domingo, 31 de outubro de 2010

ANGELOLOGIA PARTE I - A EXISTÊNCIA DOS ANJOS


Obra: Padre Eterno. Deus rodeado de anjos. Séc. XVI, 1a. metade.



A EXISTÊNCIA DOS ANJOS


Quando estudamos as Doutrinas Bíblicas, é natural surgir uma pergunta: Dentro do Plano de Deus e sua criação, qual ou quais foram as primeiras ações de Deus?  Ou podemos questionar também: houve alguma outra ação de Deus antes que Ele criasse o mundo e o homem? (usamos a expressão “primeira” porque estamos considerando o tempo como linear).
A resposta que a Bíblia nos apresenta é que, antes que Deus criasse o mundo e todas as coisas, Ele criou alguns seres, dotados de grande inteligência, força e formosura, a quem a Bíblia chama de anjos (Jó 38.6,7). A escola de Alexandria, que adotava o modo de interpretação alegórico, via em Gn. 1.1, a criação dos céus como sendo a criação das coisas espirituais. Isto é, as criaturas espirituais teriam antecedido as corpóreas e físicas. Assim, quando diz “no princípio criou Deus os céus”, está se referindo aos seres celestiais, e quando diz “e a terra”, está fazendo referência ao mundo físico.
Nosso interesse em estudar a Doutrina dos Anjos é porque estamos interessados em conhecer toda a revelação que Deus nos concedeu através de sua Palavra.
A existência dos anjos na Bíblia pode ser constatada em ambos os testamentos. Eles aparecem como “espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação” (Hb. 1.14).

PODEMOS ESCLARECER A ORDEM DA CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS DA SEGUINTE MANEIRA:

- ANTES DE TODAS AS COISAS – DEUS, O CRIADOR;
(PERFEITO EM SI MESMO, CONTEMPLAVA-SE A SI MESMO, MAS CHEIO DE AMOR, QUIS ESTENDER SEU AMOR, JUSTIÇA, SANTIDADE E PERFEIÇÃO PARA OUTRAS CRIATURAS).

- PRIMEIRO: O MUNDO ESPIRITUAL – OS SERES CELESTES EM SUAS ORDENS PRÉ-ESTABELECIDAS POR DEUS;

- SEGUNDO: O MUNDO FÍSICO – O UNIVERSO, A TERRA, OS ASTROS, IGUALMENTE PRÉ-ESTABELECIDOS POR DEUS;

- TERCEIRO: A VIDA SOBRE A TERRA – OS SERES VIVOS, (INCLUSIVE, O HOMEM É UM MISTO DE COISAS ESPIRITUAIS, INVISÍVEIS, INCORPÓREAS COM COISAS FÍSICAS, MATERIAIS E CORPÓREAS).


Anjos ( hb.mal’ak  -  gr. angellos ).

               A palavra “anjo” significa “mensageiro”. O termo anjo no sentido literal sugere a idéia de ofício – ofício de mensageiro – e não da natureza do mensageiro. Trata-se de uma palavra usada não apenas para os seres angelicais, mas também para os mensageiros humanos (I Re. 19.2; Lc. 9.52). Foi Jerônimo, na tradução da Vulgata Latina, quem primeiro fez a diferença entre mensageiros humanos e celestiais, usando a expressão “nuntios” para mensageiros humanos. Porém, seu uso, quando se tratando desses seres, indica que eles são enviados sempre como mensageiros, ou, como que designados a cumprir determinada missão.

- É uma verdade revelada na Bíblia (Jo. 1.51);
- A existência dos anjos é ensinada em pelo menos 34 livros da Bíblia;
- A expressão “anjo” (mensageiro) ocorre cerca de 275 vezes nas Escrituras;
- Cristo falou claramente sobre a existência dos anjos (Mt. 18.10; 26.53).

Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos.

sábado, 30 de outubro de 2010

ANGELOLOGIA: DOUTRINA DOS ANJOS - INTRODUÇÃO

Anjo em uma catedral da igreja armênia no Irã
Há em nossos dias um crescente interesse pelo estudo dos anjos no meio cristão, assim como no meio espírita, esotérico, ocultista e nas chamadas religiões de mistério. O movimento New Age (Nova Era) tem encabeçado a lista das religiões interessadas nos anjos e suas atividades: anjo protetor, anjo da guarda, anjo da fortuna, anjo da sorte, entre outros tipos de anjos inimagináveis. Além, claro, das recentes novidades típicas da "teologia" emergente das igrejas neopentecostais, a troca de um anjo fraco por um mais forte. 
                                       
 O ecumenismo, para onde caminham todas as religiões, é uma faceta ou veículo da religião que dominará o mundo nos últimos dias.

Em 13 de outubro de 2002, no caderno “Mais”, o diretor da “Folha de S. Paulo”, Otávio Frias Filho, descreveu a religião de nossos dias e do futuro nos seguintes termos:

“1. Todos os deuses, todas as crenças, todos os sistemas religiosos serão aceitos ao mesmo tempo. Como os antigos romanos, toleraremos todos exatamente por não acreditar a fundo em nenhum deles. 2. Nossa fé se reduziu à crença numa energia cósmica qualquer, uma "força". [...] 4. Gnomos, espíritos, magos, anjos, duendes, demônios – um cortejo de quimeras extintas pela luz elétrica – ressuscitam, assim, no ecletismo da nova religião, a mais relativista que já houve, apta a admitir quaisquer fantasias e ignorar contradições entre elas”.

Em todos os tempos, desde os primórdios das religiões, os anjos exercem verdadeiro fascínio sobre os homens. Um estudo inadequado, sem base bíblica cristã, teológica, ou seja, uma interpretação errônea da natureza e atividade dos anjos poderá, como comprova a história das religiões, levar à fundação de vários movimentos religiosos anticristãos como Mormonismo, Adventismo do Sétimo Dia, Islamismo, Cabala, Espiritismo, etc. Paulo já advertia aos colossences acerca de “culto aos anjos” (Cl. 1.18) e declarou aos gálatas que se “um anjo do céu” anunciasse outro evangelho além do que ele já havia anunciado fosse considerado anátema.

              Poderíamos tecer os mais diversos comentários sobre muitas outras religiões e seitas que por terem uma doutrina errada sobre os anjos, têm uma visão equivocada do Criador. 

Porém, uma correta interpretação e um estudo adequado acerca desses seres espirituais nos levarão a crer em sua existência, entender sua natureza e atividades, e acima de tudo, compreender a sua organização sob o governo de Deus e sua submissão ao Único Senhor nos céus e na terra.

Hebreus 1.4: “Feito mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles”.

Hebreus 1.6: “E quando outra vez introduz no mundo o Primogênito diz: E todos os anjos de Deus o adorem”.

Hebreus 1.13, 14: “E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés? Não são, porventura, todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?”.

Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

JOELHOS DOBRADOS E OLHOS ABERTOS

O Brasil precisa de nossas orações
Prezados leitores e amigos, o texto abaixo trata-se, na verdade, de um boletim elaborado por mim e pelo Pastor Flauzilino Araújo dos Santos, enviado aos intercessores voluntários do site http://assembleia.org.br/ que consta com mais de 10.000 membros cadastrados e tem cerca de 3.000 visitas diárias. Os intercessores hoje são 346 e gostaria de convidar todos os leitores a conhecerem o site e fazerem parte de nossa equipe, cadastrando-se e orando voluntariamente pelos pedidos de oração que nos chegam. 

Com a proximidade das eleições, achamos por bem enviar aos intercessores e membros cadastrados um forte apelo de oração pela nação brasileira, crendo que Deus está no controle de todas as coisas independente de quem seja eleito presidente para os próximos quatro anos. Segue o texto: 

Amados,

O Brasil está passando por um momento de profundas transformações na área política, com mudanças tanto no Poder Legislativo (Congresso Nacional) como no Poder Executivo (Presidência da República e Ministérios), e que terá reflexos em todas as demais atividades de nossa nação.

As discussões acerca de assuntos que dizem respeito à valorização da vida e da liberdade de expressão religiosa, máxime temas relacionados ao aborto e ao casamento entre pessoas do mesmo sexo (casamento gay), urgem e nós como Igreja temos o dever de orar para que os princípios cristãos e bíblicos sejam mantidos em nosso país, bem como condenar e anular tudo quanto se levante contra o conhecimento de Deus, levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo (cf. 2 Coríntios 10:5).

É sabido que temos duas cidadanias: a celestial e a terrenal. Como cidadãos do país chamado Brasil, nos orgulham nossa origem, nossos valores e nossa história, e somos convocados a escolher dirigentes que julgarmos serem os de melhor perfil e que tenham programas de governo benéficos para a sociedade, e que não sejam incompatíveis com os valores cristãos. Por outro ângulo, como cidadãos da Pátria Celestial, somos convocados a orar pelo processo eleitoral e pelos Poderes e forças vivas da nação.

A orientação bíblica e a postura cristã é a de interceder junto ao Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo para que o presidente eleito seja temente a Deus e aceite discutir tanto as questões sociais como as religiosas e que valorizam a vida e a liberdade cúltica e litúrgica. Oremos para que Deus dê sabedoria ao Poder Legislativo para criarem leis mais justas e intercedamos pelo chefe do Executivo para que com temor de Deus, dirija o futuro de nosso povo.

Portanto, votemos com a consciência limpa, e oremos para que haja paz para nossa geração e a de nossos filhos, para que haja igualdade, transparência, ética, emprego, habitação, educação e erradicação da pobreza miserável. Intercedamos para que tenhamos continuidade na expansão do Reino e possamos opinar aberta e democraticamente sobre nossa crença e defesa da fé.

Provérbios 29:2 “Quando o justo governa o povo se alegra, mas, quando o ímpio domina, o povo geme.”

Portanto, estejamos de joelhos dobrados e olhos abertos, ou seja, orando e vigiando em todo o tempo.

A Deus seja toda a glória!

FLAUZILINO ARAÚJO DOS SANTOS
FRANCISCO GUEDES MAIA

Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ORAR AINDA É O MELHOR RECURSO DO CRENTE

Imagem de uma figueira seca
( Breve reflexão sobre a oração do profeta Habacuque )

Habacuque: 3:17-19 - "Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas”.

Quando lemos o Livro do Profeta Habacuque, temos a nítida impressão de estarmos diante de um escritor inteligente e ao mesmo tempo sensível. Seu diálogo com Deus nos capítulos 1 e 2 nos faz enxergar um patamar de intimidade com o Divino pouco visto nas Escrituras. Sua postura frente aos pecados de Judá e seu questionamento ante o método usado por Deus para trazer justiça ao seu povo, revelam um caráter moldado pela oração, um ministério envolto no canto e na adoração. O último capítulo é um cântico de louvor e exaltação a Deus por compreender Seu processo para trazer a paz.

Quantas vezes não entendemos o modo de Deus agir e, por vezes, não sabemos o porquê de Ele permitir a doença, o desemprego, a angústia, o problema na vida conjugal e até o desespero frente aos problemas que julgamos insolúveis. Todavia, no diálogo com Deus, ou seja, na oração, Habacuque encontra a resposta para suas dúvidas e questionamentos. À espera de Deus na Torre de Vigia, ele pôde ver o fim do ímpio e do justo, e compreender que Deus é Soberano e que está no controle de todas as coisas. Ainda que não entendamos o processo de Deus, devemos nos colocar em oração em nossa torre e esperar a resposta para nossas causas, pois servimos a um Deus fiel e bondoso.

Portanto ainda que não haja explicação médica convincente e solução para o quadro clínico anunciado, ainda que os problemas se avolumem sobre nossas cabeças nos tirando a paz, ainda que não entendamos o problema da escassez ou a ausência do melhor amigo, ainda que o desemprego bata nossa porta, e o medo do futuro queira nos fazer descrer da Promessa, creremos em NEle e nos colocaremos humildes em oração até que passem as tempestades e as calamidades, e venham os tempos de bonança e refrigério pela resposta de Deus. Ainda que mudem as leis e os tempos, creremos NEle e O exaltaremos por Sua grandeza e bondade (Sl. 46. 2,3; Jó 13.15; Sl. 23.4).

Ainda que a pobreza e a miséria nunca venham a ser erradicadas; ainda que a violência e o grito de suas vítimas sobreponham-se ao louvor das igrejas; ainda que o ímpio governe, decrete leis injustas e persiga a Igreja; ainda que muitas denominações não honrem o nome do cristianismo histórico e blasfemem das doutrinas ortodoxas; ainda que as heresias proliferem no seio do cristianismo hodierno, creremos NEle e exaltaremos o Deus de nossa salvação.

Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos.