sábado, 19 de fevereiro de 2011

MAIS ENSINAMENTOS FALSOS DO FALSO APÓSTOLO MIGUEL ÂNGELO DA IGREJA CRISTO VIVE

Dando continuidade a esse estudo, veremos hoje como o "apóstolo" igreja da Cristo Vive ensina acerca da origem dos salvos,  do absurdo sobre as duas semente que geram filhos para Deus e filhos para o diabo e o absurdo ainda maior de que os salvos podem pecar deliberadamente e não perderão a salvação. Esqueci de dizer na última postagem que o Pr. Natanael Rinaldi é também comentarista e um dos editores da Bíblia Apologética.


FALSOS ENSINOS DO FALSO APÓSTOLO MIGUEL ÂNGELO


Por Natanael Rinaldi 


4. PRÉEXISTÊNCIA DOS HOMENS - ANJOS QUE TOMARAM CORPOS: Sim, doutrina nova, muito parecida com a doutrina dos mórmons e do seu anjo Moroni, que era homem e se transformou em anjo. Agora, Miguel Ângelo nos revela que éramos anjos que nos tornamos homens. Ensina ele: “Comecemos pelo livro de Jó 38.4-7 “Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Faze-mo saber, se tens entendimento. Quem lhe fixou as medidas, se é que o sabes? Ou quem a mediu com o cordel? Sobre que foram firmadas as suas bases, ou quem lhe assentou a pedra de esquina, quando juntas cantavam as estrelas da manhã, e todos os filhos de Deus bradavam de júbilo?”. 

O livro de Jó dá um aspecto muito similar entre o anjo e o filho de Deus. Já começamos a perceber que nós, filhos de Deus, pertencemos aquele um terço de anjos que receberam corpo, mas que antes estavam lá, rejubilando, no ato da criação. Éramos anjos desde antes da fundação do mundo, tínhamos corpo angelical.“Esta parte composta por anjos revestidos de corpo físico, uma parte são judeus herdeiros por eleição, outra parte são gentios predestinados, os quais preparou de antemão para a salvação por herança.” (Ministério dos Anjos, p. 4, série Crescendo em Graça, 3o. edição, volume XI). 

Para justificar que éramos preexistentes como anjos e que tomamos corpo humano, é citada a passagem de Gênesis 1.26 como se nós fôssemos criados à imagem dos anjos e não à imagem de Deus. Diz Miguel Ângelo: 
“Vale lembrar que, quando Deus disse, façamos o homem a nossa imagem e semelhança, Ele estava falando com serafins e querubins.” (idem, p. 5). Continua Miguel Ângelo a revelar nossa preexistência como anjos: 
“Nós temos uma pré-existência como anjos, e além do mais, temos privilégio de ser revestido de carne, tendo, portanto,a medida de homem e de anjo.”(ibidem, p. 52).

“O meu tempo foi em 1953, quando nasci. O meu espírito, este ser angelical se revestiu de carne. E assim foi com cada um dos filhos de Deus, no seu devido tempo.”... “Portanto, em termos espirituais, nós somos anjos, os quais Deus permitiu que tivessem corpo. Infelizmente, muitos desconhecem esta revelação e até têm receio de falar a respeito.” (Ibidem, p. 5). 

Na verdade, Miguel Ângelo confessa que ele escreve sobre predestinação por “uma revelação”. Diz exatamente: “Quem é que tem ousadia de falar sobre a tua preexistência e o teu destino, senão por uma revelação de predestinação”. (Predestinação Uma Visão de Deus, p.30, série Crescendo em Graça, volume XIV).

RESPOSTA APOLOGÉTICA:
 Como se altera a Bíblia mudando-se o texto para se ajustar às idéias humanas. Leiamos a Bíblia: 
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...” E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou.”

O versículo 27 citado mostra claramente que não fomos criados à imagem de anjos, mas à imagem de Deus. Observemos o que mais ensina Miguel Ângelo sobre o seucaso pessoal: 

“O homem é espetacular em descobrir coisas encobertas que nenhum pregador antes dele teve a coragem de ensinar
.”

E realmente, qual o pregador, conhecedor da Bíblia, que ensine tais aberraçõespróprias de pessoas que vivem baseadas em “revelações” fora da Bíblia? 

São duas as criações de Deus: 1) a dos anjos criados todos de uma só vez como Jó 38.4-7 aponta e 2) a criação dos homens, sendo Adão o primeiro o homem e deste a mulher (Gn 2.18) e formando o casal Adão e Eva. Destes todos os seres humanos vieram à existência (At 17.26; 1 Co 15.45). Os anjos continuam como espíritos. 

“Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação.”
 (Hb 1.12). Os homens continuam como homens. 


ANJOS REBELDES QUE SE TORNARAM DEMÔNIOS


Efetivamente um terço dos anjos se tornaram rebeldes acompanhando Satanás na sua rebelião contra Deus e estão presos em cadeias de escuridão. 

“E viu-se outro sinal no céu, e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas. E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra. ”
(Ap 12.3,4). 

À luz da Bíblia essa revelação de Miguel Ângelo tem mais parecença com os anjos que se rebelaram chefiados por Satanás. E não se admira que o apóstolo primaz tenha dito tanto absurdos doutrinários que ele próprio não estranha que seus leitores só possam chegar mesmo à conclusão de que seus ensinos são heréticos. Ele confessa:

“Ainda há alguns que ficam tão estupefatos ao tomarem conhecimento das verdades preferindo dizer que são heresias.”(ibidem, ibidem, p. 59) E na verdade seus ensinos recebidos por revelação não passam de excentricidades do próprio escritor.


5. AS DUAS SEMENTES: Doutrina estranha a das “Duas Sementes”. Nunca tinha lido qualquer coisa nesse sentido senão no livro O Princípio Divino, da Igreja da Unificação. É assim explicada pelo escritor Miguel Ângelo: 
“Creio na existência das duas sementes. A semente que gerou os filhos de Deus e a que gerou os filhos do diabo. Ou seja, a semente incorruptível e a corruptível.”(Respostas em Graça para Perguntas da Lei, p.16, Série Renovando a Mente, volume 19). Continua Miguel Ângelo esclarecer sobre as duas sementes: “Quando Deus permitiu que o inimigo gerasse no ventre de Eva a sua semente, daí nasceu Caim, o filho da perdição. Todos os descendentes de Caim são filhos do diabo e todos os descendentes de Adão, através de Sete, em quem Deus renovou a Sua semente após ã morte de Abel, são filhos de Deus; tanto os Semitas, que são os judeus, quanto os da casa de Jafé, que são os predestinados de origem gentílica.” (Os Dois Mistérios, p.30, Os Dois Mistérios, série Renovando a Mente, volume 19). 

“Deus permitiu que no ventre de Eva fosse depositada a semente da perdição.”(Conhecendo a Graça e a Verdade, p. 33, série Crescendo em Graça, volume 35).

RESPOSTA APOLOGÉTICA: Até parece “estória” de ficção científica o que nos revela Miguel Ângelo. Bem parecido com o livro Eram os Deuses Astronautas? A Bíblia descreve, realmente, que depois de terem pecado e serem expulsos do jardim do Éden houve um relacionamento sexual de Adão e Eva, como marido e mulher. E lhes nasceram filhos. 

“E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do Senhor um homem.”
 (Gn 4.1)


CAIM FILHO DO DIABO? 


Ora, há algo que descreva que Caim era filho do diabo? Mormente porque tiveram um relacionamento normal de marido e mulher e ainda Eva atribuiu o nascimento de Caim como um presente de Deus. Entretanto, atrevidamente e sem base bíblica, apenas firmado em suas “revelações”, Miguel Ângelo afirma que Caim foi gerado no ventre de Eva pelo diabo. O diabo, um espírito, podia gerar um filho com Eva? Invalidação clara da Bíblia. 

Sem dúvida isso deve ter sido copiado do livro escrito pelo fundador da Igreja da Unificação conhecido por rev Moon escritor do livro O Princípio Divino:

“Era muito natural que Eva se mostrasse muito bela aos olhos de Lúcifer. Além disto, quando Eva está suscetível à sua tentação, Lúcifer foi fortemente estimulado por um impulso de amor para com Eva. Neste ponto, Lúcifer atreveu-se a seduzir Eva, com o risco de sua vida. Lúcifer que deixou sua posição devido ao excessivo desejo, e Eva, que desejava que seus olhos fossem abertos como os de Deus, através de um relacionamento recíproco antes que estivesse preparada para aquilo. Formaram uma base recíproca e tiveram relação sexual...” (O Princípio Divino, p. 61) 

Aí está a base das “fantásticas revelações” de Miguel Ângelo. Não seria um ensino adaptado da Igreja da Unificação e do seu livro de autoridade religiosa O Princípio Divino? Se não, é parecida. Mas, não diga que foi por “revelação” recebida de Deus e nem apoiada nas quatorze epístolas de Paulo. Qual seria o cristão evangélico que aceitaria esse ensino estapafúrdio? Concordamos plenamente com Miguel Ângelo quando afirma - “Eu estou pregando e ensinado o que nunca ninguém pregou, porque ninguém sabia disto. Esta é a razão da minha existência na obra de Deus, pregar com tenacidade nas rádios na TV, nos púlpitos e em todos os lugares onde vou.” (Predestinação Uma Visão de Deus, série Crescendo em Graça, volume XIV). 
Aí está uma confissão de exclusividade no que ele prega. Devemos ter muito cuidado com o que ouvimos e lemos. Jesus preveniu (Mt 7.15).


6. SALVOS PARA SEMPRE, MESMO PECANDO DELIBERADAMENTE:
 Ensina Miguel Ângelo que “uma vez salvos, salvo para sempre” porque eles foram predestinados e a salvação não se perde. Entretanto, afirma ele que a pessoa salva pode voltar a pecar que não perde a salvação. 

Todos nós, mesmo eleitos e salvos para sempre, temos capacidade para voltar a fazer coisas más e até cometer pecados e delitos, pois em nós, há um potencial para o pecado que é a carne. A carne tem paixões e vícios, hábitos mundanos e insubmissão às leis do Espírito de Deus.”... 

Há atitudes de rebeldia em algumas pessoas já salvas. É a carne falando mais alto do que o espírito”. ”

“ Quando Deus toma alguém por filho, se este deliberadamente pecar, não perderá a filiação e nem a salvação. Deus o disciplinará.” ... “ A carne pode se corromper mas o espírito está perfeito, completo e abençoado.”
 (Conhecendo a Graça e a Verdade, pp. 29, 35, 39, 40, série Crescendo em Graça volume 35). 

“Somos salvos, sempre salvos.”
 Conhecendo a Graça e a Verdade, p. 4l, série Crescendo em Graça, volume 35).

RESPOSTA APOLOGÉTICA: Jesus não nos salva no pecado, mas nos salva do pecado. O anjo Gabriel anunciou o nascimento de Jesus com um propósito de salvar e disse: 21 “ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” (Mt 1.21) Lemos mais na Bíblia que o pecado deliberado não dá chance de obter o perdão de Deus. “Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma expectação terrível de juízo, e um ardor de fogo que há de devorar os adversários. Havendo alguém rejeitado a lei de Moisés, morre sem misericórdia, pela palavra de duas ou três testemunhas; de quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do pacto, com que foi santificado, e ultrajar ao Espírito da graça? Pois conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hb 10.26-31).



Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos.

13 comentários:

Pr. Carlos Roberto disse...

Prezado amigo e pastor Guedes,

A paz do Senhor!

Grato por nos proporcionar esse ensino apologético de tão grande importância.

O pastor Rinaldi, quando do meu nascimento, era o obreiro com quem meus pais cooperavam na AD em Santos, no bairro do Campo Grande, portanto, quando fui apresentado ao Senhor, foi através das suas mãos e oração. Isso para mim é uma honra, e recentemente quando publiquei um livro, ele foi o prefaciante. Seu testemunho de vida avalia seus ensinamentos.

Parabéns pela postagem!

Seu conservo e admirador,
Pr. Carlos Roberto

Pastor Guedes disse...

Caro Pr. Carlos Roberto,

Que bênção esse ssu comentário.

Talvez o Amado não tenha lido a primeira parte dessa matéria, anterior a esta, também de autoria do Pr. Natanael Rinaldi. Quero reproduzir aqui o que escrevi na introdução da primeira parte desse estudo.

"Natanael Rinaldi é Pastor, Apologista, Advogado e foi meu professor na antiga ESTE - Escola Superior de Teologia Evangélica. Ele não lembra de mim, claro. Sou apenas um de seus milhares de alunos, mas eu não posso esquecer esse homem de Deus e o peso de suas aulas, que influenciaram minha vida "acadêmica". Quem me conhece sabe que gosto de pregar e ensinar, dizendo onde está escrito. Isso aprendi com o mestre..."

Deus abençoe sua vida e ministério que lhe confiou.

Seu conservo.
Guedes.

Pr. Carlos Roberto disse...

Caro pastor Guedes,

Fiquei feliz com a sua resposta.

A propósito, meus primeiros trabalhos de evangelismo em ruas e praças públicas, ainda na infância, foi com esse Mestre, na cidade de Santos.

Ainda hoje, estando livre, faço isso pessoalmente e com muito prazer, junto com a igreja que pela misericórdia de Deus estou pastoreando.

Nesse caso, parafraseando o nobre amigo, repito: Aprendi com o mestre...

Para sua informação, ele está com mais de 80 anos, mas participou do lançamento do meu livro no ano passado. Só não dirige veículo à noite, por recomendação, mas se deixarem ele dirige. Nesse caso, pedi a um companheiro que fosse buscá-lo e levá-lo em casa e fui presenteado com a sua presença.

Um grande abraço!

Pr. Carlos Roberto

Ezequias Lourenço disse...

Sempre é interessante passar por aqui. O assuntos aqui nos mantêm atualizados sobre o mundo em que vivemos sob a perpectiva teológica...
Bom, esses ensinamentos estão tão distorcidos que não merecem empenho de apologética para elucidar os gritantes,aberrantes e descomunais erros os quais não seriam cometidos sequer por analfabetos que costumam frequentar a E.B.D.
Contudo, valem o esforço as pinceladas, por sempre existirem pessoas que acabam acreditando em tais confabulações que nada mais são que fruto de uma mente fantasiosa...
Não fiquemos supresos ou perplexos, mas ainda existem muitas pessoas que acreditam e continuarão acreditando em tais ensinamentos.

Continuemos firmes e arraigados na santa Palavra, mantendo a coerência do bom-senso, porém, não desprezando ou ignorando os viés humanistas que ajudam-nos a elucidar a verdade.

Em Cristo,

Pastor Guedes disse...

Prezado Pr. Carlos Roberto,

A Paz do Senhor!

Agradeço por retornar aqui com essas tão boas notícias sobre o nosso mestre ancião.

Que mais posso dizer a respeito de tudo o que já li acerca desse homem de Deus, senão Glórias a Deus?

Agora, mais do que nunca, sei que o Amado pastor foi formado em teologicamente em "berço esplêndido".

Deus abençoe sua vida e sua casa.

Seu conservo

Pastor Guedes disse...

Prezado Ezequias,

A Paz do Senhor!

O pior é que há milhares de seguidores nessas igrejas e enquanto isso as heresias avançam a passos largos em nosso meio.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Missionária Bella Dourado disse...

Pastor Guedes; assim não dá!
Ler a Bíblia já é complexo; entender a sua beleza e complexidade dos escritores nas diversas épocas é até meio confuso.
Agora vem um "Enviado - letrado -..." sei lá dizer que "eu era anjo e virei gente - assim não dá! Eu sempre digo que sou gente e vou ser anjo, kkkkkkkkk pô minha teoria tá errada, mas que baita decepção.
Amanhã virei ver a terceira parte.

Obrigado pelo estudo!

Pastor Guedes disse...

Missionária Bella,

Essa teoria da pré-existência da alma depõe contra a Pessoa de Deus, fazendo-o co-autor do pecado, pois Ele teria enviado um anjo puro para se contaminar com o pecado da natureza humana. Ou seja, Deus pega um alma pura e põe em um corpo imundo, tornando-se assim co-autor do pecado do homem.

O único que ao encarnar não se contaminou foi o Verbo de Deus graças ao nascimento sobrenatural no ventre de Maria, por obra do Espírito Santo e ao milagre da hipóstase.

Deus lhe abençoe.

Ev. Anderson Ferreira disse...

A Paz do Senhor grande amigo!Realmente Natanael Rinaldi é um show em matéria de apologética.Embora alguns trechos de livros q ele cita estejam fora de contexto...Conheço de perto a ICV.Fui membro dela, tenho diversos livros e comecei a fazer o bacharelado a distancia na faculdade deles( q não existe mais).Miguel Angelo é um homem extremamente culto e inteligente, mas que infelizmente se empresta ao Diabo para divulgar heresias mortais.

Pastor Guedes disse...

Caro Amigo Anderson,

Concordo com você. Nem tudo pode ser perfeito. Porém, no conjunto da obra o Pr. Natanael é um assumidade.

Deus lhe abençoe e parabéns pelo blog. Está muito bom!

Abraço.
No Amor de Cristo!

marcelo disse...

a paz do snhor muito bom teu blog .que deus possa estar senpre te usando cada dia mais .de todas as postagem no blog

Pastor Guedes disse...

Caro Marcelo,

A Paz do Senhor!

Obrigado pelas palavras elogiosas e de incentivo.

Seja bem vindo e ajude-me em oração.

Abraço.
No Amor de Cristo!

Lisnei disse...

meu primeiro comentário neste blog foi sobre esta aberrção doutrinária. O mito da pré existencia, mito este que foi defendido por Orígenes e tambem é ensinado no mormonismo. Agradeço ao Pastor Guedes por explicar isto aí de foma mais minuciosa, eu admito que conheço este assunto e como ele é pregado na ICV mas não tenho capacidade de explicar de forma assim tão minuciosa.