domingo, 31 de outubro de 2010

ANGELOLOGIA PARTE I - A EXISTÊNCIA DOS ANJOS


Obra: Padre Eterno. Deus rodeado de anjos. Séc. XVI, 1a. metade.



A EXISTÊNCIA DOS ANJOS


Quando estudamos as Doutrinas Bíblicas, é natural surgir uma pergunta: Dentro do Plano de Deus e sua criação, qual ou quais foram as primeiras ações de Deus?  Ou podemos questionar também: houve alguma outra ação de Deus antes que Ele criasse o mundo e o homem? (usamos a expressão “primeira” porque estamos considerando o tempo como linear).
A resposta que a Bíblia nos apresenta é que, antes que Deus criasse o mundo e todas as coisas, Ele criou alguns seres, dotados de grande inteligência, força e formosura, a quem a Bíblia chama de anjos (Jó 38.6,7). A escola de Alexandria, que adotava o modo de interpretação alegórico, via em Gn. 1.1, a criação dos céus como sendo a criação das coisas espirituais. Isto é, as criaturas espirituais teriam antecedido as corpóreas e físicas. Assim, quando diz “no princípio criou Deus os céus”, está se referindo aos seres celestiais, e quando diz “e a terra”, está fazendo referência ao mundo físico.
Nosso interesse em estudar a Doutrina dos Anjos é porque estamos interessados em conhecer toda a revelação que Deus nos concedeu através de sua Palavra.
A existência dos anjos na Bíblia pode ser constatada em ambos os testamentos. Eles aparecem como “espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação” (Hb. 1.14).

PODEMOS ESCLARECER A ORDEM DA CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS DA SEGUINTE MANEIRA:

- ANTES DE TODAS AS COISAS – DEUS, O CRIADOR;
(PERFEITO EM SI MESMO, CONTEMPLAVA-SE A SI MESMO, MAS CHEIO DE AMOR, QUIS ESTENDER SEU AMOR, JUSTIÇA, SANTIDADE E PERFEIÇÃO PARA OUTRAS CRIATURAS).

- PRIMEIRO: O MUNDO ESPIRITUAL – OS SERES CELESTES EM SUAS ORDENS PRÉ-ESTABELECIDAS POR DEUS;

- SEGUNDO: O MUNDO FÍSICO – O UNIVERSO, A TERRA, OS ASTROS, IGUALMENTE PRÉ-ESTABELECIDOS POR DEUS;

- TERCEIRO: A VIDA SOBRE A TERRA – OS SERES VIVOS, (INCLUSIVE, O HOMEM É UM MISTO DE COISAS ESPIRITUAIS, INVISÍVEIS, INCORPÓREAS COM COISAS FÍSICAS, MATERIAIS E CORPÓREAS).


Anjos ( hb.mal’ak  -  gr. angellos ).

               A palavra “anjo” significa “mensageiro”. O termo anjo no sentido literal sugere a idéia de ofício – ofício de mensageiro – e não da natureza do mensageiro. Trata-se de uma palavra usada não apenas para os seres angelicais, mas também para os mensageiros humanos (I Re. 19.2; Lc. 9.52). Foi Jerônimo, na tradução da Vulgata Latina, quem primeiro fez a diferença entre mensageiros humanos e celestiais, usando a expressão “nuntios” para mensageiros humanos. Porém, seu uso, quando se tratando desses seres, indica que eles são enviados sempre como mensageiros, ou, como que designados a cumprir determinada missão.

- É uma verdade revelada na Bíblia (Jo. 1.51);
- A existência dos anjos é ensinada em pelo menos 34 livros da Bíblia;
- A expressão “anjo” (mensageiro) ocorre cerca de 275 vezes nas Escrituras;
- Cristo falou claramente sobre a existência dos anjos (Mt. 18.10; 26.53).

Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos.

sábado, 30 de outubro de 2010

ANGELOLOGIA: DOUTRINA DOS ANJOS - INTRODUÇÃO

Anjo em uma catedral da igreja armênia no Irã
Há em nossos dias um crescente interesse pelo estudo dos anjos no meio cristão, assim como no meio espírita, esotérico, ocultista e nas chamadas religiões de mistério. O movimento New Age (Nova Era) tem encabeçado a lista das religiões interessadas nos anjos e suas atividades: anjo protetor, anjo da guarda, anjo da fortuna, anjo da sorte, entre outros tipos de anjos inimagináveis. Além, claro, das recentes novidades típicas da "teologia" emergente das igrejas neopentecostais, a troca de um anjo fraco por um mais forte. 
                                       
 O ecumenismo, para onde caminham todas as religiões, é uma faceta ou veículo da religião que dominará o mundo nos últimos dias.

Em 13 de outubro de 2002, no caderno “Mais”, o diretor da “Folha de S. Paulo”, Otávio Frias Filho, descreveu a religião de nossos dias e do futuro nos seguintes termos:

“1. Todos os deuses, todas as crenças, todos os sistemas religiosos serão aceitos ao mesmo tempo. Como os antigos romanos, toleraremos todos exatamente por não acreditar a fundo em nenhum deles. 2. Nossa fé se reduziu à crença numa energia cósmica qualquer, uma "força". [...] 4. Gnomos, espíritos, magos, anjos, duendes, demônios – um cortejo de quimeras extintas pela luz elétrica – ressuscitam, assim, no ecletismo da nova religião, a mais relativista que já houve, apta a admitir quaisquer fantasias e ignorar contradições entre elas”.

Em todos os tempos, desde os primórdios das religiões, os anjos exercem verdadeiro fascínio sobre os homens. Um estudo inadequado, sem base bíblica cristã, teológica, ou seja, uma interpretação errônea da natureza e atividade dos anjos poderá, como comprova a história das religiões, levar à fundação de vários movimentos religiosos anticristãos como Mormonismo, Adventismo do Sétimo Dia, Islamismo, Cabala, Espiritismo, etc. Paulo já advertia aos colossences acerca de “culto aos anjos” (Cl. 1.18) e declarou aos gálatas que se “um anjo do céu” anunciasse outro evangelho além do que ele já havia anunciado fosse considerado anátema.

              Poderíamos tecer os mais diversos comentários sobre muitas outras religiões e seitas que por terem uma doutrina errada sobre os anjos, têm uma visão equivocada do Criador. 

Porém, uma correta interpretação e um estudo adequado acerca desses seres espirituais nos levarão a crer em sua existência, entender sua natureza e atividades, e acima de tudo, compreender a sua organização sob o governo de Deus e sua submissão ao Único Senhor nos céus e na terra.

Hebreus 1.4: “Feito mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles”.

Hebreus 1.6: “E quando outra vez introduz no mundo o Primogênito diz: E todos os anjos de Deus o adorem”.

Hebreus 1.13, 14: “E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés? Não são, porventura, todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?”.

Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

SOTERIOLOGIA: ATENÇÃO PARA OS ORIGINAIS GREGOS



Pesquei esse artigo do blog do meu novo amigo na blogosfera, o Cláudio Nunes, do blog Susto de Amor http://sustodeamor.blogspot.com Vale a pena conferir os outros assuntos que traz o nosso irmão do Caminho da Graça, movimento cristão encabeçado pelo Caio Fábio. 

“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.”  Tradução da Versão de João Ferreira de Almeida CORRIGIDA (Gl 5.19-21).

Vemos que há uma diferença significativa da tradução da versão corrigida para a atualizada da bíblia de João Ferreira de Almeida neste texto.

A Corrigida traduz o verbo grego “Prassontes” como sendo “cometem”, já a Atualizada traduz o mesmo verbo com sendo “praticam”.

Como saber qual das duas traduções está correta? Claro que precisamos fazer uma exegese do texto em questão.

Quando vamos ao Novo Testamento Grego, descobrimos que tanto na versão corrigida como na versão atualizada, o verbo grego “prassontes” que também aparece em Romanos 1.32 é traduzido como “praticam” e não como “cometem”.

“Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisaspraticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem”.

O verbo grego “prassontes”, significa executar repetidamente ou habitualmente, desta forma é bem diferente de “poieo” que se refere a um único ato.

Então o que os textos de Gálatas e Romanos estão nos dizendo é que quem faz estas coisasrepetidamente, habitualmente é que não herdarão no Reino de Deus.

Este texto não diz que se um convertido cometer uma ou algumas vezes estes pecados perderá sua salvação. Diz que se praticarmos, se vivermos desta maneira cotidianamente não herdaremos o Reino.

Imagine-se no primeiro dia de trabalho. Você ainda não tem prática no serviço e portanto executando a mesma tarefa repetidamente, diariamente e habitualmente será prático em seu trabalho.

A prática é adquirida pela repetição de uma determinada tarefa, é a esta prática que o texto se refere, aquele que praticar, que fizer constantemente essas coisas não herdará o Reino de Deus.

Graça, paz e bem.

Cláudio Nunes Horácio.

Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

JOELHOS DOBRADOS E OLHOS ABERTOS

O Brasil precisa de nossas orações
Prezados leitores e amigos, o texto abaixo trata-se, na verdade, de um boletim elaborado por mim e pelo Pastor Flauzilino Araújo dos Santos, enviado aos intercessores voluntários do site http://assembleia.org.br/ que consta com mais de 10.000 membros cadastrados e tem cerca de 3.000 visitas diárias. Os intercessores hoje são 346 e gostaria de convidar todos os leitores a conhecerem o site e fazerem parte de nossa equipe, cadastrando-se e orando voluntariamente pelos pedidos de oração que nos chegam. 

Com a proximidade das eleições, achamos por bem enviar aos intercessores e membros cadastrados um forte apelo de oração pela nação brasileira, crendo que Deus está no controle de todas as coisas independente de quem seja eleito presidente para os próximos quatro anos. Segue o texto: 

Amados,

O Brasil está passando por um momento de profundas transformações na área política, com mudanças tanto no Poder Legislativo (Congresso Nacional) como no Poder Executivo (Presidência da República e Ministérios), e que terá reflexos em todas as demais atividades de nossa nação.

