de uniao e concordo com você que ele quis dizer exatamente isso, mas quanto à promiscuidade ou não das práticas homossexuais, aí ele foi longe demais e assinou seu atestado de liberal que é.

Agradeço por sua visita e participação.

Volte sempre.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Romildo disse...

Caro Pastor, sou membro da Igreja Batista em Santo André/SP.
Achei muito interessante e estranho esse "pastor" comentar a respeito do novo evangélico: "Eclético e Ecumênico", membros que vão no culto em busca de uma palavra, depois vão até a paróquia tomar uma hóstia e depois vão até o centro tomar um "passe"! Bagunçado isso não??? As pessoas estão interpretando a Bíblia sem dicernimento...loucos...e serão com certeza cobrados pelas HERESIAS que pregam! Sou professor Arte-educador / Pós graduado em História da Arte, tenho visto que na própria História tem surgido pessoas como "essa" mas como na história, tudo tem sua ascensão e a sua queda! Que Deus o abençoe!

Pastor Guedes disse...

Caro Professor Romildo,


A Paz!

Muita coisa do que ele diz agora não chama muito a minha atenção porque vejo que já se desenhou o perfil de alguém que quer somente "bater por bater" e criticar por criticar". Homem inteligente como ele é, sabe o que está fazendo e tem um alvo, a meu ver, pessoal.

Eclético ecumênico é nomenclatura para o sincretismo religioso do qual faz parte agora unindo-se (outra vez) à igreja católica.

Agradeço por sua visita e por seu comentário, vindo de uma "pena" muito lúcida por sinal!

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Tilza disse...

A Paz do Senhor Pastor Guedes

Uma coisa eu tenho certeza, Jesus está voltando e a Escritura Sagrada está se cumprindo, o problema será naquele dia, teremos muita surpresa, Deus nos guarde e nos proteja para estarmos no verdadeiro propósito de Deus em nossas vidas e não recebermos a palavra (apartai-vos porque não vos conheço)

Pastor Guedes disse...

Prezada Irmã Tilza,

A Paz do Senhor!

Seja muito bem vinda e obrigado pelo seu importante comentário.

Conhecendo sua idoneidade em Cristo, posso sentir toda sua indignação contra posicionamentos como este. Infelizmente, hoje o STF aprovou a lei que consente a união civil de pessoas do mesmo sexo. Como disse um amigo meu: "está escancarada a porteira da miséria espiritual".

Deus abençoe a senhora e sua casa.

Volte sempre!

No Amor de Cristo!

eduardo disse...

Pr.Guedes.

A Paz do Senhor!

Também sou da opinião da grande maioria.

Ontem(06/05/2011), em um julgamento histórico e por unanimidade, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu reconhecer as uniões estáveis de homossexuais no país.
Os 10 ministros foram unânimes e votaram a favor da união civil; decisão esta que deve ser seguida por tribunais.Sendo a palavra "Discriminação" a mais comentada e no final até quem sabe decisória.A ação "casamento" não houve definição; "- O casamento exige registro civil e, às vezes, envolve uma aprovação religiosa, se assim decide o casal. Há toda uma formalidade que não existe na união estável. Mas isso ainda será fruto de muita discussão na Justiça."esclarece a advogada Sylvia Maria Mendonça do Amaral.
Muitas das concessões efetuadas no STF ontem , já eram reconhecidas nas práticas de empresas e convênios médicos por exemplo.
Com canais de Tvs e a mídia "avassaladoramente" inserindo casais homossexuais e insinuações ambíguas (só na novela das "8" de determinado canal, existem 6 homossexuais)e por aí vai...dizer que ninguem assiste tv seria hipocrisia; sendo as crianças(segundo a Unicef o número seria de 90 milhões) infelizmente, as grandes vítimas, pois crescem com a idéia de que tudo é muito "normal".
Nasci em berço evangélico, tenho uma família com 03 filhos, ninguem assiste novelas, quando não estão fazendo lição, assistem desenhos na tv paga.Com ensinamento e algumas proibições irei consegui-los afasta-los deste "tsunami"?
Mais tempo/menos tempo, da forma como segue, as leis irão avançar neste sentido, alheio à nossa vontade com bancada evangélica ou não.Seria fácil, nos dias de hoje, ter opiniões como a minha inclusive, mas daqui alguns anos, a nossa sociedade será/estará "contaminada" por este mesmos homossexuais, que poderão ser nossos filhos(as), netos(as)...não teremos controle de todos e tudo eternamente.
Quando "isso" entra em sua família é que a coisa aperta.
Sim, há um caminho à ser percorrido.
Como os Líderes irão se pocisionar diante da discriminação de homossexuais em "suas" Igrejas?Casais homossexuais deverão ir para "tratamento"?A Igreja deveria abraça-los?Repudiálos?

Deus o abençõe.

Eduardo R.

five.dimension disse...

Não vejo nenhuma aberração nas declarações do Pr. Ricardo, ele está falando de um estado laico onde as doutrinas religiosas não se sobrepõem ao estado de direito.
Aliás, neste mesmo estado de direito, as relações homossexuais, em sua maioria, não são promíscuas.
Achei extremamente claro o posicionamento do citado Pastor nesse caso, ainda que, como a maioria dos protestantes, não tenho nenhuma simpatia com o homossexualismo.

Pastor Guedes disse...

Caro Eduardo,

A Paz do Senhor!

É uma triste realidade, mas sua fala tem muita lucidez e traz muita lua para nós e nossos parlamentares e líderes. Oxalá, haja um surto de conscientização por parte das lideranças cristãs e uma participação maior do público de um modo geral.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Pastor Guedes disse...

Caro Five.dimension,

A Paz!

Entendo perfeitamente suas palavras e creio que enquanto Estado Laico está perfeito que se busque uma solução para esses casos. Todavia, tanto o homossexualismo como a lei são imorais do ponto de vista da moralidade e ética bíblica.

Não consigo entender relação homossexual, mesmo dentro da laicidade, que não seja promíscua. Sei que estão dando uma nova roupagem à expressão "promiscuidade" e que se o casal homossexual for fiel ao "cônjuge", então não tem caráter promíscuo.

Ora, assim sendo estamos legitimando o casamento homossexual e atendendo à uma nova necessidade de modelo não-patriarcal. Isto é, devemos aceitar o casamento homossexual como correto social e biblicamente? Creio que não!

Esse relacionamento é antinatural, antibíblico e anticristão. Existe? Existe. Vamos aceitar? Claro que não! Logo vão querer legitimar a pedofilia e outras práticas.

Forte Abraço.

betty disse...

Cheguei na Igreja Betesda em 1994 e simpatizei com a mesma, porém as pregações do Pr. Ricardo Gondim nunca me convenceram... Ele sempre me pareceu um derrotado, cheio de melancolia, mágoa e inveja das igejas neo-pentecostais. A Betesda no Ceará rachou, tá falida por conta de sua conversão à filosofias hereges. É muita intelectualidade!!! Nunca vi um pastor tão descrente e frustrado!Agora, ele cismou de querer aparecer, de qualquer jeito. Comparo ele a alguns artistas que fazem escândalo pra virar notícia!

Pastor Guedes disse...

Prezada Irmã Betty,

A Paz do Senhor!

O que posso dizer é que seu testemunho é o mais forte que já li acerca do Gondim. Como você o conheceu mais de perto que eu, não tenho nada a dizer, senão respeitar sua opinião.

Deus lhe abençoe.

No Amor de Cristo!

Rutinha disse...

Pr.Guedes,
Fico feliz em ver que irmaos como o Senhor ajudam a esclarecer o que anda acontecendo no meio evangelico.
O triste desta materia e que o jornalista que entrevistou o pr.Goldim, ja foi "cristao" e hj esta fora da igreja, e tb simpatizante do "Teismo aberto".
E ja citou os pastores que gosta de ouvir..imagine isso...
Que tristeza, realmente estamos nos fins dos tempos.
Sinal claro que a volta de Jesus esta proxima.Que estrago este pastor fez na vida de pessoas que seguem o que ele diz sem conhecerem o que a Biblia ensina.
Com certeza um dia dara contas a Deus de cada palavra dita e ensinada.
A verdadeira igreja precisa orar e se posicionar em situacoes como esta, onde pessoas que se dizem cristas abertamente vao contra a palavra de Deus.

Senhor !! Que teu reino venha !!!

Deus os abencoe

Rute Oliveira

Pastor Guedes disse...

Cara Irmã Rute,

Eu é que fico feliz por suas palavras encorajadoras e incentivadoras.

Eu desconhecia essa verdade, que "o jornalista que entrevistou o Pr.Gondim, ja foi "cristão" e hj esta fora da igreja, e tb simpatizante do "Teismo aberto". É uma pena!

Também entendo que estamos vivendo os tempos do fim e que a igreja precisa mesmo se posicionar contra as heresias e controvérsias religiosas no seio da Igreja, sejam doutrinárias, litúrgicas ou próprias da prática cristã.

Deus lhe abençoe e muito obrigado pela visita, que muito me honra.

Anônimo disse...

Também fui da Betesda por muitos anos e acompanhei os passos do Ricardo bem de perto. Sou testemunha de toda a metamorfose.
Saí porque não aguentava mais. Essas coisas estavam fazendo mal a minha alma. Essa agora, foi a confirmação do acerto da minha decisão de sair.

Pastor Guedes disse...

Caro Irmao Anônimo,

A Paz!

Embora nunca tenha sido da Betesda, também acompanhei de perto essa metamorfose como você colocou.

Quando os novos admiradores do Gondim vêem minhas publicações ficam indignados, mas é porque eles não conheceram o homem de antes, mas somente o de agora.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

pastor Silvio disse...

boa tarde a todos!
porque existe a união entre dois seres? não é apenas por causa dos sentimentos e desejos mas também para a formação da família. então qual o motivo diante de Deus a união de pessoas do mesmo sexo? homem e homem ou mulher e mulher podem encher a Terra? podem ser fecundos? independetemente das tentativas de afirmar que nossa teologia seja medieval, na verdade estão esquecendo apenas o Santa Palavra de Deus afirma! que o Senhor nos ajude a ficarmos firmes nas convicções bíblicas! amém!

Pr. Nilton Alves de Oliveira disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk da para rir e chorar finalmente o mestre godim saiu do armario

Pr. Nilton Alves de Oliveira disse...

FINALMENTE O GODIM SAIU DO ARMARIO NÃO POSSO CHAMA-LO DE PASTOR SE ARREPENA GODIM.

Pr. Nilton Alves de Oliveira disse...

FINALMENTE O GODIM SAIU DO ARMARIO DANDO OUVIDOS A DOUTRINAS DE DEMONIOS .

Pastor Guedes disse...

Caros leitores,

Quero justificar por que postei os comentários do Pr. Nilton Alves.

Porque entendi que ao escrever: "GONDIM SAIU DO ARMÁRIO" ele não está fazendo nenhuma conotação com o homossexualismo e sim com a postura tomada pelo pastor da IEAD Betesda, que seria como sair de cima do muro.

Deus abençoe a todos.

Anônimo disse...

Caro Pastor,
Setenta dois comentários depois, excetuando as indagações do Eduardo R. e a posição da Alice, dá vergonha a rasura dos "evangélicos", ao darem os seus "brados apologéticos".
Está claro que não podemos ter a pretensão de exigir que todos os emissores de opinião estejam em condições de interpretar adequadamente a resposta do Pr. Gondim. Dá até para engolir os rompantes dos que, sem condição de emitir qualquer juízo de valor e sem serem contestados, dizem asneiras do tipo: "pelo andar da carruagem, ele nestes dias defenderá a Pedofilía" e "finalmente o Godim saiu do armario". Dá até para entender declarações hipócritas do tipo: “"muitos já tem-se feito anticristos: esse é um deles!” e “vejam bem, nada tenho contra o homosexual” (sic). Assumo que dá até para aceitar os que tem coragem de criticar dizendo que o Gondim se perdeu “a ponto de escrever um artigo (que ainda não li) intitulado "Perdi a Fé”. Como assim, criticar se ainda não leu? Tudo bem, paciência, até ai a gente engole.

Agora, caro Pastor, o que não dá mesmo é verificar que, num bocado de manifestantes cujos nomes vêm precedidos pelo título Pastor, ninguém seja minimamente capaz de interpretar esse parêntesis dentro da entrevista que trata dos descaminhos da igreja evangélica no Brasil.
Inflamados pelos seus interesses (e, como já disse, pela precária capacidade interpretativa), simplesmente ignoraram que o Pr. Gondim se refere a “relacionamentos juridicamente estáveis” e que, portanto, do ponto de vista jurídico, “nem todas as relações homossexuais são promíscuas”. Isso quer dizer que nenhum juiz de direito vai julgar o pleito de qualquer cidadão, negando-lhe o que é direito, em função da sua opção sexual, do mesmo modo que não nega o direito do cidadão que é “mulherengo”, do que é corrupto, do que é dissoluto e assim por diante. Então (e qualquer advogado minimamente preparado vai concordar), para o estado de direito vigente, “nem todas as relações homossexuais são promíscuas”, independente, como bem afirmou o Pr. Gondim, das “Minhas convicções de fé”; se sou a favor ou se sou contra.
Tudo bem, que por conta da minha fé, eu sou contra a conduta homossexual promíscua, mas o fato é que temos no Brasil, pelos dados do censo do IBGE, 60.000 pares homossexuais, que antes da lei aprovada, viviam sujeitos a situações absurdas como a do companheiro que, vindo a falecer, acabava tendo que deixar a herança aos seus irmãos, tios, sobrinhos ou primos que, em muitos casos, o haviam hostilizado por conta da sua orientação sexual. Isso, com prejuízo ao parceiro sobrevivente que com ele, o que faleceu, trabalhou para acumular o patrimônio.

Continua..

Anônimo disse...

Continuando...

Sei que, setenta dois comentários depois, fica complicado voltar atrás e assumir que as palavras do pastor Ricardo Gondim foram vítimas da má hermenêutica, mas, contudo, deveríamos refletir um pouco mais antes de vituperar quem quer que seja. Pois, invocando Romanos, deveríamos atentar para as palavras Paulo, proferidas logo depois da sua fala sobre as condutas homossexuais, no capítulo 1.

“Meu amigo, não importa quem você seja, você não tem desculpa quando julga os outros. Pois, quando você os julga, mas faz as mesmas coisas que eles fazem, você está condenando a você mesmo”. Romanos 2:1 NTLH

Sabe quais são “as mesmas coisas que eles fazem”, que a gente também faz?
Está aqui, Romanos 1: 28-32 NTLH
“ 28 E, como não querem saber do verdadeiro conhecimento a respeito de Deus, ele entregou os seres humanos aos seus maus pensamentos, de modo que eles fazem o que não devem. Estão cheios de todo tipo de perversidade, maldade, ganância, vícios, ciúmes, crimes de morte, brigas, mentiras e malícia. Caluniam e falam mal uns dos outros. Têm ódio de Deus e são atrevidos, orgulhosos e vaidosos. Inventam maneiras de fazer o mal, desobedecem aos pais, são imorais, não cumprem a palavra, não têm amor por ninguém e não têm pena dos outros. 32. Eles sabem que o mandamento de Deus diz que aqueles que fazem essas coisas merecem a morte. Mas mesmo assim continuam a fazê-las e, pior ainda, aprovam os que fazem as mesmas coisas que eles fazem”.
Pois é, a gente não é homossexual, mas faz coisas tão abomináveis como os que são; Caluniamos, falamos mal uns dos outros, somos atrevidos, orgulhosos e vaidosos. Inventamos maneiras de fazer o mal, não cumprimos a palavra, não temos amor pelo outro e não temos pena dos outros (misericórdia). Merecemos a morte, pois fazemos e aprovamos os que as fazem. Ah, se não fosse a GRAÇA!

Desculpe-me, mas as minhas conclusões são desencadeamentos da minha freqüência na Escola Bíblica Dominical, desde o final dos anos sessenta, há mais de quarenta anos, na Assembléia de Deus da rua Pedreira 881, em Campinas-SP, quando a minha professora era uma adolescente chamada Edna Tiburtino.

Atenciosamente,
Paulo
posis@uol.com.br

Pastor Guedes disse...

Caro Paulo,

A Paz do Senhor!

Desculpe a demora para postar seu comentário.

Antes de comentar o teor de suas palavras, quero dizer que achei suas expressões um pouco soberbas demais por achar que todos os leitores desse blog são rasos e têm uma hermenêutica fraca ou "má hermenêutica" (interpretação errônea ou "rala"). Outra coisa, frisar a expressão "homosexual" e escrever (sic) logo após também parte de um coração presunçoso, posto que todos sabemos que alguém pode escrever algo errado e depois não dar tempo de corrigir depois de postado. Eu mesmo já sofri muito com isso. E mais: quem citou uma obra do Gondim (Perdi a Fé) e logo em seguida afirmou que não leu, foi eu. Ora, Paulo, você parece tão inteligente, mas não percebeu que o meu "ainda não li" não é uma critica ao texto em si, mas ao todo da obra do Ricardo. Por favor leia novamente o comentário e não se apegue apenas a uma expressão.

A tônica da postagem não é sobre se isso é válido ou não, mas sim se um pastor evangélico pode sair em defesa da união e dizer que "a igreja precisa entender que nem toda relação homossexual é promíscua". Agradeço por explicar o sentido do termo "promiscuidade", mas eu já sabia. O problema é: se as relações não são promíscuas a igreja precisa aceitar? O fato de a relação homossexual não ser promíscua, legitima a relação perante a igreja ou Deus?

Na realidade entendo que a visão da questão na esfera civil é válida, pois estamos diante de uma nova realidade e a justiça precisa tomar decisões que validem o direito civil de todo cidadão.

Desculpe mais suas conclusões não são o desencadeamento de sua frequência de 40 anos na EBD (mais uma expressão de sua vaidade, por achar que sabe mais que os outros) porque a EBD não trata desses assunto (infelizmente) e mais: quanto à sua professora nos tempos de adolescência, hoje minha professora de grego e hebraico, é melhor consultá-la, pois convivo com ela na igreja e na Escola Dominical e Teológica, e pelo que vejo não tem o mesmo parecer que você acerca desses assuntos.

Quanto a pecado e graça irmão, ninguém conhece mais pecado que eu e a graça de Deus superabundou em mim para minha salvação. Se você fizer uma busca no blog verá que inúmeras vezes tenho dito em meus comentários que só serei salvo por causa da Graça e da eficácia do Sacrifício de Cristo.

Não sou melhor que ninguém sou pecador (perdoado inúmeras vezes) por isso amo Cristo e sua Palavra!

Em tempo: você viu a última de seu admirável pastor? Ele declarou que não espera por Jesus e segundo a obra de Junger Moltmann (que não é citado na EBD), ele vê a vinda de Jesus como um horizonte utópico e como força motivadora apenas. Haja hermenêutica profunda Paulo para abraçar a Teologia Liberal e suas conclusões.

Deus lhe abençoe.

jubis disse...

Lindo! Até chamar o Gondim de homossexual, vcs chamaram. Vocês são santos maravilhosos de Deus. Concordar com os direitos civis de qualq2uer cidadão é a justiça queridos. Agora, infelizmente vocês pregam o amor e são os mais desamorosos e caluniadores. REspeitem quem pensa diferente. Se vcs pensam que os intérpretes da Bíblia que tem somente um lado da moeda é que estão pregando a Bíblia, enganam-se, leiam o neoplatonismo de Agostinho e o maniqueísmo e verão que estão seguindo uma história montada em filosofias há séculos e não se dão conta disso. Pensar diferente realmente cansa e desarma muitas das mensagens ditas de púlpitos neopentecostais que ssó prometem bençãos e milagres para manipular a mente de vcs. Acorda povo meu! diz o Senhor! Até quando vocês se deixarão manipular por blogs rasos e pobres como esse? Gondim não defendeu a união Gay, mas os direitos civis de qualquer cidadão, inde3pendente de sua orientação sexual. Comparar homossexuais com pedófilos é o fim! Aí, sim Jesus está voltando mesmo. Quanta ignorância Senhor. Quanta ignorância. E, sr. Guedes vai responder, manipular as palavras, com um discurso lindo., Mas Deus que vê seu coração estará com vc. Que Deus tenha misericórdia de sua malignidade sr. Guedes.
O Gondim é meu marido e é macho pra caramba. Um homem justo, honesto, íntegro e acima de tudo um estudioso profundo das ESCRITURAS. Vcs morrem de inveja dele porque prega bem, pensa, e fala contra os manipuladores da massa e não é calvinista., Nem todos precisam ou devem ler na cartilha calvinista. Ele é um homem de Deus e dura coisa é intentar contra o servo do Senhor!
Ps, nem adianta me responder com ironias e vãs palavras, pois sempre esqueço qual blog entrei. nem lerei mais nada deste blog indigno e caluniador. Ah, tem um verso na bíblia que fala sobre isso: seu lugar, dos caluniadores, será no lago que arde com fogo e enxofre. Distorcer palavras é caluniar.

Pastor Guedes disse...

Cara Pastora Jerusa,

A Paz do Senhor!

Agradeço por sua visita e comentário.

Irmã Jeruza, em nenhum momento chamei seu esposo de homossexual. Se alguém o fez nos comentários, não lembro. O único comentário que sugeriria isso diz que ele saiu do armário mas a senhora, como boa hermeneuta que é, não deve entender como armário do homossexualismo, senão como um armário de ideias.

A senhora diz que eu não respondesse porque não voltaria a um blog raso como o meu. Ok, não precisa voltar, mas minha resposta ficará arquivada aqui para se um dia quiser rever. Se meu blog estivesse concordando com as palavras precipitadas e as heresias que seu esposo apresentou à mídia recentemente, então seria profundo, mas porque discordo, é raso.

Fui um grande admirador de seu esposo quando ele era um homem de Deus. Não tenho dúvida de sua justiça, honestidade e coragem, e nunca o difamei enquanto cidadão. Porém, hoje seu esposo não é nem sombra do homem de Deus que foi em Fortaleza e está se perdendo em suas declarações. Nunca denegri a imagem dele ou lancei suspeitas sobre sua "macheza" como se diz no nosso Ceará. Ninguém melhor que a senhora para dizer que ele é "macho pra caramba". Em nenhum momento a postagem questionou sua virilidade.

Se a irmã entrar outra vez aqui, comece pelas postagens mais antigas acerca de seu marido e verá o quanto eu o elogiava e o admirava até chegar o Teísmo Aberto, que nega a soberania de Deus, a defesa pública da união de pessoas do mesmo sexo (principalmente a frase:"a igreja precisa entender que nem toda relação homossexual é promíscua") e por último a negação da Vinda de Jesus, tratando o assunto como "horizonte utópico" e como "força motivadora", entre outras coisas. Isso é o que irmã chama de ser um ESTUDIOSO PROFUNDO DAS ESCRITURAS? Prefiro ser raso a ser herege.

Entendo a questão dos direitos civis e nisso concordo com ele. O mundo mudou e as leis precisam defender todos os cidadãos, mas daí dizer que a igreja precisa entender que nem toda relação homossexual é promíscua, dá-me a entender que se "não é promíscua" devemos aceitar. Ora, legal e civilmente sim, mas biblicamente não!

Quanto ao meu estado de pecador e falta de amor, concordo. Não serei irônico como a senhora. Sou miserável pecador e preciso da Graça todos os dias para ser salvo.

Realmente seu esposo prega muito bem e é muito eloquente, mas não tenho inveja dele. Poucos torceram tanto pelo sucesso de seu esposo e de sua família aqui em São Paulo como eu, mas infelizmente o mestrado do Gondim o desviou dos propósitos de Deus em sua vida ministerial.

Entendo que a irmã tenha defendido seu esposo e suas ideias com um certo furor e indignação. Minha esposa também age assim em meu favor. Todavia, a questão aqui é de ideias e discursos, e não pessoal!

Ao contrário da senhora não vou lançar palavras de maldição, mas pedir que Deus tenha misericórdia de nós e que possamos nos encontrar no Céu e sermos felizes.

Deus abençoe sua casa

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Ps. Não sou calvinista.

Anselmo Melo disse...

meu querido irmão Pastor Guedes.A coisa esquentou por aqui eim?!Entre outras coisas que não entendi da irada resposta da esposa do Gondim está no final de seu texto:"Ah, tem um verso na bíblia que fala sobre isso: seu lugar, dos caluniadores, será no lago que arde com fogo e enxofre. Distorcer palavras é caluniar.
pelo que vejo o Gondim não crê em condenação eterna,nem em lago que arde com fogo... Seria uma divisão estabelecida dentro de sua própria casa? chama-lo de calvinista também foi o máximo eim.Paz!

Pastor Guedes disse...

Caro Pr. Anselmo,

A Paz do Senhor!

Entendo a indignação da Pastora Jeruza. Minha esposa faria o mesmo, a sua também, mas isso não melhora em nada as últimas declarações do Ricardo.

O problema que vejo é que se estivéssemos falando bem, eles não entrariam aqui para elogiar, mas como estamos apontando erros doutrinários, entram para criticar ou se defender, o que é um direito deles (se defenderem).

Deus lhe abençoe.
No Amor de Cristo!

Alexsandra disse...

O que eu vou dizer vai assustar, mas eu vou falar: Bem, eu entendo quando o pastor Ricardo diz q é a favor da união entre gays, ele é bem claro quando fala que sua fé não pode interferir nas leis (digamos assim)por conta do país em que vivemos, e que o respeito ao próximo deve existir, eu entendi nesse sentido, isso não quer dizer que ele apoia, ou que ele aceite, mas sim que ele respeita a lei.

Alexsandra- Ce disse...

Eu acho que mais ridículo que a declaração do pastor Ricardo Gondim, são os comentários que os irmãos fazem a respeito dele, com piadinhas, baixarias, isso é mesquinho e não é comportamento de cristão. A Palavra de Deus diz que existe somente um JUIZ e que se fosse para nós jugarmos certamente nós não seríamos julgados. AQUELE QUE NÃO TIVER PECADO ATIRE A PRIMEIRA PEDRA. E prezado pastor Guedes, eu fiz dois comentários que por sinal não condenam o pastor Ricardo e espero que sejam realmente exibidos no seu blog. Grata,

Pastor Guedes disse...

Cara Irmã Alexandra,

A Paz do Senhor!

agradeço por sua visita e comentários.

Sua palavra está assegurada e seus dois comentários publicados.

Sua opinião é muito importante nesse debate.

Deus abençoe a sua casa.

Pr. Genivaldo Tavares de Melo disse...

Caro amigo e irmão Pr. Guedes. Vai mais umm para sua análise. Indiscutivelmente a teologia do pr. Gondim é totalmente reprovável a luz da Palavra de Deus. A sua elucubração sobre o futuro da igreja no Brasil é razoável. Estou fartamente convencido que essa metodologia centralizadora das "grandes empresas" evangelizadoras causam um desserviço ao Reino de Deus, prejudicando inclusive as aspirações ministeriais de muitos. Tudo sobre eles, por eles e Jesus é apenas referência nessa estória toda. Veja os jogadores de futebol; talvez, 10% esteja no topo da pirâmide. Existem poucos pastores no topo da pirâmide e muitos passando até fome em suas bases porque a Bíblia é aplicada em parte.

Jefynho disse...

CARO Pr GUEDES...

sou do tipo conservador (cabeça quadrada como muitos falam)e lembro da historia de LÓ qndo on anjos vieram o visitar e os homens daquele lugar queriam posuir (genesis 19) ou seja uma relação homossexual e sobre este ato derradeiro veio o fim daquele lugar,
não sou contra o homossexual creio q tem uma alma dentro de cada um e devemos sim entender e pedir a DEUS que lhes de o entendimento, mas tambem devemos lutar para que todos vejam a verdade e que ela venha a tona mostrando q a propria biblia e clara em condenar o pecado em questão e não devemos deixar q a apostasia entre pela porta da frente de nossas igrejas ou lares...

um grande abraço e que DEUS continue dando graças a todos para lutar,vencer sem em nem um momento duvidar....

Pastor Guedes disse...

Caro Jefynho,

A Paz do Senhor!

É isso mesmo, dentro de cada homossexual há um alma que precisa de salvação.

Agradeço por sua visita e comentário.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Pr. Edilson Ramos disse...

Pr. Guedes, paz de Jesus!
Muito bom o blog!
Continue firme sendo uma benção nas mãos de Deus!
Pr. Edilson

Pr. Edilson Ramos disse...

Pr. Guedes, paz de Jesus!
Muito bom o blog!
Continue firme sendo uma benção nas mãos de Deus!
Pr. Edilson

Pastor Guedes disse...

Caro Pr. Edilson Ramos,

A Paz do Senhor!

Agradeço por sua visita e comentário incentivador.

Deus continue abençoando sua vida, sua família e o ministério que lhe confiou!

Forte Abraço.
No Amor de Cristo.

Rogério disse...

Rogério

É Pr. Guedes, veja só onde já chegamos. As declarações do Gondim dividiu o grande ministério que "era" a Betesda, conheço várias pessoas que sairam da Betesda por causa das suas afirmações, amigos que a muitos anos congregavam nesse ministério, mas com essa de apoiar o casamento homossexual e dizer que Deus não está no controle, não deu para aguentar, eles desfizeram os laços que tinham com a Betesda.
Há eu estava acompanhando os seus dias aqui em Fortaleza pela FM CANAÃ.

A Paz do Senhor e que Deus te abençoe mais e mais.

Vamos avançar, Deus é conosco.

Abraço......
Rogério

Pastor Guedes disse...

Caro Rogério,

A Paz do Senhor!

O Ricardo precisa saber que tudo que ele diz ou faz hoje em dia pode mudar vidas e alterar comportamentos e opiniões. Como formador de opinião reconhecido que é deveria ter um pouco mais de sabedoria e prudência para falar sobre assuntos polêmicos.

Obrigado por acompanhar-me aí em Fortaleza.

Deus lhe abençoe.

Forte Abraço.

Henrique germano disse...

Bom,aqui estou eu,para tambem dar minha opnião sobre este lamentavel ocorrido.

Fico me perguntando,como um homem dotado de um enorme conhecimento e nao sao quaisquer conhecimentos,e sim,da palavra de Deus,pode ser persuadido de tal forma?O Espirito Santo me responde levando-me as escrituras sagradas no livro de (1 timoteo 4.1-2)que diz:Mas o Espirito expressamente diz que,nos últimos tempos,apostatarão alguns da fé,dando ouvidos a espiritos enganadores e a doutrinas de demônios,pela ipocrisia de homens que falam mentiras,tendo cauterizada a sua propria consciência.Irmãos,acautelai-vos dos falsos profetas,que vem até vos vestido de ovelhas,mas interiormente sao lobos devoradores...Os tais que procedem desta forma,o Senhor Jesus os compara com o cão que voltou ao seu vômito e a porca lavada que voltou a lama.

SEGURA AI QUE VEM BAIAO COM PIRAO!!!

Me faz lembra O Espirito de Deus,no livro de (Mateus 7.28-29)que diz:E aconteceu que,concluindo Jesus este discurso,a multidão se admirou de sua doutrina,porquanto os ensinava com autoridade e nao como os escribas.Infelizmente nossa realidade é que,nao digo em todas,mas em muitas igrejas do Senhor jesus estão abarrotadas de escribas...Pregando o que nao se vive e propagando um evangelho anátema!!!Digo novamente,nao estou generalizando,mas muitas de nossas escolas biblicas ja nao ensinam a autênticidade da palavra genuina.Por esse motivo,muitos estao ai,em cima de pulpitos pregando heresias e fazendo com que o rebanho ande por caminhos errantes,por falta de terem conhecimento da palavra e de rebaterem o que esses(malandros)pregam.

Desculpe-me pois ia apenas escrever algumas linhas,mas fui tomado por um sentimento de indignação.Paro por ai,com uma das mais belas passagens das escrituras,onde o irmao paulo declara em (2 timoteo 4.7) que diz:

COMBATI O BOM COMBATE,ACABEI A CARREIRA,E GUARDEI A FÉ!!!!!!!


JESUS ESTA VOLTANDO,QUEM TEM OUVIDOS OUÇA.



A PAZ.

Pr Orlando Bonfim disse...

Caro Pr. guedes esse fez como Saul que depois que se viu perdido,buscou refugio na feitiçaria.Esse Gondim,tal como aquele acha-se perdido,não sei se o sr. conhece um antigo ditado que diz,para o PERDIDO todo caminho vai pra casa eis aí um triste exemplo.gd abraço Deus o abençoe.

Enéias Ramos Corrêa disse...

Já admirei o Pr. Gondim e agora estou admirado. A que ponto estamos chegando. Que o Senhor tenha misericórdia do remanescente fiel.

Enéias Ramos Corrêa disse...

Que tempos! Um dia já admirei o pastor gondim, agora, quem está admirado sou eu. A que ponto chegamos. Que o Senhor dê graça ao remanescente fiel.

Enéias Ramos Corrêa disse...

Um dia admirei o Pr. Gondim. Hoje, que está admirado sou eu. A que tempos chegamos. Que o Senhor se apiede do remanescente fiel.

Enéias Ramos Corrêa disse...

Já admirei o Pr. Gondim. Hoje quem está admirado sou eu. A que tempos chegamos. Que o Senhor se apiede do remanescente fiel.

Pastor Guedes disse...

Caro Eneias,

A Paz!

Você não é o único.

Abraço.

Klinger disse...

Também sou a favor da união estável ou do casamento de homossexuais. Mas antes que interpretem meu comentário como herege e anti-biblico gostaria que o lessem na integra. Não há sombra de duvidas que a bíblia é TOTALMENTE clara e contra a homossexualidade e não é isso que quero discutir aqui, quero deixar claro que sou contra a pratica do Homossexualismo, Bom mas vamos dividir este comentário em duas situações: a do Homo-sexual e a do Homossexualismo existem diferenças sutis: O homosexual é a pessoa que pratica o homossexualismo contra ela (pessoa) não tenho nada absolutamente nada contra nesse aspecto sou a favor da união estável que promove direitos civis ao homossexual, imagine homossexuais que viveram juntos por anos, e construíram juntos empresas, imoveis e um falece e pela constituição o outro não tem direito a nada mesmo construindo junto, mas acho que a palavra de Deus o alcance transforme sua vida e deixe sua velha vida e se converta dos seus maus caminhos. Com Lei ou sem Lei a palavra de Deus continua transformadora e ainda deve ser pregada e com Lei ou sem Lei o homossexual que conhece a Jesus larga essa pratica pecaminosa, Conclusão: Creio que se a IGREJA quisesse mesmo lutar contra o Homossexualismo (não contra o homossexual) ela estaria pregando a palavra e não tentando impor o evangelho através da Lei secular. Nenhuma lei nuca impediu a o avivamento do Espirito nos corações. Acho que a Igreja deveria sair do congresso e ir para as ruas.

Pastor Guedes disse...

Caro Kinger,

Agradeço pela visita e comentário.

Em se tratando de direitos civis nossas opiniões não são conflitantes, apenas achei que o Ricardo emitiu sua opinião em hora e em forum impróprios.

Forte Abraço.

José San Martín Camiña Neto disse...

Esse pobre-diabo perturbado, que se denomina pastor evangélico alternativo, deveria abrir um buraco e se enterrar ou se jogar de algum precipício. Este é mais um desserviço que ele presta ao reino de Deus. Tomara que um dia não venha se declarar homossexual ou se juntar a Lanna holder em seu refúgio para crentes adeptos do homossexualismo. Não passa de um réprobo, conforme ensina Salmos 15.4, e, como tal, deve ser simplesmente desprezado.

José San Martín Camiña Neto disse...

Esse pobre-diabo perturbado, que se denomina pastor evangélico alternativo, deveria abrir um buraco e se enterrar ou se jogar de algum precipício. Este é mais um desserviço que ele presta ao reino de Deus. Tomara que um dia não venha se declarar homossexual ou se juntar a Lanna holder em seu refúgio para crentes adeptos do homossexualismo. Não passa de um réprobo, conforme ensina Salmos 15.4, e, como tal, deve ser simplesmente desprezado. [êta bloguinho difícil de se publicar um comemtário, hein! Umas letras ilegíveis parecendo que é para o leitor desistir. Sinceramente... Essa foi a última vez que acessei]

Talitíssima disse...

Pastor Guedes, Deus conhece a intenção do coração do ser humano! Se promovendo às custas de frases colocadas por um pastor que simplesmente quer ir contra essa sujeira evangélica de querermos ser melhores que os outros! Somos salvos pela graça, não vem de nós, é dom de Deus! Vc deve ter entendido que a igreja Betesda NUNCA defendeu o homossexualismo (pode visitar qualquer uma pra conferir) e sim defende que casais gays tenham seus direitos CIVIS garantidos, assim como defende que devemos respeitar as leis e direitos uns dos outros! E ainda comentar que estudar é prejudicial à fé? Me desculpe mas isso somente se a pessoa for fraca o suficiente pra cair com qualquer "vento de doutrina". Que decepção... Gostaria de ver mais igrejas que fizessem diferença nesse mundo!

Pastor Guedes disse...

Cara Talitíssima, a Paz!

Seja bem vinda ao meu blog.

Dada sua idade (pela foto) e pelo superlativo com que se apresenta, creio tratar-se de pessoa de ideais, convicções e emoções à flor da pele.

Eu poderia alegar que o Ricardo utiliza-se também de ocasiões como essa para embarcar na mídia e ter visibilidade, mas não o farei (embora você tenha dito isso a meu respeito).

Se o Gondim quer ir contra a sujeirada evangélica, saiba que também eu. Apenas advoguei que um pronunciamento de um pastor, formador de opinião como ele, e nesses termos, induziria muitos a aceitarem a união homossexual como normal e aceita pelas Escrituras. Apenas isso. Entendo perfeitamente a defesa do Pastor Ricardo, apenas vejo que declarar que "nem toda união homossexual é promíscua" vai além de direitos civis: é legitimar essa união.

Conheço a Betesda, talvez até antes de você. Conheço a Betesda de 30 anos, dos pastores Elias Siqueira (que me deu a honra de visitar minha igreja mês passado) e Ademir Siqueira. A família Siqueira é séria.

Não, estudar não é prejudicial à fé. Prejudicial à fé é apostatar da sã doutrina, ortodoxa, e enveredar pelos sutis caminhos das filosofias vãs e da teologia liberal. Admiro o Ricardo e o respeito, talvez mais que a senhorita, mas não vou concordar com seus erros.

Admiro muito você citar textualmente a Bíblia "ventos de doutrina" (Efésios 4.14)! O que dizer do Teísmo Aberto e do Universalismo que a Betesda não tinha anteriormente, mas adotou nos últimos anos?!

Decepção?! Decepção digo eu!

Abraço.

marcio vitorio disse...

Pois é.... sou eu aqui de novo, amado pastor Guedes, e mais uma vez, afirmo que para os foucaultianos de pretensão auto-sugerida como é o caso de Ricardo vale muito bem o que disse seu mestre: "não há poder sem saber, não existe verdade fora ou sem poder." (FOUCAULT, Microfísica do poder, 2008, p.12), mas é claro que vale lembrar o que Foucault pensava das promessas de Deus, ele disse: "por séculos temos esperado em vão pela decisão da palavra de Deus"(FOUCAULT, M. Naissance de la clinique. Une archéologie du regard médical. PUF/Gallien, 1963).
Sendo assim, podemos então ofertar ao nosso ignóbil "pensador" a sugestão de ir pelas veredas seguidas por seu mestre (?); em vez de ficar em cima do muro. Na verdade - falo com propriedade - Ricardo sofre de uma baita de uma dor de cotovelo dos que sempre foram abastados e ele não; como disse em anterior comentário - Ricardo Gondim x Betesda de Fortaleza - ele não passa de um mal elaborado sofisttinha mal resolvido e não assumido; criticando nos outros aquilo que sorrateiramente ele mesmo faz, cuspindo humanismos e teorias abstracionistas num lugar onde o que deve valer mesmo é o pressuposicionismo de Cornélius Van Till, onde tudo o que possa obliterar o caráter sobrenatural da Revelação da palavra de Deus deve adequar-se no axioma paulino:
E daí? Se alguns não creram, a incredulidade deles virá desfazer a fidelidade de Deus? De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e mentiroso, todo homem, segundo está escrito:
Para seres justificado nas tuas palavras e venhas a vencer quando fores julgado. (Rm. 3:3,4)
Quero aqui salientar que eu de fato sou um filósofo e transito muito bem no meio academicista porém, há mais de 20 anos, nunca esqueci-me de quem creio! Antes de filósofo e teólogo, sou um profeta do meu Deus na terra e a palavra arde em meu coração como chama que nunca pode apagar-se; e apenas a Deus dou graças por isso, o que o Ricardo infelizmente não tem, capacidade de poder separar as coisas! Não passa de um tolo em que lhe foi dado um microfone e um sonho de ser o que ele mais vociferantemente condena: um pop star do teísmo aberto mal elaborado! Márcio Vitório