As discussões acerca de assuntos que dizem respeito à valorização da vida e da liberdade de expressão religiosa, máxime temas relacionados ao aborto e ao casamento entre pessoas do mesmo sexo (casamento gay), urgem e nós como Igreja temos o dever de orar para que os princípios cristãos e bíblicos sejam mantidos em nosso país, bem como condenar e anular tudo quanto se levante contra o conhecimento de Deus, levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo (cf. 2 Coríntios 10:5).

É sabido que temos duas cidadanias: a celestial e a terrenal. Como cidadãos do país chamado Brasil, nos orgulham nossa origem, nossos valores e nossa história, e somos convocados a escolher dirigentes que julgarmos serem os de melhor perfil e que tenham programas de governo benéficos para a sociedade, e que não sejam incompatíveis com os valores cristãos. Por outro ângulo, como cidadãos da Pátria Celestial, somos convocados a orar pelo processo eleitoral e pelos Poderes e forças vivas da nação.

A orientação bíblica e a postura cristã é a de interceder junto ao Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo para que o presidente eleito seja temente a Deus e aceite discutir tanto as questões sociais como as religiosas e que valorizam a vida e a liberdade cúltica e litúrgica. Oremos para que Deus dê sabedoria ao Poder Legislativo para criarem leis mais justas e intercedamos pelo chefe do Executivo para que com temor de Deus, dirija o futuro de nosso povo.

Portanto, votemos com a consciência limpa, e oremos para que haja paz para nossa geração e a de nossos filhos, para que haja igualdade, transparência, ética, emprego, habitação, educação e erradicação da pobreza miserável. Intercedamos para que tenhamos continuidade na expansão do Reino e possamos opinar aberta e democraticamente sobre nossa crença e defesa da fé.

Provérbios 29:2 “Quando o justo governa o povo se alegra, mas, quando o ímpio domina, o povo geme.”

Portanto, estejamos de joelhos dobrados e olhos abertos, ou seja, orando e vigiando em todo o tempo.

A Deus seja toda a glória!

FLAUZILINO ARAÚJO DOS SANTOS
FRANCISCO GUEDES MAIA

Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ORAR AINDA É O MELHOR RECURSO DO CRENTE

Imagem de uma figueira seca
( Breve reflexão sobre a oração do profeta Habacuque )

Habacuque: 3:17-19 - "Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas”.

Quando lemos o Livro do Profeta Habacuque, temos a nítida impressão de estarmos diante de um escritor inteligente e ao mesmo tempo sensível. Seu diálogo com Deus nos capítulos 1 e 2 nos faz enxergar um patamar de intimidade com o Divino pouco visto nas Escrituras. Sua postura frente aos pecados de Judá e seu questionamento ante o método usado por Deus para trazer justiça ao seu povo, revelam um caráter moldado pela oração, um ministério envolto no canto e na adoração. O último capítulo é um cântico de louvor e exaltação a Deus por compreender Seu processo para trazer a paz.

Quantas vezes não entendemos o modo de Deus agir e, por vezes, não sabemos o porquê de Ele permitir a doença, o desemprego, a angústia, o problema na vida conjugal e até o desespero frente aos problemas que julgamos insolúveis. Todavia, no diálogo com Deus, ou seja, na oração, Habacuque encontra a resposta para suas dúvidas e questionamentos. À espera de Deus na Torre de Vigia, ele pôde ver o fim do ímpio e do justo, e compreender que Deus é Soberano e que está no controle de todas as coisas. Ainda que não entendamos o processo de Deus, devemos nos colocar em oração em nossa torre e esperar a resposta para nossas causas, pois servimos a um Deus fiel e bondoso.

Portanto ainda que não haja explicação médica convincente e solução para o quadro clínico anunciado, ainda que os problemas se avolumem sobre nossas cabeças nos tirando a paz, ainda que não entendamos o problema da escassez ou a ausência do melhor amigo, ainda que o desemprego bata nossa porta, e o medo do futuro queira nos fazer descrer da Promessa, creremos em NEle e nos colocaremos humildes em oração até que passem as tempestades e as calamidades, e venham os tempos de bonança e refrigério pela resposta de Deus. Ainda que mudem as leis e os tempos, creremos NEle e O exaltaremos por Sua grandeza e bondade (Sl. 46. 2,3; Jó 13.15; Sl. 23.4).

Ainda que a pobreza e a miséria nunca venham a ser erradicadas; ainda que a violência e o grito de suas vítimas sobreponham-se ao louvor das igrejas; ainda que o ímpio governe, decrete leis injustas e persiga a Igreja; ainda que muitas denominações não honrem o nome do cristianismo histórico e blasfemem das doutrinas ortodoxas; ainda que as heresias proliferem no seio do cristianismo hodierno, creremos NEle e exaltaremos o Deus de nossa salvação.

Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos.

sábado, 23 de outubro de 2010

POR QUE O PT TEM MEDO E PERSEGUE A IGREJA?

O presente texto foi-me encaminhado pelo Dr. Caramuru. Não que o texto seja de sua autoria, mas chegou à minha caixa de email via pastor supracitado. Reconheço que esse assunto já está dando nos nervos, mas em breve com o fim do sufrágio teremos tempo e disposição para outras reflexões.  Por enquanto, desejo boa leitura e deixo uma pergunta: Por que o PT está com medo do voto da igreja e de seu engajamento político? 

O sítio petista "Onda vermelha: PT + 20 anos no poder" declarou guerra explícita à Igreja Católica. O título do artigo postado em 18 de outubro de 2010 é "A Igreja é contra o PT, vamos combatê-la". Ele faz louvores ao companheiro Hugo Chávez, que controla a Igreja na Venezuela e prossegue dizendo:

O PT já está processando a Diocese de Guarulhos (SP) por conta da tentativa de interferir no processo eleitoral, mandando imprimir panfletos que denigrem nosso partido e nossa candidata. Não podemos permitir esse tipo de abuso, e faremos o combate de todas as maneiras possíveis. Precisamos continuar pressionando o comando do partido, dito moderado, para que continue defedendo os valores que historicamente são bandeiras do PT.

A perseguição religiosa em Guarulhos lembra a dos primeiros cristãos pelo Império Romano. Uma milícia de petistas, por sua própria conta, resolveu intimidar e constranger o dono de uma gráfica pelo simples fato de ter aceitado imprimir o panfleto "Apelo a todos os brasileiros e brasileiras", elaborado pela Comissão de Defesa da Vida do Regional Sul 1 e aprovado pela Comissão Regional Representativa do Conselho Episcopal Sul 1 da CNBB, com a assinatura de Dom Nelson Westrupp (presidente), Dom Benedito Beni dos Santos (vice-presidente) e Dom Airton José dos Santos (secretário geral). Os militantes abordaram o pobre homem, crivaram-no de perguntas, trataram-no como se fosse um criminoso apanhado em flagrante, pediram-lhe documentos e informações, num ato típico de constrangimento ilegal. A perseguição, que evoca a KGB soviética ou a Gestapo nazista, é exibida com orgulho por um vídeo produzido pela "TV PT":

Os petistas têm razão de temer a publicação do "Apelo". Ele contém fatos (contra os quais não há argumentos) que comprovam o nexo indissolúvel entre o PT e a causa abortista, assim como a radical incompatibilidade entre esse partido e a causa pró-vida. Na impossibilidade de negar os fatos, resta apelar para a violência. Foi o que eles fizeram.

O panfleto é legítimo, de modo algum é apócrifo (traz a assinatura de três Bispos) e não pode ser classificado como "propaganda eleitoral". É uma advertência moralaos católicos, feita em um momento eleitoral. Os Bispos não têm culpa pelo fato de o PT estar tão intimamente ligado a um atentado direto à vida inocente. De qualquer forma, a Igreja não pode calar-se diante de quem quer que defenda o aborto, seja o PT, seja outro partido ou candidato. A legitimidade do panfleto e a ordem de prosseguir com sua distribuição são esclarecidas e asseguradas pelo Bispo de Lorena Dom Benedito Beni dos Santos:

Eis a transcrição de sua belíssima fala:
Sou Dom Benedito Beni dos Santos, Bispo de Lorena. Estou gravando esta mensagem no dia 18 de outubro do presente ano. A Igreja no Brasil há décadas vem lutando em prol da defesa da família e do respeito a seus direitos. A mobilização contra a descriminalização e a legalização do aborto faz parte dessa luta. A questão do aborto tornou-se tema importante na campanha política em preparação para as eleições deste ano, primeiro e segundo turno. Além da CNBB nacional, Assembléia e Presidência, os Bispos do Estado de São Paulo chamaram a atenção sobre a importância do tema do aborto como parte da discussão em preparação para as eleições. Na Assembléia Ordinária do Episcopado Paulista, realizada entre os dias 29 e 30 de junho e 1º julho deste ano, aprovaram uma espécie de Dez Mandamentos para VOTAR BEM.

O terceiro mandamento diz o seguinte:
“Veja se os candidatos e seus partidos estão comprometidos com o respeito pleno pela vida humana desde a concepção até a morte natural”.
No dia 26 de agosto deste ano, a Comissão Episcopal Representativa do Conselho Episcopal Sul 1 da CNBB (Estado de São Paulo) emitiu uma nota em favor do “APELO A TODOS OS BRASILEIROS E BRASILEIRAS”, elaborado pela Comissão em Defesa da Vida do Regional Sul 1. 

Eis o teor da nota:
“A Presidência e a Comissão Representativa dos Bispos do Regional Sul 1 da CNBB, em sua Reunião ordinária, tendo já dado orientações e critérios claros para “VOTAR BEM”, acolhem e recomendam a ampla difusão do “APELO A TODOS OS BRASILEIROS E BRASILEIRAS” elaborado pela Comissão em Defesa da Vida do Regional Sul 1”.
Assinam a nota Dom Nelson Westrupp (presidente), Dom Benedito Beni dos Santos (vice-presidente), Dom Airton José dos Santos (secretário geral).

O “APELO A TODOS OS BRASILEIROS E BRASILEIRAS”, cuja difusão ampla é recomendada pelos Bispos, cita fatos concretos em que o governo brasileiro e o Partido dos Trabalhadores propõem a descriminalização e a legalização do aborto durante todos os nove meses da gravidez. Trata-se do substitutivo do PL 1135/91 apresentado pelo atual governo em 2005 e ainda tramitando no Congresso. 

O “APELO A TODOS OS BRASILEIROS E BRASILEIRAS” termina deste modo:
“RECOMENDAMOS encarecidamente a todos os cidadãos e cidadãs brasileiros e brasileiras, [...] dêem seu voto somente a candidatos ou candidatas e partidos contrários à descriminalização do aborto”. Portanto, o “APELO A TODOS OS BRASILEIROS E BRASILEIRAS” elaborado pela Comissão em Defesa da Vida do Regional Sul 1, é um texto legítimo e não falso. Contém fatos e não boatos. É expressão legítima da cidadania democrática.

Os Bispos do Estado de São Paulo, reunidos em Assembléia das Igrejas, neste 16 de outubro, fizeram um alerta com respeito a folhetos que estão sendo distribuídos sem a aprovação da legítima autoridade diocesana. Este não é o caso do “APELO A TODOS OS BRASILEIROS E BRASILEIRAS”, elaborado em vista do primeiro e do segundo turno das eleições. Na Diocese de Lorena estes folhetos continuam sendo distribuídos nas 31 paróquias. Não se trata de interesse partidário ou ideológico, mas da defesa da vida através de instrumentos legítimos da expressão da cidadania e, portanto, de participação na promoção do bem comum da nação. As pessoas que estão divulgando o documento fizeram apenas o que nós, Bispos, lhes pedimos.

As informações do “APELO” são fatos amplamente documentados. Contra fatos, não há argumentos. Os fatos, pois, são a parte mais importante do “APELO”. A sua divulgação é legítima. Esses fatos devem chegar ao conhecimento do povo e devem continuar a ser divulgados o mais amplamente possível.
Recomendo isso, sobretudo à Diocese de Lorena, que presido.
(fim da transcrição)

Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

SILAS MALAFAIA X EDIR MACEDO: SEM COMENTÁRIOS





O Edir Macedo bem que merecia essa resposta, porque ele não conhece Bíblia e nem os princípios da ética cristã, mas isso  não tem nada a ver com o Evangelho e é o que eu chamo de briga pelo poder. Enquanto isso o verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo é envergonhado e a imagem da Igreja manchada.

Assim fica difícil ganharmos almas!!!

Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos.

sábado, 16 de outubro de 2010

ELEIÇÕES 2010: DILMA TEM DÚVIDAS ACERCA DA EXISTÊNCIA DE DEUS. E AGORA? E O PNDH3? BOATOS?


ESSE VÍDEO, COM MENOS DE UM MINUTO, MOSTRA A DRA. DILMA AFIRMANDO SUA DÚVIDA ACERCA DA EXISTÊNCIA DE DEUS. 

QUANDO ELA CONVERTEU-SE À FÉ CRISTÃ CATÓLICA? QUANDO VIU-SE ACUADA PELOS CRISTÃOS E FOI, PELA PRIMEIRA VEZ, A APARECIDA DO NORTE? ANTES ERA BOATO E AGORA? E O PNDH3, QUE EM SUA CARTA DIZ "EU PESSOALMENTE" NÃO FAREI, MAS E OS SEUS CORRELIGIONÁRIOS, UMA VEZ QUE, SE ELEITA, TERÁ MAIORIA ABSOLUTA NO CONGRESSO NACIONAL?


Obs. Caso trate-se de uma montagem, muito comum na internet, serei coerente para pedir desculpas aos leitores e darei direito de respostas a todos os que aprovam o PNDH3. Aliás, a página de comentários está aberta à discussão acerca deste ou outros assuntos.

Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

ELEIÇÕES 2010: CARÁTER X CARISMATISMO BARATO: VALE TUDO NA CORRIDA PRESIDENCIAL! VALE MESMO?!

Li no conceituado blog do Pr. Geremias do Couto que a bancada evangélica liderada pelo senador Marcelo Crivella, apoiará a Dra. Dilma no segundo turno. Fico pasmo com os meandros da política e pergunto: vale tudo na corrida presidencial? Até vender a própria alma ao diabo do poder? É mesmo da natureza da política a troca de partidos, candidatos, conteúdos filosóficos e partidários, como apoiar alguém cujos princípios são claramente opostos aos da propagação do Evangelho e da liberdade religiosa? Será que os parlamentares evangélicos venderam suas consciências em troca de uma fatia do poder? E mais: será que vale tudo para permanecerem no poder? No caso do Bispo Crivella dá para entender perfeitamente, pois além de ter recebido apoio de Lula e do núcleo do PT, seu tio e líder maior da IURD, o Sr. Edir Macedo, recentemente deu declarações onde se diz a favor do aborto, inclusive tratando o problema em questão com muita banalidade e irresponsabilidade. A IURD e o Edir são a favor do aborto, mais do que isso: são a favor da permanência no poder.

Mas, e os demais?! Vi supostos apóstolos e cantores evangélicos renomados posarem ao lado do pessoal que criou o PNDH3 e defenderem suas posturas. O que está acontecendo com o povo ético das igrejas evangélicas? O que está acontecendo com os homens que sobem aos púlpitos para defenderem as verdades bíblicas e os princípios maiores da liberdade e da vida? Onde estarão os verdadeiros profetas agora? Nas cavernas e covas da terra? Por que o silêncio das lideranças mais expressivas em nosso meio? Sinto dizer, mas está faltando uma voz profética no Brasil. Silas Malafaia até que se candidatou para o posto, mas foi rejeitado, mudou de voto na última hora, mostrando que não tinha visão nem convicção política. Sofremos a ausência de uma voz profética que una de fato os evangélicos.

Estariam os Bispos, os Apóstolos, os profetas e os cantores brasileiros, embriagados pelas benesses de estarem aliados ao poder? Lembremos de Balaão que, tomado pelo desejo de possuir a honra e as riquezas que lhe foram prometidas, vendeu-se a Balaque e não podendo amaldiçoar o povo que Deus abençoara, ensinou ao rei dos moabitas como fazer o povo pecar e assim trazer maldição. Naquele dia morreram 23.000 (I Co. 10.8) e depois outros 1.000 (Nm. 25.9). Quantos morrerão no Brasil por conta de uma má escolha e de uma aliança com um governo que tem como meta reduzir o espaço da religião na mídia, nas ruas e praças?  

Chega de carismatismo barato e de profetismo messiânico à brasileira. O que nós precisamos é nos unir nas coisas cristãs essenciais e deixarmos a vaidade dos muitos ministérios de lado. Deixarmos de brigar pelo poder ou se entregar por ele, trocando os princípios da fé bíblica e cristão pela honra efêmera. Como se não bastassem as brigas que temos dentro de nossas convenções, agora trazemos toda a nossa vaidade para a realidade externa do mundo secular. Somos feito espetáculos da desunião e da desordem. Fôssemos unidos e falássemos a mesma língua estaríamos hoje com poder para exigir dos parlamentares evangélicos um posicionamento mais ético frente aos princípios cristãos e teríamos condições de dialogar com os candidatos à presidência sobre sua posição frente ao aborto, casamento de pessoas do mesmo sexo e seus programas de governo.

Enquanto isso, somos obrigados a ler coisas como as declarações de Valnice Milhomens que no passado ungiu “rei” sobre o Brasil, através de “uma palavra profética liberada” o Lamartine Posella, e ultimamente deu a entender claramente que o próximo presidente seria uma serva de Deus. Pergunto: a Dilma é serva de que deus?! Marx, Lenine, Trotsky, Lula, José Dirceu...? Mas, o que se pode esperar de uma mulher que disse certa vez que o trânsito de São Paulo é uma potestade maligna?

Os profetas estão todos calados, acovardados, medrosos, vendidos e comprometidos com o governo atual por causa da permanência no poder ou mentem escancaradamente ao povo plantando uma esperança que não virá sem a união da Igreja. Faltam-nos vozes como Elias e João Batista e sobram-nos profetas de Baal e Asera, comendo na mesa de Jezabel, e fariseus, saduceus e principalmente herodianos, comprometidos, não com o Reino de Deus, mas com o poder temporal. E pensar que nós elegemos essas figuras para nos representar!

Senhores, parlamentares evangélicos (os que se venderam), que Deus tenha piedade de vós!

Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

DOM ALDO PAGOTTO, ARCEBISPO DE JOÃO PESSOA, DENUNCIA PT POR INTRODUZIR A CULTURA DE MORTE

Acabei de receber esse vídeo e resolvi publicá-lo devido a urgência do assunto que o religioso chama de "cultura de morte" implantada no Brasil desde 1980 pelo Partido dos Trabalhadores. E ainda tem pastores, supostos apóstolos e cantores evangélicos vindo a público para defender a mentira que não quer calar! Refiro-me ao plano do atual governo e seu comprometimento com a ONU de implantar a legalização da lei do aborto para até 9 meses e o já famigerado PNDH3, que entre outras coisas traz em seu bojo uma velada perseguição às igrejas que anunciam a Palavra de Deus.

PARA OUVIR MELHOR, DÊ PAUSA NA RÁDIO DO BLOG 
Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

VOCE SABE O QUE ESTÁ POR TRÁS DO PNDH3 E DA QUESTÃO DO ABORTO?


ESSE VÍDEO É UM TANTO LONGO, MAS COMPENSA VER ATÉ O FINAL. NELE TEMOS CONHECIMENTO DE COMO NASCEU O PNDH3, QUEM E O QUE ESTÁ POR TRÁS DE TUDO ISSO.

PARA OUVIR MELHOR, DÊ UMA PAUSA NA RÁDIO DO BLOG


Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

PR. CARAMURU AFONSO FALA SOBRE O PNDH3 EM ENTREVISTA CONCEDIDA AO MENSAGEM EFICAZ

Prezados leitores e amigos, gostaria de lhes convidar para assistirem a entrevista do Pr. e Dr. Caramuru sobre o PNDH3, concedida ao Programa Mensagem Eficaz, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus da Lapa, SP, onde sirvo ao Senhor Jesus, auxiliando o mui digno Pastor José Prado Veiga. Infelizmente muitos  cristãos não sabem do que se trata esse documento, de onde ele procede  e quais seus verdadeiros objetivos. Creio ser de suma importância sua divulgação para que se estabeleça um debate nacional acerca de seu conteúdo.

Para ouvirem melhor, por gentileza dêem pausa na rádio do blog.


PNDH 3 - Pr. Caramuru Afonso from Mensagem Eficaz on Vimeo.

Maranata. Ora Vem Senhor Jesus
Deus abençoe a todos.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

ELEIÇÕES 2010: PR. ELINALDO RENOVATO TOMA POSIÇÃO ATRAVÉS DE CARTA AOS CRISTÃOS

Prezados irmãos em Cristo, e amigos de outras denominações
A Paz do Senhor.
A CNBB mantém sua posição contrária à candidata do PT. E nós, evangélicos, também precisamos nos posicionar como fizemos no primeiro turno das eleições de 2010. Graças a Deus, o Exmo. Sr. Presidente da República, a senhora Dilma, sua candidata, e o Partido dos Trabalhadores (O Partido do Aborto), reconheceram a força do segmento evangélico, e dos católicos verdadeiros, que têm líderes autênticos, em sua religião.

Por muito tempo, fomos pisados, rechaçados, vilipendiados, e até ignorados. No primeiro turno das Eleições de 2010, sua excelência ignorou os evangélicos; sua candidata chegou a dizer que nem mesmo Cristo impediria que ela ganhasse as eleições no primeiro turno. Esse "filme" nós já vimos em outras ocasiões. Mas com Deus não se brinca.

Dona Dilma assinou o seu programa de governo, que é de conhecimento de todos, incluindo as determinações do famigerado Programa Nacional de Direitos Humanos, que prevê a descriminalização do aborto, a ponto de defender que a matança dos inocentes, dos seres humanos, em formação, seja liberada em qualquer estágio da gestação. Imagine uma mulher, com quase nove meses de gestação, praticar o aborto, no sistema de saúde, com total apoio da lei, e do governo!

O ABORTO É CRIME HEDIONDO! Na entrevista à revista Marie Claire, dona Dilma afirmou com todas as palavras que é favorável ao infanticídio, usando argumentos falaciosos, em defesa das mulheres pobres, que abortam em condições precárias. E, seguindo as declarações de seu Tutor Maior, presidente Lula, ela diz que aborto não é questão de foro íntimo, e, sim é uma "QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA". Um absurdo vergonhoso!

Nós cremos que a vida é um dom de Deus. Só Ele pode dá-la, através das leis da reprodução humana, e só a Ele cabe tirá-la, direta ou indiretamente. Enquanto os materialistas do Partido do Aborto acham que o feto ou embrião é apenas um amontoado de células, sem nenhum direito à vida, lembremos o que diz a Bíblia: "Pois possuíste o meu interior; entreceste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras a e minha alma o sabe muito bem.... os teus olhos viram o meu corpo ainda informe" (Sl 139.13-15). Deus vê o embrião, com suas células indiferenciadas, "o corpo ainda informe", como um ser humano, uma pessoa, e não um monte de tecidos a serem destruídos por ácido, ou arrancado, pedaço por pedaço, de modo violento, e lançado no lixo hospitalar.

Pois bem. A candidata do governo, atendendo aos anseios das feministas, materialistas, e à ala radical do Partido dos Trabalhadores, expressou que concorda com esse crime hediondo. Mas, agora, quando teve que amargar a ida para o segundo turno, a despeito de ter o apoio do "todo-poderoso" presidente Lula, que debocha de tudo e de todos, por causa de sua imensa popularidade, AGORA, ela vem a público para dizer que não apoia o aborto! Que oportunismo! Que desfaçatez! Que desprezo à inteligência e ao discernimento dos que não votaram nela!

Será que vamos nos deixar enganar por esse "canto de sereia" da candidata petista?

E mais: O PT, agora, temendo a derrota de sua candidata, resolove TIRAR O ABORTO DE SEU PROGRAMA PARA ESTANCAR QUEDA DE DILMA ENTRE RELIGIOSOS!! Só para eleger Dilma? E depois, quando a ONU pressionar; quando a Fundação Rockfeler, a Fundação Mac Arthur e inúmeras ONGS pressionarem, pelo cumprimento das "Metas do Milênio"? Será que, sendo eleita, Dilma vai deixar de atender?

O Presidente Lula disse que não queria as igrejas, tratando do assunto do aborto, pois seria "questão de saúde pública". E agora, é assunto dos evangélicos, dos católicos sérios? O PT já reconhece que o segmento evangélico tem algum valor?

Caros irmãos, Stálin prometeu liberdade religiosa. E sabemos o que deu. A constituição russa previa liberdade de culto. E vimos o que deu! As pessoas acreditaram. Fidel Castro prometeu liberdade. Vejam o que deu. Chavez prometeu liberdade. Sabemos o que está acontecendo na Venezuela. E nossos governantes, do Plan alto apoiam esses ditadores! Dá para acreditar em Dilma, quando ela diz que não apoia o aborto? Se ela segue piamente a cartilha do Presidente Lula?

Só falta ela dizer, para ganhar o apoio dos evangélicos e dos católicos sérios, que não apoia a "união civil de pessoas do mesmo sexo", que faz parte integrante de seu programa de governo. Será que os homens e mulheres, cristãos, que valorizam a vida, em qualquer dos seus estágios, vão se deixar enganar pelas promessas de campanha da Sra. Dilma? Não podemos acreditar nisso. A não ser que sejamos tão ingênuos e infantis, que não percebemos as armadilhas que estão por trás de tais promessas de última hora. Quando as pesquisas estavam de seu lado, Dilma não deu a mínima para os evangélicos. E deu atenção aos evangélicos, que estão interessados em se proteger, por trás do manto do governo. Só Deus sabe porquê.

E vem o senador Marcelo Crivella, a quem tanto admirei, por suas obras sociais, dizer de público, que vai criar uma "Força-Tarefa" para defender a candidata do PT, pois os evangélicos se equivocaram. Era só o que faltava! O senador tem suas razões e seus interesses. Nós defendemos os interesses do Reino de Deus!

Diversos servos de Deus, como Pastor Paschoal Piragine, da igreja Batista de Curitiba, Pr. Silas Malafaia, e outros, levantaram a voz contra o programa iníquo de falsos direitos humanos. De minha pequena trincheira, dei minha modesta colaboração. E espero que Deus faça o que não podemos fazer não deixando o Brasil cair nas mãos dos que estão ao lado da iniquidade.

Há evangélicos que criticam nossa posição, afirmando que deveríamos combater as iniquidades dos pastores, dos ministérios oportunistas, que deveríamos combater o capitalismo, etc. Concordo. Mas a hora é de combater o oportunismo político, que quer usar os evangélicos como massa de manobra, em favor de um programa de governo que é institucional, e quer jogar na lata do lixo os princípios cristãos.

Desse modo, de minha pequena posição, como ministro do evangelho, alerto para que não caiamos no conto de ultima hora, da candidata do PT. Se esse programa de governo, que ela assinou e defende maldições e mais maldições virão sobre nossa nação.

Deus Salve o Brasil!!

Se o presidente da República, "fora do expediente", pode dizer em que vota, eu também, "fora do expediente pastoral", digo que votarei no senhor Serra. Não que ele seja perfeito, que aprove todas as suas idéias. Pelo menos, ele tem sido ponderado, com relação aos temas caros para a fé cristã. Votei em Marina e espero que ela apóie o Serra para presidente. Esse é o meu alerta e meu conselho.

Em Cristo,

Elinaldo Renovato de Lima - Pastor

Fonte: Teologia & Graça - Via pointrehma.blogspot.com 

Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos.

domingo, 3 de outubro de 2010

E AGORA? DILMA X EVANGÉLICOS NO 2º TURNO?


Antes de dormir assisti alguns programas de análise política e muitos entrevistados atribuíram a “derrota” da candidata Dilma a uma reação dos evangélicos frente ao absurdo da defesa ao aborto e também à mudança de opinião da candidata do PT acerca do assunto, além da defesa do casamento entre pessoas do mesmo sexo. A bem da verdade ela não mudou em nada a sua opinião, mas afirmou que é contra o aborto porque trata-se de uma agressão à mulher, ou seja, continua não ligando a mínima para a criança que a mulher carrega. Em nenhuma de suas falas mostra interesse pela vida ou saúde dos bebês.

Também é verdade que muita gente que está fazendo barulho em nosso meio nunca se interessou por política e fazem isso não por convicção ou consciência política, mas por medo de perseguição ou outro sentimento qualquer. Recebi emails de pessoas que nunca se envolveram com assuntos relacionados aos acontecimentos políticos e que nunca sequer deram uma cesta a um necessitado ou defenderam a causa dos pobres das injustiças que estão diante de nossos olhos todos os dias. Há muita hipocrisia, mas vejo pelo lado positivo o nascimento de um despertamento, um olhar cívico, ético e cidadão.

Querendo ou não os evangélicos foram determinantes e mudaram o rumo das eleições que já eram dadas como ganhas pelo partido do governo. O crescimento expressivo da campanha da candidata evangélica Marina Silva, mostrou o quanto a igreja evangélica brasileira pode influenciar e mudar a história  de nossa nação.  Seja confirmado ou não, quem tirou os votos da Dra. Dilma foram os evangélicos. José Serra cresceu 5%, Marina cresceu 7% e a Dilma caiu muito nos últimos dias. Em São Paulo, Alckmin venceu em primeiro turno com apoio da Confradesp e Aloysio Nunes, senador mais votado em São Paulo, quando as pesquisas o apontavam como derrotado, cresceu horrores com o apoio de pastores do Belém à candidata suplente Marta Costa.

E agora? Será que os evangélicos vão continuar fazendo história ou vão confirmar as pesquisas que dizem que o candidato José Serra tem a maior rejeição? Será Dilma e Lula X os evangélicos? Foi mesmo a igreja evangélica que definiu essas eleições nesse primeiro turno?

Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos.